Configurar VoIP no PC

ruisapo

Power Member
Boas, estive aqui a configurar o VoIP no PC pois queria ligar para a MEO sem pagar mas não tenho nenhum telefone. Não encontrei aqui nada, e o que vi noutros sites é desatualizado então deixo aqui um pequeno tutorial:
  • Criação de número VoIP na área de cliente
  1. Criar número VoIP no site cliente: https://cliente.meo.pt/home
  2. Carregar na tab: Net Fixa. Imagem
  3. Fazer scroll e carregar "Gerir" no quadrado Números VoIP (Voz sobre IP). Imagem
  4. Definir o número VoIP preenchendo o formulário que aparece. Imagem
    • Depois de carregar submeter demora um bocado até o site ter as alterações (uns 30 segundos)
  5. O número irá aparecer, e deverão copia-lo para o próximo passo. Imagem
  • Aplicação VoIP
    • Aplicação utilizada: MicroSIP (Windows apenas)
      • Opensource, apenas 9mb, simples e funcional
      • Suporte para PT-PT, PT-BR e EN
    • Configuração (Imagem):
      • Nome da conta: Meo
      • SIP Server: sip.sapo.pt
      • SIP Proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070
      • Utilizador*: +351__________
        • Substituir os ____ pelo número que está na vossa conta MEO.
        • Não esquecer o +351
      • Domínio*: sip.sapo.pt
      • Utilizador: +351__________
        • Substituir os ____ pelo número que está na vossa conta MEO.
        • Não esquecer o +351
      • Palavra passe: <definida no site da meo>
        • Definida no site da MEO
      • Transporte: UDP
Espero que seja útil para alguém, pelo menos pesquisei e não encontrei nada com tudo explicito
 
Última edição:
Já agora uma aplicação para android que funcione bem? Antes usava uma que já foi descontinuada e já tentei umas poucas da playstore mas nunca consigo colocar aquilo a funcionar
 
Boas, estive aqui a configurar o VoIP no PC pois queria ligar para a MEO sem pagar mas não tenho nenhum telefone. Não encontrei aqui nada, e o que vi noutros sites é desatualizado então deixo aqui um pequeno tutorial:
  • Criação de número VoIP na área de cliente
  1. Criar número VoIP no site cliente: https://cliente.meo.pt/home
  2. Carregar na tab: Net Fixa. Imagem
  3. Fazer scroll e carregar "Gerir" no quadrado Números VoIP (Voz sobre IP). Imagem
  4. Definir o número VoIP preenchendo o formulário que aparece. Imagem
    • Depois de carregar submeter demora um bocado até o site ter as alterações (uns 30 segundos)
  5. O número irá aparecer, e deverão copia-lo para o próximo passo. Imagem
  • Aplicação VoIP
    • Aplicação utilizada: MicroSIP (Windows apenas)
      • Opensource, apenas 9mb, simples e funcional
      • Suporte para PT-PT, PT-BR e EN
    • Configuração (Imagem):
      • Nome da conta: Meo
      • SIP Server: sip.sapo.pt
      • SIP Proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070
      • Utilizador*: +351__________
        • Substituir os ____ pelo número que está na vossa conta MEO.
        • Não esquecer o +351
      • Domínio*: sip.sapo.pt
      • Utilizador: +351__________
        • Substituir os ____ pelo número que está na vossa conta MEO.
        • Não esquecer o +351
      • Palavra passe: <definida no site da meo>
        • Definida no site da MEO
      • Transporte: UDP
Espero que seja útil para alguém, pelo menos pesquisei e não encontrei nada com tudo explicito

Podes meter o proxy.sip.sapo.pt ou proxy.sip.sapo.pt:5060 em vez de proxy.sip.sapo.pt:5070. qualquer 1 funciona

já reparaste que volta e meia o voip desliga? o que usaste no voicemail?
 
Última edição:
Não estava a conseguir usar o VoIP da Meo, depois descobri que a password, que no meu caso tinha 10 caracteres, só pode ter entre 6 e 8. Coloquei uma password de 7 catacteres e começou a funcionar. Não encontrei esta informação em lado nenhum no site da Meo e nada alerta para isso enquanto se cria um novo número VoIP.
 
Não estava a conseguir usar o VoIP da Meo, depois descobri que a password, que no meu caso tinha 10 caracteres, só pode ter entre 6 e 8. Coloquei uma password de 7 catacteres e começou a funcionar. Não encontrei esta informação em lado nenhum no site da Meo e nada alerta para isso enquanto se cria um novo número VoIP.
Só quero deixar aqui o meu agradecimento. Depois de tentar diversos programas o problema era de ter uma password "longa" de mais...
 
Eu uso o Zoiper para iOS, que até ver tem funcionado bem com as seguintes configs:

Account name: MEO VoIP
Domain: sip.sapo.pt
Username: +351...
Password: —Definida no site, contendo 6 a 8 caracteres—
Caller ID: +351...
Auth username: +351...
Use outbound proxy: yes
Outbound proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070
 
Alguem sabe o que mudar para usar o número fixo na app Voip que era usado nos números nómadas?

A MEO vai descontinuar em breve este serviço.
Seria bastante útil passar a usar o número fixo no seu lugar.

Será o username usado na área de cliente mymeo?
Como obter a senha?


dicas no topico da vodafone
 
Estás a brincar? Vão descontinuar? Como soubeste isso?
Infelizmente sim!

Vem mencionado na última fatura.
E tb recebi um email com isso.


Caro(a) cliente,
Conforme já comunicado na sua fatura de dezembro de 2023, a 15-02-2024 entram em vigor novas condições contratuais: o serviço de VOIP nómada associado ao seu pacote MEO (número de telefone iniciado por 3020) será descontinuado e deixará de ser possível fazer e receber chamadas através desse serviço/numeração.
Continuamos a disponibilizar-lhe, sem alterações, o serviço de telefone fixo tradicional (números começados por 2).

Daí estar interessado em colocar o fixo a correr na app onde uso o nómada.
Pena ao fim de tantos anos, descontinuarem este serviço.
 
Obrigado pelo feedback.

É um bocado desanimador essa informação.
Sabes porque não é possível?
porque é como já tinha explicado, meo não disponibiliza publicamente a informação de rede necessaria para uma app voip, o serviço telefone fixo é exclusivamente para ser utilizado num telefone fixo.
 
Abri pedido na área de cliente, pedindo para modificarem a password do número fixo e que a partilhassem cmg.
Aparentemente resultou, só falta mesmo testar.

Ligaram me do 16200, expliquei o que queria. Passaram-me a outro departamento, voltei a explicar a essa pessoa, aguardei uns 5 minutos para, sem terem colocado qualquer entrave, partilharem a senha.
 
Back
Topo