1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conflito Motherboard e Memorias

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Unreal, 18 de Janeiro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1091)

1. Unreal

Unreal Power Member

Boas

O meu pc está instável, apanho com o ecrã azul várias vezes mas nunca há referencias a um driver ou dispositivo especifico...

Há partilha de IRQs:

Há alguma coisa de errado com isto? Ou o problema será outro?

Agradeço desde já a quem me puder ajudar.

Cumps

Última edição: 23 de Janeiro de 2007
  2. alph

alph Power Member

É normal vários dispositivos partilharem IRQ's, penso eu.

3. nihi

nihi Power Member

A partilha de IRQ é normal, mas há motherboards que atrofiam com algumas misturas. Por exemplo: teres uma placa de rede na slot 5 e uma de som na slot 3 (apenas uma suposição). Nada como dares uma olhada ao manual da board para tirares as dúvidas.

4. the_killer

the_killer Power Member

não é aconselhavel tarem assim,
    " meu pc está instável, apanho com o ecrã azul várias vezes mas nunca há referencias a um driver ou dispositivo especifico..."

duvido muito!

coloca aqui os ficheiros de dump
    que eu digo-te se ha drivers envolvidos ou nao

5. Unreal

Unreal Power Member

Muito obrigado pelas vossas respostas :)

Aqui estão os dump files

Abraço

6. Unreal

Unreal Power Member

Algumas informações que podem ser importantes:

A board é uma Abit NF7, tenho uma Radeon 9500 Pro com os Omega Drivers 3.8.291 (Fastwrites Off e sem estar overclockada), Audigy na 4ª slot PCI (de 5) com os drivers YouP-PAX A4 v3.33 (que penso não terem problemas de estabilidade) e o software da Audigy 4 Pro, seguindo este mod. Tenho 2x512 Geil One PC3200 que deviam estar a 1.5-2-2-5 mas estão a 2-2-2-5 porque a board nao me dá a opção de colocar a latencia a 1.5.

Costumo ter activa a placa de som onboard (e alternar entre as duas conforme quero utilizar as colunas ou phones) mas desactivei-a, apesar de o pc continuar instavel.

Na BIOS, escolher 'assign IRQ to graphics' não muda absolutamente nada, e não consigo alterar IRQs no Windows pq a opção para os modificar à mão não está seleccionavel...

Não sei se algum destes dados é revelador de alguma coisa...

Suspeito que a origem do problema poderá ser a placa de som. Ás vezes acontece uma coisa estranha que é o pc speaker apitar quando faço coisas que deveriam dar o default beep do Windows, apesar de todos os outros sons sairem normalmente pelas colunas... :S

Uso o Windows XP Retestrak, uma versão modificada do XP com o SP2 e mais alguns updates. Já a tinha muito tempo antes destes problemas comecarem, pelo que deduzo que não tem a ver com o sistema operativo.

Última edição: 19 de Janeiro de 2007
  7. Pretender

Pretender Power Member

Começa a experimentar a placa de som noutro slot pci.
    A creative é famosa por não gostar de partilhas de IRQ.
    Depois de colocares noutra slot o irq deve mudar.
    Podes depois verificar no windows ou no post do pc (carregando em pause aquando da tabela de irqs) se o irq está partilhado.
    Se sim, trocas para outra pci and so long and so forth

Isto faz-me lembrar o pincel que tive a semana passada com uma live e um disco ibm em slave. fdx

8. the_killer

the_killer Power Member

caro,
    ja vi os dumps

são sempre estoiros diferentes
    é sem duvida problema de hardware

3 deles referem-se á grafica, um deles quando tavas no hl2 :D

os outros a varias coisas,winrar,devices windows,etc

IMAGE_NAME: memory_corruption

faz primeiro um teste á memoria..

tens alguma pci instalada no slot mis proximo do slot agp ?
    tira as placas todas fora, deixa só a grafica e testa

9. BraveSoul

BraveSoul Power Member

Duvido que esses ecrâs azuis sejam desse conflito mas seja como for não é nada recomendado a gráfica e a placa de som partilharem o mesmo IRQ, não há mal em existir partilhas de IRQ mas nalguns casos como nesse não convém, é mudares a placa de som de slot PCI.

Mas isso pode ser drivers, se fosse a ti trocava a placa de som de slot ( just in case ) e metia os drivers oficiais da ATI e não os Omega, quando acontecem esses problemas ter drivers tweakados não aconselho.

10. Unreal

Unreal Power Member

Já testei a memoria usando o Memtest86+ e penso que descobri a fonte do problema. Foram detectados 3072 erros até à altura em que decidi cancelar o teste, que correu durante 1h15mins.

Vou enviar as memórias para a loja e esperar que eles resolvam o problema e me enviem umas memórias novas. Se a origem do problema estiver só nas memórias, estará resolvido. Caso a partilha de IRQs tambem cause problemas, continuarei a dar o feedback aqui, mas julgo que não porque já usava esta configuração de hardware antes dos problemas surgirem.

Muito obrigado pela vossa ajuda, especialmente ao the_killer pela paciencia de andar a analisar os dumpfiles :D

Grande abraço para todos

Última edição: 19 de Janeiro de 2007
  11. Pretender

Pretender Power Member

Tens as mems em que slot?
    Dependendo da marca delas nalguns podem dar problemas (eu tive alguns problemas na nf7s) e mudei para os outros slot (que dão na mesma dual channel) e ficou resolvido :)
    Também podes ter timmings apertados demais ou falta de voltagem nas mems ;)

12. Unreal

Unreal Power Member

São umas Geil One PC3200. Estavam com timmings iguais aos de origem menos a latencia, que estava mais alta pq a board nao aceitava 1.5... Penso que nao será esse o problema....
    De qualquer forma, é estranho dar erro quando é testada.

Enviei-as hoje para a loja. Vou aguardar resposta deles e depois dou feedback... ;)

Abraço

13. Unreal

Unreal Power Member

Boas

Recebi hoje a resposta da loja. As memórias foram testadas durante várias horas e não deram nenhum erro.

Conclusão: o problema está na motherboard. Não sei se será problema de configurações, conflito das memorias com a board, ou se estará simplesmente estragada...
    Alguem tem ideias?

De qualquer forma: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=130758

Cumps

14. Pretender

Pretender Power Member

Existiam umas geil que não eram muito compatíveis com as abit....

Experimenta meter latências menos agressivas.

Partilhar esta Página