conselho SLR

The Dealer

Power Member
Até no máximo 500 euros, e com a melhor grande angular de origem "possivel", qual a melhor SLR que posso adquirir? Canon 1000D? Olympus e420? Nikon D60? Para trocar por uma fuji s6500 (está à venda :) )
 
Última edição:
Por esse preço, provavelmente a 1000D com a 18-55 IS. A Nikon D40 também não me parece uma má opção, mas não conheço a objectiva do kit... espera que alguém se pronuncie sobre isso.

A Olympus, quanto a mim, é a pior das três.
 
Por esse preço, provavelmente a 1000D com a 18-55 IS. A Nikon D40 também não me parece uma má opção, mas não conheço a objectiva do kit... espera que alguém se pronuncie sobre isso.

A Olympus, quanto a mim, é a pior das três.

Peço desculpa queria dizer D60 :) Em relação a olympus, uma vez peguei nela por segundos e a primeira coisa que não gostei foi a ergonomia. Em relação à Canon, penso que um "problema" é a qualidade do material utilizado. Mais do que isso sinceramente não sei. Aguardo vossas opiniões :)
 
Praticamente todas têm a mesma angular nos kits. No entanto, tanto com a Canon como com a Nikon, consegues arranjar grandes angulares a partir dos 350/400€. A Olympus tem um crop que dificulta a existência de focais baixas e julgo que a única UGA com focais realmente baixas que há, tem preços astronómicos. Mais uma vez, Olympus no seu melhor. E sim a ergonomia é muito má.
 
Que seja a D60... continuo a não conhecer a lente do kit (por "não conhecer" entenda-se "não saber como ela se porta"). Mas de certeza que já aparece aqui alguém que esteja mais por dentro das lentes da Nikon e já te informa melhor.

A ergonomia das Olympus também nunca me fascinou. Quanto à qualidade do material da Canon...não acho que seja assim tão mau. A 1000D tem um aspecto um bocado "plástico", mas acredito que seja bastante resistente (claro que não tem a resistência de um corpo como uma 5D ou uma 40D, mas também não custa o mesmo). Eu tenho uma 350D e nunca tive qualquer tipo de problema com o material de que é feita a máquina :)
 
Tiago vai pegar nas outras 2 que ainda não 'sentiste' na mão e depois vê o que opinas porque de resto estão basicamente ao mesmo nível a diferença vai estar depois nas lentes que comprares futuramente pois as do kit são iguais.
 
Tiago vai pegar nas outras 2 que ainda não 'sentiste' na mão e depois vê o que opinas porque de resto estão basicamente ao mesmo nível a diferença vai estar depois nas lentes que comprares futuramente pois as do kit são iguais.

Yap... Basicamente é isto. Vê a oferta de UGAs para cada uma delas e toma atenção que para a D60 precisas de lentes com motor de focagem incorporado, ou seja, AF-S.
 
Não se esqueçam dos 500€ de orçamento... Uma 10-20 era melhor que a lente do kit, obviamente... mas são 460€, só a lente. E quem diz a Sigma 10-20, diz a Tokina 11-16 ou outra qualquer. Mas para já, acho que a solução é mesmo a lente do kit da 1000D ou da D60. Mais tarde se vires que queres realmente investir numa UGA...força nisso.
 
Mas isso é óbvio. Aquilo que estamos a falar é para ele ver já a oferta de lentes, porque acima de tudo é isso que faz o sistema (embora as lentes que falámos existam para ambos), mas são lentes que ele pode adquirir mais tarde.
 
Sim, e a 11-16 da Tokina é recente por isso também deve ter.

Nop. Não tem.

A nova Tamron 10-24 é que acho que sim. A Sigma 10-20 tem de certeza e é HSM (tipo USM).

Quanto às lentes de kit 18-55, diz a sabedoria popular que, à exepção da Canon 18-55 *SEM* IS que é particularmente má, são todas praticamente iguais. Corrigam-se estou errado, pois destas lentes a única que usei foi precisamente a Canon 18-55 sem IS, e de facto não era grande espingarda em aspecto nenhum.
 
De facto a zuiko 7-14 custa cerca de 1500€, mas não há nada para Canon que se compare em termos de qualidade óptica, nem sequer tão wide, a Nikon tem uma 14-24 que é bastante equivalente em qualidade (e preço), para 4/3 existe ainda uma Zuiko 11-22 e penso que a Sigma 10-20 saiu recentemente uma Zuiko 9-18, que custa cerca de 500€ e que tem sido bem recebida.

Alguns exemplos do que a 9-18 é capaz de fazer.

Mas lá está, a Zuiko 7-14 pode e deve mesmo ser muito boa (creio que foi wide do ano não foi?) mas à partida não é o tipo de lentes que quem anda em orçamentos apertados compra. A Zuiko 11-22 fica uma 22-44, por isso já mal se pode considerar ultra-wide. A 9-18 por 500€ é que já parece uma opção mais viável, agora a Sigma 10-20 só mesmo para APS-C, onde fica 15/16mm e não 20mm como na Olympus.
 
Praticamente todas têm a mesma angular nos kits. No entanto, tanto com a Canon como com a Nikon, consegues arranjar grandes angulares a partir dos 350/400€.

Bem eu vou ser sincero, se fizer "upgrade" para SLR, e o unico investimento que fizer for uma telefoto (e possivelmente uma macro mais tarde), a grande angular de "origem" não é bastante boa (muito acima da da fuji s6500) ?
Tiago vai pegar nas outras 2 que ainda não 'sentiste' na mão e depois vê o que opinas porque de resto estão basicamente ao mesmo nível a diferença vai estar depois nas lentes que comprares futuramente pois as do kit são iguais.
Sem duvida que farei isso, queria só saber a opinião de alguem que "sabe na prática". :)
 
Última edição:
n disse que era melhor ou pior.
disseste que n havia nada na canon que se assemelhasse à ZD
há. poderá n ser melhor ou tão boa, mas n é tão miserável que n chega aos calcanhares da ZD
 
Bem eu vou ser sincero, se fizer "upgrade" para SLR, e o unico investimento que fizer for uma telefoto (e possivelmente uma macro mais tarde), a grande angular de "origem" não é bastante boa (muito acima da da fuji s6500) ? Sem duvida que farei isso, queria só saber a opinião de alguem que "sabe na prática". :)

Não quero ser mal educado e interromper "à força" a vossa discussão, mas como é um pouco off-topic (não estou a criticar ninguem, eu proprio o faço várias vezes), vou deixar isto aqui outra vez. Peço desculpa pela "pressa" mas tenho de tomar algumas decisões um tanto ou quanto rapidamente :)
 
vamos lá ver as coisas como elas são...
quem compra uma olympus n a compra à espera de comprar lentes de 1500€ que tem utilizações pontuais.
para tudo o resto deverá haver uma razão para n vermos olys nos relvados dos estádios nem nos rails dos autodromos...
 
Back
Topo