Conjunto de Lentes

Hebervan

Power Member
Olá pessoal, costumo tirar fotos para uns sites de uns clientes(empresas e produtos), gosto da fotografia como hobbie e de vez em quando sou chamado pra tirar fotos de casamentos, então resolvi tornar a fotografia algo mais profissional e gostaria de saber de vcs quais lentes eu preciso ter no meu kit. Quanto à câmera, será uma Nikon D80 ou D300.
Um abraço e obrigado!
 
Quem vai começar a fotografar de forma "algo mais profissional", já deverá saber há muito tempo quais as lentes que precisa no set pessoal...

Além do mais, varia com a utilização...

Imagens de "produtos" para "empresas" é muito vago...

Quem faz casamentos, normalmente já sabe o que precisa... e casamentos, talvez seja das situações mais complicadas de fotografar a nível "profissional"...

Bom, de qualquer forma, já experimentei uma ou outra vez fotografar um casamento, num prisma amador, e não é nada fácil...
O que normalmente transporto e aconselho, é um bom set de primes... com uma distância focal entre os 50mm e os 135mm... aberturas nunca inferiores a f/2.8... de preferência, f/1.8...
Um bom Flash, e uma máquina de backup...

Agora, para as restantes situações, depende da utilização...
 
Se eu já soubesse p que eu precisaria no meu kit eu não teria perguntado aqui né!?...
Fotos de produtos tipo instrumentos musicais, roupas, carros e etc...
Fotos de empresas tipo faixadas, salas, recepções e etc...
Fui mais específico agora?
O Flash será um Sb-800
 
Até agora usei uma compacta mesmo... Quando o casamento é de dia até que dá pra tirar umas fotos razoáveis, mas quando é a noite então infelizmente eu não faço. Aprendi a utilizar a minha câmera no modo manual e dá pra tirar dos produtos e outras coisas, mas não quero mais perder nada por causa dessa limitação e por isso as minhas dúvias.
Algumas fotos minhas: http://www.flickr.com/photos/25007054@N06
Tirei com uma Canon PowerShot A710
 
Última edição:
Para o tipo de fotografia que apresentas, este set de luxo devia ser o suficiente...:)

Nikon Nikkor AF-S VR 105mm f/2.8 G IF-ED (Macro)
Nikon Nikkor AF-S DX 12-24mm f/4 G IF ED (Grande ângular, para paisagem e interiores)
Nikon Nikkor AF 50mm f/1.8 D (retrato)
Nikon Nikkor AF 85mm f/1.8 D, ou a 135 f/2.0 (retrato)

Este é mais ou menos o meu set com uma ou outra variante... e é aquele que depois de muito experimentar, me agrada mais...

Podes procurar variantes a algumas destas lentes em "third-Party" pois são mais baratas...
Penso que com estas, consegues fazer de tudo um pouco... e com boa qualidade...
 
Sinceramente, pelo menos de início, eu gostaria de comprar no máximo umas duas lentes pq não tô com dinheiro sobrando... O que seria mais essencial?
 
Última edição:
Na minha opinião as mais importantes e, visto que gostas de macro acho que é bastante necessário uma lente do tipo macro e uma lente para retratos.
Abraço;
Marco Pinho
 
Alguém me pode indicar um site (ou outro...) onde se pode aprender umas coisas sobre lentes? quais as melhores, comparar modelos...

Obrigado
 
Sinceramente, pelo menos de início, eu gostaria de comprar no máximo umas duas lentes pq não tô com dinheiro sobrando... O que seria mais essencial?

Desculpa lá, mas no "máximo umas duas lentes" não é própriamente um conjunto de lentes....
Se queres só uma, o melhor é arranjares um zoom tipo o 18-200 VR que, embora não tenha a qualidade das primes, cobre-te uma grande intervalo de distância focal - ao que parece até há bastantes profissionais a usá-la...
E se quiseres, complementa com uma das 50mm, ou 85mm ou 105mm, como já referido pelo jmmsmm.
A 50mm f1.8 é uma belíssima lente e não é cara: poderás encomendá-la por pouco mais de 100 euros.
 
Última edição:
Desculpa lá, mas no "máximo umas duas lentes" não é própriamente um conjunto de lentes....
Se queres só uma, o melhor é arranjares um zoom tipo o 18-200 VR que, embora não tenha a qualidade das primes, cobre-te uma grande intervalo de distância focal - ao que parece até há bastantes profissionais a usá-la...
E se quiseres, complementa com uma das 50mm, ou 85mm ou 105mm, como já referido pelo jmmsmm.
A 50mm f1.8 é uma belíssima lente e não é cara: poderás encomendá-la por pouco mais de 100 euros.

Cara, obrigado pelas dicas e pela honestidade na sua resposta. Sem dúvida eu vou querer complementar com outra lente. Entre a 50mm, 85mm e a 105mm vc aconselha a 50mm?
Um outra dúvida que eu tenho pois não pretendo trocar de câmera tão cedo. A 18-135mm que vem no kit da D300 não dá pra começar nessas atividades que citei no início do tópico?

Obrigado novamente!!!
 
Back
Topo