Configurar rede com 2 routers e dois pc's um XP e um Vista

broadcast666

Power Member
Olá pessoal. é o seguinte:

Tenho um desktop com o windows xp qe tá ligado à net através de um router da Conexant. Depois ligado ao router também, tenho um cabo enorme qe liga a um router wireless da SMC. Este serve para me ligar à net com o portátil Vista. Isto já eu consigo. Agora:

Qeria poder partilhar ficheiros e impressoras entre os dois pc's, mas já andei a tentar e não consegui nada. Poderiam-me indicar um tutorial ou fazer-me um, ou darem-me umas dicas para conseguir fazê-lo??

Desde já agradeço a colaboração de todos
cumps =)
 
Boa noite,

Vou então tentar ajudar:

Primeiro que tudo tens de ter o Windows Media Player 11 instalado.

Vais à biblioteca e vais à opção partilha de multimedia

carregas no quadrado partilhar os meus ficheiros com... (tens de fazer isto nos pc´s que tens em rede e convem que estejam todos associados à tua rede de trabalho, e isto é fundamental até para poderes mais à frente partilhar a impressora)

No caso da impressora tens de ir ao pc onde ela está ligada e carregas no icon da tua impressora e escolhes partilha, checas o quadrado que diz partilha impressora e por defeito ela terá o nome colocado a partir daqui preciso que me digas os sistemas operativos que tens nos pc´s pois difere de xp para vista.

depois diz qualquer coisa, se não consegires eu faço uma descrição mais elaborada.

Um abraço.
 
Sim, mas com o Windows Media Player?? =o.

Eu tava a referir-me a utilizar isso através da rede, ou seja, os meus locais na rede -> ver computadores do grupo de trabalhoo, e então depois ir acedendo aos discos partilhados e etc...

No vista (home premium 64) apenas consigo ver o router wireless. OU seja, dentro desse router está ligado outro qe tá ligado ao pc e recebe net.

cumps e obrigado pela ajuda, mas não me parece qe vá solucionar o meu problm =)
 
Amigo, para teres acesso aos outros pc´s esta é a melhor maneira pois vai configurar os dispositivos que estiverem dentro da tua rede e quias as opções de partilha que vais permitir.
 
Tenta fazer depois do que te disse isto:

Assim como é possível ligar dois computadores directamente usando duas placas Ethernet e um cabo cross-over, também é possível criar uma rede Wireless entre dois computadores sem usar um ponto de acesso. Basta configurar ambas as placas para operar em modo Ad-hoc.Um uso comum para o modo Ad-Hoc é quando tem em mãos dois portáteis com placas wireless. Poderá partilhar ficheiros, ligação à Internet, etc.
Depois de configurada, a placa wireless é vista pelo sistema como um dispositivo de rede normal, com a qual pode compartilhar a conexão da mesma forma que faria em um computador com duas placas de rede.
Uma ligação Ad Hoc é excelente para copiar e partilhar ficheiros.
Configurar modo Ad Hoc:

  1. Certifique-se de que a ICS (Internet Connection Sharing) se encontra activa. Para tal, dirija-se a Iniciar, Definições, Ligações de Rede e clique com o botão direito do rato no ícone que representa a ligação “ad hoc” a partir da qual pretende construir uma rede. Dirija-se a Propriedades e seleccione o separador Avançadas.
  2. Na Partilha da Ligação à Internet, active a opção “Permitir que Outros Utilizadores da Rede Usem a Ligação à Internet deste Computador”. Tem igualmente uma opção para activar a opção que dá permissão aos outros utilizadores da rede para activarem ou desactivarem a sua ligação à Internet.
  3. Dê à sua rede um SSID. Para ver as redes sem fios do seu PC, clique com o botão direito do rato no ícone que se encontra no tabuleiro do sistema do seu PC, seleccionando Ver Redes sem Fios Disponíveis. Agora clique no botão Alterar Definições Avançadas.
  4. No separador Rede Sem Fios, clique em Avançadas e seleccione Apenas Redes Entre Computadores (Ad Hoc). Agora clique em Fechar para voltar ao separador de Rede Sem Fios. Em Rede Preferida, clique em Adicionar, digite o seu SSID e depois clique em OK.
  5. Não tente fazer ligação “ad hoc” nesta altura, mas repita todo o processo no seu PC “Host” com o mesmo SSID. Agora procure a rede “ad hoc” do seu primeiro computador. Já deve poder aceder aos arquivos do outro PC.
Cuidados básicos:
  1. Devido à facilidade de instalação, muitas redes desse tipo são instaladas sem nenhum cuidado adicional e até mesmo sem o conhecimento dos administradores de rede.
  2. Utilizar esse modo apenas se for absolutamente necessário e desligá-lo assim que não precisar mais;
  3. O primeiro passo para implementação de pontos de acesso fechado a uma rede wireless está no local em que a antena, que oferece o sinal para os pontos de acesso, vai estar. Não se recomenda que a antena fique perto de janelas - ao menos que o vidro da janela bloqueie tais sinais. O ideal é colocar a antena no centro da área de cobertura.
  4. O WEP (Wired Equivalent Privacy) é um método criptográfico em redes sem fio. Muitos revendedores de redes wireless desabilitam o WEP para facilitar a instalação. No entanto, crackers podem ter acesso imediato em redes sem o WEP habilitado.
  5. Recomenda-se o uso de listas de acesso, especificando exatamente quais máquinas poderão se conectar no ponto de acesso da rede
E para a impressora no computador que tem o vista faz isto (não te esqueças de no pc que tem a impressora clicar no lado direito do icon e meter a partilhar):

Vai ao painel de controlo
Escolhe imoressoras
Adicionar impressoras
Agora escolhes adicionar uma impressora local
Clicas em adicionar uma nova porta, por defeito está selecionada a caixa porta local, deixa como está não mudes.Clica em seginte.
Vai aparecer uma caixa de dialogo a perguntar para inserir o nome da porta.
Escreve o seguinte:
\\nome do computador que tem a impressora\nome da impressora (por exemplo o nome do meu pc é JUSTIMARC e impressora HPPhoto e então tenho \\JUSTIMARC\HPPhoto
já está se os drivers não estiverem no pc ele vai pedir mas em pricipio o vista já tem e já podes imprimir à vontade.
 
Back
Topo