Configurar uma rede interna com acesso à net no Linux

peter alien

Power Member
Queria configurar uma rede interna (7 Pcs + Servidor + Router) com acesso à net no Linux (Ubuntu), mas só sei fazer isso no Windows.

Alguém me pode dar umas luzes?


Obrigado mais uma vez :)
 
Queria saber onde e como configurar os IPs dos PC clientes e o Router e o Modem que faz a ligaçao à Net.

É preciso instalar algum software referente ao Router no Linux?
 
boas...
tenho um duvida semelhante...
tenho 3 pc's com xp e instalei ubunto8.0 num outro.
eu consigo aceder a todos os pc's a partir do umbuntu mas nao consigo aceder a internet
os pc's estao todos ligados atravez de 1 router smc e um access point smc.
ja dei voltas e voltas mas nao consigo ter net >(
 
Só mais uma coisa....
quando vou ao routing table do router aparece o network adress "127.0.0.1" e no interface está escrito "loopback".
 
Última edição:
Queria saber onde e como configurar os IPs dos PC clientes e o Router e o Modem que faz a ligaçao à Net.

É preciso instalar algum software referente ao Router no Linux?

Se queres utilizar o servidor como router, firewall, servidor DHCP, ... estás a olhar para um caso bicudo. Um projecto divertido, sem dúvida, mas que dará certamente luta para quem não está batido em GNU/Linux.

Terias de instalar duas placas de rede no servidor - um ligarias ao modem e outra ao switch ou ao router que tens agora (que serviria apenas como switch). Defines um IP estático na placa de rede que ligas ao switch.

Já que tens o servidor, desactivas o serviço DHCP do router e instalas\configuras um servidor DHCP na máquina com Ubuntu que funcionará na placa de rede ligada ao switch.

Tens aqui documentação para este passo:


No servidor DHCP vais, obviamente configurar o endereço gateway das máquinas cliente para o IP do teu servidor.

Uma vez feito isto, terás de partilhar a ligação à Internet. Documentação:



Basicamente é isto. Depois podes\deves protejer a tua rede interna de ataques externos, instala o Shorewall para facilitar:



Depois podes aproveitar a máquina com GNU/Linux para brincar. Implementar um domínio, partilha de ficheiros, servidor HTTP, o que quiseres...

Se queres apenas e só partilhar a ligação à Internet entre todos os computadores, bom não deves ter de configurar nada. O router deve ter o serviço de DHCP activo e irá atribuir as definições de rede a todos os computadores que ligares ao mesmo.

Se tens um modem separadamente, caso seja um modem ADSL, tipicamente terás de o configurar para funcionar em modo Bridged, ligá-lo ao router através da porta WAN/Internet/... e configurar o router para estabelecer a ligação. Mais uma vez, tipicamente PPPoE/PPPoA ou DHCP.

Caso seja um modem Netrabo, configura o router para estabelecer a ligação via DHCP. Desliga o modem e o router da corrente, liga o modem à porta WAN do router e liga os dois dispositivos (isto porque a Netrabo só atribui IP à primeira MAC Address que encontrar).

Abraço!
 
boas...
tenho um duvida semelhante...
tenho 3 pc's com xp e instalei ubunto8.0 num outro.
eu consigo aceder a todos os pc's a partir do umbuntu mas nao consigo aceder a internet
os pc's estao todos ligados atravez de 1 router smc e um access point smc.
ja dei voltas e voltas mas nao consigo ter net >(
E os DNS do teu ISP estão bem configurados ? Sem isso tens rede mas nada de internet !
 
Back
Topo