1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Confusão nos conceitos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por FutureNeo, 30 de Novembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 545)

1. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Estava por aqui nas minhas pesquisas e fiquei um pouco baralhado.
    Digam-me uma coisa, relativamente ao servidor DNS qual devo usar?
    Eu (configurei a minha rede manualmente, afinal são apenas 4 PC com um router e um switch - o cabo era curto para 1 dos PC e ele faz de repetidor) uso o open DNS em vez do DNS default do ISP. No entanto pus-me a pensar (se calhar o meu erro...). Nos PC tenho o open DNS mas estes por sua vez vão conectar com o router que (e porque está em DHCP) vai ter como DNS o default do ISP. Mas, e mesmo que o router não estivesse no meio, o cable modem (que não é configurável no meu caso, teria o servidor DNS default do ISP).
    Exprimentei ter um PC com o DNS default do ISP e outro com o open DNS, sinceramente não notei diferença.
    Quando peço para abrir uma página de net, afinal qual vai ser o servidor DNS que vai prevalecer? Será que o facto do PC ter um diferente do default o torna mais lento (apesar de não o ter notado...)?
    Ando com os conceitos baralhados... isto andar a aprender por conta própria tem que se lhe diga...
    :kfold:

2. ShadeX

ShadeX Power Member

Se numa box tens o DNS server como x então é a ele que a box vai perguntar. Independentemente de por onde passe até lá chegar.Quanto a diferenças de velocidade, bom, em situação normal não vais notar assim tanto de uma maneira ou de outra. Pq esse DNS server vai acabar por perguntar a outro. E assim sucessivamente até alguem saber a resposta, momento em que anda tudo para trás até chegar a ti.

Se cada "pergunta" demorar uns ms's vai ser preciso muitas "perguntas" para demorar que chegue para notares. Muito provavelmente a diferença no extremo é entre o bater do coração e o piscar de olhos ;)

Excepção feita se o teu DNS server (ou algum pelo caminho...) estiver completamente sobrecarregado, ai pode acontecer uma demora maior.

3. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Obrigado!
    Estou esclarecido.
    Já agora, pode acontecer determinados servidores DNS bloquearem determinados endereços ou conteúdos?

4. ShadeX

ShadeX Power Member

Possivél sim, mas pouco provável.

5. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Mais uma vez Obrigado!
    :kfold:

Partilhar esta Página