Configurar Wifi em MInt

S88

Power Member
Alguem me explica por favor como é que se configura uma ligação wifi em Mint Gnome?
Tenho placa instalada, tudo, ja reconheceu os drivers, o menu de gestao de redes nao abre opção wifi, ja instalei wifi radar mas nao resolveu nada.....
Em windows ele detectava as redes sozinho era so pedir a pass e ja estava, aqui pede imensas opçoes, alem disso nao tenho nenhum menu onde permite sequer fazer uma busca de redes disponiveis....

A minha rede Wifi é da Fon , pertencente a Zon portanto.
Agradecia que alguem com paciencia diria mais um pouco de caridade por aqueles que nao percebem nada diso, e que até procurei de tudo para resolver, me explicasse passo a passo....Nem que tenha que pagar alguma coisa, tou mesmo desesperado.....
Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Explica melhor isso... Qual a tua placa? Como sabes que reconheceu a placa e instalou as drivers?

Experimenta instalar o wicd! É excelente!
 
Ja tentei o WIcd da maneira que dizem mas nao consigui instalar.....nao percebo porque mas enfim vou ver se tento de novo.....
A minha placa pelo menos a que é reconhecida é Atheros 802.11 wireless cards.....Nao sei se é essa , ou se é a equivalente que o MInt vai buscar para substituir....Certo que esta activadas, mas na hora de fazer qualquer coisa em Wireless, nem sequer tenho um menu de busca de novas redes nem nada ! A aparece me fazer uma nova ligação a nada , meter imensos paramtros que para mi sao chines.....
Ha soluçoes??
 
Dado que o Mint é baseado no ubuntu intrepid... parece-me que essa placa não funcionava... era preciso instalar as drivers manualmente!

Eu posso ajudar-te nisso! Ou então mudas para o novo ubuntu Jaunty e deves ter o problema resolvido!
 
Agradeço entao que me consigas ajudar, o que é que tenho que fazer para conseguir? Antes de masi muito obrigado pela ajuda que prestam aqui no forum, sozinho nao seria capaz.....
 
Ja fiz o download, segui os passos tal e qual, apareceu carradas de informação na consola, tal e qual, fiz o male, install etc.....e nada continua exactamente na mesma.......Sinceramente nao percebo que devo fazer???
 
Ja fiz o download, segui os passos tal e qual, apareceu carradas de informação na consola, tal e qual, fiz o male, install etc.....e nada continua exactamente na mesma.......Sinceramente nao percebo que devo fazer???

Não deu erro nenhum? Deves fazer make e depois sudo make install .... não apenas install... tens que colocar o sudo atrás!

Já instalaste o wicd?
 
Ainda nao instalei o wicd, vou verificar entretanto se da algum erro e ponho um post aqui.....Se conseguir configurar coma tua ajuda ate te pago qualquer coisa....Tem me dado a volta a cabeça totalmente!!!!! Fiz o make o install em seguida mas posso repetir e ponho a aqui para veres
 
lspci | grep Wireless
05:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)

Foi este o resultado que obtive.....
 
Não deu erro nenhum? Deves fazer make e depois sudo make install .... não apenas install... tens que colocar o sudo atrás!

Já instalaste o wicd?


E isto que me aparece na consola quando sigo as instruçoes:
~/Documentos/compat-wireless-2009-04-18 $ sudo make
[sudo] password for henrique:
make -C /lib/modules/2.6.27-7-generic/build M=/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18 modules
make[1]: Entering directory `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
CC [M] /home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas/if_sdio.o
/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas/if_sdio.c:53: error: ‘SDIO_DEVICE_ID_MARVELL_8688WLAN’ undeclared here (not in a function)
make[4]: *** [/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas/if_sdio.o] Error 1
make[3]: *** [/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas] Error 2
make[2]: *** [/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless] Error 2
make[1]: *** [_module_/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18] Error 2
make[1]: Leaving directory `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
make: *** [modules] Error 2
henrique@henrique-laptop ~/Documentos/compat-wireless-2009-04-18 $ sudo install
install: falta operando do ficheiro
Tente 'install --help' para mais informações.
henrique@henrique-laptop ~/Documentos/compat-wireless-2009-04-18 $ sudo make install

Your old wireless subsystem modules were left intact:

/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/net/mac80211/mac80211.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/net/wireless/cfg80211.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/adm8211.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/ath9k/ath9k.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/b43/b43.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/b43legacy/b43legacy.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/b44.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/usb/cdc_ether.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/misc/eeprom_93cx6.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/ipw2100.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/ipw2200.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/iwlwifi/iwl3945.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/iwlwifi/iwlagn.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/iwlwifi/iwlcore.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/libertas/libertas.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/libertas/libertas_cs.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/libertas/libertas_sdio.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/p54/p54common.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/p54/p54pci.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/p54/p54usb.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/usb/rndis_host.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rndis_wlan.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt2400pci.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt2500pci.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt2500usb.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt2x00lib.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt2x00pci.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt2x00usb.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt61pci.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt73usb.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rtl8180.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/rtl8187.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/ssb/ssb.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/libertas/usb8xxx.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/usb/usbnet.ko
/lib/modules/2.6.27-7-generic/kernel/drivers/net/wireless/zd1211rw/zd1211rw.ko

make -C /lib/modules/2.6.27-7-generic/build M=/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18 modules
make[1]: Entering directory `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
CC [M] /home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas/if_sdio.o
/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas/if_sdio.c:53: error: ‘SDIO_DEVICE_ID_MARVELL_8688WLAN’ undeclared here (not in a function)
make[4]: *** [/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas/if_sdio.o] Error 1
make[3]: *** [/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless/libertas] Error 2
make[2]: *** [/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18/drivers/net/wireless] Error 2
make[1]: *** [_module_/home/henrique/Documentos/compat-wireless-2009-04-18] Error 2
make[1]: Leaving directory `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
make: *** [modules] Error 2
 
Nao consigo instalar o wicd, ja tentei mesmo pela consola e nada....de todas as formas de que me serve se a drive nao e reconhecida??
 
lspci | grep Wireless
05:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)

Foi este o resultado que obtive.....

A resolução do teu problema é simples...agora não sei se o que fizeste para trás vai influenciar a resolução do teu problema.....

1) Se a driver Atheros HAL driver estiver ligada vais desligá-la:


Vais a ‘System’ –> ‘Administration’–> ‘Hardware drivers’ e desactivas Atheros 802.11 wireless driver.


Reinicia.



2) Instalas Ubuntu built essentials package:


sudo apt-get install build-essential


3) Download do madwifi:
wget http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz


4) Fazes untar do download:
tar xvf madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz


5) Entras na pasta:
cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3879-xxxxxx (o xxxx é a data da release)



6) Compilas:
make


7) Instalas:
sudo make install


8) Carregas o modulo criado:
sudo modprobe ath_pci

9) Para carregar automaticamente no inicio:
sudo gedit /etc/modules

e adicionas:
ath_pci

Fazes Reboot...e pronto. Deve ficar a trabalhar.
 
A resolução do teu problema é simples...agora não sei se o que fizeste para trás vai influenciar a resolução do teu problema.....

1) Se a driver Atheros HAL driver estiver ligada vais desligá-la:


Vais a ‘System’ –> ‘Administration’–> ‘Hardware drivers’ e desactivas Atheros 802.11 wireless driver.


Reinicia.



2) Instalas Ubuntu built essentials package:


sudo apt-get install build-essential


3) Download do madwifi:
wget http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz


4) Fazes untar do download:
tar xvf madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz


5) Entras na pasta:
cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3879-xxxxxx (o xxxx é a data da release)



6) Compilas:
make
~/Área de Trabalho/madwifi-hal-0.10.5.6-r4003-20090416
$ make
Checking requirements... ok.
Checking kernel configuration... ok.
make -C /lib/modules/2.6.27-7-generic/build SUBDIRS=/home/henrique/Área de Trabalho/madwifi-hal-0.10.5.6-r4003-20090416 modules
make[1]: Entering directory `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
make[1]: *** No rule to make target `de'. Stop.
make[1]: Leaving directory `/usr/src/linux-headers-2.6.27-7-generic'
make: *** [modules] Error 2





7) Instalas:
sudo make install


8) Carregas o modulo criado:
sudo modprobe ath_pci

9) Para carregar automaticamente no inicio:
sudo gedit /etc/modules

e adicionas:
ath_pci

Fazes Reboot...e pronto. Deve ficar a trabalhar.

Isso é o que me aparece......Nao sei se compreendi correctamente o 4º passo.....untar o download como assim? Descomprimir o ficheiro???Quanto a entrar no ficheiro como é que faço? Atraves da consola? Nao posso abrir o ficheiro directamente na consola?
Desculpem a minha azelhiçe, nunca pensei q desse tanto trabalho Linux, mas pronto agora vou ate ao fim.....Obrigado pelo apoio....
 
Back
Topo