Conselhos Semanais utéis Do Shining Soul Versão 1.0 beta

HyperRush

Power Member
Conselhos Semanais utéis Do Shining Soul Versão 1.0 beta

FAQ
1-Como aceder á bios?
R:Carregue a tecla F1 ou Del. no arranque do computador

2-Ao mexer na bios,após reneciar o sistema este não arranca!
R:Experimenta tirar a pilha de litio da motherboard mas com a fonte de alimentação desligada,depois de retirar a pilha prima DEL (Não tires o dedo dai)e liga PC.
Agora desligue a máquina e volte a por a pilha no sitio.

3-Quais as melhores definições?
R:Aguarda lá pro fim deste tuturial


Flashar Bios (Asus)
Flashar uma bios é uma terefa que pode se façil mas perigosa pois se algo correr mal ficas defenitivamente sem bios e para isso terás que
pedir ao fabricante que te arranje uma nova.

Como o fazer?(Asus)
Actualmente existem duas formas de actualizar a bios por dois programas destintos :Um que vÊm pelo cd rom de origem da compra da mobo(MotherBoard),
(Aflash),(Normalmente o Manual têm a maneira de explicar como se faz,passo á frente),e o mais recente o Asus Update.Eu prefiro o ultimo pois é simples e +- fiavél desde que faças o download da bios para o teu disco duro e actualizas por ai.
Não recomendo as outras opções porque pode dar problemas sérios de arranque do pc ou este nunca mais o arrancar.

Começar a flashar o que se deve e recomenda-se a fazer:
1-Meter as defenições da bios em DEFAULT.
2-Ver se as condições de electriçidade são fiavéis (pois pode quem sabe...).
3-Cruzar os dedos para dar sorte.

A-Deu barraca! e agora?
R:Ohhhh!podes é bater com a cabeça na parede mas antes disso verifica:
1-O Sistema arranca mas não consegues aceder á bios?
r:Mete os jumpers em defenição de fábrica retira a pilha de litio,volta ao Windows/dos a flasha a bios outra vez
2-Ao flashar a bios no programa Live Updade dame erro na segunda operação
r:Faz exactamente o que está escrito no ponto 1
3-O sistema acende mas não arranca e agora?
r:Oh yes tás lixado !!!A drive de floopy funciona?se sim pede a um amigo que te faça uma diskete de Autoexec.bat(arranque),meter lá o programa Aflash.
Há muitos conselhos de recuperação de bios mas alguns são mesmo enfim....
(alguem do fórum poderá ter os links mas eu nao me lembro)

B-Ya fixe meu, tá tudo ok e as defenições de bios?
R:Aviso eu ACHO que estas são as melhores mas haverá discordias(Se não houve-se tb não me importava jezzzz... @@ )

Configuração de Discos Rígidos:

Type Escolhe AUTO ou LBA(se o disco suportar)
Smart Monitorig- Enable (Não dá nem projedica a perfomaçe)
Ultra DMA Mode-Escolhe a mais alta que o teu disco suportar

Configurações Base
CPU Level1 Cache- Mete isto enable
CPU Level 2 Cache- Mete isto enable
CPU Level 2 Cache Check-Enable mas se quiseres para overclock mete em disable(esta opção poderá dar coisas estranhas)
Processador Serial Number-Uma opção sem utilidade pois serve só para identificar o processador na web)
USB Legaçy Suport- teveres perféricos USB enable é a opção caso contrário Disable)
Shadow Configuration-deixa somente a primeira opção enable o resto é Disable
O/S Onboard Memory-Para Sistemas operativos OS/2 para sistemas com mais de 64 memória meter Enable.Se nao tens este Sistema operativo Disable

Configurações de Memória
SDram Configuration- Auto ou manual
Para a opção manual:
SDRAM CAS LAtency-O numero mais baixo é o mais rápido mas certefica se a memória aguenta
SDRAM RAS Precharge Time-O numero mais baixo é o mais rápido mas certefica se a memória aguenta
SDRAM Active to Precharge Time-O numero mais baixo é o mais rápido mas certefica se a memória aguenta
SD RAS to CAs Delay-O numero mais baixo é o mais rápido mas certefica se a memória aguenta

Outras Configurações Read Arround Write- Enable
CPU-DRAM back Back transision-Enable
Delay Transision-Enable
PCI to DRam Prefect-Enable
Byte Merge-Enable
DRam Read Latch Delay-Testa isto se a tua memória aguenta a defenição a mais baixa é a melhor
AGP capacity- 4x Se a tua mobo suporta ou mete 2X se não ouver outra opção
Gráfics aperture Size- 256 (alguns jogos requerem) mas atenção se tiveres menos de 256 de memoria convem acertar o valor para nivéis mais baixos(Recomendado 64)
Video Memory Chache -UC (caCHABLE) OU uswc (uNCACHABLE)
MEMORY hOLE AT 15-16M -Serve para placas Isa escolhe Enable ou Disable
PCI VGA Palette Snoop-Se tiveres plcas antigas poderás precisar isto mas placas recentes como Geforces já não precisam desta opção


Bem e pronto é só um pequeno passatempo que fiz mas espero que gostem pois deu um coi de trabalho
Algumas coisas aqui poderão discordar mas pronto o que interessa é o meu interesse.
Faltam muitas coisas a citar mas deixarei para outras ocasiões
Até pra Semana!

SavageDemon Aka Shining Soul 2002 C)Jorge Paulino
 
Convinha escrever isso tudo em português. E já agora... vais em quantos logins? 3? 4? (ShiningSoul=Savagedemon=T-Rex=?) Enfim...
 
Última edição pelo moderador:
Ei pessoal tenham calma !

ShiningSoul: é sempre bom ver pessoal a querer partilhar o que sabe, mas convinha tentares corrigir os teus erros de escrita, espero que não leves a mal este meu conselho ! ;)
 
Eu sei Tecmo que dou alguns erros mas é perfeitamente normal,pois o que interessa é que se perceba,e,claro tentarei ser o mais explicito possivél.
Agora estarem todos os dias a martelar no ceginho é que já não pode ser;Eu tenho pouco tempo mas por favor HAJA compreensão da vossa parte!

Abraços,
Jorge Moleiro
 
Back
Topo