Consolas vs PC - Discussão Geral

O PC continua a ter razão de existir pelo seu uso generalista e haverá developers e tipos de jogo que irão favorecer outro tipo de interacção e o PC é o sítio para eles.
As consolas são um mercado de massas, mais casual, se essas pessoas não estiverem lá não há mercado.
 
Usando outro assunto aqui falado, não concordo com a opinião que o PC é tão friendly user como uma consola e que existem poucos problemas de optimização de drivers bem como é raro haver problemas quando se correm jogos num pc.

No meu grupo de amigos apenas 3 usamos pc para jogar desses 3 todos temos tido problemas numa ou noutra situação, seja ele com problemas de drivers e crashes bem como problemas misteriosos de quebras de performance e subsequente procura por soluções para amenizar certos problemas, estou a falar do meu exemplo mas basta ir à secção do pc na parte dos problemas e mesmo em alguns jogos e é normal haver relatos e procuras de ajuda para resolver inumeros problemas sejam eles relacionados com jogos ou problemas com bios pouco maduras, drivers e afins.
Não se pode ignorar os factos e vi aqui algumas opiniões de pessoal aparentemente entendido na matéria a dar a ideia do contrário..., uma coisa é estar habituado e confortável e saber ter um pc limpinho outra coisa é alguém sem experiência pegar num pc e se deparar com o windows e os problemas que estamos habituados a lidar.

Outro ponto é a questão do pessoal usar aqui argumentos relacionados com factor que no pc se consegue fazer muita coisa que na consola não, mas esses argumentos não são propriamente válidos na discussão quando se está a discutir especificamente uma questão que é relacionada apenas com jogos.

Outro ponto muito simples por exemplo no pc se eu quiser jogar um jogo na "plataforma" do origin mesmo que seja um jogo singleplayer e sair uma actualização sou obrigado a actualizar o jogo para poder jogar, ou seja, tenho de esperar até que a actualização chegue a um ponto em que eu possa correr o jogo de forma limitada.
Na consola que eu me lembre nunca tive de esperar que a actualização acabe posso optar por correr o jogo sem a actualização, em jogos online é obrigatório fazer por razões óbvias mas estou a falar em jogos singleplayer, tendo eu apenas acesso a adsl podem imaginar o transtorno de algumas vezes ter de deixar para o dia seguinte a minha sessão de jogatana.

Eu como jogador sinceramente estranho um bocado haver tanta guerra dentro de um assunto onde deveria haver mais união pois este assunto não se trata de uma competição mas sim de partilha de experiências e conhecimento.

Nesse âmbito é legitimo dizer e como já tinha deixado a minha opinião..., para mim não há plataforma de eleição nem nenhuma plataforma melhor que a outra para jogar ou correr jogos o que existe é preferências e gostos pessoais tendo em conta o facto que quem optar apenas por uma perde acesso a muitos outros jogos...e aqui o assunto é jogar.
O ideal era haver um mercado aberto e que independentemente da plataforma todos poderiamos ter acesso a qualquer titulo.

Mas isso não acontece se acontecesse como já tinha dito escolheria o PC por a sua versatibilidade extra jogos pois não havia necessidade de gastar dinheiro em vários produtos.

Assim sendo dentro das minhas possibilidades escolho ter uma consola e um pc se pudesse tinha todas as consolas e o pc.
 
Última edição pelo moderador:
O PC continua a ter razão de existir pelo seu uso generalista e haverá developers e tipos de jogo que irão favorecer outro tipo de interacção e o PC é o sítio para eles.
As consolas são um mercado de massas, mais casual, se essas pessoas não estiverem lá não há mercado.

Eu disse PC gaming,não disse o papel do pc. E pergunta a ti mesmo quantos entusiastas é que vão continuar a ser-lo na mesma se as promessas de 4K@60fps de coisas como o Stadia materializarem-se. Para que comprar i7s e xx80s para jogar a essas resoluções quando por 120 dólares jogam assim e tem direito a jogos grátis de forma ocasional. Novamente digo,se são uma ameaça seria para um,são para todos.
 
Naturalmente que ambos os sistemas serão afectados mas não serão de forma minimamente equivalente.
As consolas dependem de uma empresa única, se o streaming abalar o seu modelo de negócio, acabou, não há plano B. Estou-me a referir particularmente às consolas domésticas. A Nintendo tem particularidades que lhe permitem ter outras possibilidades. Acho que se há algum que eles têm aprendido com os anos é que a força deles é nunca serem como os outros.
Os PCs durante muitos anos foram realmente bem mais caros que consolas (coisa que já não são há algum tempo, tanto porque batem facilmente o hardware das consolas como pelo facto de um PC estagnado ser competitivo com as consolas muito mais tempo que alguma vez foi) e mesmo assim continuaram a prosperar devido aos seus jogos e ofertas particulares. Mas sem dúvida que serão afectados até porque poderá jogar-se em streaming num PC. Mas toda a gente que procurar baixa latência, jogos com mecânicas especiais, jogos que requerem relações imediatas com o developer será no PC que continuará a encontrar soluções.
 
Não vou responder a todos os pontos para não ser extenso, e é pouco útil neste momento, mas pelo menos isto comento:

Usando outro assunto aqui falado, não concordo com a opinião que o PC é tão friendly user como uma consola e que existem poucos problemas de optimização de drivers bem como é raro haver problemas quando se correm jogos num pc.

No meu grupo de amigos apenas 3 usamos pc para jogar desses 3 todos temos tido problemas numa ou noutra situação, seja ele com problemas de drivers e crashes bem como problemas misteriosos de quebras de performance e subsequente procura por soluções para amenizar certos problemas, estou a falar do meu exemplo mas basta ir à secção do pc na parte dos problemas e mesmo em alguns jogos e é normal haver relatos e procuras de ajuda para resolver inumeros problemas sejam eles relacionados com jogos ou problemas com bios pouco maduras, drivers e afins.
Não se pode ignorar os factos e vi aqui algumas opiniões de pessoal aparentemente entendido na matéria a dar a ideia do contrário..., uma coisa é estar habituado e confortável e saber ter um pc limpinho outra coisa é alguém sem experiência pegar num pc e se deparar com o windows e os problemas que estamos habituados a lidar.

Este é o tal problema da heterogeneidade, tens de fazer algo funcionar correctamente em várias plataformas (neste caso, vários CPU e GPUs) e isto poderá sempre trazer mais problemas. Mas é bom não esquecer que os crashes e problemas de performance também existem nas consolas. Apenas a sua solução está fora do alcance dos utilizadores. E isso pode ser bom ou mau, dependendo do tipo de pessoa que és. Mas lá está, é a razão que, como tu, acho que o mercado devia ser aberto, e sem esses exclusivos, porque há razões muito melhores para ambos co-existirem.

Outro ponto muito simples por exemplo no pc se eu quiser jogar um jogo na "plataforma" do origin mesmo que seja um jogo singleplayer e sair uma actualização sou obrigado a actualizar o jogo para poder jogar, ou seja, tenho de esperar até que a actualização chegue a um ponto em que eu possa correr o jogo de forma limitada.
Na consola que eu me lembre nunca tive de esperar que a actualização acabe posso optar por correr o jogo sem a actualização, em jogos online é obrigatório fazer por razões óbvias mas estou a falar em jogos singleplayer, tendo eu apenas acesso a adsl podem imaginar o transtorno de algumas vezes ter de deixar para o dia seguinte a minha sessão de jogatana.
Isto é um problema de plataforma, não do PC em geral. No GOG, por exemplo, podes escolher não actualizar um jogo. E algo me diz que devem haver opções para certas coisas. Mas lá está, este é o tal problema do "açaime" que mencionei sobre as consolas. No PC, se não gostas, arranjas solução (e elas existem, acredita). E se fores a pensar bem, esse problema que mencionas até é piorado pela tal exclusividade, se não fosse exclusivo da plataforma origin, podias simplesmente escolher comprar o jogo noutra plataforma, com outras regras ;)


E pergunta a ti mesmo quantos entusiastas é que vão continuar a ser-lo na mesma se as promessas de 4K@60fps de coisas como o Stadia materializarem-se. Para que comprar i7s e xx80s para jogar a essas resoluções quando por 120 dólares jogam assim e tem direito a jogos grátis de forma ocasional. Novamente digo,se são uma ameaça seria para um,são para todos.

Porque se são entusiastas, têm 2 características que os separam da população que iria atrás da Stadia:
  • Gostam de hardware e do que vem daí, é um hobbie de entusiastas, e muitas vezes, eles vão à procura da complexidade que daí advém;
  • A Stadia não consegue resolver os problemas de lag base associados à plataforma e solução em si. Tu não consegues remover os vários ms adicionados pela ligação, e para os entusiastas, isso não é aceitável. É excelente para o utilizador comum, que não dá por 15-30ms de lag nas coisas, e não se importa de jogar a 30 fps porque é-lhe indiferente. Para alguém que está habituado a latências muito baixas e a frequências elevadas? Boa sorte.
O PC Gaming pode ser um mercado de nicho, mas é um nicho relativamente grande e rentável, ao ponto de alimentar empresas grandes. E os seus entusiastas ainda pagam bastante por isso. Não ignoraria esse dinheiro, sinceramente.
 
Porque se são entusiastas, têm 2 características que os separam da população que iria atrás da Stadia:
  • Gostam de hardware e do que vem daí, é um hobbie de entusiastas, e muitas vezes, eles vão à procura da complexidade que daí advém;
  • A Stadia não consegue resolver os problemas de lag base associados à plataforma e solução em si. Tu não consegues remover os vários ms adicionados pela ligação, e para os entusiastas, isso não é aceitável. É excelente para o utilizador comum, que não dá por 15-30ms de lag nas coisas, e não se importa de jogar a 30 fps porque é-lhe indiferente. Para alguém que está habituado a latências muito baixas e a frequências elevadas? Boa sorte.
O PC Gaming pode ser um mercado de nicho, mas é um nicho relativamente grande e rentável, ao ponto de alimentar empresas grandes. E os seus entusiastas ainda pagam bastante por isso. Não ignoraria esse dinheiro, sinceramente.

Eu estava a falar do especificamente de 60 fps,não de 30 fps.Eles prometem especificamente 4K@60fps para a modalidade paga que vai oferecer jogos ocasionalmente.
 
Eu sei o que eles prometem, estou meramente a mencionar que os jogadores de consola aceitam jogar a 30fps e não se queixam, ir para 60 é um upgrade para eles até, daí que os vejo a aderirem com mais facilidade a algo assim. Mas os entusiastas já têm isso, e mais elevado até, e não abdicam disso tão facilmente, é nesse sentido que estou a dizer. E acredito que a fatia de jogadores de PC não ia descer assim tanto (ainda que um pouco), porque não estarias a oferecer nada que eles nessa altura não possam ter. E até estou a ignorar todos os desafios técnicos e de mercado que a Google vai enfrentar para conseguir cumprir a promessa que fizeram, porque eles vão ter muita resistência.

Daí que concorde com o timber que o mercado de entusiastas de PC não deve certamente ser o alvo, e que é um mercado que tem mais potencial de se aguentar com o que está a ser oferecido.
 
Montar um PC de jogos nunca fica menos que 700/800€ no mínimo.
Isso simplesmente não é verdade, consegues PC´s viáveis por menos, não vou dizer que consegues um PC novo melhor que a ps4 pro a 400€, mas por 500/600€ já consegues uma máquina capaz.
É verdade que os jogos conseguem ser mais baratos, mas nas consolas o preço de 70€ só o dá quem não sabe mais. Há sites online que vendem os jogos bem mais baratos e em formato digital pode se dividir a meias (a mesma conta ser usada em duas consolas diferentes e jogar ao mesmo tempo).
No PC também podes comprar digital ainda mais barato e dividir a conta, embora não possam jogar ao mesmo tempo..
Compra-se o jogo, já se sabe que basta instalar e pronto, é só jogar.
No PC também é só instalar, escolher um Preset de qualidade (médio é sempre um bom ponto de partida) e jogar. Depois à medida que jogas vês a relação fluidez/gráficos que tens e ajustas a teu belo prazer, ou não. Eu acho que essa parte das consolas serem plug and play ainda se aplica mais no PC, porque nas consolas és obrigado a atualizar o software do sistema para jogar online enquanto que no PC podes agendar o windows update.
 
Isso simplesmente não é verdade, consegues PC´s viáveis por menos, não vou dizer que consegues um PC novo melhor que a ps4 pro a 400€, mas por 500/600€ já consegues uma máquina capaz.

No PC também podes comprar digital ainda mais barato e dividir a conta, embora não possam jogar ao mesmo tempo..

No PC também é só instalar, escolher um Preset de qualidade (médio é sempre um bom ponto de partida) e jogar. Depois à medida que jogas vês a relação fluidez/gráficos que tens e ajustas a teu belo prazer, ou não. Eu acho que essa parte das consolas serem plug and play ainda se aplica mais no PC, porque nas consolas és obrigado a atualizar o software do sistema para jogar online enquanto que no PC podes agendar o windows update.

Boas :)
Em relação ao primeiro ponto, quando falei naqueles valores referi a uma máquina capaz de ser melhor a uma consola. Até porque 400€ não chega para tudo mais periféricos. Entre 500-600 já acredito mais mas também com uma nova geração a vir fica logo ultrapassado por isso acho que nem se justifica esse investimento.

2º ponto - Sim eu sabia que a Steam dava para fazer partilha mas se não podes jogar simultaneamente é um ponto negativo comparado às consolas (PS4 propriamente porque na Nintendo e Xbox não sei como isso funciona).

3º ponto - O problema dos presets é que vai te obrigar sempre a mexer nalguma coisa, vais perder tempo com isso. O utilizador comum não quer perder tempo com isso. Na maior parte do pessoal deste fórum até nem se importa de mexer nisso, mas temos que ver que muita malta de consola que prefere pegar nesse tempo a jogar. Em relação aos updates, estás a referir os do windows e verdade seja dita muitas vezes o pc reinicia sem tu quereres por causa dos updates (pelo menos já vi uma vez ou duas isso acontecer). Não te esqueças também dos updates dos software tipo Steam, Battle Net, Origin, etc que também são abundantes. E depois ainda temos os updates de drivers se bem que isso não é tão regular por isso nem contaria.

Cumprimentos ;)
 
Isso dos updates tb depende do OS. Tenho o Windows 7 e não sou obrigado a fazer mesmo nada. Mas tb esta conversa é bater no ceguinho.
O que gostaria mesmo era nós gamers unirmos na causa do comum para termos melhores experiências para todos, o que de pode fazer, que atitudes a ter para que no final termos o melhor serviço e produto possível. Sei que é um long shot, mas há que começar em algum lado, alguma altura
 
Boas :)
Em relação ao primeiro ponto, quando falei naqueles valores referi a uma máquina capaz de ser melhor a uma consola. Até porque 400€ não chega para tudo mais periféricos. Entre 500-600 já acredito mais mas também com uma nova geração a vir fica logo ultrapassado por isso acho que nem se justifica esse investimento.

2º ponto - Sim eu sabia que a Steam dava para fazer partilha mas se não podes jogar simultaneamente é um ponto negativo comparado às consolas (PS4 propriamente porque na Nintendo e Xbox não sei como isso funciona).

3º ponto - O problema dos presets é que vai te obrigar sempre a mexer nalguma coisa, vais perder tempo com isso. O utilizador comum não quer perder tempo com isso. Na maior parte do pessoal deste fórum até nem se importa de mexer nisso, mas temos que ver que muita malta de consola que prefere pegar nesse tempo a jogar. Em relação aos updates, estás a referir os do windows e verdade seja dita muitas vezes o pc reinicia sem tu quereres por causa dos updates (pelo menos já vi uma vez ou duas isso acontecer). Não te esqueças também dos updates dos software tipo Steam, Battle Net, Origin, etc que também são abundantes. E depois ainda temos os updates de drivers se bem que isso não é tão regular por isso nem contaria.

Cumprimentos ;)

1º Ponto - Esqueces-te de que uma consola tambem necessita de uma TV/Monitor, logo é consola + TV tal e qual o PC, excepto portatil que ja vem tudo incluido.

2º Ponto - pelo menos na steam podes jogar simultaneamente, excepto online, pois podes jogar offline ou single player.

3º Ponto - Não precisas de mexer a não ser que queiras a gosto, pois normalmente já instala adaptado ao hardware que tens, mesmo que necessites de mexer em algo, tipo perdes 5 min? 10min? e na consola para instalar um jogo é bem mais lento que num PC, actualizar software e jogos muito mais lento, etc...
Windows reiniciar sem que queiras? nunca tal me aconteceu, quanto mais aparece uma notificação que diz para reiniciar ou adiar...

Tens de te actualizar.
 
1º Ponto - Esqueces-te de que uma consola tambem necessita de uma TV/Monitor, logo é consola + TV tal e qual o PC, excepto portatil que ja vem tudo incluido.

2º Ponto - pelo menos na steam podes jogar simultaneamente, excepto online, pois podes jogar offline ou single player.

3º Ponto - Não precisas de mexer a não ser que queiras a gosto, pois normalmente já instala adaptado ao hardware que tens, mesmo que necessites de mexer em algo, tipo perdes 5 min? 10min? e na consola para instalar um jogo é bem mais lento que num PC, actualizar software e jogos muito mais lento, etc...
Windows reiniciar sem que queiras? nunca tal me aconteceu, quanto mais aparece uma notificação que diz para reiniciar ou adiar...

Tens de te actualizar.

No 1º ponto no valor não estava incluir monitor. Quando falei em periféricos falei no rato+teclado que tens de comprar. O comando vem incluido na consola sempre. Monitor ou TV tens sempre de comprar, a vantagem da TV é que acabas por usar não só para gaming.

2º Na PS4 permite jogar online simultaneamente e até partilhares o PS PLUS (necessário para jogar online).

3º Os jogos no PC também que ser instalados. E até podem demorar mais do que na consola, dependendo da ligação à internet. Com boa ligação de net na consola, nunca tive eternidades à espera como fazes parecer. Sempre tudo muito rápido. Pode ter havido uma situação ou outra mais lenta, mas guess what também já tive na steam. Por isso não vou por aí. Mas em relação aos updates do Windows, já falei com pessoal que sofreu disso e foi no 10. Provavelmente pode ter sido um bug.

Esta discussão/debate nunca irá ter fim. Foi aquilo que disse no primeiro post que fiz cá, cada plataforma tens as suas vantagens e desvantagens. Nenhuma delas é uma solução perfeita. É por isso que digo, ter PC e consola(s) é a solução idela mas pode ser dispendiosa...
 
No PC também é só instalar, escolher um Preset de qualidade (médio é sempre um bom ponto de partida) e jogar. Depois à medida que jogas vês a relação fluidez/gráficos que tens e ajustas a teu belo prazer, ou não. Eu acho que essa parte das consolas serem plug and play ainda se aplica mais no PC, porque nas consolas és obrigado a atualizar o software do sistema para jogar online enquanto que no PC podes agendar o windows update.

Hmm.. quando compras um jogo para uma consola tens a certeza que ele vai funcionar como descrito, sem te preocupares com definições ou em limitar as tuas escolhas. Era a isso que me referia.
 
Eu tive uma ideia para a consola perfeita, vejam:

  • online grátis
  • muitos jogos baratos e até de graça
  • mods
  • processamento grafico poderoso
  • 60FPS
  • 4K
  • fazer upgrade ou reparação é modular
  • emulação de outras consolas e jogos de consola
  • tão pequena como uma (ou duas) caixa de sapatos
  • pode usar comandos de qualquer consola
  • controlo sobre o sistema operativo
  • pode ser usada para produtividade
  • tem compatibilidade para teclado e rato
  • pode custar tão pouco como um telemovel de media gama ou tanto como o ultimo iphone

Eu chamo a este projecto, Perfect Console, PC para ser mais curto, o que acham?
Vou criar um kickstarter.
 
Hmm.. quando compras um jogo para uma consola tens a certeza que ele vai funcionar como descrito, sem te preocupares com definições ou em limitar as tuas escolhas. Era a isso que me referia.
Esta discussão é "Consolas vs PC" então é obvio que se compara PC semelhante ou superior a consola, não faz sentido comparar um PC inferior, porque senão tambem se comparava um pc de 2019 com uma ps1 :)
 
Não estou a comparar um PC inferior. Nem superior.

Estou a comparar um PC "normal" que se vai ver à rasca com um jogo mais exigente, sendo forçado a sacrificar qualquer coisa nas definições. Na consola não tens esse problema, já que os jogos (em teoria) serão pensados para um sistema em concreto.

E atenção que eu não concluo com isto que y é melhor que x. Concluo apenas que, para mim, a consola é bem mais prática, embora jogue nas duas plataformas. ;)
 
Não estou a comparar um PC inferior. Nem superior.

Estou a comparar um PC "normal" que se vai ver à rasca com um jogo mais exigente, sendo forçado a sacrificar qualquer coisa nas definições. Na consola não tens esse problema, já que os jogos (em teoria) serão pensados para um sistema em concreto.

E atenção que eu não concluo com isto que y é melhor que x. Concluo apenas que, para mim, a consola é bem mais prática, embora jogue nas duas plataformas. ;)

PC "normal" não se deve ver á rasca com nada.
Se tiveres a falar de VR, e meter tudo em ultra então são outros 500, literalmente.
 
Ora aí está. Nas consolas não há cá "ultra". Logo não estando a jogar com tudo na definição máxima, estás a sacrificar conteúdo.
 
Ora aí está. Nas consolas não há cá "ultra". Logo não estando a jogar com tudo na definição máxima, estás a sacrificar conteúdo.

Certo, o que acontece na maioria das vezes é que nem é preciso ultra, basta definições em Medium que já se consegue qualidade gráfica superior a uma consola e com os tais 60fps.
 
Back
Topo