Equipamento Conselhos para compra de DSLRs - Ler o primeiro post

Status
Fechado a novas mensagens.
dentro dessas 2 preferia a 40D com uma 70-200 F4 e uma tammy.
mas btw, esse kit da k20 é qualquer coisa de babanço...
 
40D ou D90.

OUUU.... http://www.*****.com/pt/pt/1642919/art/pentax/k20d-objectiva-smc-da-16.html
É um kit á prova de tudo!
nao posso deixar de aconselhar pentaxes...

Mas dentro dos 1500€, bom bom é isto:
http://www.*****.com/pt/pt/2314310/art/nikon/d90-objectiva-af-s-dx-18.html


Acho que no caso de ele pretender fotografar acção a k20 é curta, só faz 3 FPSs, tanto a d90 como a 40d são superiores, ainda por cima fica limitado apenas uma lente.... A unica vantagem é que pode fotografar em sitios que os outros não podem(com as sigma/tamron's).

No caso da d90 fica melhor servido com as lentes third party 2.8 mesmo que exceda um pouco o orçamento.
 
Pessoal, depois de tanta questão, acho que vou finalmente avançar na compra da SLR. Já tou quase decidido na pentax, como muitos de voces devem saber, mas queria só preencher o tal questionário por curiosidade hehe :D

1) Qual o orçamento disponível?
Até 500€

2) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Epa, pode ser online, mas do tipo da ***** onde posso levantar numa loja física.

3) A que fim se destina (amador/profissional)?
Amador com vontade em se tornar profissional. Wannabe profissional. MAS, não estou pendente de canikon, aliás, para o mundo fullframe normalmente é preciso lentes fullframe, o que faz com que possa ter equipamento FF e equipamento APS-C tipo pentax.

1. Indicar os tipos de fotografias que pretendes tirar
Ui, tudo. Não faço muitos retratos nem paisagens, também é verdade, mas faço um pouco de tudo!

4) Preferes algum sistema?
Gosto do sistema 4/3 do pentax e do nikon.

5) Quais as distâncias focais que mais te interessam?
12-300.

6) Tencionas usar iluminação artificial?
Em principio não.

6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?
Ser particularmente barato.

7) Precisas de algum acessório (Mala, Pega Vertical, Cartão de Memória, etc...)?
Nope, mas se vier extra...

Portanto, o meu fim é saber a vossa opinião sobre o kit K200D +18-55 +grip +mala.

Queria perguntar também se vale a pena esperar pela K300, visto que ela vem no verão (Segundo a pentax). Será que o kit pode baixar de preço?
Tenho a opurtunidade de comprar uma D60 + lente sem VR nova por 430€ numa loja física. Será uma escolha melhor que a pentax?
 
Três coisas:

- Se queres vir a ser profissional, vais ter que aprender a lidar com luz artificial. É amplamente utilizada em quase todo o tipo de fotos, nem que seja só para um "fillzinho".

- Convém teres tudo do mesmo sistema.
Primeiro pela compatibilidade das lentes. Isso que falas de lentes APS para corpos APS e lentes FF para corpos FF não é bem como pensas. Já aqui há tempos te vi a afirmar que não há vantagem em ser o mesmo sistema, mas enganas-te. Mesmo no caso da Canon, em que as lentes APS não funcionam em FF, há vantagens. Podes comprar um corpo APS com lentes APS, ir comprando lentes FF aos poucos e só mais tarde comprar o corpo FF. Além disso, se ficares com o APS como backup, vais ter todo o interesse em que se o corpo FF berrar consigas continuar a usar o bom vidro que tens. Isto parecendo que não, já são vantagens consideráveis.
Depois há outros acessórios que te interessam que sejam compatíveis, como os flashes.
Não esquecer também que misturar dois sistemas pode ser atrofiante em termos de utilização. Já usei Canon como main e Nikon como backup e era um atrofio cada vez que tinha que trocar de máquina. E até eram dois corpos que conheço relativamente bem (40D e D200).

- Por fim, enquanto profissional, não te queiras ver "sozinho" num sistema. Se reparares é raro o profissional que não tenha Canon ou Nikon, mesmo que depois tenha outro sistema e até o use como principal. É que se algum dia te vires agarrado, nestes dois sistemas tens de longe mais hipóteses de arranjar quem te safe.

Em relação ao que comprar, atendendo ao que disseste, só consideraria a 1000D ou D60, apesar de considerar ambas fracas. Mas melhor, a meu ver, seria uma 450D ou D80 em segunda mão.
 
Última edição:
Três coisas:

- Se queres vir a ser profissional, vais ter que aprender a lidar com luz artificial. É amplamente utilizada em quase todo o tipo de fotos, nem que seja só para um "fillzinho".

- Convém teres tudo do mesmo sistema.
Primeiro pela compatibilidade das lentes. Isso que falas de lentes APS para corpos APS e lentes FF para corpos FF não é bem como pensas. Já aqui há tempos te vi a afirmar que não há vantagem em ser o mesmo sistema, mas enganas-te. Mesmo no caso da Canon, em que as lentes APS não funcionam em FF, há vantagens. Podes comprar um corpo APS com lentes APS, ir comprando lentes FF aos poucos e só mais tarde comprar o corpo FF. Além disso, se ficares com o APS como backup, vais ter todo o interesse em que se o corpo FF berrar consigas continuar a usar o bom vidro que tens. Isto parecendo que não, já são vantagens consideráveis.
Depois há outros acessórios que te interessam que sejam compatíveis, como os flashes.
Não esquecer também que misturar dois sistemas pode ser atrofiante em termos de utilização. Já usei Canon como main e Nikon como backup e era um atrofio cada vez que tinha que trocar de máquina. E até eram dois corpos que conheço relativamente bem (40D e D200).

- Por fim, enquanto profissional, não te queiras ver "sozinho" num sistema. Se reparares é raro o profissional que não tenha Canon ou Nikon, mesmo que depois tenha outro sistema e até o use como principal. É que se algum dia te vires agarrado, nestes dois sistemas tens de longe mais hipóteses de arranjar quem te safe.

Em relação ao que comprar, atendendo ao que disseste, só consideraria a 1000D ou D60, apesar de considerar ambas fracas. Mas melhor, a meu ver, seria uma 450D ou D80 em segunda mão.

Mas eu não sei se vou sequer passar para full-frame...

Imaginemos que compro a D60 (tenho alguma coisa contra canon tá visto) para segunda lente o que compro? A 70-300VR? é cara e grande. A 55-200? Não tem os 300mm que gostava de ter. A 70-300 da sigma e tamron? Não têm estabilizador. É um sistema que me vai ficar bastante caro :(
Espero não estar a ser picuinhas. Só quero o máximo de opiniões possível. ;)
 
Última edição:
Mas eu não sei se vou sequer passar para full-frame...

Imaginemos que compro a D60 (tenho alguma coisa contra canon tá visto) para segunda lente o que compro? A 70-300VR? é cara e grande. A 55-200? Não tem os 300mm que gostava de ter. A 70-300 da sigma e tamron? Não têm estabilizador. É um sistema que me vai ficar bastante caro :(

Nem eu sei se vou passar para FF. Mas é uma hipótese que tenho sempre em aberto. Até porque não só eu tenho intenções de evoluir, como a própria tendência é o FF ficar cada vez mais acessível.

Em relação à Nikon, podia-te responder que a Canon é mais barata, mas a realidade é que seja qual for o sistema que adoptes vais sempre ter que ultrapassar obstáculos, uns mais ultrapassáveis que outros. No entanto é fácil ver que estes dois sistemas são consensualmente os mais procurados, pelas várias vantagens que oferecem, mesmo que só se reflictam a médio-longo prazo. Afinal, tudo isto é um investimento.

PS: Don't worry. :) É normal, é um grande investimento. Aliás, eu quando comecei a pensar nisto, andei a correr tudo. Sony, Panasonic, Pentax, etc... Só Olympus é que estava fora da corrida porque já sabia que não gostava. Entretanto comecei a ver a "big picture" do mundo profissional, até devido a amigos meus, acabando por me render à D300 e 40D.
 
Última edição:
Nem eu sei se vou passar para FF. Mas é uma hipótese que tenho sempre em aberto. Até porque não só eu tenho intenções de evoluir, como a própria tendência é o FF ficar cada vez mais acessível.

Em relação à Nikon, podia-te responder que a Canon é mais barata, mas a realidade é que seja qual for o sistema que adoptes vais sempre ter que ultrapassar obstáculos, uns mais ultrapassáveis que outros. No entanto é fácil ver que estes dois sistemas são consensualmente os mais procurados, pelas várias vantagens que oferecem, mesmo que só se reflictam a médio-longo prazo. Afinal, tudo isto é um investimento.

PS: Don't worry. :) É normal, é um grande investimento. Aliás, eu quando comecei a pensar nisto, andei a correr tudo. Sony, Panasonic, Pentax, etc... Só Olympus é que estava fora da corrida porque já sabia que não gostava. Entretanto comecei a ver a "big picture" do mundo profissional, até devido a amigos meus, acabando por me render à D300 e 40D.

Pois, agora até tou virado para a nikon. É pena porque já estava completamente agarrado á pentax...

E agora, será que vale a pena esperar pela D60x (?) ou pela K300D?
Falta a nikon, a pentax e a sony anunciarem os seus novos produtos...
 
Para profissionais que vivem de fotografia eu penso que só existem duas hipoteses: Canon e Nikon, não é pela qualidade disto ou daquilo, é porque são os que tem melhor suporte em termos profissionais com programas especificos tipo CPS/NPS. Se o tipo de trabalho depende do momento e de momentos que não se podem repetir(casamentos/festas) então C&N porque têm os melhores AF e os melhores sistemas de Flash, mas estamos a falar de lentes de 1000/1500 euros e corpos de outro tanto ou mais. Para quem ganha a vida com fotografia penso que os custo dos Corpos/lentes são marginais e não são mais que simples ferramentas como o pedreiro tem os seus escopos e martelos.
É possivel cortar a relva com um corta relva electrico mas é muito mais facil com um a gasolina, este ultimo também é mais caro.
Depois vêm a parte psicologica que é "what if"(se eu tivesse), ou seja vai haver sempre uma insegurança pelo risco de falhar devido ao equipamento inadequado, ou determinada marca não estar à altura do trabalho.

Voltando aos comuns mortais :)

Pensando em algo semi pro um conjunto k20 + 16-50 2.8 +k20 +50-135 2.8 custa 2655€ na digiwowo, se quisermos 2 de cada 3934€ (2*k20d + 2*16-50 + 2*50-135 2.8).

Uma Nikon d300 + 17-55 2.8 2492€ na digiwowo imaginem os backups...

Não tenho dúvidas que a d300+ 17-55 é melhor que qualquer dos conjuntos da k20, mas será melhor que os dois? Será que uma d300 + 17-55 que custa mais 80% que uma k20+16-50 no total ofereçe mais 80% de vantagens?
Então se colocarmos uma lente FF tipo a 24-70 a factura aumenta ainda mais. E se passarmos tudo para o FF passa a :) um bicho mau de comer €'s. Já disse que se quiser passar para FF o conjunto d300 e a 17-55 é igual ao k20d + 16-50 em termos de compatibilidade (nem me falem no sacrilégio de usar a 17-55 em modo crop :D lol)?
Eu vejo a fotografia como o Hi-Fi cada pequeno incremento de qualidade aumenta exponencialmente em preço.

Passando aos reles mortais (como eu) que querem aprender fotografia :) o FF é apenas uma miragem e como tal ao comprar uma aps-c o minimo que me devo preocupar é mesmo o FF. Para aprender fotografia e dominar a técnica qualquer SLR serve e em alturas de crise não será pior enveredar por um sistema que ofereçe mais qualidade e possibilidade de FF mas por preços muito acima dos "small players".

Cabe a cada um medir a importancia de cada factor....

Seja qual for a escolha no final só importam duas coisas, as fotografias e o sentirmo-nos confortáveis com a máquina que usamos.

*edit - André no verão vai sair a sucessora da k20, a sucessora da k200 só no final do ano...
 
Para ser sincero, esperar pela D60x é jogar na roleta. Ou a Nikon se passa e faz algo revolucionário, ou mantém a mesma onda de "mais do mesmo". A K300D também não sei o que esperar, a Pentax tem feito umas apostas no mínimo suspeitas (corzinhas e tal). :p

Continuaria mais virado para uma D80 em segunda mão. Ou até mesmo uma 30D ou D200, que já são corpos respeitáveis.

Já disse que se quiser passar para FF o conjunto d300 e a 17-55 é igual ao k20d + 16-50 em termos de compatibilidade (nem me falem no sacrilégio de usar a 17-55 em modo crop lol)?
Sacrilégio ou não, é possível não é? :) Então está bastante longe de ser igual em termos de compatibilidade. E o contrário é perfeitamente possível, lentes FF numa APS, portanto há sempre vantagens de compatibilidade.

Pensando em algo semi pro um conjunto k20 + 16-50 2.8 +k20 +50-135 2.8 custa 2655€ na digiwowo, se quisermos 2 de cada 3934€ (2*k20d + 2*16-50 + 2*50-135 2.8).

Uma Nikon d300 + 17-55 2.8 2492€ na digiwowo imaginem os backups...

40D + 17-55 IS USM + 70-200 F4L IS USM = 2530€

Já agora, a título de curiosidade: Nikon D700 + Nikkor 24-120mm VR = 2700€ e fica logo encerrada a questão do FF.

E a K20D como semi-pro é qualquer coisa que anda no cinzento.

PS: De qualquer forma, já são coisas que se encontram a sair do bolso do comum dos mortais.
 
Última edição:
Ufa! Depois de ver aqui tanta opção, tanta conta e tanto número fico feliz por já ter passado esta fase. No meu tempo foi mais fácil porque o "comum dos mortais" só tinha duas opções: Canon 350D e Nikon D70S. E bastou-me pegar nas duas para escolher.

Acho que toda a gente apontou questões importantes. Mas temo que a discussão contribua mais para a confusão do que para o esclarecimento. Por isso vou tentar simplificar.

Em caso de dúvida, Canon e Nikon são as "opções seguras". No pior dos casos há sempre a opção de despachar o material, e isso é mais fácil com material C&N do que de outras marcas.

Até gosto da Pentax e não me interessa para nada que não tenha (ainda) uma FF. Mas só optaria por Pentax se achasse que precisava da robustez do corpo e não tivesse orçamento para uma Canon 40D. Qual Pentax? Não faço ideia...

Se não fosse sair de estúdio, as minhas opções seriam Canon ou... Sony (acho). Mas sou suspeito pois nem sequer tenho estúdio...

Para quem faz um pouco de tudo e pensa ir evoluindo no vidro, é (quase) atirar a moeda ao ar entre Canon e Nikon. Enquanto houver 40D esse é, sem sombra de dúvida, o melhor negócio. A D80 é uma opção interessante se encontrada em segunda mão a um preço "justo". D40, D60 e o que vier a seguir só são opção se formos capazes de sacrificar o CLS remoto grátis (que é precisamente um dos pontos mais fortes da Nikon) e o AF nas lentes sem motor. Entre D90 e D300 há que pesar muito bem os prós e os contras (em particular a diferença de preço e o espectro da D400). As Canons "reles" (500D e predecessoras) para mim estão todas chumbadas na ergonomia, mas outras pessoas podem ter uma opinião diferente.

Finalmente, qualquer que seja o sistema escolhido, o que me parece mais importante é que consigamos vislumbrar _agora_ o caminho a seguir para ter o "nosso kit ideal" (o quer que isso possa significar para cada um). Pode ser que isso passe por uma Pentax só com primes Limited.
 
Caros pentaxianos, desculpem mas vou para o clube nikon. hehe

Bem, eu quero jogar pelo seguro, e esta promoção de 420 ou 430€, ja nem me lembro muito bem, parece-me muito interessante.

Talvez vá comprar hoje, talvez não, vou ver se pego na D60 e a experimento antes.

Quero evoluir na fotografia, se isso implica D700 e D3 não sei. Mas que poderá implicar D300 isso sim. E a K20 ainda não está tão boa como estas nikon. Sebem que é muito mais barata.

Existe adaptadores para lentes pentax na nikon? Para usar umas FA limited 8D
 
Para ser sincero, esperar pela D60x é jogar na roleta. Ou a Nikon se passa e faz algo

revolucionário, ou mantém a mesma onda de "mais do mesmo". A K300D também não sei o que esperar, a Pentax tem feito umas

apostas no mínimo suspeitas (corzinhas e tal).

A k300 deve ser um k200 com o sensor da k20 ou não... Esperam-se grandes novidades, ainda não se sabe se boas ou más :) para a sucessora da k20, a Pentax divulgou que vai haver uma mudança no conceito da mesma. Tanto pode ser uma k20 no corpo menor de uma k200 como pode ser outra coisa qualquer :D. De qualquer forma a sucessora da k200 só no final do ano.

Sacrilégio ou não, é possível não é? Então está bastante longe de ser igual em termos de compatibilidade. E o contrário é

perfeitamente possível, lentes FF numa APS, portanto há sempre vantagens de compatibilidade.

De qualquer forma usar lentes DX numa FF é uma solução de recurso e que só é possivel na Nikon.

40D + 17-55 IS USM + 70-200 F4L IS USM = 2530€

Já agora, a título de curiosidade: Nikon D700 + Nikkor 24-120mm VR = 2700€ e fica logo encerrada a questão do FF.

Usei a Nikon apenas porque o André já disse que não gostava muito das canon entrada de gama. Essa 24-120 é da linha pro? é que nem sequer é f4 constante.
Uma das coisa das conclusões que já cheguei é que para um pro existe uma regra de ouro "dois de cada naquilo que é essencial", ou seja dois corpos/duas lentes de cada/dois flashes/.... porque aquilo que não falha por vezes falha...

Pergunto eu, preferias uma 40d + 17-55 IS + 70-200 (nem vamos discutir os mais 500€ da 2.8 já que a 50-135 é mais curta, dou um empate técnico:)) a dois corpos k20d cada um com a sua lente(16-50 / 50-135)?
Em alguns casos andar com uma segunda máquina tipo bandoleira com tele deve dar muito jeito.
Para cobrir um casamento preferias uma d700+24-120 ou um conjunto tipo k20d + 16-50 + 50-135 e saber que tinhas um conjunto no porta bagagens em caso de alguma avaria? Achas que em serviços profissionais é prudente ter só uma máquina e uma lente, mesmo que seja estudio? É que os valores que estamos a falar o conjunto com k20 é quase sempre metade do preço.

Continuaria mais virado para uma D80 em segunda mão. Ou até mesmo uma 30D ou D200, que já são corpos respeitáveis.

E a K20D como semi-pro é qualquer coisa que anda no cinzento.

Existem alguns Prós que usam Pentax(alguns até migram para Pentax) principalmente por 3 razões:


-Limitações no tamanho do kit - k20+limiteds

-Qualidade/custo das primes limited - k20 com as limited tem uma relação preço/qualidade imbativel, Uma k20 com lentes limited é capaz de tirar fotografias que não ficam envergonhadas ao lado de outras tiradas por equipamentos que custam três ou quatro vezes mais, claro que primes não é para todos, nem para todas as situações.

-Uso em condições de trabalho adversas/sofriveis (pó/areia/chuva/...) - Uma k20 + lente da* é dos poucos conjuntos a preço "acessivel" capaz de fotografar nessas condições, muitas vezes essas fotografias só estão ao alcance de corpos/lentes topo de gama, a IQ pode não ser igual mas é preferivel um registo com menos IQ que a máquina ficar na mochila, claro que se compensar os €€€€'s que se lixe a máquina com o dinheiro que vier compra-se outra.

Normalmente quem muda para Pentax é porque sabe o que quer, ou tem necessidades especificas.

Só posso falar pela Pentax mas neste momento fora da C&N é uma boa opção para alguns tipos de fotografia, mas se eu achar que para fazer o meu trabalho vou precisar do melhor que existe no mercado (equipamento/serviços) sem olhar a custos então C&N sem dúvida nenhuma mas não vai ser com uma d700 com 24-120 VR, estou a falar de conjuntos como d3+24-70/d700+24-70 (ou outras lentes desse calibre) que custam no minimo 3500€ (x2 claro)

...
Em caso de dúvida, Canon e Nikon são as "opções seguras". No pior dos casos há sempre a opção de despachar o material, e isso é mais fácil com material C&N do que de outras marcas.

Até gosto da Pentax e não me interessa para nada que não tenha (ainda) uma FF. Mas só optaria por Pentax se achasse que precisava da robustez do corpo e não tivesse orçamento para uma Canon 40D. Qual Pentax? Não faço ideia...

Se não fosse sair de estúdio, as minhas opções seriam Canon ou... Sony (acho). Mas sou suspeito pois nem sequer tenho estúdio...

Acho que opção segura é mesmo analisar os prós e contras de cada sistema, ver o que queremos e quanto vai custar em cada sistema e só depois decidir.
O corpo acaba por não ser o maior investimento, na guerra C&N a 40d faz a balança pender para o lado da Canon e como o investimento inicial passa sempre por um corpo... acho que no geral a Nikon estica-se mais nas lentes de topo...

Em estudio é onde a se nota menos as diferenças entre os sistemas porque são ambientes controlados e normalmente com "luz" universal.

...
Finalmente, qualquer que seja o sistema escolhido, o que me parece mais importante é que consigamos vislumbrar _agora_ o caminho a seguir para ter o "nosso kit ideal" (o quer que isso possa significar para cada um). Pode ser que isso passe por uma Pentax só com primes Limited.

Esta é a mais pura das verdades o melhor kit é aquele que desejamos e achamos que é perfeito para nós, é aquele com que nos sentimos confortáveis, qualquer sistema tem defeitos, mas é muito mais facil "perdoar" os defeitos de quem gostamos (que psicologia barata haha).

Caros pentaxianos, desculpem mas vou para o clube nikon. hehe

Bem, eu quero jogar pelo seguro, e esta promoção de 420 ou 430€, ja nem me lembro muito bem, parece-me muito interessante.

Talvez vá comprar hoje, talvez não, vou ver se pego na D60 e a experimento antes.

Quero evoluir na fotografia, se isso implica D700 e D3 não sei. Mas que poderá implicar D300 isso sim. E a K20 ainda não está tão boa como estas nikon. Sebem que é muito mais barata.

Existe adaptadores para lentes pentax na nikon? Para usar umas FA limited 8D

No final o mais importante é que te sintas bem com a tua escolha e que sirva os teus propósitos. 420€+55-200VR não fica muito longe do preço do kit k200.

A Nikon em termos de adaptar lentes é a pior escolha sejam manuais sejam FA Limited.

Boas Compras e boa sorte :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo