Confusão nos conceitos

FutureNeo

Power Member
Estava por aqui nas minhas pesquisas e fiquei um pouco baralhado.
Digam-me uma coisa, relativamente ao servidor DNS qual devo usar?
Eu (configurei a minha rede manualmente, afinal são apenas 4 PC com um router e um switch - o cabo era curto para 1 dos PC e ele faz de repetidor) uso o open DNS em vez do DNS default do ISP. No entanto pus-me a pensar (se calhar o meu erro...). Nos PC tenho o open DNS mas estes por sua vez vão conectar com o router que (e porque está em DHCP) vai ter como DNS o default do ISP. Mas, e mesmo que o router não estivesse no meio, o cable modem (que não é configurável no meu caso, teria o servidor DNS default do ISP).
Exprimentei ter um PC com o DNS default do ISP e outro com o open DNS, sinceramente não notei diferença.
Quando peço para abrir uma página de net, afinal qual vai ser o servidor DNS que vai prevalecer? Será que o facto do PC ter um diferente do default o torna mais lento (apesar de não o ter notado...)?
Ando com os conceitos baralhados... isto andar a aprender por conta própria tem que se lhe diga...
:kfold:
 
Se numa box tens o DNS server como x então é a ele que a box vai perguntar. Independentemente de por onde passe até lá chegar.Quanto a diferenças de velocidade, bom, em situação normal não vais notar assim tanto de uma maneira ou de outra. Pq esse DNS server vai acabar por perguntar a outro. E assim sucessivamente até alguem saber a resposta, momento em que anda tudo para trás até chegar a ti.

Se cada "pergunta" demorar uns ms's vai ser preciso muitas "perguntas" para demorar que chegue para notares. Muito provavelmente a diferença no extremo é entre o bater do coração e o piscar de olhos ;)

Excepção feita se o teu DNS server (ou algum pelo caminho...) estiver completamente sobrecarregado, ai pode acontecer uma demora maior.
 
Back
Topo