Conselhos sobre Cabos de Rede

Olá a todos,
Desde já parabéns por este excelente tópico!
Gostava de vós perguntar uma questão relativa aos conectores. Os mesmos também têm especificações, ou seja, cat5, cat6, etc? Ou o essencial é o cabo?
Por vezes a procura de conectores não consigo encontras as especificações dos mesmos.
Obrigado a todos desde já pela vossa atenção.
Cumprimentos!
Viva.
Por conectores, queres dizer ficha e tomadas RJ45 ?
Nas fichas... Compro as "standard", desde que não sejam chinocas *****, nunca houve problemas. As tomadas, gosto da legrand, e até as da efapel dão o recado.
O cabo sim, cat6 para cima, Pure Cooper não prescindo.

Viva.
Por conectores, queres dizer ficha e tomadas RJ45 ?
Nas fichas... Compro as "standard", desde que não sejam chinocas *****, nunca houve problemas. As tomadas, gosto da legrand, e até as da efapel dão o recado.
O cabo sim, cat6 para cima, Pure Cooper não prescindo.
Obrigado desde já pela sua resposta!
Sim, as fichas. As vezes a procurar de um pack, por exemplo, de 10 fichas, não traz as especificações. Literalmente só diz 10 fichas rj45😅
As tomadas também prefiro da legrand e essas geralmente trazem a especificação

Bom dia
Estava na net à procura de alguma informação sobre cabos de rede e instalações e deparei-me com o Fórum. Não percebo nada de comunicações mas daqui a umas semanas irei adquirir e instalar umas câmaras de videovigilância POE + NVR (kit CCTV) na minha moradia. Espero que com alguma informação que já reuni e aprendizagem feita (sobretudo aqui neste Fórum) consiga realizar a mesma. Ou seja, na altura da construção um amigo arranjou-me uns cabos de rede que eu desde logo passei. Estes cabos têm a seguinte informação impressa; "CABLE 350MHz E213738-Y CM (UL) C(UL) 4PR 23 AWG ISO/IEC 11801 & EN50288 & TIA/EIA-568-B.2 VERIFIED 015M".

Do que fui lendo já entendo que são cabos não blindados, que os 350MHz não será muito (talvez conseguisse outros que permitissem maior velocidade). O material do encamisamento (CM) é o básico, mas isso penso que será o menos porque estão passados nas alvenarias. O AWG parece-me bem e tem as referências das normas.

O que pretendo é algum feedback sobre a qualidade destes fios. Serão suficientes para uma instalação residencial simples como esta que pretendo executar ou deverei substituir os mesmos?

Olá a todos,
Desde já parabéns por este excelente tópico!
Gostava de vós perguntar uma questão relativa aos conectores. Os mesmos também têm especificações, ou seja, cat5, cat6, etc? Ou o essencial é o cabo?
Por vezes a procura de conectores não consigo encontras as especificações dos mesmos.
Obrigado a todos desde já pela vossa atenção.
Cumprimentos!
Olá,

Os conectores também têm categorias.
Faz uma simples pesquisa na Amazon e já verás o que existe.

Olá,

Os conectores também têm categorias.
Faz uma simples pesquisa na Amazon e já verás o que existe.
Boa tarde,
Obrigado pela sua resposta!
Lá está a minha dúvida, porque por exemplo aqui a dias a procurar de um pacote de fichas rj45, as mesmas não traziam qualquer categoria escrita. Apenas rj45, nada mais

Pode ser CAT5, CAT6, pode ser com ou sem malha de proteção(são metálicas), e pode ser para fios algures entre AWG21 e AWG24.
Obrigado pela sua resposta!
Sim, quando trazem essas especificações eu guio me por elas.
A minha dúvida era se compra-se um desses packs sem as especificações escritas e instala-se igualmente num cat 6, por exemplo, se isso podia ter algum tipo de "má-influência "🤣

Se "só" vais utilizar a 1Gb e sem PoE, quase qualquer coisa serve. É cravar e testar, mais que não seja ligar ao switch e ver se funciona.

Boas,

Bom dia
Estava na net à procura de alguma informação sobre cabos de rede e instalações e deparei-me com o Fórum. Não percebo nada de comunicações mas daqui a umas semanas irei adquirir e instalar umas câmaras de videovigilância POE + NVR (kit CCTV) na minha moradia. Espero que com alguma informação que já reuni e aprendizagem feita (sobretudo aqui neste Fórum) consiga realizar a mesma. Ou seja, na altura da construção um amigo arranjou-me uns cabos de rede que eu desde logo passei. Estes cabos têm a seguinte informação impressa; "CABLE 350MHz E213738-Y CM (UL) C(UL) 4PR 23 AWG ISO/IEC 11801 & EN50288 & TIA/EIA-568-B.2 VERIFIED 015M".

Do que fui lendo já entendo que são cabos não blindados, que os 350MHz não será muito (talvez conseguisse outros que permitissem maior velocidade). O material do encamisamento (CM) é o básico, mas isso penso que será o menos porque estão passados nas alvenarias. O AWG parece-me bem e tem as referências das normas.

O que pretendo é algum feedback sobre a qualidade destes fios. Serão suficientes para uma instalação residencial simples como esta que pretendo executar ou deverei substituir os mesmos?

Creio que te enganaste nos MHz, devem ser 250MHz e não 350Mhz, o que te trará limitações na largura de banda com certos equipamentos a breve prazo.
Outro factor é a idade e especificações do cabo para injecção de POE, em especial POE+ e POE++, que não me deixaria lá muito confortável.
Aqui a minha questão não é os condutores, é o estado do revestimento dos cabos que já se poderá ter degradado.

Uma bobine de 100m de cabo Cat7 S/FTP de boa qualidade custa 100€+/-, isto na altura da construção é barato e fácil de colocar, portanto um no-brainer e depois estás descansado uns 15 a 20 anitos.

Cumps.

Antes de mais, agradeço a resposta e ajuda. Tenho quase a certeza que eram 350MHz mas quando conseguir vou confirmar. Relativamente à idade do cabo, como se consegue saber....terá a ver com as normas inscritas, qual a idade dos mesmos? O revestimento dos cabos, aparentemente, parece estar bom, tendo passado cerca de 4 anos desde a sua passagem.

Esse cabo que mencionas Cat7 S/FTP será fácil de passar nesta altura? Os tubos, se não me engano, têm 16mm∅ e alguns com cerca de 20/30m de comprimento.

Antes de mais, agradeço a resposta e ajuda. Tenho quase a certeza que eram 350MHz mas quando conseguir vou confirmar. Relativamente à idade do cabo, como se consegue saber....terá a ver com as normas inscritas, qual a idade dos mesmos? O revestimento dos cabos, aparentemente, parece estar bom, tendo passado cerca de 4 anos desde a sua passagem.

Esse cabo que mencionas Cat7 S/FTP será fácil de passar nesta altura? Os tubos, se não me engano, têm 16mm∅ e alguns com cerca de 20/30m de comprimento.
Viva.
16 de diâmetro, isso e estreito, ideal é 2.5 mas se nao houver curvas apertadas... aconselho usar uma guia ( passa fios de 2/3 mm ), e muito lub, w40 ou gel proprio lubrificante ( ja por aqui mencionado ) para esse efeito. E so vais passar um cabo nessa tubagem certo ? E isso é servico para duas pessoas, um a puxar outra a guiar o cabo na outra extremidade.

Boas,

4 Anos desde que está instalado, há quantos anos foi fabricado e em que condições este até à instalação?
Parecendo que não o cabo preserva-se mais quando instalado porque está resguardado de variações de temperatura elevadas e da luz.

É exequível, a dificuldade dependerá das curvas da tubagem e se foi tubo corrugado ou liso, mas nada como experimentar antes.
Se não for difícil, puxa o cabo novo ao retirar o velho, não faças é uniões pelos condutores, está lá a guia plástica no meio para isso.

Cumps.

E so vais passar um cabo nessa tubagem certo?
Sim, um cabo apenas por cada tubo

4 Anos desde que está instalado, há quantos anos foi fabricado e em que condições
Sim, +/- 4 anos que os passei nas tubagens. Pensei que iria fazer a instalação mais rapidamente mas fui adiando. É uma boa questão, também não te sei responder, mas não deveria o ano de fabrico vir inscrito no cabo?
tubo corrugado ou liso
É liso
puxa o cabo novo ao retirar o velho
Era essa a ideia mesmo👍
não faças é uniões pelos condutores, está lá a guia plástica no meio para isso.
Faz mal pelos condutores?, pela guia plástica não parte?

Boas,

Sim, +/- 4 anos que os passei nas tubagens. Pensei que iria fazer a instalação mais rapidamente mas fui adiando. É uma boa questão, também não te sei responder, mas não deveria o ano de fabrico vir inscrito no cabo?
Não é obrigatório, e como esclareci no primeiro post nem tudo o que está escrito é verídico, a TIA não verifica nada, emite certificações e cobra taxas, é tipo ERS.

É liso

Era essa a ideia mesmo👍

Claro, ao puxares pelos condutores estás a danificar os condutores, a guia plástica está lá para isso mesmo, para puxar e se arrebentar é porque excedeste a tensão que o cabo suporta.
Mandam as regras que se descarte 5cm das pontas quando o cabo é puxado e que se destrance o mínimo possível.

Cumps.

É liso

Era essa a ideia mesmo👍

Viva.
Correcto, tens uma fibra semi-transparente no meio dos conectores, ata/faz nó nessa fibra do cabo velho a fibra do cabo novo. Testa puxando os dois cabos se ficou bem seguro antes de puxa para dentro do tubo.
Também podes entrelaçar os condutores, mas por cima da união/nó que fizeste na fibra. O que dá resistência de tração é a fibra que está no meio dos condutores.
E muito lub.

Uma bobine de 100m de cabo Cat7 S/FTP de boa qualidade custa 100€+/-, isto na altura da construção é barato e fácil de colocar,
De facto, estou inclinado a trocar os cabos por uns Cat7 blindados como sugeriste, no entanto, encontrei alguma informação neste link; https://www.truecable.com/blogs/cable-academy/shielded-vs-unshielded-cable que me deixou um pouco baralhado.

Passo a citar 'algumas partes' dessa informação
"Cabo blindado deve estar devidamente ligado ao aterramento, caso contrário, pode realmente introduzir problemas em vez de resolvê-los ou evitá-los"

"É possível autoinfligir problemas ao instalar cabos blindados. Requer ligação adequada ao aterramento, pois a interferência externa indesejada é canalizada por esta blindagem (e pelo ESD ou fio dreno) para o aterramento. A blindagem no cabo funciona como bloco e caminho; é um caminho de menor resistência."

"O circuito terrestre
A instalação e utilização inadequadas de cabos Ethernet blindados podem resultar (em casos raros) em danos ao equipamento, devido a consequências não intencionais, como loops de terra"

"A antena que você não sabia que tinha
Então, o que poderia acontecer se o cabo FTP fosse instalado sem que a blindagem estivesse devidamente ligada ao terra? O cabo FTP em questão não tem lugar para canalizar energia externa indesejada com segurança... então pode muito bem funcionar como uma antena enorme".

"Mais comumente, a instalação inadequada do cabo FTP resultará simplesmente em desperdício de dinheiro, tempo e esforço. A Lei de Murphy ditará o que mais poderá ocorrer se a técnica de instalação adequada não for observada."
"Uma exceção a isso é quando você usa um cabo Ethernet CMX de nível externo conectado à lateral de sua estrutura. Por exemplo, câmeras de segurança instaladas na lateral da sua casa são uma instalação que não requer estritamente cabo Ethernet blindado."
"Ao planejar sua rede, o uso criterioso de cabo Ethernet blindado será útil. Certifique-se de usar blindado quando necessário e não blindado quando necessário."
Que significa tudo isto? Para instalar uns simples cabos blindados para um circuito de videovigilância residencial tenho que ter em conta ou colocar em prática alguma destas recomendações? Ou não preciso de preocupar, pois a instalação elétrica da casa já contempla isso?

Boas,
De facto, estou inclinado a trocar os cabos por uns Cat7 blindados como sugeriste, no entanto, encontrei alguma informação neste link; https://www.truecable.com/blogs/cable-academy/shielded-vs-unshielded-cable que me deixou um pouco baralhado.

Passo a citar 'algumas partes' dessa informação
"Cabo blindado deve estar devidamente ligado ao aterramento, caso contrário, pode realmente introduzir problemas em vez de resolvê-los ou evitá-los"

"É possível autoinfligir problemas ao instalar cabos blindados. Requer ligação adequada ao aterramento, pois a interferência externa indesejada é canalizada por esta blindagem (e pelo ESD ou fio dreno) para o aterramento. A blindagem no cabo funciona como bloco e caminho; é um caminho de menor resistência."

"O circuito terrestre
A instalação e utilização inadequadas de cabos Ethernet blindados podem resultar (em casos raros) em danos ao equipamento, devido a consequências não intencionais, como loops de terra"

"A antena que você não sabia que tinha
Então, o que poderia acontecer se o cabo FTP fosse instalado sem que a blindagem estivesse devidamente ligada ao terra? O cabo FTP em questão não tem lugar para canalizar energia externa indesejada com segurança... então pode muito bem funcionar como uma antena enorme".

"Mais comumente, a instalação inadequada do cabo FTP resultará simplesmente em desperdício de dinheiro, tempo e esforço. A Lei de Murphy ditará o que mais poderá ocorrer se a técnica de instalação adequada não for observada."
"Uma exceção a isso é quando você usa um cabo Ethernet CMX de nível externo conectado à lateral de sua estrutura. Por exemplo, câmeras de segurança instaladas na lateral da sua casa são uma instalação que não requer estritamente cabo Ethernet blindado."
"Ao planejar sua rede, o uso criterioso de cabo Ethernet blindado será útil. Certifique-se de usar blindado quando necessário e não blindado quando necessário."
Que significa tudo isto? Para instalar uns simples cabos blindados para um circuito de videovigilância residencial tenho que ter em conta ou colocar em prática alguma destas recomendações? Ou não preciso de preocupar, pois a instalação elétrica da casa já contempla isso?

É isso, mas dificilmente te traria problemas, se a casa é recente então tem um ATI que tem dentro ligação à terra, o Patch-Panel deve estar ligado à terra e assim assegura as descargas.
Se não tiver terra, o que é ilegal, ou o patch-panel não suportar ligação à terra é arranjar forma de resolver isso.
A boa e má notícia é que as ligações à terra estão presentes em quase todos os dispositivos ligados, então a descarga é assegurada por um ou vários, no caso raro de um raio é que pode ser chato porque um ou vários equipamentos vão fazer um circuíto de descarga (burn baby burn).

Cumps.

É isso, mas dificilmente te traria problemas, se a casa é recente então tem um ATI que tem dentro ligação à terra, o Patch-Panel deve estar ligado à terra e assim assegura as descargas.
Tem ATI sim. Tranquilo, não tenho então que me preocupar com isso.

... será suficiente ou aconselhas outro ou marca em específico?

Última edição pelo moderador:
Viva.
Parece ser bom nas características... mas é para exterior " Ideal para uso externo ". Como ja tens tubagem com um diâmetro um reduzido no tubo, desaconselho. Esse tipo de cabo para exterior torna-se mas rígido, e menos flexível para passagem interna.

Última edição pelo moderador:
Back