Conflito Israelo-Palestiniano chega aos videojogos

Mas prometida por quem?!?!?! Deus?! Alá?!?! A terra "prometida" aos descendentes de Abraão não era entre o Tigre e o Eufrades?!?!?! Que eu saiba, essa mesma terra chama-se Iraque nos nossos dias...
É possivel. Era para aqueles lados.
Era só para ilustrar que este conflito não tem meia dúzia de anos como muita gente parece crer. Já é uma coisa que tem muitos anos.
E se os Árabes podem ficar insultatos por os Israelitas os estarem a conquistar terra, parece-me que fizeram o mesmo quando expulsaram os judeus, não?
Não é algo assim tão fácil de analisar como parece, em que uns são maus e os outros bonzinhos.
 
Se calhar até nem é facil analisar, ainda por cima se não tiveres a capacidade de ser imparcial quanto aos factos, e de não criar ideia estereotipadas sobre os intervenientes...

Aqui fica mais um pouco de info sobre como ESTE conflito começou (se bem que também já ouvi falar, que foi num atentado a um autocarro libanês em '75)...
http://en.wikipedia.org/wiki/1982_Lebanon_War

EDIT: Gostava de saber qual a indignação em ter pessoas/povos aborrecidos com a ocupação de cidades/regiões como Jerusalém, e Nazaré quando estas todas pertencem de igual modo às 3 religiões intervenientes (cristãos apenas por influência), ainda por cima, quando a religião é vista num caracter mais sério, e mexendo mais com o estilo de vida como faz com os Islâmicos. É o mesmo que perguntar indignadamente porque explode um barril de pólvora quando lhe atiras uma fósforo aceso!!!... Se achas que não tem direito a explodir, não atiras o fósforo...
 
Última edição:
E se os Árabes podem ficar insultatos por os Israelitas os estarem a conquistar terra, parece-me que fizeram o mesmo quando expulsaram os judeus, não?

Já agora... Os Judeus até já em Portugal foram perseguidos...

Lê isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_Jews_in_Portugal
Then, in 1497, under the pressure of newly born Christian Spain, Manuel I of Portugal passed a decree demanding all Jewish to convert to Christianity, or to leave the country. Hard times followed for the Portuguese Jews, with the massacre of 5.000 individuals in Lisbon, 1506, and the later and even more relevant establishment of the Portuguese Inquisition in 1536.
 
O meu amigo, que foi campeão nacional e estava lá em França a representar Portugal em PES5, disse-me que o Saudita telefonou ao pai a perguntar se podia jogar contra o Israelita, e o pai disse que não. :-D
 
Já agora... Os Judeus até já em Portugal foram perseguidos...

Lê isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_Jews_in_Portugal
Duh. Basta saber um pouco de história da idade média para saber que houve algo chamado Inquisição cá em Portugal. Sim, é verdade, não foi só a Spanish Inquisition. ;)
http://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Inquisition

Aliás até se ve isso em novelas brasileiras que se passam no inicio da colonização do Brazil, com os Judeus a fugir da perseguição da igreja de Portugal.
 
Se calhar até nem é facil analisar, ainda por cima se não tiveres a capacidade de ser imparcial quanto aos factos, e de não criar ideia estereotipadas sobre os intervenientes...

Aqui fica mais um pouco de info sobre como ESTE conflito começou (se bem que também já ouvi falar, que foi num atentado a um autocarro libanês em '75)...
http://en.wikipedia.org/wiki/1982_Lebanon_War

EDIT: Gostava de saber qual a indignação em ter pessoas/povos aborrecidos com a ocupação de cidades/regiões como Jerusalém, e Nazaré quando estas todas pertencem de igual modo às 3 religiões intervenientes (cristãos apenas por influência), ainda por cima, quando a religião é vista num caracter mais sério, e mexendo mais com o estilo de vida como faz com os Islâmicos. É o mesmo que perguntar indignadamente porque explode um barril de pólvora quando lhe atiras uma fósforo aceso!!!... Se achas que não tem direito a explodir, não atiras o fósforo...

Acho que não percebeste, eu compreendo perfeitamente que os Árabes, principalmente os Libaneses fiquem bastante chateados com a ocupação dos Israelitas. Mas também percebo porque os Israelitas queiram atacar o Líbano.
Não digo que concordo com nenhum dos lados, tento ver que não há os bons e os maus.

já agora um pouco mais de história, só para recuar um bocadinho dos teus 1975:
http://en.wikipedia.org/wiki/1948_Arab-Israeli_War
Mas claro que não deve ter nada relacionado com a situação actual, afinal só foram os países árabes vizinhos, incluindo o Líbano, a invadir o novo estado de Israel, criado em parte pela UN.
 
Criado em parte pela UN com que direito?!

Pois, de facto, com que direito? Lá por dizer na biblia que aquela é a terra prometida dos Judeus, e os Judeus a pouco e pouco foram imigrando para lá e ocupando as terras, os muçulmanos não têm nada a haver com isso. Não é a religião deles. Eles querem lá saber o que diz a biblia.

Era o mesmo que os Hindus começarem a imigrar para o Alentejo, porque lá nas escrituras sagradas deles dizia que o Alentejo era a terra sagrada deles, e daqui a uns anos quando existissem milhares de Hindus no Alentejo, estes reclamassem um estado autónomo. :002:
 
re:

Acho que a mais justas das soluções para resolução do problema em volta da cidade santa é torna-la apenas num estado independente... humm melhor ainda era pertencer as nações unidas ou algo assim. Assim a cidade não era de ninguem mas sim de todos.


Claro que isto a nivel mundial era o mais aceite. A nivel dos povos vizinhos que lutam por ela e lutaram por ela a opinião diverge.

Anyways acho que era a melhor das hipoteses.... | Também isto é apenas uma mera opinião.
 
Como Abraão, Moisés e Jesus também são profetas no Corão, presumo que também sejam cidades sagradas para eles...

Pois, mas para eles Alá e Maomé é que é (olha rimou)

Para eles as cidades mais importantes são mesmo Meca e Medina, ambas na Arábia Saudita.
A Mesquita que se encontra em Meca, que rodeia o Kaaba (aquele cubo gigante) é considerado por eles como o lugar mais sagrado á face da terra, e todos os Muçulmanos devem ir a Meca em peregrinação pelo menos uma vez na vida.
 
segundo o Qur´an

O anjo Gabriel apareceu a Maome porque a mensagem de Deus que jesus deixou ao mundo tinha sido distorcida , o Anjo ditou o Qur´an a Maome ao longo de anos

a ironia é que a mensagem do Qur´an é muitas vezes mal interpretada e dá origem a extremismos
 
Back
Topo