Consola Portátil nVidia - Shield

O Tegra 4 é assim tão impressionante?

Parecem-me mais impressionante as propostas da Qualcomm e da Samsung, especialmente o Exynos 5 Octa.

O Tegra 4 não trás nada de novo. Um pouco melhor que o A6X, mas daqui a uns tempos as outras empresas vão ultrapassar em muito o A6X.

Seja como for. Acho muito estranho esta consola. Pode ter sucesso num nicho, mas não vejo mais que isso.
 
o Tegra 3 correspondeu, espero ainda melhor performance e fiabilidade, no Nexus 7 os jogos correrem todos parece mel, com optimos graficos gostei muito, venham mais gadgets e showcases destes.
 
Nao tenho qualquer duvida que o Exynos bata o tegra 4, a nvidia tem-se antecipado sempre, tegra 2, tegra 3, e isso tem consequências.

Bate no quê Specs?

Como sempre parecemos todos matemáticos... Também o tegra 3 é batido por muitos segundo consta por ai...
Peguem num depois falem comigo.

Hardware não é tudo, os Jogos tegra são simplesmente de babar é triste eu sei..., mas é a verdade, quanto à Shield, a consola ser um fail ou não depende:

- Principalmente do preço que a Nvidia a conseguir meter no mercado.

-Da janela de lançamento entre a consola e os primeiros tablets Tegra 4.
Se não for grande o suficiente tem pernas cortadas à partida.

-Não ser um tablet.
Aliás o maior fail da Shield é mesmo esse não ser dois equipamentos complementares, não faz sentido não se puder tirar o ecrã de lá e termos um tablet , mesmo tendo 5'' eu sei... e o Stream é bonito e tal e tal, mas nos moldes em que se encontra é balelas e nada mais,com os requisitos que pede é para meia dúzia de gatos pingados.

Enquanto que o problema da Vita é um e só um a falta de Stream...

Para bom entendedor meia palavra basta...

O Único problema que a Vita tem é ser da Sony, porque a consola é uma belíssima consola.
 
Última edição:
Bate no quê Specs?

Como sempre parecemos todos matemáticos... Também o tegra 3 é batido por muitos segundo consta por ai...
Peguem num depois falem comigo.

Como sempre alguém se sente atingido só porque tem um dispositivo com esse hardware.

Ninguém disse que era mau. Apenas não é o melhor e por alguma margem.

Se não acompanhas a industria, devias faze-lo. A nVidia chegou tarde ao jogo e está a correr atrás do prejuízo. Nem na parte gráfica é a melhor. Essa distinção fica para a PowerVR que entrou no mercado mobile muito antes da nVidia.

Quanto ao Tegra 4, basta olhar para os proprios benchmarks da nVidia. Bate os actuais processadores. Bate o A6X.
Vai ser o melhor processador desta geração? Dificilmente. Isso torna-o mau? Não.
 
Peguem num ?? Num tegra 3 ? Já tive o transformer prime...
Queres ver o noteII a correr jogos com os mesmos efeitos babásticos do tegra 3??
Note II e outros.
 
É, tegra 3 é uma maravilha, o melhor que há, tal como o tegra 2 era...
:rolleyes:

O tegra 3 até não é mau de todo. Tem alguns calcanhares de aquiles como pouca largura de banda (single-channel) e problemas com performance de IO mas tirando isso até tem uma boa prestação em geral.

O grande trunfo é mesmo os acordos da nVIDIA com os developers que quer se queira ou não, faz diferença pois são muitos e bons. Shadow gun, sonic, dead trigger, entre muitos outros - estes jogos ficam outros com o tegra 3. Pode ser um pouco jogo sujo mas o que é certo é que todos ganham: nVIDIA fica com features exclusivas e os developers recebem um bom patrocínio para além que essas features ficam específicas de uma só arquitectura que facilita o desenvolvimento.

Depois há a questão do time to market. Aí ninguém conseguiu superar a nVIDIA tanto no Tegra 2 como no 3. Por exemplo comparativamente ao exynos sempre saiu meses mais cedo, em maior diversidade de dispositivos e a um preço bastante competitivo. Por alguma razão sempre que há uma nova geração de tablets os high-end são em peso quase todos nVIDIA ;)

Provavelmente a nVIDIA vai voltar a fazer o mesmo com o tegra 4 por isso não esperem que a história da próxima geração seja muito diferente :P
 
Sim, mas isso qualquer pessoa que esteja um pouco por dentro do assunto sabe.
Custa ver é post's a defender algo como se fosse o melhor do mercado só porque se tem algo ou se gosta dessa coisa. Tem os seus pontos positivos e os seus pontos negativos, mas não é do melhor que há.

Quanto ao que referes de problemas de I/O e largura de banda isso foi mais com os transformer que a Asus vergonhosamente colocou memória ram lenta, mesmo no transformer prime. No Nexus 7 já não se sente tantos problemas de I/O por exemplo [pelo menos dos relatos que li].
E em 3, 2,1 .. deve aparecer alguém a dizer que os transformer são o expoente máximo em performance dos trablets android....
:-D



Já agora a acrescentar ao que disseste, os jogos para tegra 2 eram bloqueados para o mesmo, mas havia forma de 'contornar' isso. Muito provavelmente o mesmo 'método' deve desbloquear todas essas 'maravilhas' gráficas nos outros SoC, no caso do Exynos da mesma geração até vai permitir esses efeitos com mais fps.. :P
Mas pronto, deixa lá, [para alguns] Nvidia é que é...;)
 
Última edição:
Quanto ao que referes de problemas de I/O e largura de banda isso foi mais com os transformer que a Asus vergonhosamente colocou memória ram lenta, mesmo no transformer prime.

O prime foi precisamente o transformer que veio com a RAM mais lenta (DDR2 800) - todos os outros vinham com memórias mais rápidas (DDR3 1333). No entanto sendo single-channel a largura de banda vai ser sempre um factor limitador. Procura reviews da anandtech e afins onde mostram que o fill-rate e afins deixam muito a desejar comparativamente à concorrência.

Quanto ao I/O é verdade que está melhor no nexus 7 mas segundo tinha lido em algumas reviews o próprio SoC parece ser parte do problema.

Já agora a acrescentar ao que disseste, os jogos para tegra 2 eram bloqueados para o mesmo, mas havia forma de 'contornar' isso. Muito provavelmente o mesmo 'método' deve desbloquear todas essas 'maravilhas' gráficas nos outros SoC, no caso do Exynos da mesma geração até vai permitir esses efeitos com mais fps.. :P

Sim, ninguém disso o contrário mas atenção que isso não é out-of-the-box e para alguns jogos precisas de ter root para poder alterar valores na bd. Depois há a questão de que não é suportado oficialmente e em alguns casos não funciona a 100% pois tal como disse são feitos para uma plataforma específica. Basta usar uma extensão específica da nVIDIA que puff! temos problemas ;)
 
No meu entender qualquer consola portátil é actualmente um flop. O mercado não está muito interessado nisto.
Quando era puto lembro-me de aparecerem os GB Classic. Depois evoluiu para o pocket, color e por ai fora. Era a loucura.
Os putos actualmente estão mais preocupados com a quantidade de megapixeis que os telemóveis têm, os jogos que têm instalados nos ditos e alguns até se aventuram no mundo das custom roms.
Parece-me que será mais proveitoso programar para plataformas móveis (vulgo iOS e Android) pois o hardware está muito capaz e "toda a gente tem".
 
No meu entender qualquer consola portátil é actualmente um flop. O mercado não está muito interessado nisto.
Quando era puto lembro-me de aparecerem os GB Classic. Depois evoluiu para o pocket, color e por ai fora. Era a loucura.
Os putos actualmente estão mais preocupados com a quantidade de megapixeis que os telemóveis têm, os jogos que têm instalados nos ditos e alguns até se aventuram no mundo das custom roms.
Parece-me que será mais proveitoso programar para plataformas móveis (vulgo iOS e Android) pois o hardware está muito capaz e "toda a gente tem".

As vendas da nintendo 3DS é a prova que as portáteis ainda estão para durar.
 
agora fizeram me lembrar um post do 9gag qe dizia, League of Legends, a game created for adults, played by kids.... Pokemon, a game created for kids, played by adults... a 3DS, das pessoas qe conheço qe a tem, sao tds 20+
 
O Tegra 4 é assim tão impressionante?

Parecem-me mais impressionante as propostas da Qualcomm e da Samsung, especialmente o Exynos 5 Octa.

O Tegra 4 não trás nada de novo. Um pouco melhor que o A6X, mas daqui a uns tempos as outras empresas vão ultrapassar em muito o A6X.

Seja como for. Acho muito estranho esta consola. Pode ter sucesso num nicho, mas não vejo mais que isso.

O A6X é a SoC não é? Ou é só cpu? Eu tenho um Ipad4 e só ouço falar muito bem do poderio gráfico (superior ao SoC da Nvídia) mas poderio de cálculo, o Tegra III é melhor poque é quad core.

Ou seja, eu que percebo pouco, tenho a ideia que o A6X nem sequer é completamente melhor que o Tegra III. E assim, claro que o Tegra IV vai ser melhor que o A6X.


Surpreendeu-me foi usares o A6X como referência, um dual core. Ou, estou a baralhar socs, com cpus e gpus...
 
O dual core do Nexus 10 é melhor que o quad core do Note II e Note 10.1 e bem melhor que o Tegra 3 [também quad core].. Tanto em eficiência [performance/consumo] como em performance bruta.
:)
 
O dual core do Nexus 10 é melhor que o quad core do Note II e Note 10.1 e bem melhor que o Tegra 3 [também quad core].. Tanto em eficiência [performance/consumo] como em performance bruta.
:)

Mas com um tdp impraticável para smartphones :P

The Cortex A15 data is honestly the most intriguing. I'm not sure how the first A15 based smartphone SoCs will compare to Exynos 5 Dual in terms of power consumption, but at least based on the data here it looks like Cortex A15 is really in a league of its own when it comes to power consumption. Depending on the task that may not be an issue, but you still need a chassis that's capable of dissipating 1 - 4x the power of a present day smartphone SoC made by Qualcomm or Intel. Obviously for tablets the Cortex A15 can work just fine, but I am curious to see what will happen in a smartphone form factor. With lower voltage/clocks and a well architected turbo mode it may be possible to deliver reasonable battery life, but simply tossing the Exynos 5 Dual from the Nexus 10 into a smartphone isn't going to work well.

Entretanto uma análise interessante da anandtech ao tegra4 onde destaco os seguintes pontos:

The big disappointment for many was that NVIDIA maintained the non-unified architecture of Tegra 3, and won't fully support OpenGL ES 3.0 with the T4's GPU. NVIDIA claims the architecture is better suited for the type of content that will be available on devices during the Tegra 4's reign.

Tegra 2 featured a single Vec4 vertex shader unit (4 cores), and a single Vec4 pixel shader unit (4 cores). Tegra 3 doubled up on the pixel shader units (4 + 8 cores). Tegra 4 features six Vec4 vertex units (FP32, 24 cores) and four 3-deep Vec4 pixel units (FP20, 48 cores). The result is 6x the number of ALUs as Tegra 3, all running at a max clock speed that's higher than the 520MHz NVIDIA ran the T3 GPU at. NVIDIA did hint that the pixel shader design was somehow more efficient than what was used in Tegra 3.

Tegra 4 does offer some additional enhancements over Tegra 3 in the GPU department. Real multisampling AA is finally supported as well as frame buffer compression (color and z). There's now support for 24-bit z and stencil (up from 16 bits per pixel). Max texture resolution is now 4K x 4K, up from 2K x 2K in Tegra 3. Percentage-closer filtering is supported for shadows. Finally, FP16 filter and blend is supported in hardware. ASTC isn't supported.
 
Última edição:
Eu sei.
Mas com os clocks que vai ter não sei como vai ser comparado com o Tegra 4...
Só no Exynos a seguir talvez a samsung regresse à Mali novamente [para este octo core parece que houve atrasos na nova versão]..

Talvez seja desta, com Tegra 4, que a Nvidia fique à frente, pelo menos na parte do gpu..:P
 
Back
Topo