Consolas Vs. PC

DJ_PAPA disse:
Master System II :D
Isso é que era máquina, ja com o sonic 1 na memoria da consola!!!

Em relaçao á consola vs PC:
A consola so serve pra jugar e o PC serve pra muito + do que jogar, logo ja é dificil comparar as duas coisas.
Mas mesmo assim onde a consola deveria ser superior (nos jogos) nao é.
Os graficos de qualquer PS2 ou Xbox estao completamente ultrapassados em relaçao ao PC.
Quem joga um Farcry ou HL2 no PC com os graficos ao maximo e depois se vai pôr a jugar na PS2 um juguito qualquer, pensa que voltou ao seculo passado, lol, sao horriveis os graficos no minimo.

Por exemplo os que juguei á pouco tempo:
PES4 - Graficos tipo fifa 2001 e mesmo assim arreava aquela cena. Quando tavam muitos jogadores juntos ficava lenta.
GTA San Andreas - O jogo é fixe, mas + uma vez os graficos sao no minimo....... numa escala de 0 a 10 dava 3 pra ai. É que havia cenas em que aquilo era mesmo quadrados por todo lado!

Agora vamos a outras contas:
1- nem vou falar no preço dos jogos! pq aqueles 60/70 euros por um jogo sao uma roubalheira.
2- Uma consola tem uma longevidade de uns 2/3 anos, visto que parece que ninguem compra a consola quando ela custa 80 ( a PS2 no inicio axo que até custava um pouco +). E pra se comprar a consola a 40 contos inda se tem que esperar uns bons tempos.
Depois quando sai a consola superior (PS3, inaginemos) a PS2 é automaticamente arrumada a um canto. La saiem uns juguitos, so pra dizerem que nao abandonam a versao mais antiga, mas a versao + recente é que recebe todos os louros.

Um bom PC agora pra jugar todos os jogos ao maximo custa 300 contos.
Mesmo que se desatualize em termos graficos, rapidamente se pode fazer um upgrade, ou mesmo nao o fazendo, o PC tem uma polivalencia tao grande de utilizaçoes que pode ser usado para a maior diversidade de coisas, dando uma longevidade extremamente grande!

Mas axo que a grande diferença entre o PC e a consola é mesmo os graficos, que no PC estao em constante evoluçao.
Sem falar nos tempos de loading; pôr Mp3 a bulir durante os jogos (na Xbox axo que dá); aplicar pach´s, mods, e updates para darem + longevidade ao jogo; etc, etc

Sao coisas dificeis de comparar.
Sory pelo post anti-consola :D ; mas o pc tem realmente grandes vantagens!

A tua logica de que o investimento do preço de uma consola desvaloriza muito mais rapidamente que o do hardware de um pc (que a não ser que te contentes com pouco precisa de levar n actualizações regularmente) é um bocado irreal...
 
DJ_PAPA disse:
Um bom PC agora pra jugar todos os jogos ao maximo custa 300 contos.
Mesmo que se desatualize em termos graficos, rapidamente se pode fazer um upgrade, ou mesmo nao o fazendo, o PC tem uma polivalencia tao grande de utilizaçoes que pode ser usado para a maior diversidade de coisas, dando uma longevidade extremamente grande!

Eu com as xboxs corro linux, jogo jogos, tenho um "barebone" multimedia, posso criar servidor de ftp/whatever, etc etc...e tudo isto por 40 contos (ja chipado). Com exploit só se gasta 30 contos :P
 
Rudzer disse:
Não te ofendas mas se so jogás-te HL2 com essa configuração ainda não viste o jogo no seu explendor....nem pouco mais ou menos...mas claro tb há pessoal que não achas "jogável" texturas de caca e fps average de 10fps por isso também é um bocado relativo :p
Pah, eu sei que não vi o jogo no seu esplendor. Com quase tudo ao minimo os gráficos até nem eram maus, por isso imagino como será com tudo ao máximo.

Mas pelo menos é jogável. O Doom 3 ou o Chronicles of Riddick nem pa jogar como deve ser dá....
 
quem ker saber dos graficos? eu kero é jogos, ao menos numa consola sabes k tás a correr tudo no maximo, num pc compras o doom 3 e uma dor de cabeça pa comprares uma grafica nova, tb tens de ver k as tv's têm resolução inferior logo texturas se n forem mto rascas aguentam-se muito bem, de resto ps2 n é 1 exemplo pa ng, mas maior parte das consolas eles puxam o maximo k podem enkuanto os pcs usam o minimo denominador comum agora diz-me o jogo k numa Geforce 3 TI500 em 640x480 não corra a 30 frames por segundo em kualidade média...
tá bem não vimos o jogo a 1600x1200, mas tb n temos tv's para isso

em termos de contagem de poligonos... as consolas acompanham muito bem os jogos de pc uma vez k os novos gpu's n são realmente puxados ainda tou para ver 1 jogo em PC k corra com + de 15 milhões de poligonos por segundo, e para consola já vi 30 milhões com bump mapping... agora claro k o pc com uma placa grafica boa consegue fazer isso, mas puxar isso torná-lo ia incompativel com o hardware mais antigo, ainda mais do k reduzir a qualidade e escrever novas linhas de código tinham de fazer um remake quase...
Doom 3 n passa dos 10 milhões de poligonos, agora o k as graficas dos pcs já têm de mais avançado são os shaders novos e instruções, e muito mais memória para texturas de alta qualidade... não podes culpar as consolas de serem mais "baratas"

se comprares um PC agora com tudo de topo com uma 6800 ultra daki a 5 anos corres os jogos em low quality... tal como uma consola quando sai tem melhores graficos k o PC (sim porque uma vez k n têm OS, e são todas iguais eles podem realmente puxar desde o inicio, e à medida k vão masterizando tens a 1st generation 2nd e nalguns casos 3ª isso é puxar o hardware a 100%.

PC topo de gama e consola acabam por ter o mesmo tempo de vida, mas pela consola pagaste 200 euros pelo pc pagaste mil e tal com monitor e essas coisas...

A placa k nós temos no mercado a ser puxada a 100% ainda é a Geforce mx 440 ! todos os jogos novos correm nela a frames jogáveis apesar dos anos todos, e sim... é em minimo, mas o jogo n muda completamente, o jago acaba por ser feito para a placa rasca e ornamentado com linhas de código e mais distançia de desenho, para as placas graficas mais novas
 
Rudzer disse:
desculpa...???????????????????????????????????????????????????????????
Não és tu que manténs a Dreamcast apesar de teres uma xbox? Ou é confusão minha?

O FIFA sempre teve melhores gráficos que o PES, mas vai daí a preferir o FIFA :-/ podes ir ver a poll.
 
Sadino disse:
Não és tu que manténs a Dreamcast apesar de teres uma xbox? Ou é confusão minha?

O FIFA sempre teve melhores gráficos que o PES, mas vai daí a preferir o FIFA :-/ podes ir ver a poll.

Exacto mantenho a Dreamcast e tenho uma consola melhor ;)

E so mantenho a Dreamcast pk tem titulos não existentes e há n titulos que joguei ;) , é tipo uma questão de "respeito" e admiração ;)
 
Mas percebeste o que te quis dizer? Podes-te divertir pelo jogo em si e abdicar em parte do eye candy. Não estou a dizer deixar uma xbox para uma PS1, mas na mesma geração, mas enfim gostos...

E penso que foi isto que o I_Eat_All quis dizer, até porque as 3 consolas estão praticamente ao mesmo preço.
 
Rudzer disse:
Exacto mantenho a Dreamcast e tenho uma consola melhor ;)

E so mantenho a Dreamcast pk tem titulos não existentes e há n titulos que joguei ;) , é tipo uma questão de "respeito" e admiração ;)

A razão principal de tu achares a DC superior n é só umas coisinhas k ela ganha à PS2, PS2 já foi muito mais puxada k a DC embora a DC fosse melhor em algumas coisas e tivesse potençial se fosse puxada, não foi 7 milhões de poligonos foi o maximo a PS2 já puxou 10 milhões, tá bem a 320x240, mas a victória n é claramente da DC, portanto parto do principio k achas a DC superior pelos jogos... não venhas com o shemue n era possivel pela distançia de desenho k tens jogos como jak and daxter e the getaway k ultrapassam qq coisa k a DC tenha feito, isso torna-os impossiveis na DC? provavelmente.... pk foram feitos em exclusivo para a PS2.
isto leva-me ao tópico de o teu respeito e o meu pela DC é o avanço k ela tinha a nivel de ahrdware na altura sem duvida... mas acima de tudo os jogos.
Se a consola tivesse continuado em força kuando entrou a PS2, XBOX e GC e saisse lá por exemplo o shemnue 3 aposto k compravas não kerias saber dos "melhores graficos", porque são os jogos que interessam, a sega lançou esses jogos e continuou a sua legacia na XBOX como uma sussesora espiritual da SEGA (e graças a fundos da M$).
se bem t lembras recordo-te k a M$ tentou comprar a falida SEGA e estes não se venderam.
Se a XBOX n sucedesse com os mm jogos e suporte da sega comprarias? ou continuarias a dizer k sega ék era, não pelos graficos mas pelos jogos em si?

eu pelo menos sou dakeles ksou mto bem capaz de cmprar 1 titulo duma consola em final de vida pk ñ kero saber dos graficos, julgo a qualidade dos graficos em comparação com o maximo que a consola podia dar de nada me adianta os graficos serem de proxima geração se a jogabilidade não presta.

graficos é o pacote onde vem embrulhado, acima de 24 fps é sempre jogável, o que interessa no fim é a jogabilidade
 
I_Eat_All disse:
quem ker saber dos graficos?

Eu axo que muita gente quer saber dos graficos! lol

Uma coisa é jugar Farcry com graficos medios/rascas; Outra é pegares no jogo com os graficos ao máximo.
Este jogo em causa ficou extremamente conhecido, so pelos graficos!
Eu nem o jogaria se tivesse uns graficos meramente intermédios! :)

Basta que o jogo tenha uma boa jogablidade e uma boa dinamica, que os graficos fazem o resto! Sim, aquelas paisagens e promenores do farcry sao brutais; completamente fora de alcance de qualquer consola!
E aí sim; vale apena jugar um jogo com aquela qualidade, nem que se tenha que pagar + por uma boa maquina, pq tb nao é so aquele jogo vai correr com graficos brutais.

Com isto pode-se considerar que dou muita importancia aos graficos! Mas tb nao sou o único....:D

Quanto a isso dos milhoes de poligonos, axo que tas a fazer muita confusao aí, pq para um jogo ter muito melhor aspecto no PC é pq o PC usa muito + poligonos que a PS2! ;)
Axo que é facil tirar essa conclusao!
 
Ainda nao jogaste Ninja Gaiden numa xbox pois nao ? é que isso é conversa de quem nunca viu um bom jogo de consola puxado.

Btw, de todos os UT's que existem, o mais jogado de longe é o UT99...axas que é pelos gráficos ? kdo um jogo vender pelos gráficos estamos bem tramados...é que depois deixas de ter um jogo, para teres uma demonstração de coisas bonitas...tipo 3Dmark.

ps: quem diz Ninja Gaiden, diz outros bons jogos que andam por aí.
 
DJ_PAPA disse:
Eu axo que muita gente quer saber dos graficos! lol

Uma coisa é jugar Farcry com graficos medios/rascas; Outra é pegares no jogo com os graficos ao máximo.
Este jogo em causa ficou extremamente conhecido, so pelos graficos!
Eu nem o jogaria se tivesse uns graficos meramente intermédios! :)

Basta que o jogo tenha uma boa jogablidade e uma boa dinamica, que os graficos fazem o resto! Sim, aquelas paisagens e promenores do farcry sao brutais; completamente fora de alcance de qualquer consola!
E aí sim; vale apena jugar um jogo com aquela qualidade, nem que se tenha que pagar + por uma boa maquina, pq tb nao é so aquele jogo vai correr com graficos brutais.

Com isto pode-se considerar que dou muita importancia aos graficos! Mas tb nao sou o único....:D

Quanto a isso dos milhoes de poligonos, axo que tas a fazer muita confusao aí, pq para um jogo ter muito melhor aspecto no PC é pq o PC usa muito + poligonos que a PS2! ;)
Axo que é facil tirar essa conclusao!

graficos é o pacote, vende imenso sem duvida uma vez k as pessoas vão pelo aspecto, mas isso ñ faz o jogo bom, faz hype

Tb tens o exemplo da PS2 graficos aquém da espectativa e muita gente a defender com os jogos, isto é tão válido como defender outra consola qualquer são opiniões.
O que é certo é que ultimamente já ñ vejo ng a defender a PS2 graficamente mas continuam a vender k nem loucas, bem, como as PSone na geração anterior.

kuanto aos poligonos sim tens razão a PS2 nem de perto nem de longe lol, normalmente tens jogos com 3 a 5 milhões de poligonos por segundo, isto sem qualidade nenhuma sem antialiasing e a metade da resolução maxima da TV 320x240.

mas kuanto à XBOX para os jogos portados de PC até agora correu todos sem cortar nos poligonos, corta claro nos efeitos e na resolução tanto na nativa como das texturas, mas essa vantagem extra dos PCs é só para encher os olhos ao jogador, para exibir as capacidades das cards novas em High, acaba por não puxar estas ao maximo.

Far Cry até é um mau exemplo duk eu tou aki a dizer... porque esse jogo até puxa muito bem... mas tu percebes
 
Da Xbox tenho alguns exemplos:

UT 2003 ou 2004 na Xbox(ja nao me lembro bem)- Para além de ter efeitos graficos bem + pequenos aquilo arreia por todos os cantos! O jogo tinha partes em que chegava a parar! Quando havia uma zona com + tiros e personagens aquilo devia baixar abaixo dos 10 frames! Nunca na minha vida pensei que aquilo acontecesse. lol O pior é que aquilo acontecia constantemente!

Splinter Cell- Até ta bunito e tal, mas tá com tanto alising que estraga o resto dos graficos. Aquele efeito de escada é extremamente grande, mostrando que a consola nao tem capacidade para lidar com graficos + puxados, pq au aumentar a qualidade de um lado (neste caso as texturas), perde claramente noutro (o alising).

Foram so 2 exemplos que vi já há bue tempo. Raramente peguei numa Xbox.

Mas por acaso considero a Xbox superior em termos gerais á PS2. Quer em graficos, quer na cena do disco rigido. So nao curto o comando da Xbox.
 
kidloco disse:
Toma lá uns screens do Ninja Gaiden.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=35332&highlight=ninja+gaiden

Sim isso são graficos gerados pelo Celeron/geforce4 da xbox.

Já agora...a xbox suporta resoluçoes: 480i/p, 720i/p, 1080i ... isto significa que no máximo aguenta com uma resolução de 1920x1080 (interlaçados) ... o que já é mto :)

sim mas nenhum jogo puxou o 1080i a n ser um jogo qq de um cavaleiro com cell shading multiplataforma, e a 1080i tinha 1 slowdown pa caramba, digamos k o 720p é o maximo usado com pouco ou nenhum hit na framerate, o 1080i pode servir pa multimédia, n sei, mas em condições de jogo reais...

se o 1080 fosse sempre possivel eles nem hesitavam.

e a Xbox n tem uma geforce 4 mas sim uma geforce 3 com pekenas diferenças k a tornam mais versatil em numero de efeitos mas não + potente k as TI500.

kuanto ao ninja gaiden... não à duvida k o jogo tá lindo mas por exemplo nakela cena do castelo as janelas são todas plain texture... a vantagem no pc seria aplicar bump mapping para fazer pareçer 3D k na xbox ocuparia uma das pipelines, uma vez k só passam 4 texturas por passagem, xbox acaba por ser então muito puxada por isso... acabam por usar o truke de renderizar 1 poligono extra para renderizarem o dobro das texturas, e isto tem hit na performance...
tb poderiam suportar shaders 2 ou 3.0, mas mm assim os ganhos desse high seriam pouco perceptiveis.
digo isto para tentar estabeleçer o k no PC ficaria melhor, mas não tanto, uma vez k eles n podem puxar uma 6800 Ultra ao maximo senão n corria nas placas de gama base, que ainda representam mtos jogadores :P

DJ_PAPA disse:
Da Xbox tenho alguns exemplos:

UT 2003 ou 2004 na Xbox(ja nao me lembro bem)- Para além de ter efeitos graficos bem + pequenos aquilo arreia por todos os cantos! O jogo tinha partes em que chegava a parar! Quando havia uma zona com + tiros e personagens aquilo devia baixar abaixo dos 10 frames! Nunca na minha vida pensei que aquilo acontecesse. lol O pior é que aquilo acontecia constantemente!

Splinter Cell- Até ta bunito e tal, mas tá com tanto alising que estraga o resto dos graficos. Aquele efeito de escada é extremamente grande, mostrando que a consola nao tem capacidade para lidar com graficos + puxados, pq au aumentar a qualidade de um lado (neste caso as texturas), perde claramente noutro (o alising).

Foram so 2 exemplos que vi já há bue tempo. Raramente peguei numa Xbox.

Mas por acaso considero a Xbox superior em termos gerais á PS2. Quer em graficos, quer na cena do disco rigido. So nao curto o comando da Xbox.

a Xbox tem o problema de slowdown em muitos jogos, isso é por falta de optimização e o facto de correr sobre a kernel do windows NT5 (k pode ser ultrapassado por optimização) não culpes a XBOX de ports manhosas, é mais facil cortar efeitos de shaders do que reescreve-los... Unreal n é o jogo k corre melhor em ATIs k Nvidias?

Em termos de antialiasing nas consolas n és tu k decides mas sim os gajos k fazem o jogo à jogos k mesmo sem o anti aliasing são puxados, e mtas vezes vale a pena desligar uma vez k praticamente só notas nas imagens paradas, também olha a PS2 nem suporta anti aliasing.

a discussão é se as consolas conseguem dar boa experiençia de jogo em relação aos PCs mais caros e a minha resposta é sim, só tens de abdicar do teclado :P não só pelos exclusivos, mas também acompanham em graficos, se bem puxadas (n acompanhariam era se puxassem as graficas de topo dos pcs ao maximo) e não adicionar AF e AA de n sei kuantas vezes
 
Última edição:
"só tens de abdicar do teclado "
"acompanham em graficos, se bem puxadas"
"e não adicionar AF"
"e AA de n sei kuantas vezes"
nem o disco nem a memoria nem o processador heheh tou a brincar

em relaçao a preço, e a nao vermos "o half 2 em todo o seu explendor" pois...há tmb que compre cada processador e plaga grafica e etc que sai po mercado só pq saiu uma mais á frente...

"Não te ofendas mas se so jogás-te HL2 com essa configuração ainda não viste o jogo no seu explendor....nem pouco mais ou menos...mas claro tb há pessoal que não achas "jogável" texturas de caca e fps average de 10fps por isso também é um bocado relativo "

por acaso já o vi sim...fps a 10?texturas de caca?podem não ser iguais a um topo mas tens uma conf igual pa tanta certesa?

e isso da experiencia de jogo...há um comando da logitec parecido com o da ps2, mete-se um pano preto por sima da torre e temos uma ps2 tamanho familiar! :001:
 
Back
Topo