Conselhos sobre adquirir iMac 27" 2013

vvalk3ng

Power Member
Surgiu uma oportunidade de adquirir um iMac 27" 2013, por 540€, com as seguintes caracteristicas:

Ecrã de 27 polegadas (diagonal) com retroiluminação LED e tecnologia IPS; resolução de 2560x1440 com suporte para milhões de cores
Processador Intel Core i5 dual-core a 3,2 GHz (Turbo Boost até 3,6 GHz) com 6 MB de cache L3
16 GB (4 × 4 GB) de memória DDR3 a 1600 MHz
Disco rígido de 1 TB (7200 rpm)
Processador gráfico NVIDIA GeForce GT 755M

As minhas questões:
Por este preço penso que seja uma boa compra, embora possam opinar sobre o mesmo, mas será suficiente para editar video, davinci resolve, no minimo Full HD, sem grandes problemas?
Penso que edição de imagem, em lightroom, e photoshop, não deverei ter problemas de maior, visto que por norma não trabalho com ficheiros demasiado pesados, mas podem dar uma opinião sobre o assunto?
Valerá a pena o procedimento de abrir o iMAC para acrescentar um SSD, para tornar o acesso aos ficheiros, e abrir programas, mais rapidamente?

Desde já grato pela ajuda.
 
Está caro, na minha opinião, visto não ter um SSD, que irá fazer toda a diferença no desempenho do sistema e aplicações que references, 16GB tb não é assim tanto, lembra te que estás a falar de um processador com 9 anos em cima
 
Talvez venha atrasado, mas o facto de ter um disco mecânico para aquilo que pretendes fazer só mesmo dado. Não vais conseguir trabalhar, pelo menos de forma produtiva. Falo da minha experiência com o macbook pro 13 mid 2012, em que só depois de trocar o disco para um ssd consegui ter uma boa experiência em programas tão simples como word.
 
Talvez venha atrasado, mas o facto de ter um disco mecânico para aquilo que pretendes fazer só mesmo dado. Não vais conseguir trabalhar, pelo menos de forma produtiva. Falo da minha experiência com o macbook pro 13 mid 2012, em que só depois de trocar o disco para um ssd consegui ter uma boa experiência em programas tão simples como word.
vens um bocadinho tarde, mas a tua informação é valida na mesma :D:D
a informação prestada está errada, no sentido que afinal tem uma fusion drive, acho que não escrevi mal, e sim, poderá ter sido um mau negocio mas por agora estou satisfeito com a compra, tem servido o seu proposito, embora tenha consciência que para edição de "videos mais pesados" terei de recorrer a "alguns truques"... embora pensei que fosse mais simples conseguir ligar um portatil windows a isto, para usar o iMac como monitor secundario, nesse aspecto posso dizer que fui um pouco iludido... bem como ainda tenho de perceber melhor como montar um metodo que me permita atualizar ficheiros entre o iMac e o portatil... aceito sugestões :D:D
 
vens um bocadinho tarde, mas a tua informação é valida na mesma :D:D
a informação prestada está errada, no sentido que afinal tem uma fusion drive, acho que não escrevi mal, e sim, poderá ter sido um mau negocio mas por agora estou satisfeito com a compra, tem servido o seu proposito, embora tenha consciência que para edição de "videos mais pesados" terei de recorrer a "alguns truques"... embora pensei que fosse mais simples conseguir ligar um portatil windows a isto, para usar o iMac como monitor secundario, nesse aspecto posso dizer que fui um pouco iludido... bem como ainda tenho de perceber melhor como montar um metodo que me permita atualizar ficheiros entre o iMac e o portatil... aceito sugestões :D:D
O fusiondrive já foi um grande salto no disco, já que o sistema corre por lá. o HDD como eu tinha no macbook pro é que era exasperante.

Quanto à partilha de ficheiros entre plataformas/equipamentos uso o OneDrive e o google fotos.
 
Tens vários serviços de nuvem Dropbox, e até o próprio icloud para Windows se bem que é bastante limitado.

As velocidades mesmo com fusion drive ficam aquém quando comparando com ter o sistema no ssd, mas é melhor ter a fusion que não ter
 
Obrigado pelas dicas...
Acredito que com um ssd conseguia ainda ser mais rapido mas por agora não tenho ideias de mandar abrir o iMac para colocar um, ou sequer usar um ssd externo para esse efeito, talvez futuramente se necessitar de mais espaço em disco, e os preços baixarem mais um pouco...
quanto a transferencia de ficheiros, para usar nuvens prefiro usar um disco externo, que por acaso já tenho um, mas quando o comprei ele vinha pronto a usar em windows e não consigo copiar ficheiros do iMac para o disco externo, embora consiga passar do disco externo para o iMac... sei que poderia formatar para usar nos dois sistemas mas tenho tanta informação armazenada nele, neste momento, que não consigo fazer o backup do disco externo para outro local para depois o formatar :D:D
 
no início também andava aflito com formatações ex fat e mais não sei o quê, até que houve uma altura que ia perdendo dados importantes. o preço até acho que foi mesmo.
 
Back
Topo