1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Conselhos para a compra de portátil

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por oportista, 17 de Abril de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 651)

1. Boas, estou interessado em comprar um portátil e peço desde já a vossa ajuda. Segue o questionário base preenchido em baixo.

=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?

Cerca de 750€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
    c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não, não estou muito por dentro desse assunto.

4) A que tarefas se destina o portátil?

Trabalhos na faculdade na área de desenvolvimento de software.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?

Frequentar frequentemente para a faculdade.

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Não sei, conto ter uma tomada sempre por perto, mas lá está se der para ter boa autonomia ainda melhor.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Não costumo jogar, e quando jogo são normalmente jogos mais antigos ou do género do WoW ou um PESzito nas férias. (o facto de jogar jogos antigos tb se deve em parte à limitação do meu desktop actual, ou seja, se for possível dar para jogar bem, ainda melhor, senão paciência).

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?

Prefiro ver ao vivo, não vá a imagem enganar :D Zona do Porto/Maia.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?

Eu prefiro o XP mas deve ser difícil um portátil que não tenha o Vista instalado hoje em dia, não?

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
    a. WXGA - 1280x800;
    b. WXGA+ - 1440x900;

Aquela que se adapte melhor ao ecrã e sendo a mais alta possível. Julgo ser entre a 'a' e a 'b'.

11) O aspecto do portátil é importante para ti?

Sim.

12) Quando é que vais comprar o portátil?

Queria comprar até ao final da próxima semana.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?

Privilegio a rapidez do disco à capacidade, mas diria no mínimo uns 200-250GB?

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?

Não.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?

HDMI era interessante numa perspectiva futura.. :)

=============================================

Obrigado desde já.

2. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Dá uma vista de olhos no Acer 6935g...

3. Boas,

Obrigado pela sugestão, parece excelente em termos de qualidade/preço. No entanto fiquei com um pé atrás em relação à marca e já vi algumas queixas acerca deste portátil mas deve-se encontrar queixas em todos, não?

Como é que está a assistência da Acer actualmente?

4. Urhilf

Urhilf Power Member

Teoricamente (e digo isto porque nunca usei a assistencia acer), o serviço tecnico de assistencia Acer melhorou nos ultimos anos porque actualmente já dispoem de um centro em portugal (antes tinham so em barcelona).

Tive um Acer ha uns 6 anos atrás, que nunca me falhou (dei-o ao meu pai ha uns 3 anos), e continua hoje em dia a funcionar tecnicamente sem problemas. A tampa desse portatil rachou quando eu ainda o usava, depois de 2 quedas duma altura de cerca de 1 metro directamente num chao de pedra. Mesmo depois dessas quedas, continuou a funcionar sem problemas técnicos.

Depois desse Acer tive um Asus, que nas 2 ultimas semanas de garantia necessitou de assistencia. A Ename (assistencia tecnica da Asus em Portugal), nao me resolveu o problema alegando que o mesmo se encontrava fora da garantia (o leitor de CD/DVD ja nao lia nada ha uns 6 meses, mas com o uso que lhe dava, nem me preocupei em mandar arranjar até que se aproximava o final da garantia...). A Ename enviou-me uma foto do leitor optico com uma peça partida (curiosamente, quando lhes enviei o portatil, a peça ia inteira). Nao me quis chatear muito com eles, e apesar de me terem cobrado o "orçamento" (que suponho que incluiu o trabalhito de partir deliberadamente dita peça), decidi nao arranjar o portatil porque ja queria comprar um novo de qualquer forma...A minha liçao pessoal foi: Asus nuca mais.

Comprei recentemente o Acer 6935 na Fnac, e até agora tudo 5 estrelas...tendo em conta o preço, é o melhor portatil actual do mercado por menos de 900€...

Se vier a necessitar da assistencia tecnica da Acer, nao me preocupo muito, porque as leis de protecçao de consumidores estão cada vez mais aperfeiçoadas e mais dirigidas para a efectiva protecçao dos consumidores de bens de consumo. Apesar de ser de 2003 e de ja ser muito boa, dita lei foi alterada em 2008, aumentando ainda mais o nivel de protecção aos consumidores no que respeita à garantia dos bens de consumo.

Antes de comprar este Acer, tinha comprado um LG S510 que infelizmente veio com um defeito de fabrico, e a loja que mo vendeu (atençao, a loja, e nao a LG), nao me queria aceitar o portatil de volta, afirmando que eu so tinha direito á reparação. Para azar deles, sou advogado e conheço as leis de protecçao do consumidor bastante bem...Depois de uma pequena luta de 1 semana, devolveram-me o dinheiro integralmente.

Com tudo isto, pretendo basicamente dizer que hoje em dia ja nao interessa tanto a qualidade da assistencia da marca, porque qualquer consumidor que tenha de recorrer a ditos serviços, e no caso de que os mesmos nao sejam competentes (demorarem mais de 30 dias a resolver o problema; nao conseguirem resolver o problema definitivamente e devolverem o portatil ao consumidor mais do que X vezes mantendo-se a avaria, etc.), nao é muito complicado exigir a restituição do valor integral do computador... O facto entao de que a Acer ja disponha actualmente de um serviço de assistencia em Portugal, facilita todo o trâmite de contacto e resolução de litigios no caso de que seja necessário recorrer aos serviços técnicos da marca, no caso de que ditos serviços nao cumpram com as exigências legais que lhes sao impostas.

Peço desculpa pelo testamento :P Boa sorte com a tua compra!

Última edição: 18 de Abril de 2009
  5. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

Comprei à duas semanas o Sony Vaio VGN-NS11/Z na Vobis a 749€ e estou satisfeito. Aquece pouco, tem bateria para 3 horas e pouco, teclado ergonómico (embora não é "a la" MAC).
    O mal é não vir com cd's de recover.

6. Obrigado a todos, especialmente ao Urhilf!

Acabei por comprar mesmo o Acer 6935g na fnac. Tá muito fixe :)

7. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Optaste bem. Boa sorte com a máquina. :)

Partilhar esta Página