1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

constante dúvida * dB/dBA_VS_Sone *

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por Funtux, 1 de Março de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 2565)

1. Funtux

Funtux Power Member

Olá a todos.

Após uma recente pesquisa aqui no fórum não encontrei nada que me pudesse ajudar quanto à medida de avalição do som além do dB/dBA.

Ou seja, quantos de vocês já se depararam com isto:

e depois perguntam:
    "Mas que raio é 0.6 sone?"

Estamos habituados aos decibeis mas não à medida sone e reparo que muitos são os fabricantes que estão a optar por esta medida de avaliação do ruido.

Para tal pesquisei e encontrei isto:

*Atenção: os valores calculados são aproximados pois não existe um método de cálculo linear para estas medidas.

Creio que poderá ajudar alguns que venham a ter a mesma dúvida que eu.

Deixo-vos alguns links com mais informação:

2. Funtux

Funtux Power Member

Pensei nisto principalmente para quem procura aspectos a ter em conta em modding, refrigeração e ruido.

Que acham? Útil?

3. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Muito útil!
    Mas podias ter Postado no Forum de Modding :)
    Ou Silent Cooling ;)
    Abraço

4. Funtux

Funtux Power Member

pois...
    não o fiz porque foi colocado aqui como uma sugestão, tipo tutorial.

Se algum Mod achar que deve "tele-transportar" o tema, agradeço.:x2:

Se acharem que devem adicionar info, estejam à vontade e comentem aí.

5. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

ter em atenção que o dB é uma unidade logaritmica de potência genérico e convem diferenciá-la dos dBA que são um pouco ao lado, daí o A de Audio.

existem muitas mais, das mais usadas estão o dBm e dBi

http://en.wikipedia.org/wiki/Decibel

6. Funtux

Funtux Power Member

correctissimo.

a tabela apresentada apenas facilita uma suposta comparação para podermos basear-nos em algo. As marcas apresentam (quase) sempre em dB(A).

A sugestão de colocar esta thread é porque já reparei que há muitos fabricantes a mudar para a Sone por ser considerada uma medida internacional (não sei porquê).

7. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Última edição: 1 de Março de 2009
  8. Funtux

Funtux Power Member

Bom Add-On.

O titulo está assim para chamar a atenção. Apenas pretendo que o ppl tenha conhecimento da tabela para poder ajudar quando escolher algum componente que tenha a indicação de Sone.

A mim ajudou (a ter uma idéia)

Partilhar esta Página