Confirma-se: P4 +3Ghz precisam de novas boards

SilveRRIng

Power Member
O que se receava acaba por ser confirmado por fabricantes de motherboards. É preciso fazer algumas modificações no layout das boards devida a maior necessidade energética dos P4 para la dos 3Ghz, para além de novos circuitos on-board PWN (pulse width modulation).

Como se isto não chegasse para ser uma má noticia, estas mudanças vão subir ligeiramente os custos de produção (US$2).

Fonte: VR-Zone
 
Última edição:
Pudera, com tanta variedade..... Socket423, Socket478, Socket3GHz, i845, i845D, i850, i850E....
O que não falta são diferentes tipos de RAM e diferentes chipsets e diferentes processadores que só se podem combinar tipo LEGO, de uma maneira.

O problema é quando eles decidem: "Vamos matar a RAMBUS!" ou "Vamos acabar com o Socket423!" ou pelos vistos agora "Vamos arrumar todas as boards existentes!"


Uma coisa é o pessoal trocar de board porque quer, porque lhe dá na telha em ir buscar mais 5% de performance com o último chipset apesar do seu actual suportar todas as CPUs num raio de quase 3 anos.

Outra coisa é gastar uma data de pasta numa RAM ou board e ser FORÇADO a deitar isso ao lixo caso queria fazer um upgrade à CPU.
 
Mais Valia os P4 Passarem a vir Totalmente Integrados c/ as Boards, Assim No lugar de "P4 Precisa de Nova Board", Teriamos "P4 Já Vem c/ Nova Board". Assim a Intel poderia trocar de Board Sempre que Lançasse um processador!
Já agora o que a Intel quer mais, que o ppl continue a comprar-lhe processadores, bem pode ser que a resistência ainda ser torne mais fútil!

LOL

:joker: :joker: :joker: :joker: :joker:

PS: Até comprendo que vamos ter P4 c/ mais 512k de cache novas inovações, mas ao menos a intel poderia dar menos nas vistas, e passar a lançar cá para fora logo boards para suportar as várias gerações de processadores que estão planeadas para serem lançadas nos próximos 6/8 Meses.
Para muitos não custa trocar de processador, o problema é trocar todo o sistema e agora c/ o Serial ATA, é mesmo TODO o sistema.
E Assim se ganham milhões!
 
Última edição:
Warlock,

Isso não é bem assim. É natural q se troque de board qd a diferença de performance o justifique, mas regra geral isso so acontece qd somos obrigados a isso para se fazer um upgrade como deve de ser. Uma coisa somos nós, os fanáticos por performance, q sabem as referências dos chips q vêm nas motherboards, os settings q cada marca de memória consegue e respectiva voltagem e se a "colheita" da semana X é boa nakele processador, mas para kem clicka no botao do start, abre o word e o excel e joga um jogo de vez em qd é bem diferente. Essas pessoas não mudam de board de3 em 3 meses pq se consegue mais 20 Mhz e melhores settings com o novo chipset X.
A unica coisa boa q eu vejo é q o ppl pode aproveitar estas novas boards pra se mandar ja para Rimms de 32 bits, ou pra Dual DDR ou até Dual Rimm 32 bits se kiseram esperar mais uma beca, mas de resto tudo o q existe agora no mercado está completamente obsoleto e quem comprou P4 à pouco tempo, vindo de AMD, concerteza q não ficou muito contente, especialmente qd têm em mão uma board q lhes dava boas garantias prós próximos tempo em termos de OC pros Prox P4. Era só vender o processor actual e compra um dos novos para continuar a bombar.
 
Isto é uma questão menor ... pelo menos, quando comparada com a historia dos sockets 423 e 478, embora isso fosse sabido na altura.

Antes de mais, parece-me que as "necessidades energeticas" de hoje podem não ser as de amanhã ... ou seja, um PIV a +3Ghz pode perfeitamente vir a ter necessidades energeticas inferiores às actuais. Re-desenho, novo precesso de fabrico ...
Não deitem já as boards fora ... :)

De qq forma, embora apenas se fale deste caso, parece-me que tambem os Athlons FSB 166Mhz, se sairem, não irão funcionar nos sistemas actuais. Pelo menos, não "oficialmente" ...



Skywalker,

"e passar a lançar cá para fora logo boards para suportar as várias gerações de processadores que estão planeadas para serem lançadas nos próximos 6/8 Meses"

Se o aviso veio em Agosto, e se o PIV só sair no principio do proximo ano, são 5 meses de antecedencia.

Para alem disso, se estas alterações aumentam o preço de custo da board, muito boa gente iria estar a pagar por aquilo que não necessita e não ia usar ... se bem que os custos são "peanuts".
 
Back
Topo