1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conselho acerca de espaço em partições

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Porto, 29 de Maio de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 516)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Porto

Porto Power Member

Boas pessoal, é o seguinte, tenho um disco de 80gb, o qual o quero por so com os sistemas operativos, tudo o resto fica num de 200gb.

Estava a pensar em por o Win XP e o OpenSuse ou Mandriva.

O que queria saber, é que pondo isto, como sugerem que particione o disco?

vou precisar de duas partições ntfs para o windows (SO e memoria virtual)

e 3 para o linux: swap, root e user

certo?

Se assim for(se não for a melhor maneira, corrigam-me pf), que espaço acham que devo atribuir a cada partição para que tudo funcione sem problemas?

Já agora, convem 1º instalar o windows e depois o linux e lá personalizar o menu de boot não é?

2. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Para que tudo funcione sem problemas só precisas que os SOs caibam nas respectivas partições...
    Se os 80 Gb são só para SOs, acho que estás a desperdiçar espaço, mas se é isso que queres:
    - Somente para o Windows XP devem chegar 10 Gb (e sobrar).
    - Para o Linux (root)... a mesma coisa.
    - Para swap, depende da tua RAM e do uso que fazes do SO, mas qualquer coisa como 1 ou 2 Gb deve sobrar.
    - Também aconselho que uses uma partição somente para swap no windows, pois assim resolves um problema estúpido que é a fragmentação do pagefile.sys (ficheiro de swap) e que pode atrapalhar em termos de performance. Tudo depende do uso que fazes... Isso muda-se nas propriedades do sistema.
    Sendo assim sobram-te prái 50 a 60 Gb nesse disco... Não sei o que queres fazer com eles...

3. esquiso

esquiso Power Member

Continuem aqui, sff :)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página