Configurar rede WDS

Jotenko

Power Member
boas!

para nao tar a fazer offtopic noutros topicos meus, vou tentar separar um pouco as duvidas ..

kero alargar o alcance da minha rede wireless ... as pessoas recomendam me WDS em vez de repetidores mas tenho algumas questoes...

1- O Judas ja me disse que o custo de rede sobe bastante.. o que querem dizer com isso? o alcance é menor em relação a usar repetidores?

2- Se estou a usar WDS, como é que os outros APs (supondo que tenho 3 ou mais) sabem qual o AP que está ligado ao router? ou seja como é que eles sabem qual é o "AP Gateway"?

3- no sitio onde estou a pensar colocar o segundo AP (para fazer a ligação WDS), a força do sinal varia entre -78 e -86 dbms... (entre 10% e 40% no sinal strength) medindo com a antena interna do portatil (que não é má).

fica aqui o grafico:
localizacaorepetidorgj0.jpg


será que esta força de sinal é suficiente para eles se comunicarem? estando a usar repeater ou wds?

obrigado!
espero que me possam ajudar, e abraços!
 
1 - O preço aumenta, em WDs o melhor é a ligação ser bastante boa entre os AP's. Para que o PC faça roaming tem de consegiir ver 2 AP's no momento do roaming.

2 - O AP que tiver Internet, fica com o servidor de DHCP, os outros ficam sem servidor de DHCP.
Os AP, ficam com uma lista de MAC's, cada AP tem de ter os MAC's dos outros AP's que estão em WDS, para saberem com quem podem, e devem falar.

3 - A velocidade entre AP's vai ser a velocidade maxima que poderas ligar á rede do outro lado.
Ou seja metade da velocidade maxima.
 
Última edição:
Judas mas a minha preocupação, seja a usar WDS ou Repetidor (como ja falamos, repeater é uma forma de wds) mas seja como for. a minha duvida é onde localizar o segundo AP que vai repetir o sinal...

porque .. eu nao sei quanto é que o segundo AP precisa de "minimos" para conseguir repetir o sinal...

ja li casos em que localizaram repetidores em sitios onde nem se detectava sinal com o portatil..

no meu caso, e analisando com a antena do portatil, no sitio onde quero meter o segundo AP o sinal vai no maximo até 15% e cai constantemente, anda sempre a volta dos -90dbm ... claro que mal me consigo ligar...

mas isto analisando com a antena do portatil! Será que se eu colocar aí o AP para fazer de repeater consigo bons resultados?

abraço amigo!
 
-90, mesmo que utilizes uma antena com 10db de ganho... são -80.. .ainda é pouco para uma ligação 54mb.

Mas, a aantea do protatil não é o mesmo que uma antena externa, é experimentar, se fizer falta, um par de antenas de 7dbi, ou 5dbi.
 
Judas se tiveres aí agradecia uma ajuda ... Ja configurei os 2 Aps como WDS Bridge ..

Acontece que estou bastante desapontado com os resultados...

Primeiro porque nao consigo meter a Segurança WDS a funcionar de maneira nenhuma, ker dizer, consigo mas só muito raramente e sem saber porke.... Seja TKIP seja AES nao consigo meter a segurança da comunicação entre os APs a funcionar.. (no entanto a segurança de acesso aos APs ta normal, nao confundir as coisas)

e Segundo, porke a ligação entre os APs está bastante mais instavel... se eu fizer ping de uma ponta da rede ao pc na outra ponta (passando pelo wireless, portanto) perco alguns pacotes, e a velocidade nao se mantem nos 2 ms como acontece, tal como ja falamos, no cenario de testes AP-Station

Podem me ajudar?

Obrigado
 
Back
Topo