Configurar rede com router wireless

LRMMF

Power Member
Viva, alguém me pode ajudar? Estou a dar em louco :'(

Tenho 1 router Linksys WRK54G em que desliguei a atribuição dinâmica de IPs, pus o IP a 192.168.10.1 e a subnet mask a 255.255.255.0

Um PC ligado ao router por cabo de rede, com o Windows XP:
nome "desktop" / grupo de trabalho "HOME"
IP 192.168.10.2
subnet mask 255.255.255.0
gateway 192.168.10.1
DNS preferido 192.168.10.1

Um portátil ligado por wireless, com o Windows Vista Home Premium:
nome "Portatil" / grupo de trabalho "HOME"
IP 192.168.10.3
subnet mask 255.255.255.0
gateway 192.168.10.1
DNS preferido 192.168.10.1
O Agnitum Outpost tem uma regra nas LAN Settings em que o que vier de 192.168.10.0 é de confiança, No antivirus Kaspersky não configurei nada.

Tipo de ligação "Privada" - permite ver outros pc's e ser visto
Partilha de ficheiros - activa
O Norton Internet Security tem uma regra na componente "firewall" em que de 192.168.10.1 e 192.168.10.2 aceita tudo.

Resultado:
O portátil "pinga" o router e o desktop sem qualquer problema.
O desktop "pinga" o router mas não "pinga" o Portatil. No entanto na "Network Activity" da Agnitum Outpost vê-se referencias ao IP do portátil

Tento mapear a drive D do desktop (previamente partilhei-a) e o portátil pede-me nome de utilizador e password, como não defini nada na partilha
experimento o login un : pw que tenho no desktop. Não sei que raio de login é que ele pretende...o Vista diz-me que não pode iniciar a sessão, para confirmar o un : pw...

Faço uma pesquisa no (PC) desktop por "portatil" e este é encontrado, mas nao consigo aceder, inclusive desligo neste ultimo a firewall e continuo sem conseguir aceder.
No portátil com o Vista já nem sei o que devo fazer para procurar o (PC) desktop. Aqui acabo sempre no Centro de Rede e Partilha a ver a configuração da rede wireless, e sem perceber aonde está o antigo "assistente de configuração de rede" que existia no Windows XP.

Alguém me dá uma ajuda?
 
Última edição:
Se tens router eu não me preocupava muito com firewalls em cada um do PC

Em relação às partilhas e as passwords, ele pede uma conta de utilizador com permissões para aceder à partilha, nesse caso tens que inserir um login e password de uma conta de utilizador do desktop.. para evitar estes problemas deves criar um user e pass iguais em ambos os PC's e utilizá-lo quando tentas aceder a recursos de rede

Para aceder a um dos computadores basta pôres por exemplo no windows explorer \\nome_do_pc ou \\Ip_do_PC

Espero ter entendido bem.. ainda não mexi no Vista :P

Cumps
 
Tipo de ligação "Privada" - permite ver outros pc's e ser visto

Boa Tarde,
Há uma coisa que ainda não entendi muito bem, a ligação privada permite ver os outros pc's e ser visto, e a "publica"??.
A ligação privada têm algum tipo de segurança?
[[[]
 
Portanto... para a rede wireless em causa:
o tipo de localização publica limita a detecção do pc por outros pcs (e detectá-los tb) e a utilizacao de alguns programas é restringidos/limitados

o tipo de localização privada já permite ver e ser visto por outros pc's
 
Viva, depois de instalar um update no XP para que este aparecesse na rede do Vista (- atenção: estou a falar de aparecer num desenho), de mexer na NetBIOS, de mexer no Norton Internet Security, de desinstalar este ultimo ... tentei arrancar em modo de segurança no Vista.

RESULTADOS:
o ping do PC XP para o Portatil com o Vista já funcionou.
o Portatil com Vista já não me pede password ao entrar nos discos mapeados do PC

Como alguém ai dizia: o Vista não namora com o XP...

Além do mais... estive a instalar uns software's que supostamente limpam todos os restos das desinstalações para retirar o Norton, e pude verificar que continua a existir imenso lixo, que é dificil estes programas apagarem todas as entradas no registo e por fim, que depois de uma desinstalação com sucesso continuava lá com o dito 8|
 
Tenho um router wireless, 2 PCs desktop ligados via cabo e um portatil via wireless

O meu tem Vista + XP (mas uso 99% o Vista) o outro desktop tem XP SP2 e o portatil o MCE

dá tudo, a partilha dos desktop mantiveram-se do tempo do router wired e sem espiga. O do portatil funciona 5 estrelas tambem.
aliás, a minha mulher do portatil imprme nas 3 impressoras ligadas aos desktop e os desktops imprimem nelas tambem..

No meu caso o XP namorou sempre com o vista e vice-versa.. sem a minima confusão e à 1ª!
 
Tenho um router wireless, 2 PCs desktop ligados via cabo e um portatil via wireless

O meu tem Vista + XP (mas uso 99% o Vista) o outro desktop tem XP SP2 e o portatil o MCE

dá tudo, a partilha dos desktop mantiveram-se do tempo do router wired e sem espiga. O do portatil funciona 5 estrelas tambem.
aliás, a minha mulher do portatil imprme nas 3 impressoras ligadas aos desktop e os desktops imprimem nelas tambem..

No meu caso o XP namorou sempre com o vista e vice-versa.. sem a minima confusão e à 1ª!

podias então meter ai um resumo ( juntamente com uma pics) da tua rede é que eu não consigo fazer mesmo a tal partilha de dados
 
Back
Topo