1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configurar router ADSL - DrayTek

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por nmb_23, 30 de Outubro de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 7909)

1. Boas pessoal,

Precisava de uma ajudinha vossa, tenho um router ADSL (é um DrayTek - Vigor2500we), sem que não é grande espada, mas como foi quase dado, 5€... :P

Bem, este router tem modem adsl incorporado, queria configurar a net a partir deste para toda a casa via wireless, em termos de rede, está tudo a funcionar bem, o router faz tudo certinho, os pc's conseguem se ligar entre si sem problemas. O problema surge na configuração da internet, como tem modem adsl, queria ligar a minha net nesse modem e partilhar para os pc's que estejam ligados ao router, o problema é que não consigo ou não sei configurar o router para aceder à net com as minhas cradenciais sapo.

Fiz a configuração pelo que fui vendo de pesquisas na net, mas nada...

As LEDs do "ACT" e "ADSL" piscam normalmente, por isso, devo receber sinal ADSL...

Alguém já utilizou ou configurou um router deste modelo que me possa ajudar?

2. cula_ru

cula_ru Power Member

Não conheço o modem mas bastam algumas configurações erradas para o servidor de acessos impedir a ligação, por isso tens de ter:
    VPI:0
    VCI:35
    Ligação: PPPoE
    Modulação (costuma ser automatico): G.dmt 992.1 para ADSL normal
    e G.992.5 Annex A para ADSL 2+

sacar o update para o firmware no site e tens lá as instruções tb
    http://www.draytek.co.uk/

have fun :)

3. Uma das dúvidas que tinha relacionava-se com o VPI e VCI e até mesmo com a ligação ser PPPoE ou PPPoA.

O firmware já o actuelizei para a última versão.

Obrigado pelas dicas, assim que chegar a casa, vou tentar fazer a configuração, tal como sugeriste... :p

4. estilhaço

estilhaço Power Member

Deves ter no menu da esquerda um 'Quick Start Wizard' que te dá acesso ao
    'Connect to internet' onde aparece um botão de 'Auto detect'.
    O VPI 0 e o VCI 35 estão correctos e tenho o PPPoE LLC/SNAP (o meu acesso é rdis e ñ sei
    se fará alguma diferença).
    Coloca tb. os dns fornecidos pela sapo e força nisso.
    Tenho um 2800G e está continuamente a bombar.

5. redowk

redowk Power Member

draytek por 5€ onde arranjaste

pode não ser dos melhores mas garanto-te que só pelo nome estás muito mas mesmo muito bem servido.(acredita k todos os dias me passam carradas de routers pelas mãos).

Draytek é o melhor que podes ter para uso doméstico ou uma pequena empresa.

Belkin, cmc, dlink epá eskesse funcionam mas dão bronca quando o dhcp se passa e ficam pasmados etc.

draytek (conheco casos que resistiram a trovoada apenas keimando uma porta, sincronizam mais rápido melhor em linhas instáveis a velocidades maiores).

mas tb se pagam caro um 2700ge custa prai 150€

edit

ha os dados para portugal são

ppoe llc
    vpi/vci 0/35
    multimode se não der mete adsl2+ ou GDlite (a uns k tens k saber o tipo de linha pork ele não detecta senão tens + de 8Mb mete Gdlite axo k é assim o nome)
    dados de acesso (ISP)

e podes meter acesso remoto se achares necessário (configura uma pass diferente da default no router)

depois arranjas um dynip e zas podes aceder remotamente ao teu router

não deves precisar de + nada para isso funcionar

senão faz reboot no fim deve dar

isso podia trazer outros dados de acesso e tentou-se ligar com eles antes de configurares os teus novos (ligaste o cabo telefónico antes do configurares) nesse caso e se o acesso configurado era do mesmo ISP liga para lá e pede para te limparem o Porto.(se for isto e se tiveres feito tudo acima correctamente o router deve te dar falha de autentificação)

Última edição: 30 de Outubro de 2007
  6. iceman

iceman Power Member

Boas, antes de mais parabens por essa aquisição por 5 € pois Draytek é muito bom.
    Para teres sincronismo adsl o led ADSL tem que ficar fixo, verifica os varios firmwares disponibilizados no site da Draytek.

7. Skywatcher

Skywatcher Power Member

Introduz esses valores que te deram, e dá novidades. Já deverás fazer progressos.

Um Draytek por 5€? És amigo do Pai Natal? 8|
    Draytek é muito bom.

8. PCC

PCC Power Member

O que ouvi é que Draytek é o Cisco dos "pobres" lol :) Por isso estas bem servido.

Cumps,

PCC

9. Boas a todos,

Já me deram muito boas dicas para a configuração do router, estou é com problemas de firmwares, pois a LED do ADSL, quando o router está conectado à linha telefónica continua intermitente, ou seja, não conigo fazer a sincronização com a linha ADSL, deste modo, ainda não consigo testar as configurações que aqui foram postadas.

Já fui ao site da DrayTek e saquei os firmwares que lá estão disponiveis, mas ainda nada. Vou tentar pelo suporte ao cliente deles, para ver se existe outro firmware para além do que está disponivel no site e que funcione com os ISP's nacionais, neste caso, sapo.

Outra questão, esta aquisição foi um achado... Não sabia que o aconselhavam... Até porque não estou por dentro das questões dos melhores routers...

Consegui este preço, pois foi de uma empresa que faliu e uma das suas empresas credoras ficou com o seu recheio... e eu então aproveitei... :001:

10. estilhaço

estilhaço Power Member

Tentas-te a 2.55_320 de 14-06-2005 ?
    Tem como nota 'usar esta versão se tiver problemas de sincronismo da linha ADSL'
    Tenta com o ficheiro .rst

Utilizamos uma vez o suporte da Draytek Portugal e eles foram excepcionais.

11. estilhaço

estilhaço Power Member

12. Sim, refiro-me à DrayTek Portugal...

Segundo percebi, o ficheiro .rst é utilizado para fazer reset ao router a nível de configurações e não a nível de firmwares, tou certo? Pelo menos foi o que entendi do que vi no site oficial da DrayTek.

Como foi referido, se a DrayTek em termos de suporte são bons, poderei optar por essa via. Mas antes ainda vou dar mais umas "marteladas" no router para ver se resolvo o problema, até porque neste momento de certo que são problemas de firmwares (neste momento penso que tenho o firmware v
    2.57)... O firmware v2.55 penso que não estava a sincronizar, mas vou tentar de novo... Nd como tentar...:)

Referiram aqui para ligar para a sapo para limpar o Porto, pois poderia estar com as configurações antigas do utilizador anterior, se o fizer será que poderei conseguir efectuar a sincronização? Ou só mesmo com o firmware a correr bem é que posso efectuar a sincronização correcta?

13. estilhaço

estilhaço Power Member

O .rst faz a actualização do firmware e coloca todas as configurações com os valores de fábrica.
    Onde é que arranjas-te o 2.57 ?
    No site da Draytek tem apenas o 2.55.

14. Pois, raramente utilizo esse .rst... Mas é aconselhado utilizar esse ou pode ser o .all?

Os firmwares que fiz download foram apenas do site oficial da DrayTek, tinha a ideia que tinha actualizado para o 2.57... sei que tenho o último instalado, e se não me engano, quando acedo à página do router a versão que surge é v2.57, mas poderei estar errado... Sei que é a última que está instalada, o que pode tambem estar a acontecer é que posse ter escolhido mal a versão do modem. No site, se bem me lembro (isto porque aqui na empresa tenho esse site bloqueado), existe firmwares standard's e outros em que indicam a zona. Tenho sempre escolhido os standard...

15. estilhaço

estilhaço Power Member

Se o instalas-te do site oficial = Taiwan poderá ser o problema pois eles aconselham o
    firmware Nacional. Descarrega o da Optivisus e dá-lhe gás com o .rst e diz alguma coisa.

16. Quando digo site oficial, digo site da DrayTek Portugal...

Optivisus? Ok, esse é o site oficial de Portugal, não é? Tenho de ver isso melhor, mas depois digo alguma coisa... E obrigado pela vossa ajuda...

Última edição: 31 de Outubro de 2007
  17. estilhaço

estilhaço Power Member

18. Radikal

Radikal Power Member

e o que dizes deste?

tava a pensar comprar um router wireless, e como dizem que Draytek é muito bom, queria que me desses a tua opiniao. Se me alguem se quiser pronunciar, está á vontade...

19. estilhaço

estilhaço Power Member

Como já dito temos um 2800Gi na nossa mini empresa e está sempre ligado pois dá acesso
    ao servidor web e mail. Tivemos um pequeno problema com a sincronização quando mudamos
    da Telepac para a Novis mas um firmware fornecido pela visus resolveu o assunto.
    O router anterior era um Linksys.

20. Condez

Condez [email protected] Member

Peço desculpa ao criador desta thread, mas tenho um problema com um Draytek 2800 que gostava de colocar aqui, evitando criar outra thread para esse efeito.

O problema consiste nas ligações VPN.

Consigo ligar a PPTP sem problemas.
    Consigo ligar a IPSec/L2TP unicamente com o software proprietário deles.

O objectivo é ligar a IPSec/L2TP utilizando o cliente do Windows.

Esse mesmo Windows consegue ligar a outras VPN's IPSec/L2TP, logo sei que o problema não está no cliente.

Em "Remote Dial-In User" já experimentei:

- Alternar "L2TP with IPSec Policy" de "Must" para "Nice to Have"
    - Inserir em "Remote Client IP or Peer ISDN Number" o IP público da ligção ADSL onde se encontra o Windows cliente
    - Em "IKE Authentication Method" especificar uma chave IPSec igual à introduzida em "IPSec General Policy"
    - Desactivar a opção "IPSec Tunnel"
    - Em "IPSec Security Method" activar apenas "DES" ou "3DES" e desactivar "AH"

O Router está ligado directamente a uma rede ADSL, onde estava anteriormente um servidor de VPN linux, configurado por mim, e tudo funcionava sem problemas.

Já entrei em contacto com o suporte em Portugal, mas ao final de uma semana ainda aguardo contacto pela parte deles tendo eles já confirmado a recepção do meu email.

Agredeço a vossa ajuda.
    Obrigado.

Partilhar esta Página