Problemas Técnicos Configurar Rede WIFI em casa

filjoa

Power Member
Viva

para garantir WIFI em toda a casa tenho 3 routers/APs (RB951G-2HnD, RB951-2n e TL-WR841N), todos eles estão com o mesmo SSID e com os canais 11, 1 e 6 respetivamente.

estou com algumas dificuldades em perceber aqui algumas coisas...

1º - opção "Channel Width" em Auto, o que gera, num analisador de redes, que tenho no android dois canais em cada uma das antenas - Será esta a forma mais correta, ou devo colocar em 20Mhz?

2º - O DHCP deve estar desligado em todos eles certo?

3º - Com os equipamentos em causa, será esta a melhor maneira para que os equipamentos moveis que ligo na rede, "saltem" mais rapidamente de AP para AP à medida que me vou deslocando por a habitação?


cumps
 
Servidor dhcp deve estar desligado sim. Em relação ao canal se o importante for largura de banda podes colocar a 40mhz

Para garantir tens de ter AP e dispositivos que suportem a 802.11r.
 
viva

não percebi bem porque, mas eu por acaso experimentei colocar apenas 20Mhz e fiquei se acesso à net no tlm, tornei a colocar em auto e voltou a funcionar perfeitamente.
 
Vende os routers e compra um sistema mesh.
Comprei este e foi a melhor coisa para a internet lá de casa.
TENDA MW3 / Mesh / Roteador com sistema Mesh de tecnologia - 1200 Mbps
 
Viva

para garantir WIFI em toda a casa tenho 3 routers/APs (RB951G-2HnD, RB951-2n e TL-WR841N), todos eles estão com o mesmo SSID e com os canais 11, 1 e 6 respetivamente.

estou com algumas dificuldades em perceber aqui algumas coisas...

1º - opção "Channel Width" em Auto, o que gera, num analisador de redes, que tenho no android dois canais em cada uma das antenas - Será esta a forma mais correta, ou devo colocar em 20Mhz?

2º - O DHCP deve estar desligado em todos eles certo?

3º - Com os equipamentos em causa, será esta a melhor maneira para que os equipamentos moveis que ligo na rede, "saltem" mais rapidamente de AP para AP à medida que me vou deslocando por a habitação?


cumps


Viva,

Em primeiro lugar ative o DHCP e depois desligue o sistema todo , mesmo o router principal e volte a ligar.
Em todos os equipamentos deverá ativar o DHCP .

Depois diga alguma coisa.
Abraço
 
viva

já fiz isso com o DHCP... mas o meu problema base persistes... os equipamentos por vezes não se conectam ao mais proximo, pois já se ligaram inicialmente a um que com o deslocar por a casa ficou mais longe...

neste momento já consegui meter tudo a funcionar a 20Mhz nos canais 1, 6 e 11, por agr depois de desligar tudo o voltar a ligar ficou tudo ok... se amanha o problema persistir, vou ponderar fazer uma rede Mesh com os dois router da mikrotik que tenho...

mas já agora sabem me explicar a vantagem de uma rede Mesh em vez de ter os equipamentos configurados como APs em canais distintos como eu tenho?

Operadora MEO

cumps
 
viva

já fiz isso com o DHCP... mas o meu problema base persistes... os equipamentos por vezes não se conectam ao mais proximo, pois já se ligaram inicialmente a um que com o deslocar por a casa ficou mais longe...

neste momento já consegui meter tudo a funcionar a 20Mhz nos canais 1, 6 e 11, por agr depois de desligar tudo o voltar a ligar ficou tudo ok... se amanha o problema persistir, vou ponderar fazer uma rede Mesh com os dois router da mikrotik que tenho...

mas já agora sabem me explicar a vantagem de uma rede Mesh em vez de ter os equipamentos configurados como APs em canais distintos como eu tenho?

Operadora MEO

cumps

Para mim, a vantagem do sistema mesh seria a adição dos 5Ghz e norma AC, de resto...

Sugiro que reduzas a potência dos ap's para forçares o disconnect mais cedo. Isto é especialmente importante em zonas cobertas por vários AP's. Tem presente que a "decisão" de se desligar de determinadoAP, é do cliente.
 
Para mim, a vantagem do sistema mesh seria a adição dos 5Ghz e norma AC, de resto...

A vantagem dos sistemas mesh é a transferencia entre pontos de acesso automática. Com o sistema mesh consegues andar pela casa sempre "ligado" ao melhor ponto de acesso, não existe o desligar/ligar. Não é o telemovel que escolhe o ponto de acesso é o sistema que fornece o acesso pelo melhor ponto e faz a transferencia automática.
 
Tenho um router da Meo (Technicolor Gateway TG789vac v2).
Mantendo este router a funcionar, qual será uma boa opção para complementar o sistema na outra ponta da casa?
 
Boas,

MOR: É conveniente iniciar um novo tópico quando a dúvida não está directamente associada ao tópico existente.

Na outra ponta da casa existe alguma tomada RJ45 que possa ser ligada ao router?
A distância é grande e tem muitas barreiras arquitectónicas?

Cumps.
 
Boas,

MOR: É conveniente iniciar um novo tópico quando a dúvida não está directamente associada ao tópico existente.

Na outra ponta da casa existe alguma tomada RJ45 que possa ser ligada ao router?
A distância é grande e tem muitas barreiras arquitectónicas?

Cumps.
Há tomadas em todo o lado. ;)
A minha maior preocupação é o roaming, passar dum AP para o outro e tudo funcionar bem. ;)
 
Que opinião tens desse tenda agora que passaram uns meses?
Eu mandei vir uns também da tenda mas o modelo mw5s, espero não me arrepender.

Comprei um conjunto de 3. Tenho o master na sala ligado ao router da NOS. Um satelite no quarto ao qual tenho ligado o desktop por cabo e o outro na cozinha onde tenho ligada uma tv tambem por cabo.
A distribuição fisica foi feita de forma a ter "visibilidade" para o master e fornecer sinal a zonas problemáticas.
O router na NOS tem o wifi desligado e desde que instalei o conjunto nunca mais tive problemas/reclamações com o wifi.

ps: configurei os dns servers da google
 
Última edição:
Back
Topo