1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configurar Router Wifi + Router ADSL + AP em Repeater

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por pedrovsk, 6 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 5860)

1. pedrovsk

pedrovsk I fold therefore I AM

Boas,

Queria configurar uma ligação Wifi em minha casa de forma a poder ter acesso à mesma em praticamente qualquer parte.

Possuo:
    -Router ADSL com fios da Conceptronic
    -OvisLink AirLive WL-5430AP - Acess Point
    -Router Wi-Fi da Belkin (modelo F5D8230-4)

Esta é a situação que se me coloca:
    -O Router ADSL tem 4 entradas ethernet e é o que eu sempre usei.
    -O AP apenas tem 1a entrada ethernet e pode funcionar como Repeater.
    -O Router Wi-fi tem 1a entrada ethernet verde e 4 azuis e pode, supostamente, funcionar como Access Point.
    -O Router Wi-fi tem maior alcance que o AP.
    -Para o Router ADSL funcionar basta ligá-lo ao PC e à linha telefónica. Uso um IP Interno na range 192.168.1.X e Gateway 192.168.1.254. Acedo às opções do AP colocando esse no browser, tal como nos dispositivos restantes.
    -Para o AP funcionar basta ligar com ethernet ao Router ADSL. Depois vou a opções de TCP/IP e coloco lá um IP Interno na range 192.168.0.X e Gateway 192.168.0.10.
    -Para o Router Wi-Fi funcionar preciso de o ligar ao PC por um dos 4 ethernets azuis e ligar ao Router ADSL pelo ethernet verde. Uso um IP Interno na range 192.168.2.x e Gateway 192.168.2.1.

Como eu consegui configurar (no entanto não consegui configurar o Repeater correctamente):

Como eu gostava de ter configurado (possível?):

Os problemas que se me colocam:

Quando uso o esquema da 1ª Imagem:
    -As configurações da Sapo ADSL (PPPoe, username, pass etc) encontram-se todas no Router ADSL. No Router Wi-fi aquilo está em modo de conecção IP Dinâmico e a Internet funciona. Sempre que ponho também PPPoe, username, pass etc no Router Wi-Fi deixa de dar a ligação da Internet. Não entendo bem porquê.

-Tenho algumas portas abertas no Router ADSL, correspondendo todas ao IP Interno do mesmo. Quando me ligo à Internet o Router Wi-Fi bloqueia-me tudo. Já tentei abrir portas e desactivar a firewall interna do Router Wi-Fi (não há opção de desactivar no Router ADSL), mas não dá.

Quando uso o esquema da 2ª imagem:

- Posso colocar o Router Wi-Fi em modo AP ligando tal como na 2ª imagem? Usando o AP da Ovislink consigo mas com o Router Wi-Fi em modo AP não vejo forma.

Tentei com o Ovislink no lugar do Belkin e bastava mudar o IP Interno e Gateway no TCP/IP nas opções da ligação sempre que quisesse aceder às opções e funcionava perfeitamente estando ligado apenas ao Router ADSL.

No Router Wi-Fi aquilo pergunta qual o IP e Máscara de sub-rede que quero atribuir (por defeito encontra-se em 192.168.2.254 e 255.255.255.0 respectivamente). Só consigo ligar-me à net sem fios do Router Wi-Fi em modo AP quando este se encontra ligado directamente ao PC e o IP Interno encontra-se em 192.168.2.2 e Gateway 192.168.2.1.

Para aceder às configurações tenho que escrever 192.168.2.254 ao invés do 192.168.2.1 que seria esperado. O problema é que não consigo aceder à Internet fixa, visto que é o AP que está ligado directamente ao PC e não o Router ADSL.

Relativamente ao AP em modo Repeater (só consegui testar com a 1ª imagem visto não ter conseguido configurar o Belkin em AP como se encontra representado na 2ª):

-Não consigo configurar o modo de Repeater. Quando vou à configuração da Ovislink ponho Universal Repeater, escrevo o Canal e SSID do Router Wi-Fi. Também pus a mesma segurança do Router Wi-Fi (WPA AES).

Só não sei se o do Wi-Fi é WPA ou WPA2. Nas configs do router Wi-Fi só diz WPA mas na do AP diz WPA e também WPA2...

De qualquer forma o dispositivo wireless detecta o sinal do AP em modo Repeater mas não lhe é atribuído um IP correctamente.

Eu já me andei a confundir todo com isto tudo!
    Se alguém souber exactamente o que tenho que fazer com isto tudo para configurar tudo correctamente ficava bastante agradecido!

Obrigado!

2. omni0ne

omni0ne Power Member

se eu percebi bem tu não queres o belkin a funcionar como router, mas sim como AP+Hub, o site da belkin não vale nada e não encontrei o manual em ingles mas isso não deve ser muito dificil de configurar, em modo de ap atribuis um ip ao router(belkin) ou poes para obter por dhcp e depois configuras a rede wireless, e poes as mesmas configurrações no AP k queres como repeater

3. jpsfs

jpsfs Power Member

Boas!

Se queres por o username no belkin e não no conceptronic, tens k por o conceptronic em Bridge Mode e depois inseres os dados da sapo no belkin.

Agora se queres a segunda por como está no segundo esquema... talvez seja melhor deixar ficar a ligação no Conceptronic.
    No meu router, Asus WL500gP, tenho o Operation Mode, e aí talvez escolhece a opção Acess Point no teu Belkin. Ou seja, a NAT seria desligada, e todas as portas do router e mesmo o wireless só fariam a transmissão dos dados do Conceptronic, simplificando os ips, que seriam todos dados pelo conceptronic.

Nunca trabalhei com repetidores, mas neste caso não sei pk precisas dele, a não ser que seja para ter um ganho maior a nível de alcance WL, mas pronto, era pô-lo em Acess Point Mode e sempre em frente. No meu router tenho a função ROUTER IP que serve para "It is useful if you connect several routers behind WL500gP to share the same connection to Internet." Ou seja, o teu caso concreto. E em baixo tem uma tabela onde podes por o Ip, Gateway, Mask, etc do router k t estás a ligar.

Por exemplo... Pões o Conceptronic a "mandar", ligas o DHCP, registas o mac adress do belkin, e configuras apenas o ip definido para o belkin como fixo, assim podes ligar vários pc's ao router sem precisares d configurar os ips manuais. Depois no belkin vais ao tal Route Table e depois inseres o ip k escolheste no conceptronic para o belkin.

Para o Ovislink não sei como será, mas provavelmente será algo parecido.

Lamento não te poder ajudar mais, em qualquer coisa que te possa ser útil podes adicionar-me no MSN (vê no meu perfil)

Cumpz jpsfs

Partilhar esta Página