1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conselho para calculadora

Discussão em 'Digital Life' iniciada por o7irg, 11 de Setembro de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 5615)

1. o7irg

o7irg Power Member

Boas
    Em princípio irei comprar uma calculadora, mas como estou completamente a leste do que é possível fazer ou não em cada calculadora queria pedir conselhos a quem possa ajudar.
    Destina-se principalmente para fórmulas financeiras e estatística aplicada, a parte de gráfica não é mt necessária pois a minha área de estudos é a financeira.
    Eu vejo as TI-83-84-89 plus e silvers e máquinas do género, mas não percebo praticamente nada do que as distingue (além do preço).
    Basicamente quero que a máquina tenha bastante memória, e se possível se já tiver programas de mat financeira (ou que seja possível arranjar o prog), também que se possa ligar ao pc e que seja de fácil manuseamento.

Agradeço desde já a quem me possa ajudar...e aos outros também
    Um bem hajam

Última edição: 11 de Setembro de 2007
  2. Fy3

Fy3 [email protected] Member

Eu só posso falar da que tenho, uma TI-89 Titanium e é um maquinão. Se queres que te diga não sei sequer metade das coisas de aquilo faz. Tem uma quantidade de memória razoável e já lá vi qualquer coisa de cálculos financeiros. Liga-se facilmente ao computador podendo usar um programa específico (Notefolio) para escrever documentos e passá~los para a máquina, para além de outros programas com outros objectivos.

3. hatelover

hatelover Power Member

Até quanto pensas gastar?!

Tens sempre a texas voyager, que é igual à TI-89 Titanium, mas com "carcaça" diferente e tem o teclado qwerty que te ajuda bastante se quiseres escrever textos ou notas na máquina (vulgo copianços :b)

4. o7irg

o7irg Power Member

Agradeço desde já pelas respostas.
    De facto as Texas parecem ser a escolha mais comum, também me sinto bastante inclinado para uma Texas.
    A TI-89 parece ser a melhor, a voyager não é aceite na minha faculdade, a Ti-89 julgo que sim.
    Agora será que a diferença de preço entre a TI-89 e a TI-83 se justifica?Pelo menos no meu caso em que não tenho necessidade de gráficos. É mais Estatística e Financeira.

5. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Esquece a Voyage, que é capaz de ser o maior roubo que andam a fazer aos alunos. A Voyage não é mais que a Titanium com um teclado alfanumérico, um monitor ligeiramente maior e leitor de cartões. Tirando isso são exactamente iguais, quer em hardware como em software.

É uma diferença de preços que chega a ser superior a 100€.

6. Fy3

Nem mais, mas tenho impressão que existe uma diferença de memória entre as duas.

7. o7irg

o7irg Power Member

Aconselharam-me HP em deterimento das Texas pois disseram-me que HP tem mais "poder" (se bem que não fiquei a perceber bem o que é o "poder" lol)

Pois bem, fui à procura das HPs (nem sequer sabia que existiam) e encontrei a HP 50g que até parece jeitosinha.

http://h30094.www3.hp.com/product.a...rodCat/Calculators/HP 50g Graphing Calculator

Entre a Hp 50g e a Texas Ti 89 Titanium... o que parece ser melhor?

Pros Texas:
    Mais utilizada, pelo menos por pessoas que conheço só vejo a utilizar Texas.
    Mais apps na net?

HP
    Tem slot para cartão SD. o que dá para aumentar a memória.
    Preço (mais barata que Texas 89 titanium)

Resultado:
    Desconheço completamente as reais capacidades de cada uma delas, e se calhar não vou precisar do processamento gráfico na sua total capacidade, mas já que vou ter de comprar uma calculadora acima dos 100€ e abaixo dos 200€ ao menos quero levar a melhor que puder...mas qual será?

8. Fy3

Sinceramente não te sei aconselhar em relação ao "poder" (??) de cada uma delas. Mas provavelmente com essa HP vai acontecer-te o que acontece com muito pessoal que tem Casios - vais ter que aprender a mexer nela por ti próprio, já que a grande maior parte dos professores percebe mais de Texas, bem como os próprios livros que costumam trazer indicações para as Texas. Mas tenho a certeza que ficas bem servido com qualquer uma delas, espera que alguém te aconselhe melhor. [​IMG]

9. zepedro76

zepedro76 Power Member

Tenho duas, a Texas Voyage 200 e a Casio ClassPad 300 plus, por isso aqui deixo a minha opinião.

Das duas......... CLASSPAD 300 PLUS

A voyage é muito completa, muita memória, blá blá blá, mas tem uma utilização sob o ponto de vista do utilizador muito pouco intuitiva e já para não falar do "mono pesadão" que aquilo é.... tudo funciona como linha de comandos o que a torna pouquíssimo intuitiva o que para erros de cálculos é uma maravilha sem um tipo se aperceber... ("meia hora" para introduzir cálculos, outra "meia hora" para confirmar se está tudo bem introduzido)

A ClassPad tb é muito completa sob todos os aspectos, mas tem mais.... muito mais...
    Mais intuitiva para o utilizador, boa memória (pouco menos que a voyage), teclas de atalho para tudo e mais alguma coisa, leve, e com a grande vantagem de introduzires os cálculos como se fosse no papel, ela assume tudo (inteligente a tipa... lol), pois como é pad tanto podes utilizar a pen e escreveres directamente no ecrã, como podes utilizar as teclas para introduzir cálculos.

Quanto a aplicações para upgrade as duas calculadoras têm muita coisa disponível na NET (financeiro, economia, engenharias várias, etc, etc) embora as duas já tragam de fábrica tudo isto.
    Na classpad podes personalizar as tuas aplicações facilmente e até criares novas para as tuas necessidades de uma forma fácil e eficaz, quanto a Voyage nunca consegui fazer tal.
    É também de referir que com a Voyage convem andares com a Bíblia (manual de utilizador) contigo nos primeiros tempos (muito tempo) pois vais precisar devido à complexidade da máquina, coisa que com a Classpad nunca utilizei devido a ser bastante intuitiva.

Aqui fica a minha humilde opinião de um aluno de Engenharia Electromecânica que tem que andar sempre munido de calculadora.

....Casio ClassPad 300 plus.... Provavelmente a melhor calculadora do mundo.!!!

Abraço

10. timber

timber Zwame Advisor

A Ti 89 é muito mais potente que a Ti 84. Por exemplo lembro-me que a série inferior não fazia inversão de matrizes com números complexos que era uma função que me fazia bastante falta em várias cadeiras.

Quanto tirei o curso quase toda a gente usava ou Ti-92 ou 89 ou HPs 48 G ou GX. As HPs tem um método de cálculo diferente (o chamado RPN) e que havia quem detestasse e quem achasse brilhante. Bem eu fiz o curso todo com uma 48 GX e por isso naturalmente acho-a brilhante.

Casios praticamente ninguém usava porque eram pouco potentes em termos matemáticos.

11. zepedro76

zepedro76 Power Member

Como informação adicional....

Voyage 200 - 270 euros
    Casio ClassPad 300 plus - 165 euros

Um conselho de amigo, não te metas em outras marcas de máquinas tipo HP ou afins, é que mais ninguém vai ter uma a não seres tu e depois queres pedir ajuda a alguém e ficas a falar chinês.....

Ambas as máquinas que te falei trazem bons manuais mas a Casio ClassPad 300 plus oferece-te um livro se te registares com tudo o que é possível fazer com ela com muitos e muitos exemplos de cálculos nas mais diversas áreas, coisa que os manuais não fazem, resumem-se a pôr um ou dois exemplos e já tá, o que ás vezes é pouco....

Convem dizer que nas Universidades 95% dos alunos têm Casios ou Texas e 5% outras marcas... Tá tudo dito...

12. zepedro76

zepedro76 Power Member

Viva timber,

Devo dizer-te que as Casios mudaram muito desde que acabas-te o curso. Eu tive cadeiras como A.L.G.A. - Algebra Linear e Geometria Analitica onde matrizes é "mato" e tudo o que te lembrares de fazer com matrizes a Casio faz e mais... mais rapidamente que qualquer outra máquina devido à facilidade de introdução, manipulação e alteração de matrizes no ecrâ, tive tambem Electrtécnias e Electronicas várias em que numeros complexos é "mato" e faz tudo (embora deva dizer que nesta matéria a Texas leva uns segundos de avanço)

Abraço

13. timber

timber Zwame Advisor

As que havia na altura trabalhavam bem com matrizes e trabalhavam bem com números complexos. Apenas não faziam matrizes que tivessem números complexos, o que é muito útil, como deves saber pelo teu curso, para resolver por exemplo um problema que envolva o modelo matricial para regime estacionário duma máquina assíncrona. No entanto se a calculadora inverter matrizes existem um método manual+calculadora para saltar por cima desta limitação.

Nas cadeiras de matemática a máquina não é muito útil porque era proibida.

O irmão está agora no 4º ano do mesmo curso que tirei e tem usado uma Ti-84 que é uma calculadora científica muito banal. Por isso, para o autor da thread, não entres na conversa que às vezes aparece do "se não tens o material XPTOZYJZJHJ tás ******, já foste". Agora se vais comprar uma nova escolhe bem.

Também não compres uma calculadora a pensar que aquilo vai-te servir para a vida toda. Se tiveres que fazer contas usas um computador. Calculadora é para estudantes. No máximo a tua potente calculadora gráfica fica reduzida a máquina de contas estilo 484578475 + 366734643 para desenrascar rápido.

14. zepedro76

zepedro76 Power Member

Concordo quanto à questão:
    (não entres na conversa que às vezes aparece do "se não tens o material XPTOZYJZJHJ tás ******, já foste")
    Discordo quanto à questão:
    (Também não compres uma calculadora a pensar que aquilo vai-te servir para a vida toda. Se tiveres que fazer contas usas um computador. Calculadora é para estudantes. No máximo a tua potente calculadora gráfica fica reduzida a máquina de contas estilo 484578475 + 366734643 para desenrascar rápido)

Se fores Engenheiro no activo e fizeres trabalho de campo (no terreno/em obra) convem teres sempre uma boa máquina perto. Falo por experiência própria e por muitos outros Engenheiros que conheço. Claro que se estiveres na comodidade do teu escritório na tua secretária utilizas o computador onde certamente tens programas ou aplicações que te resolvem todos os teu problemas e contas.

Desculpa lá estar armado em Marcelo Rebelo de Sousa....

É sempre construtivo este tipo de discussões para esclarecer os vários users, pois expomos pontos de vista.

Abraço

15. timber

timber Zwame Advisor

Na minha curta experiência de engenharia activa (e naturalmente observação do que me rodeia) de cerca de 5 anos nunca vi ninguém fazer contas em cima do joelho em lado nenhum. Até porque onde for uma calculadora vai um portátil.

No entanto claro que há sempre a hipótese de existirem outras realidades.

16. AJUDA.............
    Boas, tanho uma calculadora texas ti-84 e cria resolver matrizes com complexos se soberem de algum programa para faser isso gostaria que me digam.

Obrigado.

17. Olá, bom dia.
    Gostaria de saber se alguma dessas calculadoras:
    - "Casio ClassPad 300 Plus"
    - "Texas TI-89 Titanium"
    - "HP 50G"

Fazem conta de Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III.

Se elas fazem as contas inteiras (passo-a-passo), não quero que apenas mostrem os resultados, quero que mostrem passo-a-passo detalhadamente a resolução das contas.

Alguma delas faz isso????
    Obrigado

18. JaK

JaK Power Member

Duvido que haja alguma máquina que faça o que pretendes. E desde quando se pode usar máquinas nessas cadeiras? :o

19. Aqui pode. Na minha faculdade pode sim, pode usar em provas normal, qualquer calculadora.
    obrigado

Partilhar esta Página