Consolas vs PC - Discussão Geral

Se fosse como dizes o GT Sport tinha vendido mais que o Spider-Man,quando é completamente ao contrário.

É preciso é calma estamos a falar no geral não num jogo especifico ou jogos especificos apenas disse que é normal que apareçam nas listas dos jogos mais jogados ou vendidos titulos que tenham features online tanto no pc como nas consolas.
 
Um PC consegue fazer tudo que uma consola faz, já o contrario não.

Esquecem-se que um PC não tem de ser uma torre gigante e uma carrada de cabos, um portatil gaming além da vantagem de ser movel é do tamanho de uma consola e ja inclui ecrã, então já podes estar no sofá a jogar via gamepad wireless. Mesmo que se queira pode-se ocupar o mesmo espaço que uma consola e ligar à TV.
 
Um PC consegue fazer tudo que uma consola faz, já o contrario não.

Excepto correr alguns jogos que apenas existem nas consolas e que, para alguns (eventualmente muitos), faz uma certa diferença.

As plataformas são objetivamente diferentes. Contudo, apesar das suas diferenças, no contexto atual de facilidade de utilização, estas diferenças estão efetivamente esbatidas (falo por mim, que uso o PC e as consolas, para jogar, de modo absolutamente idêntico e, de modo semelhante, à distancia de um click despreocupado de configurações adicionais)
 
Excepto correr alguns jogos que apenas existem nas consolas e que, para alguns (eventualmente muitos), faz uma certa diferença.

As plataformas são objetivamente diferentes. Contudo, apesar das suas diferenças, no contexto atual de facilidade de utilização, estas diferenças estão efetivamente esbatidas (falo por mim, que uso o PC e as consolas, para jogar, de modo absolutamente idêntico e, de modo semelhante, à distancia de um click despreocupado de configurações adicionais)

Um pc també não é um bixo de 7 cabeças, um pc por norma já vem SO pre-instalado e com drivers, so precisas de actualiza-lo e configura-lo a tua maneira tal e qual a consola se bem que é bem mais rapido num pc, a consola para instalar um jogo demora bem mais.

Hoje em dia com emuladores podes ate jogar consolas recentes como antigas, na consola não consegues rodar emulador a não ser desbloqueada ou retro-compatibilidade com consolas anteriores da mesma "marca" (ps4-ps3-ps2-ps1 ou xbox one-360) e sim exclusivos é algo que AINDA mantém consolas, de resto nada mais. Na consola não consegues desativar efeitos graficos ou outras opções que não gostem como exemplo no GTA IV na ps3 não podia desactivar uma opção no qual ao mover vinha efeito de arrasto (bloom ou blur) e no PC podes fazer essas aterações, podes alterar v-sync, etc...a consola só mesmo para exclusivos.
 
Um pc també não é um bixo de 7 cabeças, um pc por norma já vem SO pre-instalado e com drivers, so precisas de actualiza-lo e configura-lo a tua maneira tal e qual a consola se bem que é bem mais rapido num pc, a consola para instalar um jogo demora bem mais.

Hoje em dia com emuladores podes ate jogar consolas recentes como antigas, na consola não consegues rodar emulador a não ser desbloqueada ou retro-compatibilidade com consolas anteriores da mesma "marca" (ps4-ps3-ps2-ps1 ou xbox one-360) e sim exclusivos é algo que AINDA mantém consolas, de resto nada mais. Na consola não consegues desativar efeitos graficos ou outras opções que não gostem como exemplo no GTA IV na ps3 não podia desactivar uma opção no qual ao mover vinha efeito de arrasto (bloom ou blur) e no PC podes fazer essas aterações, podes alterar v-sync, etc...a consola só mesmo para exclusivos.

Correto. Eu próprio afirmei que, pela minha experiência, o PC (no que diz respeito a correr jogos) está atualmente construído de um modo que permite jogar sem qualquer dor de cabeça ou configurações adicionais. Nisto, a experiência enquanto utilizador final é já quase semelhante.

apenas estava a responder à tua afirmação de que: "Um PC consegue fazer tudo que uma consola faz, já o contrario não."

O que não é factualmente e objetivamente, correto (ver exclusivos). A afirmação mais adequada seria a de que "Um PC consegue fazer quase tudo que uma consola faz, já o contrario não".

Pode ser apenas uma questão semântica, mas faz toda a diferença ;)
 
Pode ser apenas uma questão semântica, mas faz toda a diferença ;)
Olha que a minha frase está bem, um PC faz tudo o que uma consola faz, já o contrario não, pois um PC corre jogos e a consola também, agora os exclusivos são outra conversa, mas JOGOS ambos correm. Existem jogos de PC que não existe na consola e vice-versa.
 
A Sony/Microsoft como produtora de jogos e fornecedora de consolas, não beneficiaria mais em não vender exclusivos? Criar jogos deles, mas não serem exclusivos. Como reagiria o mercado? Venderiam menos consolas, mas haveria mais vendas de jogos? Ou será que querem afiliação completa à marca, para poder controlar os serviços? As consolas terão sempre sucesso, serão sempre uma solução confortável para jogar. Mas haveria algum problema em "abrir o mercado"?
 
Olha que a minha frase está bem, um PC faz tudo o que uma consola faz, já o contrario não, pois um PC corre jogos e a consola também, agora os exclusivos são outra conversa, mas JOGOS ambos correm. Existem jogos de PC que não existe na consola e vice-versa.

Discordo, pela objetividade da afirmação. Claro que ambas as plataformas correm jogos. Não os correm é a todos em ambas. Por isso, factualmente e objetivamente, o PC não faz tudo o que a consola faz, mas sim, faz quase tudo. Não consegue correr os exclusivos, logo e por exclusão de partes, não faz tudo o que a consola faz.

É a minha opinião (de alguém que, pelo acesso que tem a todos os jogos do PC e aos jogos de qualquer uma das consolas das 3 maiores companhias atualmente no mercado e que, nem tenho por hábito meter-me nestas discussões sobre plataformas, pela perceção que tenho acerca das suas diferenças, as quais geram opiniões muitas vezes contrárias e inconciliáveis - em suma, não tenho qualquer enviesamento pessoal na opinião que estou a dar acerca das plataformas PC e consolas).

Mas ok, não querendo parecer obtuso, não me vou alongar mais neste debate semântico e não vou rebater mais a diferença de opinião que tenho em relação à afirmação em causa.
 
A Sony/Microsoft como produtora de jogos e fornecedora de consolas, não beneficiaria mais em não vender exclusivos? Criar jogos deles, mas não serem exclusivos. Como reagiria o mercado? Venderiam menos consolas, mas haveria mais vendas de jogos? Ou será que querem afiliação completa à marca, para poder controlar os serviços? As consolas terão sempre sucesso, serão sempre uma solução confortável para jogar. Mas haveria algum problema em "abrir o mercado"?

A Sony também ganha dinheiro se comprares um fifa para a ps4, não esquecer isso.
 
Um pc també não é um bixo de 7 cabeças, um pc por norma já vem SO pre-instalado e com drivers, so precisas de actualiza-lo e configura-lo a tua maneira tal e qual a consola se bem que é bem mais rapido num pc, a consola para instalar um jogo demora bem mais.

Hoje em dia com emuladores podes ate jogar consolas recentes como antigas, na consola não consegues rodar emulador a não ser desbloqueada ou retro-compatibilidade com consolas anteriores da mesma "marca" (ps4-ps3-ps2-ps1 ou xbox one-360) e sim exclusivos é algo que AINDA mantém consolas, de resto nada mais. Na consola não consegues desativar efeitos graficos ou outras opções que não gostem como exemplo no GTA IV na ps3 não podia desactivar uma opção no qual ao mover vinha efeito de arrasto (bloom ou blur) e no PC podes fazer essas aterações, podes alterar v-sync, etc...a consola só mesmo para exclusivos.

Aí as tuas famílias de retrocompatibilidade estão trocadas. É a One-360-Xbox original de forma nativa,e a PS4 não tem retrocompatibilidade nativa nenhuma(é por streaming e é jogos PS2 e PS3 de certeza,PS1 não tenho a certeza).

A Sony/Microsoft como produtora de jogos e fornecedora de consolas, não beneficiaria mais em não vender exclusivos? Criar jogos deles, mas não serem exclusivos. Como reagiria o mercado? Venderiam menos consolas, mas haveria mais vendas de jogos? Ou será que querem afiliação completa à marca, para poder controlar os serviços? As consolas terão sempre sucesso, serão sempre uma solução confortável para jogar. Mas haveria algum problema em "abrir o mercado"?


Nenhuma venda de jogos próprios vale o dinheiro que eles fazem com os jogos third party,serviços e acessórios. O jogo é simples,quantas mais pessoas com consolas,mais potenciais clientes destas 3 facetas.É por isso que a estratégia da MS no que toca à W10 Store é estúpida. A consola é mais lucrativa que apenas vender exclusivos e "meia dúzia" de gatos pingados third party.
 
Aí as tuas famílias de retrocompatibilidade estão trocadas. É a One-360-Xbox original de forma nativa,e a PS4 não tem retrocompatibilidade nativa nenhuma(é por streaming e é jogos PS2 e PS3 de certeza,PS1 não tenho a certeza).
Foi so um exemplo e tal como dizes nem sequer tem retro-compatibilidade em todas as consolas para as suas gerações anteriores que é mais uma desvantagem na consola.
 
Por isso, factualmente e objetivamente, o PC não faz tudo o que a consola faz, mas sim, faz quase tudo. Não consegue correr os exclusivos, logo e por exclusão de partes, não faz tudo o que a consola faz.

Factualmente, o PC tem forma de correr isso, mas não se pode discutir. Mas, tecnicamente, ele corre tudo, mesmo que demore mais tempo. E sejamos honestos, só não corre agora porque existem negócios de exclusividade por trás, porque as consolas só conseguem manter o volume de jogadores que têm em parte devido a isto. As consolas não morreriam sem exclusivos, mas estariam numa desvantagem maior em termos económicos, e duvido que Sony/Nintendo queiram muito perder essa parte, até porque isso depois se traduz em vendas de hardware, e potencialmente vendas dos seus próprios títulos, e posteriormente, aquelas doces microtransacções.

A Sony/Microsoft como produtora de jogos e fornecedora de consolas, não beneficiaria mais em não vender exclusivos? Criar jogos deles, mas não serem exclusivos. Como reagiria o mercado? Venderiam menos consolas, mas haveria mais vendas de jogos? Ou será que querem afiliação completa à marca, para poder controlar os serviços? As consolas terão sempre sucesso, serão sempre uma solução confortável para jogar. Mas haveria algum problema em "abrir o mercado"?
Tem muito a ver, na minha opinião, com 2 coisas:
  • Fidelização à marca
  • Serviços
Não esquecer que eles sabem que as pessoas têm um valor limitado de dinheiro a gastar, e o objectivo, é concentrar esse gasto na plataforma deles, para maximizar o lucro final. A vender no PC, por exemplo, iam pagar uma percentagem grande de revenue à paltaforma de venda. Mas se venderem na PS4, é 100% para eles. E olha que os valores são bastante bons:
Sony total FY2018 revenues: $78,139,648,331
G&NS total revenue: $20,837,448,151

Sony total FY2018 operating income: $8,063,435,527
G&NS total operating income: $2,805,157,799
(Original)
Dos 78B, 20.8B são só da playstation, ou seja, uns respeitáveis ~25% de todo o revenue, concentrado apenas numa plataforma. E considera que a PS Plus teve um aumento notável de subscritores, e isso é completamente lucro puro. Este tipo de serviços são altamente apetecíveis porque variam muito pouco no lucro, e são todos directamente para eles.

Bem, quando os jogos por streaming estiverem implementados como deve de ser, esta discussão estará encerrada :)
Ainda estás a um bom tempo disto. E mesmo quando estiverem melhor, ainda vai haver uma franja que não consegue adaptar-se devido a questões de input lag e assim. Estas questões nunca encerram até as plataformas morrerem :D
 
Última edição:
Factualmente, o PC tem forma de correr isso, mas não se pode discutir. Mas, tecnicamente, ele corre tudo, mesmo que demore mais tempo. E sejamos honestos, só não corre agora porque existem negócios de exclusividade por trás, porque as consolas só conseguem manter o volume de jogadores que têm em parte devido a isto. As consolas não morreriam sem exclusivos, mas estariam numa desvantagem maior em termos económicos, e duvido que Sony/Nintendo queiram muito perder essa parte, até porque isso depois se traduz em vendas de hardware, e potencialmente vendas dos seus próprios títulos, e posteriormente, aquelas doces microtransacções.


Tem muito a ver, na minha opinião, com 2 coisas:
  • Fidelização à marca
  • Serviços
Não esquecer que eles sabem que as pessoas têm um valor limitado de dinheiro a gastar, e o objectivo, é concentrar esse gasto na plataforma deles, para maximizar o lucro final. A vender no PC, por exemplo, iam pagar uma percentagem grande de revenue à paltaforma de venda. Mas se venderem na PS4, é 100% para eles. E olha que os valores são bastante bons:

(Original)
Dos 78B, 20.8B são só da playstation, ou seja, uns respeitáveis ~25% de todo o revenue, concentrado apenas numa plataforma. E considera que a PS Plus teve um aumento notável de subscritores, e isso é completamente lucro puro. Este tipo de serviços são altamente apetecíveis porque variam muito pouco no lucro, e são todos directamente para eles.
:D

As consolas precisam é de apoio third party AAA forte. Uma consola barata que corra GTA,COD,FIFA,Madden é o que o comum jogador quer. Os exclusivos são um extra agradável. O PC nunca entra nessa equação pela natureza mais complexa vs plug&play das consolas.

Esse financial que mostras,uma parte substancial que mostras é a PSN. E o dinheiro a sério da PSN é compras de third parties. Os exclusivos são uma gota nesse oceano. Os exclusivos são uma de muitas ferramentas de fidelização desenhadas para fazer com que as pessoas concentrem as compras de software dentro do ecossistema em causa.
 
Se o streaming pegar bem duvido que as consolas não desapareçam.


No teu cenário vai tudo ao ar. Não vejo um cenário em que consolas como indústria indo ao charco o PC gaming não vai atrás. Já como é já é um mercado de entusiasta.
Mas até internet móvel acomodar o tipo de tráfego que o streaming de qualidade pede,ainda vai demorar um bocado. Isso e pergunto-me quantos não se importarão de estar dependentes de ligações à internet 100% sólidas. Em 2013 houve muito choro por causa de um check de kb de 24 em 24 horas.
 
Back
Topo