conselhos precisam-se

Boas...
Sou um principiante, de fotografia pouco ou nada percebo,por isso venho pedir a vossa ajuda.Precisava de uma maquina que tivesse uma excelente qualidade de imagem .Vou utiliza-la para fotos de Familia e para quando viajar.Era importante tb boas fotos nocturnas.o Budget nao pode ou nao deve passar os 400 euros.

Ja Agora uma mais uma pequena questao:A melhor maquina Bridge sera melhor do que a pior maquina Reflex?
 
Bom, a melhor bridge é algo entre uma fujis9600, uma canon s5 ou uma panasoni fz-50.
A reflex mais barata que ai anda penso que seja a nikon d40 e bate facilmente qualquer uma delas.
 
A qualidade das SLR depende principalmente da lente que usas. Com uma boa lente qualquer uma delas "arrasa" uma bridge. E mesmo uma lente considerada fraca para SLR pode ser boa quando comparada com a de uma bridge.
Mas também há que saber usa-la e saber tirar partido dela. Caso contrário acho que é desperdiçar dinheiro.

Se não te queres aventurar pelo mundo da fotografia, investir mais dinheiro em lentes, ter todo o trabalho que uma SLR implica (troca de lentes e aprender a usar), e ainda o andar carregado com corpo+lentes+acessórios, então penso que ficas melhor servido com uma bridge.
 
bem, boa noite a todos :)
estou a meter-me no meio da conversa porque tb ando a tentar perceber que máquina hei-de comprar e, tal como dizia um participante num destes posts, "quanto mais procuro, menos sei o que escolher".
a nikon D10 parece ter um pacote interessante e eu tb não sou grande expert em fotografia. sou mais fanática por carregar no botão e andar com a máquina para todo o lado do que propriamente conhecedora, embora goste muito de fotografia e me esforce por fazer umas fotografias artísticas. :D
mas os 6mpixeis da nikon D10 não acabam por dar menos qualidade às fotos?
e sobre a canon powershot IS5 alguém tem alguma opinião? tem um zoom de 12x, o que me parece fantástico, e achei piada ao visor, mas via-a "pessoalmente" e achei-a um tarolo.
para quem usa a nikon D10, vale a pena?
e filtros? é compatível com filtros?
 
Nikon D10? Ou Nikon D40?

Os megapixeis não tiram qualidade à foto a menos que andes a imprimir posters...

Se estiveres a falar da Nikon D40, é uma SLR e como tal é compativel com filtros sim.
 
OK, era essa. Como disse, já estava toda trocada...
E a Canon Powershot G9 dentro das máquinas compactas é uma das melhores?
Alguém daqui a tem que me possa dizer o que acha dela?
Ando bastante indecisa. Gostava de aprofundar os meus conhecimentos (escassos) da técnica da fotografia e tenho noção de que uma compacta digital não tem tanta qualidade/funcionalidades quanto uma reflex, mas as reflex parecem-me todas enormes e a variedade de lentes assusta-me um pouco :D sobretudo, queria uma reflex não muito alambazada para poder andar com ela bastantes vezes.
Algum conselho?
 
Penso que as Olympus até são relativamente pequenas para SLRs e as lentes que trazem no kit dizem ser muito boas.
A Canon G9, para mim, é a melhor e mais avançada compacta do mercado. No entanto um pouco cara. Por esse dinheiro preferia uma SLR.
Mas uma compacta nada tem a ver com uma SLR. A compacta é aquilo mesmo e faz o que faz (no caso da G9 até faz muito). Uma SLR faz tudo desde que tenhas a lente e os acessórios certos. Tens que aprender a tirar partido dela e tens que a carregar a tralha toda atrás.
 
Tenho de me informar sobre a Olympus então. Se bem que eu prefira Nikon à Olympus...
A Nikon D40 vem com a lente 18-55mm que, segundo diz a marca, é exactamente para captar iniciantes em reflex, sendo essa lente mais adaptada a "ignorantes" (como eu) :D
Uma lente destas dá para quê? Que outra lente aconselham a comprar a seguir?
Desculpem lá as perguntas básicas, mas uma compacta é sempre tão simples. Basta enquadrar bem a fotografia, tentar apanhar um detalhe que chame a atenção e, pimba, carregar no botão. Dentro da simplicidade, basta ter alguma sensibilidade artistica para que saia boa, com bom gosto.
Estou cheia de vontade de aprender mais sobre as reflex, mas dou comigo com duvidas sobre as coisas mais básicas. Alguém que me explique esta coisa das lentes? Que lentes são mais essenciais?
OK, já sei que me vão sobretudo responder: "Depende para o que queres a lente". :D
Talvez as mais simples (se é que se pode colocar assim as coisas). Uma para macros quase e outra para grandes distancias. (Posso colocar os termos assim?)
OK, help. Acho que preciso mesmo de umas luzes. :D
Já agora, sites interessantes sobre o assunto quem sugere?
 
Nunca tinha ouvido essa de lentes adaptadas a iniciantes... lol Acho que as lentes devem-se adaptar ao que uma pessoa quer fazer com a máquina, mas eles lá sabem.

Uma lente destas dá para.... tirar fotos de coisas relativamente perto de ti ou paisagens ou outras coisas que te lembres. :) E a outra lente que te aconselho a comprar é uma daquelas que tiram fotos, mas das que tu gostas. :D
O que tu estás a falar nem é uma compacta, mas sim uma Point And Shoot (Aponta e dispara). Uma compacta, especialmente a G9, é capaz de fazer muita coisa além disso. Tem além do moto auto, os modos de prioridade e o manual, onde é o utilizador que escolhe aberturas, velocidades, ISO, focagem, medição (metering), cores, sharpness, contraste, compressão, formato, entre outras coisas, e ainda pode levar acessórios como conversores, filtros e flashes.

Que lentes são essenciais? As que tu entenderes... :)
Podes colocar os termos assim, mas há que ser mais especifica. Lente para macro há várias, para grandes distâncias (teles) precisas de lentes com distâncias focais elevadas (não é o mesmo que zoom).
Os números que vês em mm(milimetros) no nome das lentes são as distâncias focais. Quanto mais baixas, maior ângulo de visão, quanto mais altas mais longe consegues fotografar (tipo binóculos, por assim dizer). Quando tem dois valores, por exemplo 18-55mm, significa que o minimo é 18mm e o máximo é 55mm, ou seja, a lente faz zoom dos 18 aos 55mm. :)

Vê o Sticky "Fotografia na net..." e vê um tópico que por aí anda "Modos manuais - Dicas". Tens lá imensa informação.
 
Última edição:
OK, agora até fiquei envergonhada e acho que corei e tudo. :D
Não diria então que é uma lente para amadores. Pelo que li aqui, pelos vistos, é uma máquina, sim, para amadores por causa de não ter a tal auto-focagem interna e isso não ser tão benéfico para quem tem lentes de máquinas anteriores.
Seja como for, então, pelo que percebo do teu post, essa lente já dá para fazer umas brincadeiras até comprar uma segunda lente e, sendo eu amadora das reflex, tb não serei muito exigente logo. :D
Em termos técnicos, matematicamente falando, um zoom de 55mm amplia quanto em distância? Ou tb não se pode ver as coisas assim? :D (Só me dá vontade de rir. Ai ai.)
 
O que tu estás a falar nem é uma compacta, mas sim uma Point And Shoot (Aponta e dispara). Uma compacta, especialmente a G9, é capaz de fazer muita coisa além disso. Tem além do moto auto, os modos de prioridade e o manual, onde é o utilizador que escolhe aberturas, velocidades, ISO, focagem, medição (metering), cores, sharpness, contraste, compressão, formato, entre outras coisas, e ainda pode levar acessórios como conversores, filtros e flashes.

Geralmente as compactas também são chamadas de Point and Shoot, devido ao publico-alvo. também podes fazer P & S com uma SLR, basta por em auto :D

Claro que as compactas de entras e ultra-compactas principalmente, não vem com modos manuais, só as compactas de topo.

OK, agora até fiquei envergonhada e acho que corei e tudo. :D
Não diria então que é uma lente para amadores. Pelo que li aqui, pelos vistos, é uma máquina, sim, para amadores por causa de não ter a tal auto-focagem interna e isso não ser tão benéfico para quem tem lentes de máquinas anteriores.

Não diria que a D40 e D40x é uma maquina para amadores por não ter o motor de focagem interno. A razão é mais cortar custos e com isso, voltar ao público que tem compacta/bridge e quer dar os primeiros passos no mundo das reflex.

Seja como for, então, pelo que percebo do teu post, essa lente já dá para fazer umas brincadeiras até comprar uma segunda lente e, sendo eu amadora das reflex, tb não serei muito exigente logo. :D
Para começar, a 18-55 é suficiente, depois com o tempo e aprendizagem, vais se investindo em "vidro" de melhor qualidade :D
Em termos técnicos, matematicamente falando, um zoom de 55mm amplia quanto em distância? Ou tb não se pode ver as coisas assim? :D (Só me dá vontade de rir. Ai ai.)

O que queres dizer com distância?? alcance em metros dos motivos ou a distância focal equivalente a 35 mm?
 
Distancia focal equivalente em 35 mm é devido ao FOV (Field of View) crop, devido ao sensor ser menor que a película de um rolo de 35 mm. As nikon com sensor DX (todas as Nikon dSLR, a excepção da D3, que é full frame, ou seja sensor com o mesma superfície do filme 35 mm) tem FOV crop de 1.5x, que numa 18-55 é equivalente a uma 27-83 numa maquina de rolo ou full frame.

mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/FOV_crop

Já o alcance em metros de uma objectiva não se pode aplicar... Tantos podes focar um objecto a km's de distancia, como a poucos cm (a chamada focagem mínima da lente, que varia de lente em lente).
 
destr0yer, :p Também tens compactas de topo que são apenas P&S (DMC-TZ3) e compactas de entrada com modos manuais (Powershot A460). ;)

A D40/D40x é uma máquina para amadores pelos mesmos motivos que as 350D e 400D, E-410, E-510, A100, K100D, etc... Assim como até a D80, 40D, K10D, D200, por vezes são consideradas máquinas para amadores avançados.
 
A powershot A460 não tem modos manuais verdadeiros ;) Digo eu que tenho aqui uma em casa...

O modo manual dela é equivalente ao "program" das nossas A710IS. Não vi lá opção para ajustar abertura e obturador.
 
Eu não quero desmoralizar ninguém, mas fiquei simplesmente na mesma (ou quase). :D
OK, eu prometo que vou ler mais umas coisinhas e não vos chatear muito mais. :) Até a mim já me estou a soar insuportável. :D
Recapitulando: O que se pode concluir é que há tanta variedade, tantas marcas, tantas características diferentes e paralelamente semelhantes, de máquina para máquina, que tem de se saber muito bem o que se quer. :D
Então, eu coloco a pergunta duma outra maneira:
Eu gosto de fotografar, sobretudo, coisas paradas, pormenores, detalhes, naturezas mortas, silhuetas paradas, tornando tudo meio abstracto ou até não. Gosto de P&B e, pelo que percebo, tenho uma pancada qualquer por macros. Isto leva-me a crer que possivelmente terei mais gosto em trabalhar a imagem com filtros, jogos de pormenores, do que propriamente com grandes amplitudes (fotografar o barco lá ao fundo do horizonte, debaixo de uma nuvem meio escura que mal mo deixa ver. :) )
Uma G9 não dá para fazer estes jogos de contrastes, de espessuras, correcto? São pormenores que apenas uma reflex (ou um fotoshop) faz, ou estou a dizer a maior estupidez? :D
Neste caso, o que me aconselham? (Devo ser a milésima pessoa a fazer-vos esta pergunta...)
 
Eu não sei o que é que uma G9 não faz. lol Tirando a parte das espessuras, tudo o que disseste até a minha máquina faz (penso eu), quanto mais uma G9. :)

Mas se comprares uma SLR também faz isso tudo. Só a parte do Macro é que é mais complicado porque acho que nenhuma lente de kit tem essa função, mas podes sempre comprar outra lente mais tarde.

PS: Não chateias nada... O fórum é para isso mesmo. ;)
 
Macro com SLR, penso que funciona diferente de compactas e bridge, penso que o que chamamos de macro numa compacta, aka focar quase com a lente colada no motivo é "close-up", já que macro em reflex (factor de ampliação), até se pode fazer com teleobjectivas a metros de distância (principalmente para coisas instáveis, como insectos e pássaros :D)

E lentes Macro são algo caras :(
 
LOL
Ou seja, há 2 semanas atrás, quando comecei a entrar em sites de fotografia e de máquinas, acabei por gostar logo da G9 e, depois de tanto que li, comecei afinal a olhar para as reflex.
Agora, 2 semanas depois, volto à G9...
Realmente... :D
A G9 também é manual, certo?
 
Back
Topo