[Conselho] Cuidado com material Philips e RMAs ou substituições

OddZ

Power Member
Pois é ... na semana passada recebi o meu 202P40 ... todo contente, abri a caixa tirei o bajolo da caixa meti-o na secretaria, ligações, ligação à APC, sacar a pelicula que vem na frente .. ligar ... e charan ... barulhao do tubo catódico a ligar como é normal e ai vem imagem ...
Inicio o Win em 1280x1024 pois era a resolução que eu usava no 957MB... meto para 1600 x 1200 @ 85Hz e a geometria aparece toda torta mas... ok, ajusta-se ... acabo de ajustar ... e noto que o lado inferior direito está com imenso blur ... estranho ...

dou um toque na parte lateral do monitor porque estava a montar um candeeiro e noto uma mancha como que houvesse desmagnetização da parte central do ecra e desaparece ( espetem um dedo contra o vosso monitor LCD e aparecem aquelas "ondas" tipicas dos cristais liquidos ... ora aqui aconteceu o mesmo o que nao e' normal ) ... fico meio "estranho" com a situação e dou outro toque na parte lateral ... e faz a mesma coisa ... mudo para o outro lado ... idem ... "AI A M**** " pensei eu ...

volto a sentar-me na cadeira e vou ajustar o monitor ... e fico a rir-me feito "pato parvo" ... isto porque assim que mexi no monitor para o lado esquerdo ... a parte direita do ecra (sim, acreditem no que aconteceu) descai toda para baixo ficando a geometria do monitor parecida com ... bem, tentem pegar num quadrado e fazer um rotate de 30º no paintshop ou algo para terem uma ideia ....

fiquei abismado com tal acontecimento. Eu bem notava que o monitor nao tinha muita sharpness ... que não era normal num Diamontron que é conhecido pela cores e sharpness, ter aquela aparência. Já trabalhei num Digital de 21" que tem prai ... 10 anos ... e é bem melhor que aquilo.
Bem, as letras estavam desfocadas ( principalmente a parte direita ) ... os 100Hz estavam lá ... as condições é que não.

( ATENÇÃO : A Philips na sua publicidade ao 202P40 diz " UP TO 104Hz @ 1600x1200 of Sharpness and flickerfree! " )

Bem ... telefono para a Philips ( 800 831 363 ) e faço a reclamação. A senhora disse-me logo " Mas usa 1600 x 1200@100hz? Ah isso é uma taxa mto alta " ao que respondo " minha senhora so comprei o vosso monitor pq a marca afirma que o 202P40 consegue 1600 x 1200 @ 104hz. caso contrário não teria comprado " ... e pronto ela engoliu um sapo à holandês ( ehehe, eles estão na Holanda, mesmo o atendimento para Portugal lá está ) e seguiu. Deram um prazo de 2 dias uteis para troca de monitores. Muito bem, hoje finalmente lá chegou o monitor.

Mas ontem já me tinham telefonado para a disponibilidade de entrega e perguntaram-me " Sr. Pedro tem os cabos e o suporte não tem? é que este monitor nao deve levar nem cabos nem suporte . a caixa também nao se preocupe que enviamos uma nossa pois eles estragam as caixas todas " ... Ok, deve ser uma caixa mais robusta pensei eu ... Quando chega o carro da chronopost ( passo a publicidade, mas também sao exemplares nas entregas, mto simpaticos porem ... pensam que mexem em sacos de batatas em vez de monitores pois tive que dizer para deslocar aquilo com algum cuidado ... mtas deficiencias dos monitores provêm do mau tratamento dado no transporte ) e vinha uma caixa de um 202P40 toda rasgada com mau aspecto ... ok, tirei-a e abri a caixa ... que nao estava selada ... ao que vejo os esferovites todos partidos ... falta o cabo de power ... vem 2 manuais em vez de um ... o monitor não traz aquela pelicula de protecção, vem todo sujo... o suporte nao funciona ... bem, do mal o menos, espero que funcione bem ( pensei eu ).

Ligo e zan ... 1600 x 1200 @ 100Hz ... que raio ... esfreguei os olhos ... e continuei a ver a mesma coisa ... ora bem ... onde deviam tar 1 letra, estavam 2 ... estava a ver num genero de 9:16 ou seja, peguem num monitor 16:9 ... dem uma volta de 90º ... e ficam com duas barras de 2 cms laterais ... com um resize isto vai ao sitio pensei eu ...

ERRADO ... era mesmo assim, nao dava mais ... Bem... vou meter 1600x1200 @ 85hz para ver se fica bem ... Ena, realmente já ocupa a area visivel toda ... mas nao conseguia olhar para as letras, pois estava com um blur impressionante. em 2 minutos fiquei com dores de cabeça ... Dei o belo do toque delado para ver se tinha o problema do outro, mas nao ...

Agora telefonei para a empresa onde comprei, e passo já a dar os meus parabens à Evolução Digital, pela prestação de serviços que têm. Os meus parabéns pois tem sido muito atenciosos e acompanham o processo todo ( todos os dias praticamente perguntam como esta a situação ). Estão a tentar resolver a situação mas já disse que ou a Philips me garante os 1600x1200@100Hz com uma qualidade/geometria ( eu sei que a geometria dos diamontron nao sao as melhores, mas existe uma distancia entre nao serem as melhores e ... ter de imagem completamente ovalizada focada no centro e totalmente desfocada na periferia. Segundo parece, já me enviaram hoje um monitor completamente novo e irei recebe-lo durante amanha ou quinta feira ... tenho um certo receio do que vêm aí ... foi expressamente pedido um monitor completamente NOVO e TESTADO ... de preferência.

Fica já prometido ao Sr. Rui e ao Sr. Jorge da Evolução Digital, que pago um jantar se desta vez for " de vez " ... Já nos conseguimos "rir" um pouco com isto mesmo nao tendo muita graça ...

Secalhar fui eu ( devo ser ) que tive muito azar mesmo! Eu e as tecnologias ... já com a Nikon D70 foi a mesma coisa, comprei passado menos de 1 mes, RMA com ela por causa de pontos negros nas fotos ( e nao era CCD sujo ) ...

Oh Well ... só os meus 2 cêntimos :)
 
Última edição:
OddZ disse:
Ligo e zan ... 1600 x 1200 @ 100Hz ... que raio ... esfreguei os olhos ... e continuei a ver a mesma coisa ... ora bem ... onde deviam tar 1 letra, estavam 2 ... estava a ver num genero de 9:16 ou seja, peguem num monitor 16:9 ... dem uma volta de 90º ... e ficam com duas barras de 2 cms laterais ... com um resize isto vai ao sitio pensei eu ...

:)
Já pensaste que pode ser problema com a tua placa grafica?
Eu tenho 2 Philips 107 lado a lado com desktop expanded, sempre tiveram desempenho aceitavel para o que eu pretendo...já lá vão mais de 3 anos.
Um dia destes andei a fazer mais uns overclocks na minha velhinha Ti4200, e depois disso comecei a ter esse blur nas letras(que tu indicas) no segundo monitor.Inverti os cabos dos monitores e detectei que o prob era mesmo da grafica. Eu uso a 85HZ, porem se baixasse para 75 desaparecia e a imagem voltava ao normal.
Decidi baixar os clocks da grafica, abaixo dos valores de origem e os monitores estão novamente com a imagem optima.
Cheka isso.. a tua grafica pode ser manhosa com os 1600 a 100Hz
 
Errrr ... a placa não está com overclock ...
a 1600x1200 a 85 hz é ilegivel devido ao blur...
tenho um monitor samsung 957MB e nunca me deu problemas também
acho que uma 9800Pro não é bem o melhor exemplo de "gráfica manhosa"
a nivel de cooler, tem um Artic Cooling VGA Silencer

achas mesmo que o problema é meu?
 
OddZ disse:
Errrr ... a placa não está com overclock ...
a 1600x1200 a 85 hz é ilegivel devido ao blur...
tenho um monitor samsung 957MB e nunca me deu problemas também
acho que uma 9800Pro não é bem o melhor exemplo de "gráfica manhosa"
a nivel de cooler, tem um Artic Cooling VGA Silencer

achas mesmo que o problema é meu?
Pelo sim pelo nao , eu experimentava o monitor noutro pc/grafica ...só para confirmares, não podes acusar assim a Philips sem primeiro teres a certeza que o problema nao está do teu lado ;)




ps: eu nao trabalho na philips :D:D
 
teknix ... em 2 monitores, mesmas configs, resultados diferentes?

eu nao estou a acusar ninguem, alias,

Secalhar fui eu ( devo ser ) que tive muito azar mesmo! Eu e as tecnologias ... já com a Nikon D70 foi a mesma coisa, comprei passado menos de 1 mes, RMA com ela por causa de pontos negros nas fotos ( e nao era CCD sujo ) ...

O que não acho certo é enviarem-me um monitor usado para substituir um novo ... achas que isso é algo que se pode "desculpar" para uma multinacional como a Philips?

Eu não...

E não percisas de defender a Philips Teknix ... se eles fossem processar toda a gente que fala mal deles ... estavam na miséria ... assim como todas as outras marcas o ficariam se metessem processos ...
Além disso estamos num regime de democracia ... cada um dá a sua opinião ... eu como consumidor tenho mais direito que ninguem em criticar bem ou mal.

Quanto a experimentar noutro computador ... eu experimentei noutro computador ... e adivinha ...

Assim fiz o mesmo para o 957MB e adivinha ...
 
Já agora, volto a referir, que o problema é entre mim e a Philips e não a Evolução Digital. Como disse, a Evolução Digital a nível de atendimento leva a pontuação máxima, pois de todas as lojas que conheço, a E.D é sem dúvida a que mais atenção e importância dá ao cliente. Possui um serviço muito rápido de resposta e de resolução de problemas. O pior é mesmo quando empresas grandes falham, como é o caso da Philips. Quem está dentro deste mundo, penso que percebe muito bem o processo... ou a falta dele...
 
Back
Topo