Processador Confirmed: Core i7 920, 940, 950 to go "soon"

Quem é que no seu perfeito juízo alguma vez pensou que a plataforma LGA 1366 seria mainstream ?
Desde o início que era claro, o chipset X58 é demasiado "big iron" para ser vendido nesse segmento, e não existe uma versão com IGP.
Com uma família de CPU's a começar nos 250 euros ou mais, e com motherboards não muito mais baratas do que isso, kits triple-channel DDR3, etc, o que esperavam ?

As notícias sobre o "Lynnfield" (ao contrário do que muita gente pensa, eu acho que vai ser vendido ainda com o nome da família "Core i7", com o nome Core i5 a ficar para os "Clarksdale") desde há muito tempo sugeriam a hipótese de relegar o socket LGA 1366 para servidores e workstations de elevado desempenho, onde a largura de banda para a memória DDR3 e o acesso a 192bit é mais necessário, tal como sucedeu ao socket 940 da AMD após o lançamento das CPU's para o socket 939.

concordo 100% com isto e já tinhamos falado varias vezes. Não sei porque temos que andar sempre a falar do mesmo sempre que a intel mexe um grao de areia ;)

Sim, porque tu se comprasses um i7 920 agora, daqui a um ano já estavas a trocar de processador, não era? :rolleyes:
Mas potencia nunca é demais!

A grande maioria das pessoas que comprou i7 não utiliza o cpu convenientemente. Existe muito pouco software que utilizar o cpu. Daqui a 1/2 anos quando o software começar a aparecer multi-core ( e não single ou dual-core ), vão ver como os i7 ainda tem muita fruta para dar.

Eu pessoalmente com o i7 @4.2 para o dia-a-dia não vejo necessidade nenhuma de mudar no curto espaço (1/2 anos ). Principalmente quem usa multi-gpu e os jogos voam.
 
Nunca é demais mas é preciso ver se o custo compensa... Porque como referi em cima a LGA 1366 é muito cara e mais cara irá ficar...
Mas claro quem tiver e quiser gastar dinheiro(alias muito dinheiro...) a ter o melhor porque não...

i7 920 + P6T SE + 3GB DDR3 1333MHz = ~494€

Phenom II X4 955 + GIGABYTE GA-MA790XT-UD4P + 4GB DDR3 1333MHz = ~427€


Comparativamente, LGA 1366 não é assim tão cara...
 

e ? o teu post em nada contraria o que ele disse. Ele não disse todos, disse a maior parte, precisamente para abrir a porta a algum software que foi feito já a pensar em determinado nicho de mercado.

Continuo a dizer que fazem sempre tempestades num copo de agua de cada vez que se sabe algo sobre alguma coisa de novo. O ciclo de vida das graficas e dos cpu's/plataformas é muito mais acelerado do que á 15/10 anos atrás. Por isso já disse que antigamente dizia-se fazer upgrades de 5 em 5 anos e eu já digo á muito tempo que agora fica-se muito mais equilibrado ( quem quer manter um pc minimamente rapido ) com compras a cada 2/3 anos.
 
ainda não percebi a jogada da intel com isso... se os i7 sao melhores em default que os i5 em default, é deixar as cenas como estão né? ja isto de mercados anda tão bom que fazem u ma maravilha dessas... :S

cumps e :kfold:
 
Mais uma razão para adiar o upgrade a fundo...

Só saio do 775 quando isto realmente ficar estável.

já tinha planos para sair do meu P4 478... sim ainda ando nisto, parece um tiro no pé na intel e seguramente vai levar muitas pessoas a experimentares o que anda a fazer o people da AMD.
 
já tinha planos para sair do meu P4 478... sim ainda ando nisto, parece um tiro no pé na intel e seguramente vai levar muitas pessoas a experimentares o que anda a fazer o people da AMD.

Explica-me como se tivesse 6 anos. O que é que estas "alterações" fazem a uma pessoa que faz upgrades de 5 em 5 anos por exemplo. Que diferença faz...

Até agora só vi pessoas a dizer "mal" da Intel e a dizer que vão saltar para a AMD, mas não deram nenhum motivo válido.
 
O motivo válido é a instabilidade da plataforma. É querer investir numa socket que me garanta pelo menos 2 anitos de longevidade. Coisa que com estes movimentos da Intel está em risco na LGA 1366.
 
i7 920 + P6T SE + 3GB DDR3 1333MHz = ~494€

Phenom II X4 955 + GIGABYTE GA-MA790XT-UD4P + 4GB DDR3 1333MHz = ~427€


Comparativamente, LGA 1366 não é assim tão cara...

67€
parece pouco mas é mais 16%......

E para que aumento real de perfomance??


Fazendo um raciocionio, para a utilização normal que a maioria das pessoas dá a um pc.. Qual achas que terá mais perfomance..:

i7 920 + P6T SE + 3GB DDR3 1333MHz + EVGA GTX260 896MB DDR3= ~690€

Phenom II X4 955 + GIGABYTE GA-MA790XT-UD4P + 4GB DDR3 1333MHz+XFX GTX275 XXX 896MB = ~658€

?

[e ainda sobra 32€ que já dá uma boa ajuda na compra da fonte ou da caixa]..


E se comprares hoje um 920 isso não acontece ?!?

Garante 2 anos também com 920, mas se daqui a 2 anos quiser trocar de processador quase garantidamente ou troca de board ou compra cpu todo de gama [>300/400€]. Se comprar AMD é muito mais provavel haver cpu capazes a preços decentes..
 
Última edição:
67€
parece pouco mas é mais 16%......

E para que aumento real de perfomance??


Fazendo um raciocionio, para a utilização normal que a maioria das pessoas dá a um pc.. Qual achas que terá mais perfomance..:

i7 920 + P6T SE + 3GB DDR3 1333MHz + EVGA GTX260 896MB DDR3= ~690€

Phenom II X4 955 + GIGABYTE GA-MA790XT-UD4P + 4GB DDR3 1333MHz+XFX GTX275 XXX 896MB = ~658€

?

[e ainda sobra 32€ que já dá uma boa ajuda na compra da fonte ou da caixa]..


Em primeiro lugar, essa comparação não é muito séria, porque foste escolher a GTX260 mais cara, eVGA, e quando foste escolher a GTX275 para a configuração AMD foste para a mais barata do mercado. Logo esses valores são um pouco deturpados.

Em segundo lugar, fica 60€ mais caro, pois fica. Mas tens um processador com HT, com muito maior capacidade de OC e uma board que suporta CF e SLI e memórias DDR3 triple channel @ 2000MHz se for preciso.




Garante 2 anos também com 920, mas se daqui a 2 anos quiser trocar de processador quase garantidamente ou troca de board ou compra cpu todo de gama [>300/400€]. Se comprar AMD é muito mais provavel haver cpu capazes a preços decentes..

Mesmo que isto se confirme, que até agora não é facto, isso só significa o fim dos i7 920/950. Não significa o fim dos Xeon.


PS: Quem comprou um i7 agora, deve estar muito preocupado em ter de dar 300€ por um processador novo na altura do upgrade. É que deve estar preocupadíssimo, visto que socket 1366 é claramente low end... :rolleyes:
 
Os preços das boards para I7 ainda estão a mais de 150€, salvo erro a mais barata ronda os 180€, ora com um I7 mais barato a ultrapassar os 200€ e nestas condições acho uma roubalheira para uma cpu em que a intel não vai apostar mais.

Em que ano se irá ver boards para processadores intel a menos de 100€ como acontece com a AMD? :rolleyes: O que evitou com que eu fosse para I7 foi ver os preços brutais das boards para Intel I7!
 
Os preços das boards para I7 ainda estão a mais de 150€, salvo erro a mais barata ronda os 180€, ora com um I7 mais barato a ultrapassar os 200€ e nestas condições acho uma roubalheira para uma cpu em que a intel não vai apostar mais.

Em que ano se irá ver boards para processadores intel a menos de 100€ como acontece com a AMD? :rolleyes: O que evitou com que eu fosse para I7 foi ver os preços brutais das boards para Intel I7!

O i7 não é para o segmento abaixo dos 100€ !!!
Se queres cpu's baratos e boards baratas, tens outras opções, tanto na AMD como na Intel.
Não confundas as coisas...
 
Os preços das boards para I7 ainda estão a mais de 150€, salvo erro a mais barata ronda os 180€, ora com um I7 mais barato a ultrapassar os 200€ e nestas condições acho uma roubalheira para uma cpu em que a intel não vai apostar mais.

Em que ano se irá ver boards para processadores intel a menos de 100€ como acontece com a AMD? :rolleyes: O que evitou com que eu fosse para I7 foi ver os preços brutais das boards para Intel I7!

Precisamente o que o Stormgiant disse. i7 é topo de gama, não é suposto ser barato, é um segmento premium.

Queres preços "acessíveis" no lado da Intel, compras um Q9550 + P5Q e tens performance superior aos PH II, na mesma gama de preços.
 
O i7 não é para o segmento abaixo dos 100€ !!!
Se queres cpu's baratos e boards baratas, tens outras opções, tanto na AMD como na Intel.
Não confundas as coisas...
Eu uso o meu AMD para jogos e acabei de ver o I7 do meu vizinho nos mesmos jogos que eu jogo e nem notei diferenças nenhuma portanto não vejo motivos para ir para lá!

Os processadores Intel abaixo dos I7 são modelos ultrapassados porque no intante em que sai um novo modelo de processador tudo o resto fica no passado.

Precisamente o que o Stormgiant disse. i7 é topo de gama, não é suposto ser barato, é um segmento premium.

Queres preços "acessíveis" no lado da Intel, compras um Q9550 + P5Q e tens performance superior aos PH II, na mesma gama de preços.
sim. é claro que sim mas porque é que os topo de gama I7 ficam com o mesmo desempenho dos AMD actuais nos jogos?
 
Última edição:
Eu uso o meu AMD para jogos e acabei de ver o I7 do meu vizinho nos mesmos jogos que eu jogo e nem notei diferenças nenhuma portanto não vejo motivos para ir para lá!

sim. é claro que sim mas porque é que os topo de gama I7 ficam com o mesmo desempenho dos AMD actuais nos jogos?


Não discordo contigo. Se leres os meus posts nas configurações, só aconselho i7 para orçamentos elevados e em determinadas circunstancias. Na maior parte dos jogos, um i7 com um GPU não é mais rapido do que os outros cpu's. Chama-se "falta de optimização" e "objectivos diferentes".

Os processadores Intel abaixo dos I7 são modelos ultrapassados porque no intante em que sai um novo modelo de processador tudo o resto fica no passado.
isso é ser completamente ilógico e radical. A plataforma 775 ainda serve para a maior parte das necessidades das pessoas. Não estás a ver o filme todo.
 
Em primeiro lugar, essa comparação não é muito séria, porque foste escolher a GTX260 mais cara, eVGA, e quando foste escolher a GTX275 para a configuração AMD foste para a mais barata do mercado. Logo esses valores são um pouco deturpados.

Em segundo lugar, fica 60€ mais caro, pois fica. Mas tens um processador com HT, com muito maior capacidade de OC e uma board que suporta CF e SLI e memórias DDR3 triple channel @ 2000MHz se for preciso.






Mesmo que isto se confirme, que até agora não é facto, isso só significa o fim dos i7 920/950. Não significa o fim dos Xeon.

PS: Quem comprou um i7 agora, deve estar muito preocupado em ter de dar 300€ por um processador novo na altura do upgrade. É que deve estar preocupadíssimo, visto que socket 1366 é claramente low end... :rolleyes:

A margem dos 32€ dá para ir para uma gtx275 mais cara e uma gtx260 mais barata para o i7 e o phenom II + gtx275 continuar a preço igual ou mais barato que o 920+gtx260.
E na utilização que a maioria das pessoas dá ao pc [net, musicas, video..jogos... e até aplicações que se suportem no processamento da gráfica, tipo video decode ou photoshop] o phenom II +GTX275 tem mais perfomance..

E as hipoteses de crossfire/sli ou rams 2 ghz, implicam um investimento maior, e no caso das mems o aumento de perfomance não é muito linear, muitas aplicaçoes não aproveitam a maior largura de banda e perde com os piores timmings..
Quanto ao HT, essa é uma perda real, mas a verdade é que muitas aplicaçoes ainda nem fazem uso de 4 threads, quanto mais 8. E nos jogos passa-se o mesmo.
Tanto é assim que nas analises o phenom II bate-se nos jogos com o 920..



Embora o socket 1366 não seja low end, sim, quem tem um I7 pode não estar disposto a dar uns 300 ou mais euros para o substituir...
Por exemplo, muitas pessoas acabam por juntar algum dinheiro [800-1000€] para uma torre decente, para jogar, e até já dá para um I7 e gráfica capaz, e estão a pensar ao fim de 2 anos mudar de gpu e na mesma altura mudar o cpu [para que o novo gpu não fique capado].. Mas provavelmente não deve estar a pensar gastar uns 550/600€ ao fim de 2 anos de ter o pc. É bem mais fácil se for uma plataforma com processadores recentes a preços decentes, em que acaba por gastar menos uns 200€....
 
Back
Topo