Processador Confirmed: Core i7 920, 940, 950 to go "soon"

Quem é que no seu perfeito juízo alguma vez pensou que a plataforma LGA 1366 seria mainstream ?
Desde o início que era claro, o chipset X58 é demasiado "big iron" para ser vendido nesse segmento, e não existe uma versão com IGP.
Com uma família de CPU's a começar nos 250 euros ou mais, e com motherboards não muito mais baratas do que isso, kits triple-channel DDR3, etc, o que esperavam ?

As notícias sobre o "Lynnfield" (ao contrário do que muita gente pensa, eu acho que vai ser vendido ainda com o nome da família "Core i7", com o nome Core i5 a ficar para os "Clarksdale") desde há muito tempo sugeriam a hipótese de relegar o socket LGA 1366 para servidores e workstations de elevado desempenho, onde a largura de banda para a memória DDR3 e o acesso a 192bit é mais necessário, tal como sucedeu ao socket 940 da AMD após o lançamento das CPU's para o socket 939.

A questão só é uma blastarr... eu sou capaz de dar até cerca de 300 e poucos e no máximo por um CPU. Se me metem uma socket para CPUs Extreme Edition de 999€ para cima é completamente useless. Eu sei que CPUs de 250 a 300 e poucos € já não são considerados mainstrean nas são tipo o mainstream para os enthusiasts e depois tens a malta muito bem abonada e grupos de benchs/overclock para os mais caros. E vai ser para estes dois grupos que a LGA1366 vai ficar. Como não me incluo nesses dois grupos toca a fugir da socket.
 
A questão só é uma blastarr... eu sou capaz de dar até cerca de 300 e poucos e no máximo por um CPU. Se me metem uma socket para CPUs Extreme Edition de 999€ para cima é completamente useless. Eu sei que CPUs de 250 a 300 e poucos € já não são considerados mainstrean nas são tipo o mainstream para os enthusiasts e depois tens a malta muito bem abonada e grupos de benchs/overclock para os mais caros. E vai ser para estes dois grupos que a LGA1366 vai ficar. Como não me incluo nesses dois grupos toca a fugir da socket.

Sim, porque tu se comprasses um i7 920 agora, daqui a um ano já estavas a trocar de processador, não era? :rolleyes:
 
Não percebo porquê tanta indignação... Quem tem um i920 não irá fazer upgrade para i940/950/965 ou até 975. Com OC, a diferença nunca seria rentável face ao dinheiro... só interessa (digo eu) substituir por um com 6 cores, e mesmo assim, só para quem tem necessidades muito específicas. É de ficar chateado é se o proximo cpu de 6 cores não for compativel com as boards actuais.

De qualquer foram, a minha aposta é que quando 99% das pessoas com um i920 sentirão necessidade de trocar de CPU, já os dois sockets (i7/i5) foram à vida e andam os octo core na berra, com muitas outras inovações.
 
Sim, porque tu se comprasses um i7 920 agora, daqui a um ano já estavas a trocar de processador, não era? :rolleyes:

Nunca se sabe... no caso da minha Socket 939 se pudesse tinha trocado pois tinha um Single Core e depois andavam aí os Dual Core. Mas quando saíram eram super caros e quando se massificaram já eram para Socket AM2. É complicado... neste tipo de mercado é difícil prever com exactidão o que vai acontecer e cortar opções por escolher uma socket que vai deixar de receber produtos (pelo menos sem serem os topo topo de gama) é estar a cortar opções de escolha a curto/médio prazo.
 
Não percebo porquê tanta indignação... Quem tem um i920 não irá fazer upgrade para i940/950/965 ou até 975. Com OC, a diferença nunca seria rentável face ao dinheiro... só interessa (digo eu) substituir por um com 6 cores, e mesmo assim, só para quem tem necessidades muito específicas. É de ficar chateado é se o proximo cpu de 6 cores não for compativel com as boards actuais.

De qualquer foram, a minha aposta é que quando 99% das pessoas com um i920 sentirão necessidade de trocar de CPU, já os dois sockets (i7/i5) foram à vida e andam os octo core na berra, com muitas outras inovações.

Agora é que disseste tudo. Quem comprou um i7 920 agora tão cedo não troca de processador. E quando trocar já cá andam os Gulftown.
 
Agora é que disseste tudo. Quem comprou um i7 920 agora tão cedo não troca de processador. E quando trocar já cá andam os Gulftown.

O problema é esse! É certo que tão cedo não mudam mas e quando mudarem!!??
Aí é que está o problema, quando quiserem trocar como este socket vai ser só para enthusiasts/extreme(=carissimo) os Gulftown isto se derem nestas boards... Vão ser a um preço absurdo(alias já se vê como o mercado vai ficar com os i7 o mais barato dos i7 vai ser mais de 350€ imagino os Gulftown...)!! E aí quero ver quem não se vai arrepender quando tiver de dar 400€ ou mais se quiser trocar de processador isto se estas boards derem para os Gulftown porque senão preparem-se para mais despesas...
A grande culpada é a INTEL porque o i920 só foi feito para atirar areia para os olhos visto não ter os i5 prontos e como a AMD ia lançar os Phenon ela fez parecer o socket acessivel de certa maneira para vender CPU´s i7 e a plataforma e tentar roubar algum mercado aos Phenon e agarrar os compradores á nova plataforma para depois no futuro lucrar com isto, logo penso que a INTEL soube muito bem o que fez e os que cairam na armadilha agora não há nada a fazer(Atenção os i7 são excelentes e sem duvida que por agora não há nada melhor mas e depois...)
Por mim quem quer Intel só os i5 aliás já se sabe que em performance é quase ou igual aos i7 em jogos e aplicações normais...
Eu cá fico-me pela AMD intel não obrigado... :004:
 
Bem, resta esperar que os Xeon w3000 não sejam também descontinuados.

Xeons, estes que começam nos 300 €.
 
Se não houver qq maravilha devido ao circuito de alimentação, as boards serão compatíveis...

Mas espere uns preços elevados para o GulfTown...
 
Última edição:
Valerá a pena mudar do meu actual sistema para gulftown?

Penso que é algo directamente relacionado com o uso que dás ao PC. Se será melhor, sim sem dúvida, se o vais usar no seu potencial todo? Depende do que fazes.
 
Última edição pelo moderador:
Será mais direccionado para que uso?

Não te sei dizer em concreto quantos programas fazem uso de 6 cores/12 threads, mas penso que edição de vídeo/imagem, 3D, não estou muito por dentro dos programas a nível profissional que usam várias threads, mas alguém saberá melhor do que eu.

Contudo para jogos não será um grande upgrade, nem para passear na net ou trabalhar com suites de office nem para ouvir música e ver filmes.
 
Não te sei dizer em concreto quantos programas fazem uso de 6 cores/12 threads, mas penso que edição de vídeo/imagem, 3D, não estou muito por dentro dos programas a nível profissional que usam várias threads, mas alguém saberá melhor do que eu.

Contudo para jogos não será um grande upgrade, nem para passear na net ou trabalhar com suites de office nem para ouvir música e ver filmes.

A grande questão que aqui se coloca é que praticamente só os servers é que podem tirar proveito... Mesmo profissionalmente há muitos poucos programas que consigam tirar proveito de mais de 8 threads e mesmo essas muitas vezes já não são aproveitadas a 100%...
 
A grande questão que aqui se coloca é que praticamente só os servers é que podem tirar proveito... Mesmo profissionalmente há muitos poucos programas que consigam tirar proveito de mais de 8 threads e mesmo essas muitas vezes já não são aproveitadas a 100%...

Eu sei de um, e para mim era um bom investimento, o BOINC:007: Mas, é verdade que em termos de suporte total por parte do software é capaz de ser mais uma vantagem para mercado de servers do que para o utilizador comum, pode ser que isso mude:p.

A conversão de vídeo hoje em dia pode ser feita por uma gráfica que suporte CUDA da NVIDIA ou o Stream da ATI, e segundo tenho lido é mais rápido.
 
Back
Topo