Configurar router D-Link para aceder remotamente á minha rede

nmareis

Power Member
Oi pessoal tenho uma dúvida e gostava de saber se alguém me pode ajudar.
Eu tenho um router modem da sapo adsl e criei uma rede wireless em casa, mas eu gostava também de aceder á minha rede ( 2 computadores ), apartir do trabalho.
Já tentei utilizar o vnc, mas não dá porque o ip que os meus pcs têm é o router que os dá, ou seja não são os adequados para aceder através do vnc.
Algém me pode dizer os passos a seguir para configurar o modem router e a minha rede, de forma a poder aceder ao meu pc de qualquer lado, para fazer cenas, desligar e assim.
Se utiliza-se um modem adsl o ip já é diferente e ai consigo, mas interessa-me é ter o router modem a trabalhar e poder aceder com tudo tal como está.
Se me possem ajudar agradecia bastante,



Obrigado
 
Oi pessoal tenho uma dúvida e gostava de saber se alguém me pode ajudar.
Eu tenho um router modem da sapo adsl e criei uma rede wireless em casa, mas eu gostava também de aceder á minha rede ( 2 computadores ), apartir do trabalho.
Já tentei utilizar o vnc, mas não dá porque o ip que os meus pcs têm é o router que os dá, ou seja não são os adequados para aceder através do vnc.
Algém me pode dizer os passos a seguir para configurar o modem router e a minha rede, de forma a poder aceder ao meu pc de qualquer lado, para fazer cenas, desligar e assim.
Se utiliza-se um modem adsl o ip já é diferente e ai consigo, mas interessa-me é ter o router modem a trabalhar e poder aceder com tudo tal como está.
Se me possem ajudar agradecia bastante,



Obrigado

O computador a que se quer aceder tem de ter um IP fixo, por exemplo 192.168.1.100.

Em seguida, no D-Link na secção 'Port Forwarding' é necessário inserir esse IP e dizer quais as aplicações que devem ser reencaminhadas para esse IP.

Há várias já pré-configuradas, não sei se o VNC lá está porque só usei o D-Link para ajudar uma amiga e não tenho nenhum aqui.

Para aceder remotamenente é no entanto necessário saber qual o IP que o Batráquio deu ao D-Link. pois esse é o único IP válido na Internet.

Como esse IP muda, convem ter um serviço de DNS dinâmico. Eu por exemplo uso o http://www.no-ip.com que funciona bem e é à Borliú. É necessário instalar o mini-utilitário da no-ip que actualiza o IP quando este muda.

Remotamente acede-se ao nome escolhido (p.e.: xpto.no-ip.com) e o D-Link entrega a chamada ao PC definido no Port Forwarding.

À parte isso, o VNC tem pouca segurança e pode ser uma porta de entrada para indesejados.

É preferível usar esses protocolos via 'sshd', mas isso é outra (mais longa) história.

Mektub :)
 
já instalei o programinha para ter o ip dinamico sempre actualizado, e agora como faço?
ambos os pcs têem agora ips estáticos..
como faço quando quiser para aceder remotamente do outro pc?
o que escrevo no vnc?
é que se escrever o ip que o programinha me dá vai directo ao router não vai?
Desculpa será que me podias dar mais umas dicas...
Obrigadão.
:x2:
 
já instalei o programinha para ter o ip dinamico sempre actualizado, e agora como faço?
ambos os pcs têem agora ips estáticos..
como faço quando quiser para aceder remotamente do outro pc?
o que escrevo no vnc?
é que se escrever o ip que o programinha me dá vai directo ao router não vai?
Desculpa será que me podias dar mais umas dicas...
Obrigadão.
:x2:

Vai direito ao router e é necessário configurar o Port Forwarding no router para este saber o que fazer com a chamada.

Como disse acima:

Em seguida, no D-Link na secção 'Port Forwarding' é necessário inserir esse IP e dizer quais as aplicações que devem ser reencaminhadas para esse IP.

Há várias já pré-configuradas, não sei se o VNC lá está porque só usei o D-Link para ajudar uma amiga e não tenho nenhum aqui.

Se não vier o VNC pré-configurado, é necessário adicioná-lo à pata.

Está aqui um exemplo:

http://*****.com/yboldq

Mektub
 
eu já fiz isso.
agora tenho 2 ips estáticos e o ip dinâmico,que se mantém sempre, do programinha que me falas-te.
pronto está feito.
agora a minha dúvida é esta..
quando acedo a estes 2 pcs no outro computador fora da rede qual é o ip que lá coloco, no vnc viewer ou listen viewer..
O ip dinâmico ou o ip que dei a cada pc?
eu configurei o router para trabalhar em ambos pcs com o vnc.
desculpa lá..mas era mais uma ajudinha, sorry:x2:


Brigadão pla paciência..
 
eu já fiz isso.
agora tenho 2 ips estáticos e o ip dinâmico,que se mantém sempre, do programinha que me falas-te.
pronto está feito.
agora a minha dúvida é esta..
quando acedo a estes 2 pcs no outro computador fora da rede qual é o ip que lá coloco, no vnc viewer ou listen viewer..
O ip dinâmico ou o ip que dei a cada pc?
eu configurei o router para trabalhar em ambos pcs com o vnc.
desculpa lá..mas era mais uma ajudinha, sorry:x2:


Brigadão pla paciência..

O único IP válido é o do router na Internet, obtido via xpto.no-ip.com, é esse que tens de usar.

Os IPs dos PCs só são válidos dentro da tua mini-rede. Portanto será 'vncviewer xpto.no-ip.com'.

O VNC normalmente usa os Ports 5500, 5800 e 5900. Quando executas 'vncviewer xpto.no-ip.com' a chamada vai ter ao teu router e ele vai fazer o 'forward' para o PC que foi indicado no 'Port Forwarding' da configuração do router.

Agora dizes que " eu configurei o router para trabalhar em ambos pcs com o vnc" só que isso assim não dá. Só pode ser um PC nos Ports 5500, 5800 e 5900. Nem sabia que a configuração do D-Link permitia tal erro.

Aconselho a começar por aí e a seguir as indicações do link http://*****.com/yboldq

Se o Port Forwarding estivar mal feito nada funciona.

Quanto a aceder ao segundo PC só pondo nesse o VncServer a escutar em Ports diferentes de 5500, 5800 e 5900, e fazendo um segundo Port Forwarding, o que provávelmente é possível mas desconheço o método.

Mektub
 
O VNC normalmente usa os Ports 5500, 5800 e 5900. Quando executas 'vncviewer xpto.no-ip.com' a chamada vai ter ao teu router e ele vai fazer o 'forward' para o PC que foi indicado no 'Port Forwarding' da configuração do router.

Podes definir na seguinte maneira:

PC1 (192.160.100.1)

No UltraVNC:
Configuras o PC com a porta de entrada HTTP como 1080
Configuras a porta MAIN 4000

PC2 (192.168.100.2)

NO UltraVNC:
Configuras o PC com a porta de entrada HTTP como 8080
Configurar a porta MAIN como 4100

No Router:

Configuras a NAT com a seguinte configuração.
Porta 1080 TCP/UDP para fordwar para o IP 192.168.100.1
Porta 4000 TCP/UDP para forward para o IP 192.168.100.1
Porta 8080 TCP/UDP para forward para o IP 192.168.100.2
Porta 4100 TCP/UDP para forward para o IP 192.168.100.2

Quanto te quiseres conectar a um PC, acedes via Internet explorer ao seguinte endereço:

http://o-meu-dns.no-ip.com:1080 para aceder ao PC1
http://o-meu-dns.no-ip.com:8080 para aceder ao PC2

Espero que tenhas sorte

Abraço
 
Back
Topo