1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Congelar o disco rigido funciona?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mr.Eko, 1 de Dezembro de 2006. (Respostas: 58; Visualizações: 6740)

1. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

O meu disco morreu... :(

Está constantemente a fazer click e quando não o faz, consigo aceder à info mas passado pouco tempo começa a fazer outra vez...

Tenho lido pela net que congelar o disco (sim, no congelador do frigorifico lá de casa :p ) pode resultar para que o disco funcione correctamente uns minutos para que seja possível recuperar os dados.

Isto é mesmo verdade? Alguém já experimentou?

2. «R34P3R»

«R34P3R» [email protected] Member

Acho que não perdes (perdes!) nada em tentar...
    Se o meteres no congelador não o lá deixes muito tempo!

Ou tentas isso ou levas o teu HDD ao médico...

cumpzZz

3. WindWalker

WindWalker Power Member

Não deixes a água condensar na superfície do disco!!! Mete-o num saco (oxidação)

Essa «técnica» deve estar em algo relacionada com o lubrificante do disco.

Tenta com o disco ao contrário, e faz o backup o mais depressa possível.

No meu caso, a culpa era da fonte. O disco fez clacks mas hoje funciona sem problemas.

4. JPTT

JPTT Power Member

congelar o disco??? epa pareçe estranho mas tb vou tentar tenho aki um HD k já morreu e tb n perco nada por isso....axo k o vou por entre as costelas e a carne entremiada...

5. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Trocaste a fonte e ele começou a funcionar sem problemas?

Já pus um disco IDE que tinha para aqui e que estava morto há bastante tempo para testar.

Já lá está há meia hora. Daqui a pouco vou lá buscá-lo.

6. apoc

apoc Power Member

o disco é um hitachi certo? .. o famoso click da morte ...

isso so serve qd há falha mecanica devido a dilatação metalica com aquecimento .. no caso do click não sei se te safas ...

7. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Adivinhaste... :p

O estranho é que ele às vezes arranca e é reconhecido pelo Windows. O problema é quando tento copiar alguns ficheiros... :(

8. Alone I Break

Alone I Break 1st Folding then Sex

Tenho um disco (Samsung) que dá os clicks , mas logo no boot , não é detectado, logo o OS não arranca. Quando a BIOS o detecta , assim que o OS vai bootar começa com os clicks e não passa dalí.

Vai dando feedback porque também queria recuperar o meu. ;)

9. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Bom, tenho aqui um IDE que esteve no congelador por volta de uma hora e não arranca na mesma. :(

Vou deixá-lo umas horas valentes no congelador para ver se é possivel recuperá-lo. Quando vier do Sporting - Benfica ligo-o para ver se está vivo. :)

Estou a fazer testes com este para ver se vale a pena congelar o meu Hitachi que é SATA.

Queria pelo menos conseguir fazer um low format para enviar o disco para RMA.

10. I.M.

I.M. Power Member

Essa de congelar os discos até tem a sua piada :D

Tenho ali uns quantos que não são reconhecidos, se o pessoal tiver algum feedback positivo por aqui, começo a levar discos para casa, e meto no congelador :D
    Quando a mulher for fazer o jantar até se passa :D hahahaha

11. sLid3r.pt

sLid3r.pt Power Member

Não dá em todos os casos, são poucos... mas essa técnica de "congelar" o disco por vezes resulta quando há problemas mecânicos. Já tive essa experiencia lá na minha empresa e resultou 1 ou 2x. Não metemos o disco no congelador lol, mas usamos aqueles sprays congelantes. Chegou para fazer backup de uns documentos importantes. Depois do backup feito, disco pro lixo... :P
    Mas como disse, nem sempre resulta, até diria que é dificil resultar... mas como tá morto, que custa tentar? ;)

12. apoc

apoc Power Member

congelar durante várias horas ou mesmo uma semana ...

e depois há a versão hardcore com jeitinho e água á mistura ... mas esta so se usa uma vez .. qd o gelo derrete acabou o disco ....

procurem no google devem encontrar muita info sobre isso ...

13. Acelarado

Acelarado Power Member

também tive problemas com o meu hitachi, não detectava s.o. e ao aceder ao disco ele aquecia a pacotes , o que fiz foi por ventoinhas 120mm apontadas para ele e com jeitinho la saquei a informação toda, demorou msm muito ele estava mesmo lento a copiar a informação e ate queimava de tão quente...! aquilo dava erro de redundância ou algo assim...

14. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Mas n é normal certos hitachi fazerem "click"? ou referes-te ao "click" e não ao "clack"? :D É que os meus fazem "clack" com fartura e sempre fizeram desde novos.

15. The King

The King Power Member

Tantos hitachi a berrarem deixa-me preocupado, quantos anos têm esses discos?
    É que tenho dois, um deles comprado à pouco tempo para substituir um maxtor de 14g que não deu clac nenhum, foi ficando cada vez mais lento até que houve um dia em que não era reconhecido e fazia um barulho que parecia uma serra electrica, muito fixe.:joker: Mas esse tinha uns 10 anos.
    Agora tantos hitachi que eu suponho sejam recentes a morrerem, fico preocupado.

16. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Pois...se isto é uma avaria comum nos Hitachi, então acho que foi o primeiro e último que comprei...

A sorte é que ainda tenho mais um ano de garantia.

17. Anubis

Anubis Power Member

O meu hitachi também faz muitos clancks, desde que o comprei, já há uns 8 ou 9 meses

18. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

O meu também fazia mas ontem fez um e nunca mais saiu daquilo...

Eu pensava que era normal e deve ser normal mas pelos vistos corremos o risco de ficar sem o disco... :(

19. smsbotas

smsbotas Power Member

Eu safei-me! Pu-lo no congelador, dei-lhe beijinhos, etc. O que resultou foi umas pancadinhas de lado (nada mto bruto) e funcionou o suficiente para salvar a informação. Depois, RMA com ele!

20. Mr.Eko

Mr.Eko Power Member

Pois bem pessoal, ainda agora o disco foi reconhecido pelo Windows mas estava mesmo nas últimas...

Retirei o mais rápido possível o que queria e fiz-lhe um low format...escusado será dizer que não o consegui fazer na totalidade pois o disco começou a fazer um basqueiro descomunal e o pc reiniciou.. :lol:

A boa noticia é que consegui apagar a informação toda que lá estava no disco e agora é à mesma reconhecido pelo Windows mas nem consigo sequer fazer uma partição...

Segunda feira vai para RMA.

Quanto ao outro que tenho no congelador, mais logo ponho noticias. :D

Partilhar esta Página