Equipamento Conselhos para compra de DSLRs - Ler o primeiro post

Status
Fechado a novas mensagens.
Existe adaptadores para lentes pentax na nikon? Para usar umas FA limited 8D

Esquece lá os adaptadores para F-mount! Se queres adaptar lentes de outros mounts a melhor opção é Canon, só superada pela micro-4/3. Mas não faltam é lentes de qualidade com F-mount.

Aconselhas comprar logo com o kit a 55-200 para depois evoluir para a 70-300 VR ou comprar uma 70-300 sig/tam ?

O teu kit ideal é com a 70-300 VR? Se é, se calhar devias considerar não comprar nenhum zoom tele e começar já a juntar para a 70-300 VR. No meu caso, como ainda tenho a ilusão de um dia ter uma 70-200 f/2.8 VR fiquei-me logo por uma 70-300 das mais baratas.
 
De qualquer forma usar lentes DX numa FF é uma solução de recurso e que só é possivel na Nikon.

Um recurso é um recurso e esse é tudo menos pequeno. Até porque já que falas em kits duplicados, esse é dos principais recursos que faz com que não precises de andar sempre a comprar x2, porque dificilmente se avaria corpo e lentes. Isto no caso de ser um corpo APS e outro FF, em que indo para outras marcas obriga a dois corpos e dois sets de lentes.
No caso da Canon a vantagem realmente não é tanta como na Nikon, mas basta que tenhas um único set de lentes FF, que já é compatível com corpos APS.
E se vires as coisas com lógica é esta última a principal. O corpo APS à partida é o backup, logo é nesse que te interessa poder continuar a usar as lentes de topo, caso o corpo principal avarie.

Usei a Nikon apenas porque o André já disse que não gostava muito das canon entrada de gama. Essa 24-120 é da linha pro? é que nem sequer é f4 constante.
Uma das coisa das conclusões que já cheguei é que para um pro existe uma regra de ouro "dois de cada naquilo que é essencial", ou seja dois corpos/duas lentes de cada/dois flashes/.... porque aquilo que não falha por vezes falha...

Eu referi a Nikon apenas porque achei piada a já estarmos a entrar em valores que possibilitam a compra de uma FF. Claro que não era essa a minha opção, tendo com prioridade várias lentes boas.

Pergunto eu, preferias uma 40d + 17-55 IS + 70-200 (nem vamos discutir os mais 500€ da 2.8 já que a 50-135 é mais curta, dou um empate técnico:)) a dois corpos k20d cada um com a sua lente(16-50 / 50-135)?
Em alguns casos andar com uma segunda máquina tipo bandoleira com tele deve dar muito jeito.
Para cobrir um casamento preferias uma d700+24-120 ou um conjunto tipo k20d + 16-50 + 50-135 e saber que tinhas um conjunto no porta bagagens em caso de alguma avaria? Achas que em serviços profissionais é prudente ter só uma máquina e uma lente, mesmo que seja estudio? É que os valores que estamos a falar o conjunto com k20 é quase sempre metade do preço.

A 70-200 eu considerei empate também, não pelo ser mais longa, mas por ter USM e em termos ópticos ser excepcional, mesmo comparando com outras lentes de topo (é melhor que a 2.8, por exemplo). Além disso é uma lente FF, logo são € que poupas se mais tarde quiseres ir para FF.

Quanto aos kits, não tenhas dúvidas nenhumas. Não considero a K20D um corpo semi-pro, logo aí não consegue sequer competir com a 40D. E para ir para opções mais fracas, só para as ter em duplicado, também tenho opções mais baratas (por muito que não goste delas).
Já para não falar que até sou capaz de comprar a 50-135 pelas focais, mas prefiro de longe a 70-200. E comprando o kit com a 50-135 até podia ter duas 40D por mais 200€ que as duas K20D.

Por fim, em serviços profissionais, acho que qualquer um destes dois sistemas (Canon/Nikon) justifica bem o investimento, mesmo que seja inicialmente mais caro. Seja pela facilidade em arranjar equipamento, nem que seja usados, seja pelos serviços de assistência (já usei o da Canon, é excelente), seja pela cumplicidade com possíveis colegas de trabalho, seja pelas possibilidades de evolução e expansão do setup, ou até mesmo pela consistência com que estas marcas lançam bons corpos, especialmente nas gamas mais elevadas, em que até há pouco tempo só competiam entre elas.
Coisas "alternativas" (que até podem ser melhores, eu adorava ter uma Leica), só mesmo depois de ter um destes dois sistemas como base.

Em estudio é onde a se nota menos as diferenças entre os sistemas porque são ambientes controlados e normalmente com "luz" universal.
Isso não é inteiramente verdade. Ambientes controlados ganhas nuns lados, perdes noutros. E o funcionamento com essas luzes? Ligações? Sincronismos? AF em low light?

A verdade é que devemos escolher sempre o equipamento que mais gostamos, mas no mundo profissional por vezes há que fazer compromissos e ver as coisas sempre a médio-longo prazo.

Aconselhas comprar logo com o kit a 55-200 para depois evoluir para a 70-300 VR ou comprar uma 70-300 sig/tam ?

55-200 ou 55-200VR?

Tudo vai depender do quanto depressa consegues evoluir. Se for coisa rápida, talvez percas menos dinheiro com o que for mais barato. Se for para ainda aguentar uns tempos, talvez seja preferível a que tiver melhor IQ.
 
Última edição:
Boas!

É o seguinte, quero iniciar-me no mundo das SLRs, por isso não queria gastar muito dinheiro para já, para aprender e evoluir com uma da gama de entrada, depois logo se verá.

Tive a fazer uma pesquisa e gostava que me dessem a vossa opinião, qual das seguintes escolheriam? Nota que está ai a canon 1000d, mas eu não queria gastar mais de 400€, so se valer mesmo a pena...

- OLYMPUS E 420 SE KIT (17,5-45mm (35-90mm KB)) - 329€
- OLYMPUS E 420 KIT + 1442 - 379€
- OLYMPUS E 420 DOUBLE ZOOM KIT D 14-42mm 1:3.5-5.6 / ED 40-150mm 1:4.0-5.6 - 448€
- PENTAX K 200 D SILBER + 18-55II - 349€
- PENTAX K-M MIT DA L 18-55 D-SLR - 399€
- CANON EOS 1000 D + 18-55 DC - 449€
- NIKON D 60 KIT+AF-S DX 18-55 mm - 349€

Obrigado pela ajuda!
 
Nikon D40 por 250€?

Dessas, a Canon ou a Nikon se por alguma razão quiseres ir para esses sistemas pelas suas vantagens, ou então a Pentax K200D se for mesmo só para um uso amador sem grandes pretensões.
 
Boas!

É o seguinte, quero iniciar-me no mundo das SLRs, por isso não queria gastar muito dinheiro para já, para aprender e evoluir com uma da gama de entrada, depois logo se verá.

Tive a fazer uma pesquisa e gostava que me dessem a vossa opinião, qual das seguintes escolheriam? Nota que está ai a canon 1000d, mas eu não queria gastar mais de 400€, so se valer mesmo a pena...

- OLYMPUS E 420 SE KIT (17,5-45mm (35-90mm KB)) - 329€
- OLYMPUS E 420 KIT + 1442 - 379€
- OLYMPUS E 420 DOUBLE ZOOM KIT D 14-42mm 1:3.5-5.6 / ED 40-150mm 1:4.0-5.6 - 448€
- PENTAX K 200 D SILBER + 18-55II - 349€
- PENTAX K-M MIT DA L 18-55 D-SLR - 399€
- CANON EOS 1000 D + 18-55 DC - 449€
- NIKON D 60 KIT+AF-S DX 18-55 mm - 349€

Obrigado pela ajuda!

Tu queres fazer da fotografia um hobby simples, ou queres evoluir no campo, gastar dinheiro, e quem sabe ter um emprego no ramo?

Para esses objectivos mais profundos, aconselho a nikon e a canon.Entre estas 2 prefiro a nikon. Onde é que arranjas a D60 kit por 350€ ???

Para coisas não tão ambiciosas e mais baratas, a olympus E420 KIT e a Pentax K200D. Dentro destas 2 prefiro a pentax.
 
Apenas quero fazer da fotografia um hobby simples, é obvio que quero evoluir, mas nunca para me "empregar" no ramo.

Estes preços são da Saturn Alemanha. Então sendo assim aconcelhas a olympus E420 KIT e a Pentax K200D em vez da D60? Achas que dentro desta gama fico melhor servido com umas destas duas?
 
Apenas quero fazer da fotografia um hobby simples, é obvio que quero evoluir, mas nunca para me "empregar" no ramo.

Estes preços são da Saturn Alemanha. Então sendo assim aconcelhas a olympus E420 KIT e a Pentax K200D em vez da D60? Achas que dentro desta gama fico melhor servido com umas destas duas?

Aconselho a K200D se não te importares de ter uma camera prateada. Aconselho a 420 se não te importares de não ter estabilização. Aconselho a D60 se tiveres dinheiro para gastar na fotografia.

A 420 é a segunda camera mais barata do mercado (a primeira é a sony a200). É porreira mas nada de outro mundo.
A D60 é mais por ser nikon, e teres acesso ao (na minha opiniao) melhor sistema do mercado.
Vai pela pentax ;)
 
Consigo arranjar uma Nikon D40 por 180€ + portes. Acham que faço um bom negócio? Isto com uma lente a sério (tipo tamron 17-50) deve rockar, não? Acham que vou notar muita diferença por exemplo para uma pentax K200D (que consigo por 300€)? O problema é que estes 100€ são altamente necessários para a compra da lente. Não tenho mais dinheiro de momento para comprar a lente se comprar a K200D. :( O que me dizem da Nikon D40? Que limitações poderei encontrar nesta máquina?
 
Consigo arranjar uma Nikon D40 por 180€ + portes. Acham que faço um bom negócio? Isto com uma lente a sério (tipo tamron 17-50) deve rockar, não? Acham que vou notar muita diferença por exemplo para uma pentax K200D (que consigo por 300€)? O problema é que estes 100€ são altamente necessários para a compra da lente. Não tenho mais dinheiro de momento para comprar a lente se comprar a K200D. :( O que me dizem da Nikon D40? Que limitações poderei encontrar nesta máquina?

Sem duvidas que vais ter melhor qualidade de imagem com a d40+17-50 2.8 (ou sigma 18-50 2.8). Na Tamron tens que ter a certeza que é a versão com motor interno e na Sigma a HSM Macro.
 
Bom, é a minha vez de vos pedir umas opiniões.:p Ando num dilema há uns tempos e tenho mesmo de decidir isto. Obviamente ninguém pode decidir isto por mim, mas gostava de ouvir opiniões vossas para ajudar na decisão. Já ouvi várias opiniões mas já que até existe este tópico vou aproveitar.

Antes de falar sequer das máquinas em si, deixem-me fazer-vos o ponto da situação. A minha questão seria muito simples de resolver. Seria, mas não é. Isto porque há algo que me condiciona e muito: o vídeo. Eu preciso dele. Não tenho possibilidade de comprar para já uma câmara de filmar dedicada pelo que para 2 ou 3 projectos que já tenho agendados terei de me desenrascar com aquilo que posso espremer da DSLR que acredito ser muito. Portanto, e dado que a 500D por questões de corpo é como se não existisse para mim, fico com duas opções:

A: Comprar Nikon D90. Conservo as (poucas) lentes que tenho, gasto 1500€ em corpo, grip, flash, tripé de vídeo e acessórios e vendo a minha D70s e tenho algum retorno, não gastando um montante por aí alem. Contudo, considero esta opção um remendo porque a D90 é, para todos os efeitos, uma máquina amadora. Pretendo algo mais e por isso vou ser obrigado a trocar em breve, perdendo evidentemente € na futura troca.

B
: Comprar Canon 5DMII. Um corpo full frame que a vir vem acompanhado de uma Canon 24-70 f/2.8, flash, grip, tripé de vídeo e outros acessórios. Uma solução definitiva e de alto nível tanto em vídeo como em fotografia. Contudo esse nível fica caro. Serão 3900€, um montante bastante elevado, pelo menos para mim e que demorará algum tempo a rentabilizar. Terei algum retorno da venda de todo o meu equipamento Nikon, ficando o preço final em 3300-3400€. Um valor que mesmo assim é bastante elevado.

Aproveitei também para fazer algumas contas paralelas a nível de lentes e fiquei curioso...as lentes que quero (independentemente de ficar na nikon ou passar para canon) são as seguintes:

16/17-35 f/2.8
24-70 f2.8
70-200 f2.8 IS/VR
100mm f2.8 Macro

Curioso é saber que na Nikon este set custa cerca de 5260€ e na Canon custa "apenas" 4480€. Portanto está também aqui uma vantagem de passar para Canon pois ficaria já com uma lente do set que desejo e as outras seriam também todas mais baratas e adquiridas mediante as possibilidades a médio prazo.

Posto isto, o que fariam vocês se pudessem comprar qualquer uma destas opções? Manteriam os pés no chão e compravam a D90 ou iriam mais alem e apostavam numa solução muito mais dispendiosa mas definitiva?

Qualquer dica será bem vinda. :)

Cumps,
michael c
 
Última edição:
nao te eskecas k uma 16/17-35 f/2.8 na D90 nao e propriamente o que queres, terias de comprar uma (10 11 12 - 16 20 22) e mais tarde vende-la kando passasses pra FF.

IMO se estas a pensar saltar pra FF a medio prazo acho k se comprares uma D90 para depois a venderes acabas por perder dinheiro, mas por outro lado se a quiseres manter como corpo secundario ou esperar por uma nova geracao de FF acaba por n ser ma opcao...

se estas a pensar vir a investir nessas lentes todas o dinheiro k poupas em lentes canon acaba por amortizar o preco dum corpo superior...

precisas dos 1080p? ou e opcional?
 
Obrigado pela resposta Warlord. Ente 1080p e 720p tanto faz honestamente. Mas é importante não esquecer que a 5DMII dá maior qualidade de imagem em vídeo que a D90, além de em termos de som permitir a conexão de um microfone externo stereo. Portanto a questão no vídeo não se resume apenas à resolução...a captura é diferente e a própria focagem parece-me estar facilitada na Canon 5DMII relativamente à D90. Além de que a 5DMII permite 12 minutos de gravação contínua vs. os 5 minutos da D90.

Pelos exemplos que tenho visto pela net no campo do vídeo a 5DMII atinge resultados melhores do que a D90. Mas também é natural porque esta máquina, devido ao preço, chega (na esmagadora maioria dos casos) apenas às mãos de quem as sabe realmente usar e daí que os vídeos da 5DMII que vêmos no vimeo tenham um look mais profissional face aos da D90 que é uma máquina que chega a muita gente pela gama a que pertence e pelo preço que tem. Contudo, parece-me óbvio que a 5DMII bate a D90 também no campo do vídeo pelas features superiores que tem a nível de sensor.

Esqueci-me de referir que se ficar na Nikon em vez da 17-35 virá uma 14-24...portanto essa questão do problema do crop body acaba por ser minorizada...e com a passagem a FF poderei tirar todo o partido da lente, eventualmente e como indicaste, guardando a D90 para backup.

É pena que esta não seja uma questão linear, existem muitos prós e contras e no meio de tanta informação e possibilidades acabo por vezes por me sentir perdido. Penso que com qualquer uma das opções ficarei bem servido...o cerne da questão será saber o que fazer neste momento. Sim, porque no fundo esta decisão vai ditar o sistema em que vou acabar por ficar. Face à diferença de preço que existe nas lentes mencionadas, dá mesmo que pensar infelizmente...
 
Bom, é a minha vez de vos pedir umas opiniões.:p Ando num dilema há uns tempos e tenho mesmo de decidir isto. Obviamente ninguém pode decidir isto por mim, mas gostava de ouvir opiniões vossas para ajudar na decisão. Já ouvi várias opiniões mas já que até existe este tópico vou aproveitar.

Antes de falar sequer das máquinas em si, deixem-me fazer-vos o ponto da situação. A minha questão seria muito simples de resolver. Seria, mas não é. Isto porque há algo que me condiciona e muito: o vídeo. Eu preciso dele. Não tenho possibilidade de comprar para já uma câmara de filmar dedicada pelo que para 2 ou 3 projectos que já tenho agendados terei de me desenrascar com aquilo que posso espremer da DSLR que acredito ser muito. Portanto, e dado que a 500D por questões de corpo é como se não existisse para mim, fico com duas opções:

A: Comprar Nikon D90. Conservo as (poucas) lentes que tenho, gasto 1500€ em corpo, grip, flash, tripé de vídeo e acessórios e vendo a minha D70s e tenho algum retorno, não gastando um montante por aí alem. Contudo, considero esta opção um remendo porque a D90 é, para todos os efeitos, uma máquina amadora. Pretendo algo mais e por isso vou ser obrigado a trocar em breve, perdendo evidentemente € na futura troca.

B
: Comprar Canon 5DMII. Um corpo full frame que a vir vem acompanhado de uma Canon 24-70 f/2.8, flash, grip, tripé de vídeo e outros acessórios. Uma solução definitiva e de alto nível tanto em vídeo como em fotografia. Contudo esse nível fica caro. Serão 3900€, um montante bastante elevado, pelo menos para mim e que demorará algum tempo a rentabilizar. Terei algum retorno da venda de todo o meu equipamento Nikon, ficando o preço final em 3300-3400€. Um valor que mesmo assim é bastante elevado.

Aproveitei também para fazer algumas contas paralelas a nível de lentes e fiquei curioso...as lentes que quero (independentemente de ficar na nikon ou passar para canon) são as seguintes:

16/17-35 f/2.8
24-70 f2.8
70-200 f2.8 IS/VR
100mm f2.8 Macro

Curioso é saber que na Nikon este set custa cerca de 5260€ e na Canon custa "apenas" 4480€. Portanto está também aqui uma vantagem de passar para Canon pois ficaria já com uma lente do set que desejo e as outras seriam também todas mais baratas e adquiridas mediante as possibilidades a médio prazo.

Posto isto, o que fariam vocês se pudessem comprar qualquer uma destas opções? Manteriam os pés no chão e compravam a D90 ou iriam mais alem e apostavam numa solução muito mais dispendiosa mas definitiva?

Qualquer dica será bem vinda. :)

Cumps,
michael c


A d90 consegue fazer os videos que tu queres/precisas?
A 5dmkII consegue fazer os videos que tu queres/precisas?

Pelo que tenho visto os videos com SLR são bastante limitados, tem uma componente artistica e tal, mas são mais videos planeados/adaptados para serem feitos com SLR do que momentos captados.
Se é para captar momentos penso que ficavas melhor servido com uma máquina de filmar a sério, por outro lado se é controlado e são pequenos clips para montagem, então uma SLR pode fazer um optimo trabalho com um toque artistico especial.
 
@michael c: Acho que acaba por ser natural, a 5dmkii e de uma gama superior facilmente constatavel pela diferenca de preco :P

a 14-24 e dakelas lentes unicas k so encontras na nikon, linda para um corpo FF, mas peca por acabar por nao ser propriamente uma UGA na D90 e por nao poder levar filtros :(
 
A d90 consegue fazer os videos que tu queres/precisas?
A 5dmkII consegue fazer os videos que tu queres/precisas?

Sim para ambas as questões. Mas a questão não pode ser vista dessa forma tão linear.

Pelo que tenho visto os videos com SLR são bastante limitados, tem uma componente artistica e tal, mas são mais videos planeados/adaptados para serem feitos com SLR do que momentos captados.

Exactamente. E é mesmo para isso que eu quero a função vídeo. Fazer vídeos promocionais em ambiente e com luz controlada. A função vídeo nas SLR só é limitativa para quem não tem conhecimentos de vídeo, o que não é o meu caso.

Se é para captar momentos penso que ficavas melhor servido com uma máquina de filmar a sério, por outro lado se é controlado e são pequenos clips para montagem, então uma SLR pode fazer um optimo trabalho com um toque artistico especial.

Exactamente outra vez. Mas a ideia não é mesmo filmar casamentos ou eventos, é mesmo fazer vídeos com um toque comercial/artístico para promover produtos/serviços. Obrigado pelo teu comentário. :)

@michael c: Acho que acaba por ser natural, a 5dmkii e de uma gama superior facilmente constatavel pela diferenca de preco :P

Pois, tudo o que é bom custa uma pipa de massa infelizmente. :(

a 14-24 e dakelas lentes unicas k so encontras na nikon, linda para um corpo FF, mas peca por acabar por nao ser propriamente uma UGA na D90 e por nao poder levar filtros :(

Sim, eu também tenho noção disso. Mas foi como disseste, antes de passar para FF e ter a 14-24 posso ter uma Sigma 10-20 se for necessário. É uma questão de analisar que tipo de trabalhos aparecem. Se me aparecer um trabalho para fotografar qualquer coisa na onda da arquitectura poderá ser motivo para adquirir uma determinada lente em detrimento de outra. Tudo depende. Mas a passagem para FF é praticamente obrigatória, é tudo uma questão de tempo. Começando pela D90 teria primeiro as lentes e só depois a máquina para realmente tirar partido delas(factor FF)...adquirindo a 5DMII aconteceria o inverso...portanto continuo indeciso. :D
 
o k te vai fazer mais falta a curto prazo, lentes ou corpo? por outras palavras, o k precisas para te dar dinheiro mais rapidamente de forma a o poderes reinvestir?

consegues safar-te c/ 5dmkii + 24-70L? e k se nao consegues entao vai pra D90 + 2 lentes...
 
Bem...na verdade pode aparecer um trabalho a qualquer momento em que precise de uma lente que não tenha. Eu só compro lentes quando preciso delas para determinado trabalho. :D Mas é verdade que comprando a 5DMII isso me vai limitar bastante em termos de investimentos, pois com um investimento tão avultado não vou poder comprar nada em termos fotográficos nos próximos tempos...isto não dá para tudo.:p
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo