[conselhos] Servidor e-mail

Cfcolaco

Membro
antes de mais Boas a tdos! sou utilizador deste forum a pco tempo mas ja vi ai threads mt interessantes! aqui vai 1 que julgo poder ser mais um desses interessantes.

Este e o meu ultimo ano do curso, e como projecto final decidi fazer um servidor de e-mail / webmail.

já fiz mta research ja sei +- as aplicações a utilizar, queria agora ouvir as vozes de quem sabe =P

passando a accção:

distro: ubuntu 7.10 server

Algumas das aplicações:

Mta: Postfix
pop / imap: courrier imap
BD: mysql
autenticação: cyrus sasl
encriptação: tls
webmail: squirel mail
AV: ClamAV
anti-spam: spamassasin

Bem estas nao são todas, mas algumas das principais!
Gostava de saber, e obter ajuda e concelhos a nivel da dificuldade de configuraçao do server se alguem ja o fez e se é ou nao viavel, dentro dessas coisas!

Espero ter sido claro e ter dito o principal!
Sem mais cfcolaco
Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Já li umas coisas e conversei com algumas pessoas que preferem o Qmail.
As opiniões são como os cús: toda a gente tem um.

Pessoalmente, prefiro Sendmail. Mas a minha opinião é, neste caso, irrelevante uma vez que a solução colocada é, como disse o xupetas, fiável e viável.
 
atenção k é melhor usar um software k te faça a "ponte" postfix <-> (anti-virus / anti-spam).
recomendo amavisd ou mailscanner.

A configuração pode dar um bocado de trabalho para protegeres o teu mail server para nao ser um open-relay e para te encaminhar as mensagens convenientemente. Não é nada por aí alem mas convem ter atenção certos promenores.
Essa configuração é exactamente a que eu uso num celerom 400 com 192 de RAM...
 
atenção k é melhor usar um software k te faça a "ponte" postfix <-> (anti-virus / anti-spam).
recomendo amavisd ou mailscanner.


exacto =) tou a pensar no amavisd, escapou-me essa =/
o que me assusta mais agora é a questao das configurações;
se alguem souber dar umas dicas era mt porreiro =)
 
cuidado que o qmail em caso de produção necessita de muito contacto no que trata de backups. o típico backup / restore n se aplica.

Podes especificar?

O que eu quis dizer é que o Qmail tinha menos buracos que o Sendmail ou o Postfix, pelo menos na altura foi essas a ideia que fiquei. No entanto já se passou 1 ano mais ou menos e não voltei a ligar a isso.
Mas também uma coisa é certa distros como o Clarckconnect continuam a vir com o Postfix, portanto não pode ser assim "permeável", digo eu.
 
Podes especificar?

O que eu quis dizer é que o Qmail tinha menos buracos que o Sendmail ou o Postfix, pelo menos na altura foi essas a ideia que fiquei. No entanto já se passou 1 ano mais ou menos e não voltei a ligar a isso.
Mas também uma coisa é certa distros como o Clarckconnect continuam a vir com o Postfix, portanto não pode ser assim "permeável", digo eu.

Nao era contacto mas tacto!!

Não é per-se (muito) mais seguro (o qmail) que o resto, desde que o resto não seja o sendmail :lol:

E para fazer backups, é mto complicado de fazer pois o armazenamento das mailboxes é inode based ao inves de file based.
Em caso de restore os inodes n batem certo. Existe no entanto ferramentas de backup que o suportam embora sejam um pouco intragáveis
 
qmail é estavel que nem um calhau e seguro é provavelmente dos mais seguros. Mas a sua segurança é directamente proporcional ao grau de dificuldade de instalar e configurar correctamente (incluindo manutenção).
 
Desculpem lá o fundamentalismo mas... qmail's not free software!! Está nos repositórios contrib do Debian (non-free software). Pelo que li, o problema está na distribuição das modificações. Por isso... o que uso é mm o postfix.
 
exacto =) tou a pensar no amavisd, escapou-me essa =/
o que me assusta mais agora é a questao das configurações;
se alguem souber dar umas dicas era mt porreiro =)

Estive para usar também umas dessa soluções que referes, mas após alguma investigação, muita gente se "queixava" que torna-va o processamento dos emails mais lento, especialmente em ambientes com bastante tráfego de email.

Acabei por preferir um script de shell que faz essa interligação.
Basicamente o que faz é passar a mensagem pelos daemon's do spamassassin e clamav.


Outros:
Para POP3/Imap uso o Dovecot com SSL
Autenticação é feita no próprio SO (embora esteja a ser equacionada uma mudança para LDAP)
As mailbox são guardadas em formato mbox.
O Postfix usa TLS para autenticação no envio de emails.
E para terminar o Squrrelmail para Webmail.
 
Back
Topo