[Conselho]Programa para gravações de cds em Linux

Feiticeiro

Power Member
Boas.
Podem indicar-me um bom programa para gravação de cds em Linux?
Já agora, podem dizer-me como faço para colocar outro disco rígido no pc (não no que diz respeito a instalação do hardware), mas sim, como este deverá ser reconhecido pelo Linux, ou seja, devo-o formatar pelo Particion Magic para Linux é? E depois o S.O vai reconhece-lo na boa?
E já agora :), como faço para saber todas as drivers que existem no meu pc em Linux (cdrom, gravador, 3 e 1/2, etc). Obrigado.
 
Originally posted by Feiticeiro

Já agora, podem dizer-me como faço para colocar outro disco rígido no pc (não no que diz respeito a instalação do hardware), mas sim, como este deverá ser reconhecido pelo Linux, ou seja, devo-o formatar pelo Particion Magic para Linux é?
Basta teres o suporte para o filesystem activado e fazer mount a esse disco. Funciona com tudo desde FAT32 até NTFS (mas só leitura).
Originally posted by Feiticeiro

E depois o S.O vai reconhece-lo na boa?
Obviamente...
Originally posted by Feiticeiro

E já agora :), como faço para saber todas as drivers que existem no meu pc em Linux (cdrom, gravador, 3 e 1/2, etc). Obrigado.

cd /dev
ls h* (para discos e cdroms)
ls fd* (para floppys)
 
Re: Re: [Conselho]Programa para gravações de cds em Linux

Originally posted by Tafinho
Basta teres o suporte para o filesystem activado e fazer mount a esse disco. Funciona com tudo desde FAT32 até NTFS (mas só leitura).

Obviamente...


cd /dev
ls h* (para discos e cdroms)
ls fd* (para floppys)

Basta teres o suporte para o filesystem activado e fazer mount a esse disco

E como vejo se tenho suporte para filesystem? E como faço mount ao disco?

Já sabem que sou newbie...ehehe
 
faz mkdir /win
e acrescenta isto no /etc/fstab

/dev/hda1 /win ntfs noauto,ro,users,umask=000 0 0

E verifica se o disco que tem o win é o hda1 e a partição é em ntfs ou fat32

a seguir faz /mount /win
 
/dev/hda1 /win ntfs noauto,ro,users,umask=000 0 0
Isto é para activar o filesystem?

faz mkdir /win
Isto vai criar um directório de nome win correcto? Porque com o nome "win"?

E verifica se o disco que tem o win é o hda1 e a partição é em ntfs ou fat32
Se estiver em ntfs acrescento no /etc/fstab o que dissestes, mas se estiver em fat32 tenho que colocar em vez de "ntfs", "fat32" correcto? Ou seja:

/dev/hda1 /win fat32 noauto,ro,users,umask=000 0 0

Não percebi como é que o SO vai detectar o disco. Podes explicar melhor sff? Nomeadamente "noauto,ro,users,umask=000 0 0"

Obrigado.
 
O SO já o detectou automáticamente , simplesmente n te deixa aceder a ele...

se for fat32 metes, FAT32 em vez de NTFS e tiras "ro" que está na linha do fstab
 
pa gravar cds... eu pessoalmente uso o gtoaster , modo grafico facil de usar e funcional.. so tenho um problema... gravar cds audio.. leva 30mins a gravar po disco... e dps eh que grava.. alguma configuraçao mal feita.. mas ja tentei e nao consigo por on-the-fly

quanto ao:
"noauto,ro,users,umask=000 0 0"

noauto - acho que é pra teres que usar o mount /win pa montares a partiçao senao ele monta logo quando inicias o pc.. eu pessoalment tenho isso pa montar sozinh

ro - read-only se a partiçao for ntfs usa isto... o modo de escrita em ntfs ainda nao está bem implementado pode dar porcaria..

umask=000 acho que é so pro user 000 ter acesso a ele... devias por o nr do user que normalmente usas... pra nao ter que tares sempre como root se quizeres ler esse disco

os 0 0 finais nao sei bem tem a ver com scandisk.. ou kkr koisa do genero.. eu acho que tenho 1 0, que é pra ele ver se o disco foi bem "desmontado" algo do genero...

ah! e pra usares o gravador de cds... tens que ter suporte scsi, e o gravador vai ser /dev/sr0 em vez de /dev/hdx mas em principio o mandrake deve fazer isso sozinho nao? nunca usei essa distribuiçao
 
Originally posted by kanguru

umask=000 acho que é so pro user 000 ter acesso a ele... devias por o nr do user que normalmente usas... pra nao ter que tares sempre como root se quizeres ler esse disco

É uma mascara... não tem nada a haver com o user 000...
Simplesmente quer dizer que as permissões dos ficheiros não são alteradas...
Se pusesses 111 em vez de 000 queria dizer que todos os fichiros do disco só podiam ser lidos...
Tem os mesmo argumentos do comando chmod
 
Originally posted by kanguru
ah! e pra usares o gravador de cds... tens que ter suporte scsi, e o gravador vai ser /dev/sr0 em vez de /dev/hdx mas em principio o mandrake deve fazer isso sozinho nao? nunca usei essa distribuiçao

Tenho que ter suporte scsi? Como assim? Não posso ter um cdrw ide?
Eu neste momento tenho um cdrw ligado por usb 2.0, mas como Linux não gosta de usb, por isso é que vou trocar o meu leitor de cds por um cdrw.
Mas apenas ao substituir um pelo outro não será o suficiente? Terei que alterar alguma coisa também em algum ficheiro de configuração?
 
Originally posted by Feiticeiro
Tenho que ter suporte scsi? Como assim? Não posso ter um cdrw ide?
Eu neste momento tenho um cdrw ligado por usb 2.0, mas como Linux não gosta de usb, por isso é que vou trocar o meu leitor de cds por um cdrw.
Mas apenas ao substituir um pelo outro não será o suficiente? Terei que alterar alguma coisa também em algum ficheiro de configuração?



Nada disso , podes user IDE na boa, simplesmente o kernel trata os gravadores de Cd's como dispositivos SCSI, daí teres de ter suporte para SCSI...

Embora isto já não seja completamente verdade, as últimas versões das cdrtools já não precisa de suporte para SCSI
 
E se precisar realmente de suporte scsi, como vejo se tenho esse suporte activo ou não, e no caso de não o ter no estado activo como o coloco como activo?
 
penso ke so recompilando o kernel ou pelo menos os modulos do kernel... pelo menos eu uso como scsi mas se da como ide... isso ja nao sei como se faz
 
Back
Topo