Consolas vs PC...

Status
Fechado a novas mensagens.
Já não jogo PC há anos, não vejo nenhuma vantagem na plataforma que é de todas a mais dispendiosa e que oferece menos duração de vida pelo investimento. Agora sigo uma lógica de "cada macaco no seu galho", não quero consolas a tentar fazer coisas dos PCs nem quero jogar em PCs que estão sempre a exigir mais e não oferecem um leque de jogos tão completo como as consolas.

A estabilidade e facilidade que uma consola me oferece, a relação qualidade/preço do hardware, o conforto do meu comando, tudo isso contribui para que não veja o PC como alternativa às consolas. Com o par Wii/DS, que me vai acompanhar nos próximos anos, o afastamento em relação aos PCs é ainda maior e a complementariedade não é nenhuma - em termos de jogos o PC é dispensável, agora a DS tem ecrã táctil e a Wii tem um "rato" tridimencional (o rato, tradicional trunfo dos PCs, sempre foi um problema para as consolas: não chega existir, tem de ser funcional com a forma normal de jogar numa consola). A DS vai ter Settlers, Simcity, e mais que virão já que quem produz jogos PC já se aproxima dessa consola.

Em relação à pirataria, não creio que esse seja um factor muito diferenciador entre consolas e PCs. Eu deixei de piratear há muito tempo, apercebi-me que a pirataria estraga completamente a experiência de jogo.

Não tenho noção de que os PCs estão a morrer, mas há que reconhecer que o mercado alvo potencial é mais reduzido (note-se o potencial), muitas pessoas não têm facilidade para pôr um jogo a correr e resolver problemas que surjam. Inserir um DVD ou um cartucho é de uma simplicidade insuperável, até uma criança pequena o faz sem dificuldade. O potencial do mercado das consolas parece-me maior.
 
Última edição:
Oh meu amigo fatalit1#4...

Os jogos para PC são mais facil de piratear graças às inumeras pessoas a utilizar o pc como meio de trabalho e diversão.

As consolas são mera diversão e podes ter a certeza que TODOS os jogos das consolas (daquelas de CDs e algumas das outras) sobreram devido à pirataria.

Coisa que não podes dizer para os PCs, especialmente para jogos online onde precisas de keys originais para poderes usufruir do jogo!! ;)

Acho que estás a criar estatisticas num grupo demasiadamente restricto!
 
Jogar em PC tem dois principais problemas: investir regularmente somas avultadas em hardware e a falta de diversidade de géneros (contudo também é um problema nas consolas). Há uns anos jogava quase exclusivamente PC. O meu primeiro PC foi um Pentium 166 todo artilhado com placa 3D, comprei em 1996, durou-me 5 anos a jogar. É claro que nos dois últimos anos só podia jogar alguns jogos em resoluções mais baixa e pior alguns jogos já não corriam no computador. Em 2001, decidi então comprar um novo computador, um Pentium 4 1,5ghz também todo artilhado (que ainda tenho), esse durou-me menos tempo a jogar a sério. Confesso não ter grande paciência para gastar regularmente centenas de euros em placas gráficas novas, mais memória ram, etc... para poder jogar. Gosto imenso de rts e de rpg's ocidentais mas não estou disposto a gastar umas centenas de euros todos os dois anos para poder jogá-los. Não vale a pena o investimento. É uma perca de tempo e de dinheiro sobretudo.

As consolas "tradicionais" (a Wii e a DS é outra história) podem não se adequar a certo géneros de jogos (rts, fps ou rpg's ocidentais), mas oferecem a garantia de que durante mais ou menos cinco anos vamos poder jogar tranquilos sem ter que nos preocupar se o jogo irá correr ou não na nossa máquina. Ainda por cima, as consolas oferecem maior diversidade de géneros. Os géneros predilectos do mundo PC migraram relativamente bem para as consolas, o contrário curiosamente não aconteceu com o mesmo sucesso. As consolas são também mais conviviais, não é necessário ligá-las em rede para poder jogar a vários, basta comprar um comando suplementar por cada pessoa. Também são mais fáceis de usar.

Mais, com a revolução DS e a chegada da Wii que promete elevar a experiência de jogo noutro patamar, não é tão cedo que volto a investir num PC, pelo menos para jogar.
 
Moras numa zona, muito diferente da minha...de certeza...

Mas esses 8 ou 9 meses interessam para alguma coisa??? Ó meu...:wow: Hoje passados uns anos (a versao PC já teve bastante tempo no mercado) de certeza que se venderam muitas mais unidades para a PS2 que para o PC...e acredita que a diferença deve ser enorme...nao foram aqueles 9 meses que fizeram a diferença de certeza...

São os dois...:)

Um pedaço mais a norte.... mas conheço pessoas bem mais a sul, meios diferentes, histórias iguais...

Se os 8/9 meses não interessam, o que os justifica??? Questões técnicas, etc e tal??? Pois... Milhões, muitos mesmo! Fazem parte de tudo que tem promovido as consolas e a diferença (não duvido que seja grande) nas vendas reflecte o sucesso da operação. Afinal, por trás do PC não há nenhuma marca....

Continuo com PC e não pretendo mudar. Posso passar horas a jogar hoje, amanhã e depois, também posso passar semanas sem jogos.

Se entendes que são os dois... é a tua opinião, continuo com a minha.
 
E ainda falta expor aqui uma questão Fatality, que é o simples facto de...(realmente não percebo onde vais buscar os números todos mas...) praticamente -toda- a gente tem PC nos dias que correm. A bem ou a mal acabas sempre por pôr uns jogos, ou são os teus filhos, ou és tu no pc dos teus pais ou no teu. E a partir do momento que tens 3 jogos neste nosso mercado de nome WoW (+6 milhões de jogadores registados), Guild Wars (passaram os 2 milhões recentemente), Everquest 1 e 2 (bom este nem sei números, mas são muitos :P), que são jogos que não têm fim (embora obviamente haja muitos jogadores que eventualmente se fartam e passam para outro...ou não), definitivamente não vejo o mercado para PC a desaparecer (além de que para os MMORPGS não precisas de upgrades ao pc desde que começas a jogar...o WoW vem de 2004 e os sistemas mantêm-se). E essa dos RPGs e FPS serem 'uns poucos' também não percebo. Não há um dia que vá ao gamespy.com ou gamespot.com e não tenham saído ou estejam previews de jogos desses géneros e de outros. Só MMORPGs então cada dia aparecem novos.
Definitivamente não vejo, IMHO, como é que o mercado dos jogos PC está a decair.

Eu gosto de consolas para jogar PES, DOA, Metal Gear, Tekken, etc. Gosto de pc para jogar rpgs, fps e MMORPGs (os meus generos favoritos). E a pirataria nem vem ao caso.

Greetz,

G
 
re:

Pessoalmente eu gosto de jogar os meus jogos em consola.

Mas existem dois géneros que mais jogadores têm no PC. Um é os mmorpg's outros são só RTS/gerência.

Um dos grandes problemas que se aponta para a integração dos RTS e jogos de gerência nas consolas é o rato. Mas como já disseram aqui, consolas como a WII com ecrã táctil, eye toys e comandos revolucionários ( na wii ), irão mudar isso.


Em relação aos mmorpg's, isso vai se inverter. Um dos grandes questões que levaram aos mmorpg's a serem um alvo dos jogos de PC é o facto a maior parte das consolas até a data ( desde os tempos do NWN, que foi o primeiro mmorpg ) não terem HDD, nem ligação à internet, nem teclado. Na nova geração isso vai mudar. As consolas estão preparadas para o online, teclado passa a ser um suporte tão importante como o comando e o suporte do HDD.
Aposta dos mmorpg's vai ser multiplataformas. Servidores que aceitam todo o tipo de jogadores independente da plataforma em que se encontram a jogarem.
E jogar com comando e teclado é para mim excelente.

Nos FPS's.... o problema que se impõe... é simples, o rato.
Ou implementam o rato a sério nas consolas, ou sei lá... uma arma com giroscópios. Para inverter a tendência para os pc's. Enfim realmente não estou a ver este género mudar de plataforma sem algo de realmente revolucionário.

------------------------

Agora para mim a consola para alem de ser economicamente mais viável é que me oferece mais imersão de jogo ( independente dos gráficos ). Jogar numa TV e com um comando é totalmente diferente.
Por exemplo eu não sou capaz de jogar DMC no pc. E se pegar na versão Ps2 eu jogo aquilo até ao fim.


A velocidade com que os componentes de hardware evoluem.... Fazem com que o PC não seja um alvo tão apetecível para a maior parte dos jogadores.
 
Última edição:
Não sei pq dizem que nos PCs gasta-se uma quantidade parva de dinheiro.

Comprei uma máquina à 4 anos por 800 euros (sem monitor) e ainda hoje jogo !tudo! hoje faz 17.200 marks no 2001SE, qual é o jogo que nao corre smooth com 17k marks?
O segredo é comprar o low budget super overclockavel!
Se perderem 1 semana a pesquisar bom material ao melhor preço, vao ver que essa maquina tem uma longevidade incrivel para jogos.

O Mikaveli mt provavelmente comprou um pentium 4 willamette, lol acho normalissimo que se queixe...

Sou a favor dos PCs bem configurados, não é ter um 3.2ghz com uma x1300, e andar 3 em 3 meses a tapar os buracos de um PC mal configurado.

É a minha opinião, pc 4ever.
Cumps
 
Não sei o que é um Pentium 4 Willamette mas posso-te garantir que quando comprei o computador decidi escolher um processador médio (1,5 Ghz, na altura já havia processadores perto de 2 Ghz) e artilhá-lo todo com uma Geforce 4 MX (na altura era o melhor), bastante memória ram e um disco rápido. Ainda hoje consigo jogar a grande parte dos jogos mas alguns (como Oblivion) simplesmente não correm no meu PC e outros correm em resoluções baixas. Eu sei que se trocasse de placa gráfica e colocasse mais memória ram, o computador aguentava-se mais uns tempos. O problema é que isso ficaria-me nuns 200/300€ e apenas seria um solução de remedeio, mais tarde ou mais cedo teria que comprar uma máquina nova (já me aconteceu com o computador anterior). Por esse preço compro uma Wii que me vai durar bem mais que um novo PC.

Enfim são opiniões.
 
Olha não quero ser mauzinho mas esse PC não foi realmente lá muito bem comprado. A GF 4 MX nunca foi grande coisa e esses P4 também não.

Bem eu gostava de ser um jogador mais de consolas porque realmente fica mais barato e prático mas não consigo.

O meus estilo de jogos preferido são FPS, RTS e alguns tipos de jogos de estratégia e gestão. Só não gramo muito FPSs estilo futurístico não tem a ver com nada (o Unreal ou o Quake por exemplo). Não gosto de RPGs de qq estilo ou espécie nem jogos de desporto. Gosto de simuladores de automóveis. Também tenho uma razoável aversão a survival horror e qualquer coisa pseudo horror. Não tenho a mínima paciência para jogos de porrada. Gosto de jogos de plataformas seja estilo mais plataforma mesmo ou mais estilo avia neles (DMC e afins).

Portanto com este enquadramento é dificil ficar-me pelas consolas. Como gosto desta cena da informática o meu objectivo é não gastar dinheiro a mais em coisas que não vou usar. Não comprar consolas que só vão ver 1 ou 2 DVDs e afins.

Assim de futuro só me vejo a manter o PC actualizado e a jogar uns jogos na minha PSP que sempre tem a vantagem de ser portátil.
 
Última edição:
prefiro a consola porque:

-foi concebida apenas para jogos e tira deles o maximo rendimento (a ps2 com uns miseros 300 mzh ainda corre hoje jogos actuais que num pc a essa velocidade, ninguem se mexia

-a consola não tem problemas de configuração e não entra em conflito com os jogos como os pcs´s e as placas graficas

- os jogos de consola nunca me fizeram estragar um componente de hardware, como os pc´s que só dão problemas

-a consola permite maior imersão: maior conforto, jogo com comando à distância no sofá ou na cama, écrã significativamente maior, menor cansaço da vista, menos prejudicial à saude.

-os pc´s evoluem mais depressa...mas têm muito menos exclusivos (se bem que alguns de muita qualidade). a diferença maior entre pc´s e consolas está prestes a encurtar, e reside precisamente na definição de imagem dos monitores, que as novas consolas permitem rivalizar com o pc, através das tv hd

-um bom pc é bem mais caro que, vamos comparar, uma xbox 360, que é a consola que para já esta no patamar dos pcs de topo

Concluindo, os pc´s só tem mais vantagem nos graficos. e, em alguns casos raros, o teclado (fps) e estrategia (rato)
Agora, o que podem alguns adeptos do pc contrapor é que estes dois generos sejam os seus preferidos, e como tal, aceito que não liguem nenhuma às consolas, se for esse o caso
 
Este assunto já foi muito discutido aqui no forum, mas é sempre uma coisa divertida, até porque temos a Wii e a PS3 à porta.

Entretanto, eu como defensor do PC como plataforma de jogos:

Uma consola no seu fim de vida tem os mesmos graficos que um PC no seu fim de jogos, no PC se tiveres dinheiro podes por + qualquer coisa, na consola não, logo nao tens motivo pra gastar dinheiro, e isso nao te fica a morder. Podes gastar dinheiro no PC ou não, e acabas por jogar na mesma.
Os motores de jogos tanto evoluiem nas consolas como em PCs, olha p.e. o Half Life 2,
# Processor: 1.2 GHz Processor
# Graphic card: DirectX 7 level graphics card
# Memory: 256 MB RAM
O jogo tá aqui todo, e sim, graficamente evolui muito em relação a um mohaa, só nao divertes se não quiseres, ou tiveres a mania de muitos nós tem (eu inclusivé) que é recusarmo-nos a jogar com os graficos no minimo.
Na PS2 sujeitaste pq toda a gente joga naquelas condiçoes, e então nao te sentes assim tao mal...
Eu quando vi o GTA S.A da PS2, erm nunca vou deixar o meu PC ficar com tao maus graficos..

Conforto? há mais conforto do que estar a jogar um fps/rts/rpg/whatever com o winamp a tocar as tuas musicas preferidas e o msn com o pessoal à distancia de um alt+tab?

O PC é mais caro, sem duvida, tanto no investimento inicial como a longo prazo, mas lá vem a tal historia do PC nao servir só para jogos (poupas muito dinheiro em jogos lol, freeware claro)...

Lembro-me de ter comprado uma Mega Drive por 40 cts, e ter uns 30~35 jogos que faz uns 280cts! a minha Sega Saturn custou-me 50 cts, tive 15~17 jogos, hoje as consolas custam...
Há mt freeware para PC que adoro, desde fps, mmrpgs a rts e tudo o mais...
 
Oh meu amigo fatalit1#4...
:-D :-D

As consolas são mera diversão e podes ter a certeza que TODOS os jogos das consolas (daquelas de CDs e algumas das outras) sobreram devido à pirataria.
Explica melhor isso...:wow:

Coisa que não podes dizer para os PCs, especialmente para jogos online onde precisas de keys originais para poderes usufruir do jogo!! ;)
u sei disso...mas mesmo assim...:)

Acho que estás a criar estatisticas num grupo demasiadamente restricto!

Que estatisticas???
 
Mais um adepto dos PCs. No meu caso a preferência prende-se não tanto com o tipo de jogos mas como a forma como são feitos. Na maior parte dos casos, os jogos de consola são feitos com a gratificação instantânea em vista um bocado no estilo de ligar a consola e segundos depois estar a jogar (a redução de curvas de aprendizagem é um exemplo flagrante). Dois bons exemplos são o Oblivion e o Deus Ex 2. Ao serem feitos com as consolas em vista foi-lhes retirada grande parte da complexidade (e consequentemente - do meu ponto de vista - do gozo). Outro factor que não acho piada nenhuma é da extensão do tempo útil de vida dos jogos através de save points ou unlockable content. No PC isto também vai existindo mas acaba por ser bem menos prevalente

O PC exige um investimento maior, quer seja de dinheiro (upgrades) quer de tempo (instalação, configuração, manutenção, optimização). Se não puder dedicar mais que 4 ou 5 horas semanais a jogos e nunca mais que 1 hora seguida por exemplo, óbvio que não vou ter paciência pra resolver problemas quando a única coisa que quero é dar uns tiros pra aliviar o stress.

Quanto aos géneros apesar de tudo considero que o PC acaba por ser a plataforma onde existe mais inovação. Os jogos online em geral e os MMOGs em particular (a última grande revolução nos jogos) são géneros que aparecem primeiro no PC. Antes disso, toda a cena do modding também foi iniciada no PC. Ainda anteriormente, a revolução 3D também aconteceu primeiro no PC.

Quanto aos controladores, apesar de ser adepto do rato/teclado, acho que é acima de tudo uma questão de hábito. Antes do quake, só jogava FPS's com teclado e não era por isso que me divertia menos.

No meu ver existe apenas uma área que as consolas dominam e à qual um PC não consegue chegar. É ter mais que uma pessoa sentada no sofá a jogar ao mesmo jogo.
 
Eu prefiro consolas porque:

- Comodidade. Estar sentado num PC para mim é uma seca, para isso já passo todo o dia no emprego. Não há nada como estar num sofá ou cama a jogar.

- Os PC's precisam de updates de hardware, as consolas não.

- Praticamente todos os jogos que há para PC existem também para consolas, no entanto o contrario não acontece.


Por fim, não há nada como a minha recem comprada xbox 360. :bounce:
 
Lembrei-me entretanto de uma coisa...:)

Eu com 400 euros (Xbox 360), vou poder jogar a maioria dos jogos que irao ser lançados nos proximos anos:) ...(admitindo que, o cilclo de vida de uma consola ronda os 5/6 anos, apesar de haver quem diga que as da nova geraçao irao ter um enorme ciclo de vida. Entao a PS3, com tanto investimento por parte da Sony, tem de estar no mercado uns bons aninhos...)

Ora no PC quanto dinheirinho nao teria de gastar, para jogar todos os jogos...neste periodo de tempo...Daqui a 5/6 anos para jogar os jogos quantas Xbox 360 já nao tinha comprado...(e dava para comprar uma PS3 e uma Wii...looooool)
 
Nesse período?

Depende do teu grau de exigência. Mas para o meu caso teira que fazer para aí um 1 grande upgrade e 2 upgrades incrementais.

Podes sempre comprar um PC e jogar milhentos jogos sempre no mesmo PC desde que os escolhas bem.

E se comprares vários jogos apra a consola a diferença de preço pode "subsidiar" o PC visto que os jogos de consola são mais caros.

Enfim pode-se arranjar todo o tipo de argumetnos revirados
 
Depende do teu grau de exigência.
O meu grau de exigencia é apenas poder jogar todos os titulos do momento...

Podes sempre comprar um PC e jogar milhentos jogos sempre no mesmo PC desde que os escolhas bem.
Pois, mas nao jogas os recentes (prá altura)...jogas os "antigos", mas esses as consolas tambem...

E se comprares vários jogos apra a consola a diferença de preço pode "subsidiar" o PC visto que os jogos de consola são mais caros.
Dava um ajuda concerteza...O problema é que tambem tinhas de comprar os jogos para o PC...logo a diferença seria baixa...

Enfim pode-se arranjar todo o tipo de argumetnos revirados
Para isso é que existe este forum...:)

Cumps.
 
TODOS os jogos de consolas sofrem de pirataria. E nem todos os de PC sofrem! Logo aqui, as tuas noções de realidade estão deturpadas.

Estatisticas / percentagem que atiraste ao ar são de um grupo demasiado restricto.

Pega numa consola, passeia na net, vê videos via net, conversa com amigos, trabalha num processador de texto, ouve musica enquanto trabalhas, vê um filme enquanto escreves um texto, etc... Tudo isso se paga num computador!

Só serei mais adepto de consolas do que PCs quando me mostrarem um FPS que dê no minimo tanto gosto de jogar na consola como no PC, e tenho dito ;)
 
No meu ver existe apenas uma área que as consolas dominam e à qual um PC não consegue chegar. É ter mais que uma pessoa sentada no sofá a jogar ao mesmo jogo.

Heh, essa só se aplica se não tiveres sofá ao pé do pc :P eu PES com o ppl da univ era sempre num PC e em dois sofás, com 6 comandos ligados e a fazer torneios com equipas de dois players...ou mesmo pá loucura e duas equipas de três. Claro que o monitor era gigante, mas mesmo assim ;)

Quanto à durabilidade...é pa eu tenho este pc há uns 3/4 anos, com alguns investimentos bem escolhidos continuo a jogar todos os jogos e mais, com os settings sempre mais para o high que para o medium...e depois, há sempre o pormenor de eu não conseguir jogar todos os jogos que quero puramente porque não tenho tempo, com o trabalho e outras actividades...pelo que tenho uma lista bastante razoavel de jogos que vou jogando conforme tenho tempo...por exemplo só recentemente é que peguei no Half Life 2...e como achas q o joguei? Com tudo no máximo claro está...agora estou a jogar F.E.A.R., e a lista continua...eu não -preciso- de jogar os jogos que sairam ontem. Por exemplo na minha lista ainda estão clássicos como os KOTORs e o Deus Ex 2, o Vampire Bloodlines, etc etc...e eu vou jogá-los na boa. E pronto ok, também perco boa parte do tempo no Guild Wars :) (e este nunca vai precisar de upgrades para quem o joga...este jogo é possívelmente o mais hardware friendly que conheço)

Greetz,

G
 
A questão da diferença dilui-se com o tempo graças á diferença de preços nos jogos. E a não ser que não compres nenhum jogo o valor total vai-se aproximando.
Além disso basta lembrar que a Sony parece ter decidido aumentar os preços entre 29 a 44% nos jogos da PS3 no Japão. Como sabe que a Xbox 360 dificilmente se torna num sucesso no Japão, sabe que pode aumentar os preços sem grandes problemas. E acho que assim que se vir numa posição dominante do mercado faz o mesmo no resto do mundo.

An editorial by Japanese reporter Munechika Nishida quotes multiple sources as saying games for Sony's upcoming PlayStation 3 console will end up costing between ¥8,800 and ¥9,800, or $75.57-84.15, in Japan. Japanese game prices are typically higher than in the U.S., with PlayStation 2 titles normally retailing for ¥6,800 ($58.39,) but the quoted price range nevertheless represents a 29-44% increase over the previous generation. If this price hike is carried over to the U.S., PS3 games might cost between $64.49 and $71.99. Most new Xbox 360 games sell for $59.99.

In: Techreport
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo