Confinamento: Netflix, HBO ou YouTube podem ser bloqueadas

eu vou repetir o que disse no primeiro confinamento.

eu não estou contra os ISPs limitarem as velocidades de serviços não essenciais em prol de um bem maior. temos de deixar de olhar só para o nosso umbigo e ver o que é necessário para a sociedade em geral.

o que já estou contra foi a maneira como fizeram isso no primeiro confinamento, não tendo avisado ninguém, ter diminuido a velocidade de youtube (este é o meu exemplo, não tenho os outros serviços) e um gajo ficar a apanhar do ar o porquê de estar super lento.

se mandassem um mail ou mensagem a dizer "sr pereira, devido á previsão de um aumento de tráfego durante este confinamento, serviços de streaming não essencial terão as suas velocidades reduzidas", eu dizia, "tudo bem, não há problema". agora sem nenhum aviso, um gajo fica chateado.

Não houve nenhuma limitação por parte dos IPS aqui durante o primeiro confinamento. Netflix, Amazon,Google e Disney limitaram a qualidade para todos os users no mundo. Nada a culpar a MEO, Vodafone ou NOS aqui. E eu duvido ver uma qualquer limitação durante esse novo confinamento.
 
No primeiro não dei conta de nada em especial, talvez apenas na PS4 que os downloads estão muito lentos.

Tou a sacar um jogo e estima 13 horas para 33GB. E só sacou 2 e tal numa hora. Vodafone por aqui; sei que a NOS é que foi crítica nesse ponto.

De resto tenho usado netflix sem problema algum.
 
Eu não sei para o Youtube mas para o Netflix, foi uma limitação do proprio Netflix. Todos os users na Europa ficaram com o 4k/7.2 Mbps até julho.

nop, isso é facil de aferir

com a meo, sempre tive os bitrates tal qual como eram antes, durante e depois do primeiro periodo de confinamento

acresce que, a medida de redução dos bitrates e por conseguinte da velocidade de sincronismo é somente cosmética inicial, pois vejamos, todos ou a grande parte dos isp em Portugal dispõe de ligações privadas e dedicadas com a Netflix que não dependem da arraia miúda do tráfego normal circulável em Internet Exchange por esse mundo fora, por exemplo AMS-IX ou o DE-CIX Madrid. Além disto, a grande parte do tráfego gerado entre a Netflix e os ISP's nem sequer chega a sair do Core da rede dos mesmos, isso mesmo, quer isto dizer que quando acedemos a um Harry Potter, 100% certeza que ele está alojado, no caso da MEO, algures nos PoP's (Pontos de Presença // vulgo centrais internacionais de IP Transit, CDN's) de Lisboa ou nos PoP's do Porto.

Isto quer dizer o quê, em concreto ? a única situação em que o cliente final meo/netflix, e complicando agora também mais um pouco, um cliente meo/prime video (aws) usa das ligações privadas e dedicadas entre a MEO e a Netflix é quando o conteúdo requerido não está em lado nenhum da rede core da MEO/CPRM, que aloja esses "mini" servidores Netflix - (que não são mini - é muita centena de TB).

a mesma coisa para a VDF, na NOS desconheço, mas quem quiser posso ajudar a deslindar essa situação.
 
Última edição:
nop, isso é facil de aferir

com a meo, sempre tive os bitrates tal qual como eram antes, durante e depois do primeiro periodo de confinamento

Isso não é verdade. Neste momento tenho 4K/15Mbits no Netflix e de final de março até julho, apenas tinha 4K/7Mbits, independamente do conteudo.

Aqui está a comunicação oficial do Netflix : https://about.netflix.com/en/news/reducing-netflix-traffic-where-its-needed

Basta ver os posts no reddit para ver que as limitações foram até julho em todo a Europa.

Então como eu disse, eu confirmo que houve algumas limitações durante o primeiro confinamento, mas não têm nada a ver com a Meo, a Vodafone, a Nos ou qualquer ISP no caso do Netflix. É uma limitação propria da Netflix que decidiu isso.
 
Isso não é verdade. Neste momento tenho 4K/15Mbits no Netflix e de final de março até julho, apenas tinha 4K/7Mbits, independamente do conteudo.

Aqui está a comunicação oficial do Netflix : https://about.netflix.com/en/news/reducing-netflix-traffic-where-its-needed

Basta ver os posts no reddit para ver que as limitações foram até julho em todo a Europa.

Então como eu disse, eu confirmo que houve algumas limitações durante o primeiro confinamento, mas não têm nada a ver com a Meo, a Vodafone, a Nos ou qualquer ISP no caso do Netflix. É uma limitação propria da Netflix que decidiu isso.
É verdade sim, eu próprio vi um notícia na altura que a Netflix estava de forma gradual a colocar as qualidades novamente originais, estavam limitadas como disseste.
Mas houve sim restrições agressivas pelo menos nos cliente NOS HFC, por isso que eu deixei claro que NOS FTTH não teve nem tem qualquer restrição até ao momento.
 
Pois, não sei se é o isp ou a netflix mas estou a ver a mesma a 2,79 Mbps / 1080.

Pelo menos esta melhor, à pouco estava nos kbps e não passava dos 720.

Alguém com mesma questão?

Os testes de velocidade estão excelentes, a bater os 200 Mbps, incluindo no Fast.

Já reiniciei o router, já refresquei as ligações da TV.
 
Pois, não sei se é o isp ou a netflix mas estou a ver a mesma a 2,79 Mbps / 1080.

Pelo menos esta melhor, à pouco estava nos kbps e não passava dos 720.

Alguém com mesma questão?

Os testes de velocidade estão excelentes, a bater os 200 Mbps, incluindo no Fast.

Já reiniciei o router, já refresquei as ligações da TV.
Por aqui (Vodafone) tudo tranquilo. 4k a 15.25mbps
 
Pois, NOS HFC.

Quer dizer, até agora nunca houve problemas agora com este confinamento já tenho...

Edit: já está nos 15,3 Mbps /2160.

Bom, vai flutuando entre os 7,5 e 15 Mbps.
 
Última edição:
Pois, NOS HFC.

Quer dizer, até agora nunca houve problemas agora com este confinamento já tenho...

Edit: já está nos 15,3 Mbps /2160.

Bom, vai flutuando entre os 7,5 e 15 Mbps.

Rede HFC/ADSL vão sentir bem mais , FTTH duvido ou raro.
 
Última edição:
Certo, certo, no ano passado vi a redução para os cerca de 7mbps que é o que está agora.

Mas de manhã eram kbps...

E não acredito que a vizinhança estivesse toda a dar no download às 8 da manhã de um domingo.

Ou estaria? [emoji1787].

Bom, entretanto parece normal mas atenção que tanto no Prime com no HBO não havia problema.

Portanto, ou era da própria netflix ou é cirúrgico.
 
Back
Topo