Equipamento Conselhos para compra de DSLRs - Ler o primeiro post

Status
Fechado a novas mensagens.
"the D3 can see in the dark a lot better than I can"

Esse blog às vezes sai-se com algumas pérolas dignas de um KR...

Para o exemplo dado, nem sequer é preciso uma D3 para ver "melhor". Qualquer DSLR actual safar-se-ia bem nas mesmas condições (ISO 1250). Além disso, com um tripé até uma compacta fotografava aquela cena (maravilhas das longas exposições).

Note-se que a visão nocturna dos seres humanos não capta cores.

A D3 mostra o músculo sobretudo entre ISO 1600 e 3200, que são velocidades muito práticas para fotografar desporto com iluminação artificial.
 
1) Qual o orçamento disponível?

Até 500€, mas estou disposto a esticar até 550€ se valer MESMO a pena.

2) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Pode ser on-line ou física (Porto), tanto me faz.

3) A que fim se destina (amador/profissional)?

Amador. Fotografias de vários tipos, interiores, exteriores, mas nunca a grandes distâncias, não gosto muito de fotografar landscapes, gosto muito mais de fazer uma ou outra macro.

4) Preferes algum sistema?

Usar mounts da Canon e Nikon claro que seria melhor pela quantidade de lentes, mas não quero que isso seja um impedimento para ter uma máquina melhor.

5) Quais as distâncias focais que mais te interessam?

Quero começar com uma lente normal, 18-55, e ver a partir daí o que gosto mais e talvez comprar futuramente mais lentes.

6) Tencionas usar iluminação artificial?

De imediato não. Daqui a 2/3 meses quero pensar em comprar um flash para interiores, só para fazer bounce.

6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?
-

7) Precisas de algum acessório (Mala, Pega Vertical, Cartão de Memória, etc...)?
Mala e cartão.

----

Tenho visto algumas máquinas que me interessariam para já:
* Nikon D60
* Canon EOS 1000D / XS
* Olympus E-520
* Canon EOS 450D (um pouco mais cara, só se arranjar a um preço porreiro)

Thanks!
 
Em relação ao meu post anterior, tenho visto aquelas máquinas e pareceu-me que a Canon 1000D limpa a Nikon. Alguém pode ajudar a recomendar uma DSLR?
 
O que vi em reviews é que é mto porreira, boa relação preço-qualidade, mas a qualidade das fotos não está ao nível das outras.

Nas mãos de quem sabe uma k200 tira fotografias equivalentes a qualquer uma das outras, mas tem 2 duas desvantagens: velocidade FPS e JPGs default, por outro lado se pretendes evoluir para FF a Pentax não será a melhor opção. Em termos de lentes standard apesar de ter menos escolha tem as varias focais cobertas, onde tens muito pouca escolha é em lentes mais exoticas e caras tipo as 70-200 2.8/300 2.8/400 f4 ..... em contrapartida em primes com focais curtas deve ter das maiores/melhores ofertas do mercado a preços "acessiveis".
Outra eventual desvantagem é ausencia de Liveview.

Em termos de relação preço/qualidade a vantagem da k200 é no preço inicial e continua aumentar à medida que vais comprando material.

Qualquer um dos packs da ***** está com um preço muito bom.

http://www.*****.com/pt/pt/1771329/art/pentax/k200d-objectivas-smc-da-1.html

http://www.*****.com/pt/pt/1771360/art/pentax/k200d-objectivas-smc-da-1.html
 
pa depende... pk o buffer da k200 so deixa +- 6 jpgs de cada burst.
o da 1000D penso que é ate o cartao encher n?
 
É, a 1000D é até encher.

A Pentax pareceu-me muito bem de início. À medida que andei a ler reviews, li que a D60 era sempre uma melhor escolha do que a Pentax, e andam à volta do mesmo preço. Principalmente porque a K200 tem maus jpegs, e nisso outras são muito melhores, sobretudo a 1000D. Isto foi o que compreendi das muitas reviews que li. Outra coisa apontada à Pentax é que o seu anti-shake não é tão bom como a Pentax quer fazer parecer.

A E-520 parece-me ser uma excelente máquina, mas peca por usar Fourth Thirds. Acham que isso é um factor suficientemente forte para rejeitar uma câmara? É claro que com a Canon poderia usar lentes antigas e aproveitar a enorme gama que eles têm, mas a tendência também será para todas as futuras lentes Olympus/Panasonic e algumas Sigma usarem Four Thirds, ou estou enganado?
 
Última edição:
como ja foi dito isso dos jpgs é de inicio... uma alteraçaozita nos modos da maquina e ja fica ao nivel das outras.
o anti-shake n tenho queixas a apontar, disparo frequentemente com uma 40D com lentes IS e nas mesmas condiçoes (focais/luminosidade/velocidade de obturador e aberturas) costumo conseguir o mesmo nivel de sharpness.

Agora se é melhor ou pior do que eles dizem, nao sei. Sei que para mim chega e sobra xD
 
É, a 1000D é até encher.

A Pentax pareceu-me muito bem de início. À medida que andei a ler reviews, li que a D60 era sempre uma melhor escolha do que a Pentax, e andam à volta do mesmo preço. Principalmente porque a K200 tem maus jpegs, e nisso outras são muito melhores, sobretudo a 1000D. Isto foi o que compreendi das muitas reviews que li. Outra coisa apontada à Pentax é que o seu anti-shake não é tão bom como a Pentax quer fazer parecer.

A E-520 parece-me ser uma excelente máquina, mas peca por usar Fourth Thirds. Acham que isso é um factor suficientemente forte para rejeitar uma câmara? É claro que com a Canon poderia usar lentes antigas e aproveitar a enorme gama que eles têm, mas a tendência também será para todas as futuras lentes Olympus/Panasonic e algumas Sigma usarem Four Thirds, ou estou enganado?

Qualquer máquina vai ter vantagens e desvantagens, eu começei por querer uma d40:), pesei pros e contras, vi reviews, vi as minhas necessidades e acabei numa k200, é uma proposta muito equilibrada barrada com um preço fantastico.

O facto dos jpegs não serem os melhores em default está relacionando com os settings escolhidos, podes configurar os mesmos a teu gosto(ex - sharpening + NR +-saturação etc) a d60 se quiseres fotografar em raw mais jpeg é bem pior já que apenas permite escolher jpeg na pior qualidade. Os Raws da k200 estão ao nivel da concorrencia.

Está provado que o anti-shake no corpo é inferior ao das lentes(especialmente das ultimas gerações), mas por outro lado é superior à ausencia de anti-shake, com o IS/VR no corpo qualquer lente passa a ter IS, quantas lentes (tirando as de kit) têm IS\VR nas focais menores a preços acessiveis?

Quanto a lentes manuais essa foi uma das razões que me fez escolher uma k200(eu queria a k20 mas infelizmente não havia €uros).
As lentes mais antigas e baratas da Canon (FD) não contam, porque que não podes usar em lado nenhum (tirando a g1) e uma grande parte das outras(m42) também podes usar na Pentax, na Canon tens como extra, poder usar o mount Contax/Yashica com adaptador.
Na Pentax podes usar todas as lentes antigas de foco manual (m42/k mount) com meetering/IS/focus confirmation em todas elas(na canon o adaptador tem que ter um chip para a confirmação do foco e IS é mentira), podes inclusive usar algumas nikon mais antigas ( o mount é parecido mas nem todas fazem lock), a maior parte dessas lentes Nikon pré AIS não fazem meetering em corpos abaixo da Nikon d300.
Lentes antigas em nikon esqueçe, de todos os sistemas é o menos amigável, sendo o melhor nesse aspecto o 4/3 (tirando os viewfinders menores).

Vantagens da k200:

Viewfinder maior que os da concorrencia.
Usa pilhas (isto é pessoal mas pelo preço de uma bateria para a d60 compro três jogos de eneloops + carregador)
Tem suporte para flash wireless nativo (na nikon só tens na d80\d90, na Canon em nenhuma, a solução alternativa é usar um flash topo de gama ou um transmissor no hot shoe).
IS\VR em todas as lentes (mesmo uma Tamron/sigma 70-200 2.8(600/700€) fica com IS algo que só consegues com 1500€ na nikon/Canon, será que mais do dobro = dobro da qualidade?).
Todas as lentes com AF tem AF, na d40/d60 tem sido motivo para muitos users fazerem upgrade para as d80/d90s, porque algumas lentes não têm AF. (ex 50mm 1.8).
Ergonomia (mais em relação ás 1000d/450d).
Qualidade construção/materiais usados(mais em relação ás 1000d/450d).
Weather/dust Seal, com uma 16-50 2.8/50-135 2.8/55 1.4/200 f2.8/300 f4 e a 60-250 f4 (em abril!!!) ficas com um conjunto em termos de selagem que não encontras em nenhuma outra gama de entrada.
Tens disponivel uma gama de primes Limited que não existe noutra marca em termos de qualidade optica/qualidade construção/tamanho/peso/preço.
Facilidade no uso de lentes antigas.
Preço.
É diferente :D.

Vantagem da lente kit:

Qualidade construção.
Tem o elemento frontal fixo(permite o uso de polarizador).
O mount é em metal.
Pára-sol incluido (na Canon/Nikon tens que comprar +15/20€).
O pára sol é em forma de pétala(oferece mais protecção(fisica/luz directa/flares) ao contrario dos Canon/Nikon que são minusculos devido à rotação do elemento frontal.

Neste momento na gama de entrada, se tivesse que escolher entre Canon e Nikon iria para a Canon (semi-resolvendo a questão da ergonomia com um Grip), na minha opinião a Canon tem uma oferta superior à nikon neste segmento.

A unica razão para eu comprar uma d60 seria para usar com uma 18-105(sem mais lentes)... mas por mais 11€(*****) prefiria trocar a lente sempre que necessario e ir para uma k200 com uma tele+bolsa+grip.

Uma grande desvantagem da Pentax será "quase" total ausencia nas grandes superficies(*****/Worten/Vobis/*****/*****) assim sendo para comprar Pentax tem que se recorrer ao Online e aos seus preços estupidamente baixos, mas para quem quer comprar em locais fisicos a Pentax não é opção, quando tem Pentax é a de exposição e pouco mais e muitas vezes só têm modelos antigos com mais de 2 anos.

Um conselho procura experimentar a máquina que queres para veres o conforto/ergonomia.

Boas Compras.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta :D Grande resposta btw, vendeste-me bem a Pentax.

Eu sou da opinião que não existem más escolhas, existem escolhas adequadas a cada um. Eu sou o primeiro a dizer se a melhor máquina para alguém for uma Canon ou Nikon, quem precisar de muitos FPS a melhor opção com "baixo" custo é uma Canon mas não é uma 1000d/450d seria uma 40d, quem depende de AF rápido e preciso, fica melhor servido na Canon/Nikon, mas não é com conjuntos de entrada, é com conjuntos de 2k-3k €uros, cada macaco no seu galho.

Na essencia todos os kits de entrada de gama(d60 +18-55vr + 55-200vr / 1000d + 18-55IS + 55-250IS / k200 + 18-55 II + 55-200) permitem tirar fotografias com qualidade equivalente e aprender, mais função aqui menos função ali acabam por ser equivalentes, na C&N pagas o marketing e a marca e a factura acaba por ser mais elevada.

Boa Escolha
 
Pah, isso é para meninos. Eu queria era saber em RAW. Se era tão miserável como os 1.5FPS da 1000D. :p


Yah, eu também gosto de máquinas pesadas. A minha pesa +1Kg. :)

É um bocadinho melhor 2,8 mas só tem espaço para 4 raws depois disso tira 1 por segundo ou menos, testei um dia destes e assustei-me com tamanho alarido :D.

As tartarugas também ganham corridas lol.

As Pentax são pesadas porque têm os ossos largos :) até a lingrinhas da K-m é pesada, deve ser uma questão genetica.
 
É um bocadinho melhor 2,8 mas só tem espaço para 4 raws depois disso tira 1 por segundo ou menos, testei um dia destes e assustei-me com tamanho alarido :D.

A 1000D também não deve ter buffer para muito mais e faz menos 1fps, portanto...

Se as tartarugas também ganham corridas e não há provas disso, a culpa é da 1000D que não é suficientemente rápida.
 
JPG: 1000D faz 3.0fps ilimitado vs k200D faz 2.8 ate 6, depois fica a 1.6fps
RAW: 1000D faz 1.5fps ate 6, depois fica a 1.2fps vs k200d 2.7fps ate 4 depois fica a 0.7fps

A pentax faz o bracketing mais rapido, fora isso e mais lenta, i.e. se estao a pensar tirar sekencias de mts fotos.
 
JPG: 1000D faz 3.0fps ilimitado vs k200D faz 2.8 ate 6, depois fica a 1.6fps
RAW: 1000D faz 1.5fps ate 6, depois fica a 1.2fps vs k200d 2.7fps ate 4 depois fica a 0.7fps

A pentax faz o bracketing mais rapido, fora isso e mais lenta, i.e. se estao a pensar tirar sekencias de mts fotos.

A K200D, em RAW, acaba por ser preferível. Quando queres captar "aquele" momento, é mais importante que a máquina faça o máximo número de FPS.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo