1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Configurar VPN na eduroam - ZON vs. MEO

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Fiaes, 30 de Agosto de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 1073)

1. Fiaes

Fiaes Power Member

Boas,

sou um bocado noob em redes e gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo:

Pretendia configurar o vpn da eduroam em minha casa (Ligação da ZON) e para tal segui todos os passos dos tutoriais da UP. Fiz tudo direitinho e no fim não consegui ligar-me.
    Fui a casa de um amigo que é mais entendido que eu e fizemos tudo outra vez, só que desta vez a ligação por VPN funcionou! (Ligação do MEO)
    Ao chegar a casa constato que já não tenho VPN outra vez.

A minha questão é: será que o problema é da ZON, e será que há algo que possa fazer para alterar isto? Já liguei para a ZON mas dizem.me que o serviço técnico deles não está disponível para esse tipo de questões. Infelizmente na minha zona não há concorrência de outros operadores, senão tenho a certeza que as coisas funcionavam de outra forma..

Alguém me pode ajudar?
    Obg

2. mr_zener

mr_zener Power Member

Ou muito me engano ou estás a confundir muitas coisas. A eduroam é um acesso sem fios dentro da faculdade. Quando muito estarás a configurar a vpn da faculdade e aí o problema poderá já ser do router da zon/meo que estás a utilizar.

3. Fiaes

Fiaes Power Member

sim, exactamente, quero configurar o router da zon pra ligar ao vpn! há maneira de o fazer?

4. srg_domingues

srg_domingues Power Member

Desculpa lá desenterrar o topico mas conseguiste resolver o problema? eu deparo me com o mesmo problema, porém sou cliente meo e nao me consigo ligar à VPN do instituto onde estudo. Enviei um email para o instituto e disseram me o seguinte: "Os rapazes da Meo resolveram configurar, em todos os clientes, o serviço Meo-Wifi ( ficando este activo ou não conforme parâmetros deles). De forma a proteger a rede do cliente, a rede Meo-Wifi corre sobre uma ligação VPN em pptp e para a qual eles mapearam o serviço IKE. Ora, este serviço é necessário para tarefas de sync no pptp e, por estar mapeado para o Meo-Wifi, o router não o consegue utilizar quando tenta ligar ao pptp do instituto.
    Se tiver a oportunidade de usar o serviço Meo 3G ( isento da config que os rapazes enfiaram nos nossos routers) para testar a ligação vpn constatará que esta funciona sem qualquer problema."

Partilhar esta Página