Conselhos sobre Cabos de Rede

MinisterOfSound

Power Member
Boas,

A Categoria de um cabo de rede depende sobretudo das suas características físicas e não da categoria impressa pelo fabricante, infelizmente há demasiados cabos categorizados como Cat 6/Cat 6A que não passam de Cat 5E.
Parte desta trapalhada deve-se ás alterações feitas pela TIA em que cedeu a pressões e abriu a porta a estas situações.

Apesar da Categoria importar deixo aqui os pontos mais relevantes na escolha de um cabo:

Quanto maior for a Categoria melhor;
Quanto maior forem os MHz melhor;
Quanto menor for o AWG melhor;
Quanta mais protecção tiver melhor;
Preferir cabos STP a UTP;
Preferir Shielded e Foiled Twisted Pair;
Acima de tudo evitar Cabos CCA e utilizar apenas 100% Cobre.

Tendo em conta as velocidades atingidas hoje em dia, a quantidade de dispositivos cujo tráfego passa pela cablagem, as interferências e o que aparecerá no futuro eu recomendava cabos com estas características no mínimo:

Cat 7A, mínimo de 1000Mhz, AWG entre 23 e 24, LZSH e S-FTP.
Cat 8 II de 2000Mhz, AWG 22/1, LZSH e S-FTP

Actualmente encontram-se cabos com característícas acima das que enunciei a 75€+/- a bobine de 100 metros e 335€+/- a de 500 metros para Cat7A, 615€+/- a bobine de 500m para Cat 8 II.

https://www.digitus.info/de/produkt...etzwerkkabel/verlegekabel/dk-1743-vh-1/?PL=en

Há versões Simplex e Duplex, a mim a versão Duplex dá-me um jeitaço às vezes:

https://www.digitus.info/de/produkte/kupfer-netzwerktechnik/netzwerkkabel/verlegekabel/

Para quem pensar nisto numa ótica comercial/empresarial, a oferta é maior e os preços são ainda mais baratos claro.

Andar a poupar aos 25/35€ por cada 100 metros de cabo e depois ter problemas é que não aconselho, na construção de uma casa isto são "peanuts".

Estas características são muito importantes porque por vezes podem ver a Ligação de Rede a 1Gigabit mas estar a ter velocidade de transferencia real abaixo de uma 100Mbps.
Ferramentas para testar a rede aqui.

Cumps.

EDIT: Olhando aos preços a 23/10/2021 os cabos Cat 7A de 1000 e 1500Mhz estão "apetecíveis", os Cat 8.II desceram um bom bocado.
 
Última edição:
Boa tarde.
E qual a melhor sequência de cor para cravar na ficha RJ45?
Fiz dois cabos, ambos trabalham, mas como fiz em dias diferentes e segui videos diferentes do YouTube, acabaram por ser diferentes. Um começa no verde, e o outro no laranja se não me engano. Faz diferença?

Obrigado.
 
Tanto quanto sei, há duas normas de cabo. Analisa primeiro qual a melhor para ti. Se não seguires as normas podes estar a limitar a velocidade da net!!!!
 
Boa tarde.
E qual a melhor sequência de cor para cravar na ficha RJ45?
Fiz dois cabos, ambos trabalham, mas como fiz em dias diferentes e segui videos diferentes do YouTube, acabaram por ser diferentes. Um começa no verde, e o outro no laranja se não me engano. Faz diferença?

Obrigado.
É igual. Importante é manter a mesma norma em toda a rede. Usa-se mais a T568B (branco laranja-laranja)
 
Boas,

Eu ainda não entendi porque é que a norma T568B consta sequer no ITED e é a mais utilizado, quando a nível doméstico é inutil e pode haver incompatibilidades.

Em termos de performance, não há diferença: https://www.truecable.com/blogs/cable-academy/t568a-vs-t568b

Supostamente a Norma 568A seria mais indicada para uso doméstico pela compatibilidade, a norma 568B mais indicada para uso empresarial, mas alguns governos impõe a norma 568A nas instalações governamentais.
O mito de que a norma B seria melhor para evitar crosstalk também já caiu, usando cabos S/FTP a argumentação passa a ridícula.

Os aparelhos já fazem auto-negociação á muito portanto seja qual for a norma eles ligam-se à velocidade máxima suportada, antigamente faria sentido entre routers, hubs ou PC-PC.
Se fizer falta é só cravar um patch-cable...

O mais importante é manter a mesma norma em toda a instalação e cabos.

Já tive foi impressoras HP, Kyocera e algumas centrais telefónicas da Panasonic que não se davam bem com instalações 586B e cabos com crossover.
(Ainda estou para perceber os artolas que fizeram esta conjugação)

Já vi instalações, empresariais e domésticas, com uma norma nos patch-panel e outra nas tomadas - de génios!

Cumps.
 
Boas!

E cabos c/ as características abaixo, recomendavam a sua compra?

- Cabo padrão: Cat6
- Isolamento do cabo: S/FTP (S-STP)
- Conector 1: RJ-45
- Conector 2: RJ-45
- Género do conetor: Macho/Macho
- Revestimento dos contactos do conetor: Dourado
- Velocidade real de transferência: 1000 Mb/s
- Frequência: 250 MHz
- Tecnologia de cablagem: 10/100/1000Base-T(X)
- Tamanho wire AWG: 28
- Conformidade com RoHS: Sim
- Material de revestimento: Baixo fogo de zero halogen (LSZH)
- Sem halogénio: Sim
- Aprovações Regulamentares: ISO/IEC 11801, EN50288, TIA/EIA 568-C.2
- Diâmetro exterior: 5,8 mm

É para uso doméstico c/ o objetivo de manter a ligação do router ao equipamento de forma sempre estável.
 
Boas,

Boas!

E cabos c/ as características abaixo, recomendavam a sua compra?

- Cabo padrão: Cat6
- Isolamento do cabo: S/FTP (S-STP)
- Conector 1: RJ-45
- Conector 2: RJ-45
- Género do conetor: Macho/Macho
- Revestimento dos contactos do conetor: Dourado
- Velocidade real de transferência: 1000 Mb/s
- Frequência: 250 MHz
- Tecnologia de cablagem: 10/100/1000Base-T(X)
- Tamanho wire AWG: 28
- Conformidade com RoHS: Sim
- Material de revestimento: Baixo fogo de zero halogen (LSZH)
- Sem halogénio: Sim
- Aprovações Regulamentares: ISO/IEC 11801, EN50288, TIA/EIA 568-C.2
- Diâmetro exterior: 5,8 mm

É para uso doméstico c/ o objetivo de manter a ligação do router ao equipamento de forma sempre estável.

Não recomendava de todo, os 250MHz dizem logo que é do mais baixo possível.

Tal como escrevi em cima, olhando à diferença de preços actuais entre Cat6/7/8 não consideraria menos que isto:

Cat 7A, mínimo de 1000Mhz, AWG entre 23 e 24, LZSH e S-FTP.
Cat 8 II de 2000Mhz, AWG 22/1, LZSH e S-FTP

Cumps.
 
Boas,

Precisava de um cabo de 1gb ou a máxima velocidade possível, o mais fino possível. Porque tenho pouco espaço no tubo. Sabem se é possível e que cabo possa ser?

Obrigado
 
Sou relativamente novo neste fórum, é possível partilhar links de lojas? amazon, etc?

Estou à procura de recomendações para uma bobina cat6 (100m) que acho ser suficiente. Mas todas as que encontro leio bastante sobre a qualidade do cabo em si ser bastante má. Será para uso doméstico, nomeadamente ligar o router às divisões mais distantes da casa.
 
Back
Topo