Consolas modificadas - lojas legais ?!?!?

madafakapc

Power Member
Uma questao interessante: as casas que há por ai a vender akelas cenas de xbox/ps2 consolas modificadas (os mods) sao legais cá em Portugal ?!?!?! Keke me podem dizer quanto a esta cena?!?
 
Há muitas muitas lojas que fazem isto...diria mesmo lojas especializadas...que instalam chips, vendem cenas tipo Swap Magic, etc...têm morada fisica, podes levar lá a consola ou enviar pelo correio.

Não me parece portanto que seja ilegal
 
NQ disse:
Há muitas muitas lojas que fazem isto...diria mesmo lojas especializadas...que instalam chips, vendem cenas tipo Swap Magic, etc...têm morada fisica, podes levar lá a consola ou enviar pelo correio.

Não me parece portanto que seja ilegal

desbloquear uma box da cabovisao, vender descodificadores desbloqueados para parabolicas, etc, tb sao ilegais, e no entanto tb ha casas (com morada fixa) que o fazem.... será entao legal? eu axo ke nao.... é so uma questao de tempo de haver uma denuncia, e lá vai mais alguem ver o nascer do sol aos quadrados... :rolleyes:
 
Pelo que já andei a ler é legal transformar uma consola para ler Backups.

Em termos nas Box para descodificar a TV Cabo não sei se podes comparar com isto...parecem-me duas situações diferentes...por um lado tens o direito de fazer Backup dos CDs/DVDs que compras, em relação à TV CABO se não pagas não podes ver, até na própria casa é proibido pores outra saída para outra televisão acho eu, é preciso contactar e serem eles a pôr.

Posso tar enganado mas assim de repente é isto que me vem á cabeça
 
pois... tb podes ter razao...

n há uma relação directa entre uma coisa e outra, mas seria que era só para backups? pelo ja me apercebi (mas posso tar enganado), a lei diz que podemos fazer backup dos nossos cd's/dvd's originais de forma a preservá-los... mas aos olhos da lei, n tou a ver como será visto esse tipo de comércio...
tb o ke disse foi o ke me veio à ideia, quando li o topico....
 
A questão é que eles vendem as consolas modificadas para poderes ler Backups, é o que dizem sempre nos sites. Por isso visto que não é ilegal fazeres Backup das tuas coisas...acho que isto já fez correr muita tinta pelo mundo...penso que li uma thread aqui uma vez que tinha mais detalhes sobre isto.

É uma questão de procurar.
 
Há que esclarecer aqui uma coisa. Os chips não permitem apenas e só correr jogos gravados sejam eles backups de originais que possuimos ou não. Eu por exemplo tenho a minha XBOX chipada e nem sequer jogo. Uso-a como media player. Dá-me muito mais jeito ter a XBOX ao pé da TV com um cabo de rede ligado, passo os filmes, música, etc para lá através de FTP e vejo filmes, ouço música sem precisar de ter o PC ligado e perto da TV.

Será que isto é ilegal?

Penso que muitos dos chips permitem também jogar por exemplo jogos NTSC importados numa consola originalmente PAL. Há quem instale chips na XBOX para correr Linux.

Vendo as coisas desta maneira não me parece que a instalação de um chip numa consola seja um acto ilegal, atenção, não me parece, ou pelo menos moralmente não o é.
 
se podem vender consolas modificadas ou não, isso não sei. Só sei que se as compram, xau xau garantia, porque modificaram os componentes e é o suficiente para a cessar.
 
Podes chipar uma consola, mas não podes vender o "acto de chipar". Ou seja, na tua consola, tu podes fazer o que quiseres, chipala, utilizar os seus componentes noutros periféricos, até enfiares uma marreta nela. Agora não podes é ter lucro sob isso.
 
É ilegal vender chips para correr backups, mas é legal vender e soldar chips nas consolas para correr homebrew. Os chips que essas casas vendem, só correm homebrew, não correm backups.
As casas vendem e soldam os chips, e não se responsabilizam por alguém ir à net, sacar um firmware não oficial que corra backups, e flashar o chip...
Ultimamente a maneira de contornar a lei é essa...:)

Edit: Exemplo de um disclaimer de um fabricante de chips:

"Disclaimer

DMS4 Lite and Professional are development tools for amateur or professional code developers. They are not designed/marketed or distributed in any territory for the purposes other than those stated. We do not condone any illegal reproduction or distribution of games software. As stated the sole prupose of our product is for the purposes of booting and developing Homebrew or Legally developed software on the users' system.
The user imdemnifies the manufcaturer and distributors from any actions resulting from illegal or liablous acts on the users' part. Furthermore the user agrees not to purchase any of the DMS4 products if it is his or her intention to use the DMS4 products in any way which could be construed illegal or render the manufaturer or distributor liable for any criminal or civil action in any territory.
By entering the DMS4.com website you agree to indemnify us against any action resulting from your actions, furthermore you agree not to post any illicit materials or comments in the DMS forums."
 
Última edição:
Modificar a consola não é ilícito o que é é usarem a mesma para correr games dos quais não têm cópias.

Posso ter putos e não quero estragar os originais meto chip copias dos games e tá feito.
 
relativo a tVcabo, a uns largos anos atras era realmente proibido ter mais que uma tomada tvcabo sem a permissão da tvcabo, agora já n ha esse problema!
Ter uma parabolica e um receptor (dos sem cartao) a dar tvcabo, n é 100% ilegal, visto poder ser possivel comprar esse equipamento e ao direcionares para o satelite da tvcabo ele, 'infelizmente' dar os canais da tvcabo..

e já agora, uma curiosidade, mts devem saber disto mas, para quem tem este sistema ilegal da tvcabo, se forem la a casa e dizerem k estao a ver ilegalmente e que temm que levar o equipamento (os da tvcabo quererem levar o equipamento) eles n o podem fazer, nem sequer podem entrar em vossa casa sem ordem para isso! mesmo como nos filmes americanos com o mandato!
 
jamiro disse:
Ter uma parabolica e um receptor (dos sem cartao) a dar tvcabo, n é 100% ilegal, visto poder ser possivel comprar esse equipamento e ao direcionares para o satelite da tvcabo ele, 'infelizmente' dar os canais da tvcabo..

Se a coisa fosse assim tão simples... Não existe nenhum receptor que faça isso com a simplicidade que apresentas, a não ser que lhe alteres a firmware original. Acredito que existam lojas que os vendam com a firmware já alterada, mas os donos (da loja) arriscam-se a ter o material todo apreendido (como aconteceu há uns tempos numa loja) e a ir para o xilindró. Esses receptores a que te referes são chamados de Free-to-Air, só apanham canais livres (com o firmware original). Existem alguns desses canais a emitir no mesmo satélite de onde emite a TVRabo, mas nenhum deles é da TVRabo. Os canais estão encriptados... E nem é como os canais da TVRabo codificados que vez com chuva. No caso do satélite não vez mesmo nada...

A partir do momento que estás a alterar a firmware original do equipamento estás ilegal, é como que alterava as boxes oficiais da TVRabo para poder ver todos os canias codificados quando só pagava 1.

Mas isto já é um bocado off-topic.
 
Última edição:
:x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2:

EXCELENTE!!!!!


Agradeço a vossa colaboração para esclarecer esta duvida (pelos vistos de muitos) e confesso que nao estava à espera de tamanha adesão logo à primeira!!!!!!!:wow: :wow: :wow: :wow: :wow: :wow: :x2: :x2: :x2:

Nada até agora está offtopic, apesar da kestao ser a das consolas, pq na realidade eu pretendo ver escalarecido até onde é legal ir e onde começa o ilegal! Isto porque na realidade há lojas (pelo menos os sites internacionais de modding de xbox,ps2, etc etc abundam) e a minha questao é mesmo entender se ter um negocio nesta área seria ilegal !!!

No meu entender e de acordo com o que voces aki dissem, nao é ilegal a partir do momento em que tu estando a xipar uma consola nao fazes mais nada-apenas lhes alteras algo!

Pq seria isso ilegal?? Se eu agora tiver televisores que kero alterar para determinada cena pq nao posso fazer, desde que nao keira vender gato por lebre! Nao tenho esse direito ou estou a adulterar algo que nao é de minha autoria - > a marca ???


Por exemplo assim sendo o que sao umas dreamboxes senao autenticas makinas potenciais fontes de ilegalidades.....quando permitem fazer 1001 cenas....ao gosto e sabedoria do cliente....(Dreambox marca!!)

Em Espanha, segundo sei, em relação por exemplo a equipamentos electronicos (radios, scanners, etc etc) há lojas que ja vendem as cenas alteradas como se akilo fosse normal! No meu entender é normal, salvarguando que o cliente tenha conhecimento de que a partir dakele momento está sem a garantia como é logico e que nao usa o equipamento para fins ilicitos (eticamente falando e correctamente pensando.....) e ai acaba a responsabilidade do vendedor, certo????

Desculpem la a extensao do meu post mas keria deixar aki akilo que sei e gostava que pudessem tb continuar a dar a vossa opiniao, a discussao julgo estar a ser interessante!

:x2: :x2: :x2: :004: :004:
 
Última edição:
Os chips nas consolas são legais. A única consequência é a perda de garantia.
A ilegalidade deriva do uso que lhe deres. Mas tens uma plenitude de coisas legais que podes fazer com um chip na consola.
 
nothing disse:
Os chips nas consolas são legais. A única consequência é a perda de garantia.
A ilegalidade deriva do uso que lhe deres. Mas tens uma plenitude de coisas legais que podes fazer com um chip na consola.

sim! se comprar um jogo e fizer um copia dele.. pode usar a copia.. visto ser um backup e n querer arriscar .. a estragar o original que tanto custou! tal como cds de musica acontece o mesmo!

Quanto as parabolicas! Antigamente os de cartao.. era basicamente esse cartao que fazia o trabalho.. o firmware dos receptores n podiam era ser actualizados.. :D
 
eu acho k a lei pode ser contornada

tu podes ter backups, desde que tenhas o original, o k e uma grande treta pois tu keres é copias

mas meter chips por ex, é ilegalissimo
 
RedCode disse:
eu acho k a lei pode ser contornada

tu podes ter backups, desde que tenhas o original, o k e uma grande treta pois tu keres é copias

mas meter chips por ex, é ilegalissimo

Bem entao la voltamos À estaca zero, pq é isso entao ilegal quando andam por ai n sites a comercializar essa cena?! Ok, sabemos que ai por ai muita pirata mas de qq maneira, a modificação nao passa disso mesmo e o fim a ke se destina nao interessa a quem vende, certo?
 
Back
Topo