conselho,sobre avaria?!

carlrod

Membro
olá a todos.:) meu televisor , ELECTRONIA 2874 RF,TEM 4-ANOS E ONTEM, ao ligar ,o ecran,ficou instavel,no canal av,alias em todos. umas interferencias,umas riscas,horizontais,e um ruido atras ,junto ao transformador,alias nele mesmo,durante uns 35 segundos,depois o ecran fundo azul estabiliza,e fica bom,durante horas,enquanto vejo,programas.ao desligar,e passados segundos 10 mais ou menos,ligo novamente,e no ecran está estavel!!! só se deixar,a tv,desligada minimo 15 minutos,e voltar a ligar,é que se passa,isto.desconfio do transformador de linhas!!?
que dizem,ao certo? será o dito?
se deixar,assim,ir andando,poderá ser grave,avariar,outras coisas mais na tv? ou só é problema no tranfº,e não vai causar mais nenhum dano?
é urgente,mudar o componente?
obrigado.
 
Última edição:
Como disseste, isso pode ser um problema no transformador, nomeadamente nos condensadores. Já agora, o transformador é externo? Mas esses sintomas também podem dizer que é algo nos transístores...
Em principio o problema não deve afectar a restante TV, mas se o problema for mesmo no transformador estamos a falar de algo que é barato de substituir, logo não há necessidade de deixares andar isso assim.
 
BOM DIA ,E OBRIGADO PELA RESPOSTA DE AJUDA
espi28.gif
. EU CONFESSO NÃO SOU TECNICO,MAS GOSTAVA,TENHO UMA QUEDA PARA ELECTRONICA COMO HOBY,MAS,FAÇO UMAS COISITAS,COM AJUDA DE TECNICOS,DE FORUNS.POR EXEMPLO,JÁ INCORPOREI,NUM METAL DETECTOR POTENCIOMETRO ,PARA 400 FREQUENCIAS,+ UMA VEZ,MUDEI O TRANSFORMADOR,DE LINHAS,NA MINHA VELHA GRUNDIG,QUE ALIAS,AINDA A TENHO,MAS NÃO FICOU BEM...ISTO É: NÃO FOI AJUSTADO,BEM COMOme disseram,O SCREEN E FOCUS!! APESAR DE EU TER IDO A UM TECNICO DE MINHA FREGUESIA(ALDRABÃO) PAGUEI 30€,E FICOU SEM,EFEITO RESPOSTA DO TELECOMANDO,E COM MESMO PROBLEMA: EM QUALQUER PROGRAMA,A IMAGEM,COM O FUNDO BRANCO,NESSE INSTANTE,DA UNS FLACHES NA IMAGEM,A TREMER,ATÉ FAZ MAL AS VISTAS!!...E AO MESMO TEMPO,APARECE UMA RISCA PRETA,VERTICAL,NO FUNDO DO ECRAN,E ATE MEIO DESTE!!
COMO SE FAZ,PARA AFINAR O SCREN E O FOCUS EXACTAMENTE??EM DETALHES?
AGORA SOBRE,A TV ELECTRONIA: TRANFORMADOR DE LINHAS, MODEL: DARFON,CON ESTES NUMEROS ,COLADOS AO MESMO
> 30037592
> BSC48G
> 87868-611245
> sabe me dizer, POR FAVOR QUAL O MODELO ,EQUIVALENTE?
,descobri que a zona de fuga,parece ser,zona da chupeta,pois esta enfarruscado essa zona,e até atras na tampa,plastica,do t.v,no mesmo sitio zona da chupeta.
outra coisa: transformador de linhas,e transformador MAT,SÃO A MESMA COISA??
VERIFIQUEI,QUE A PLACA,QUE ESTA JUNTO AQUELA PARECE LAMPADA ,TRASEIRA INTERIOR DO ECRAN, ESTAVA UMA RESISTENCIA,CERAMICA: 104K-250 Gi.,CON UM PINO DESOLDADO.SOLDEI-O BEM,e pensei:tenho o problema resolvido!!LIGUEI TUDO FICOU NA MESMA,ALIAS CURIOSO:ESTAVA OUTRA RESISTENCIA CERAMICA,COM UM PINO SEM SOLDAR,DE ORIGEM,COM O DITO PINO NUMA FENDA QUE ESSA PLACA TEM,EM VARIOS SITIOS!!! COISA CURIOSA,,,...!?PARA QUE SÃO ESSAS RESISTENCIAS,SE NÃO ESTÃO A FAZER EFEITO NA PLACA... e se eu substituisse,todos os transistores,desta mesma placa,tem,um grande(ainda não apontei a referencia,que esta aparafusado,em placa de aluminio.,e outros pequenos 2 ou tres.e como são,baratos e se eu os substitusse todos?e se estivesse assim o problema resolvido,escusava de comprar,o tranf de linhas,que são mais de 20€!e se o de origem,estiver bom!!?gasto dinheiro inutimente.os transistores são muito baratos! QUE ME DIZ AO CERTO? outro pormenor,depois deste dia do meu post!
agora ligo a tv,e demora,ai uns 10 minutos minimo,a ficar o ecran todo quase normal azul,ao ligar,aparece um quarto do ecran,horizontal,con un azul,esbatido misturado com cor de laranja,e aos poucos muito poucos,vai,alastrando a todo o ecram,.quando fica todo,prenchido,agora não estabiliza mais!começas as interferencias horizontais no ecran sempre seguidas, e un ruido rac..rac..rac... atras junto,á chupeta.precisa mesmo de um novo tranfº linhas?!
repito: como de afina,o SCREEN E O FOCUS AO CERTO??
DESCULPE O INCOMODO,DE TANTAS QUESTÕES! E MUITO OBRIGADO.​
 
Back
Topo