conselho - redes

korning

Power Member
Boas,

Resolvi recorrer aqui aos experts do forum para me aconselharem numa instalação que queria fazer numa pequena empresa de um familiar.
Têm já uma rede com 2003 server e active directory configurada.
O que se pretende agora seria: colocar um pc novo (XP) na rede para servir apenas como uma espécie de fileserver e printserver. Ou seja, quero "juntá-lo" à rede e fazer com que tenha o seu disco partilhado para todos na rede (pode haver uma pasta p cada user) onde possam guardar os seus trabalhos e outras coisas. Como não domino o Active Directory (foi instalado por uma empresa que nunca mais lá vai voltar, if you know what I mean), precisava de umas dicas:
como faço para por este novo pc na rede já existente?

Um outro problema / defeito é o facto de terem as impressoras ligadas num pc da rede em que o seu utilizador não vai trabalhar diariamente. Têm que estar a ligar este pc para poder imprimir...

Haverá forma de ligar todas ao tal pc novo que vai estar sempre ligado, de modo a que toda a gente possa imprimir sempre que quiser pela rede? Que devo fazer? Qual a melhor forma de ter impressoras partilhadas e sempre acessíveis, low cost claro!!

Muito obrigado desde já,
fiquem bem,

korning
 
Boas.
Quanto às impressoras ou ligas todas ao novo fileserver por usb (ou por rede se tiverem essa função) ou tens d comprar printservers, o que dá um esticãozito +/- €€ :S

Quanto ao novo server, eu optaria por uma linux box...samba, nfs, cups e o que mais for necessário.
Se optares por XP, fazers o que queres é basico a n ser que o ponhas como domain server.
É só partilhares o disco e criares pastas para cada um, mas isso não tem qualquer tipo de segurança.
 
Back
Topo