1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construção de moradia- pedido de ajudas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tigra, 5 de Janeiro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1454)

1. Tigra

Tigra Power Member

Caros membros,

Estou a construir uma moradia e pretendo instalar uma rede informática. A minha opcção recai sobre uma rede mista, com cabo e wireless. A ideia é levar o sinal ADSL ao sótão, onde fica o escritório e lá conectar o modem e um router wireless. Como tenho medo que o sinal não chegue ao R/C (placas em betão armado) pensei em deixar uma tomada por piso. Assim, tenho um sistema misto.

O que acham? A tomada do R/C ficará junto ao sistema audiovisual. Já agora, qual a altura que devo deixar os tubos na parede para colocar as colunas do sistema 5.1 a adquirir?
    E um sistema de videovigilancia. O sinal das câmaras exteriores teria de ser enviado para o computador 1, certo?
    Agradeço toda a ajuda, pois estou na fase de abrir os roços. É agora ou nunca.

2. Boas, no meu ponto de vista ao conectares o router wireless deveras tambem por umas antenas proprias afim de o sinal xegar a todo o lado

3. _Kosta_

_Kosta_ Power Member

Está um pouco confusa a tua duvida.
    Se estas a construir uma moradia o melhor é aproveitares e colocares umas tomadas de rede. O adsl basta teres o modem wireless junto da tomada de saida telefonica, caso perfiras, uma tomada no sotão não deve fazer diferença. Quanto as paredes não deixarem passar o sinal, tens de testar depende do "poder" do router wireless mas existem umas antenas que podes por para fortelecer o sinal. Quanto a questão dos tubos ?? Depende do sistema 5.1 isso é para Televisão? HomeCinema?

4. Tigra

Tigra Power Member

Vou tentar tornar isto mais claro.
    Tomadas de rede estava apensar colocar 1 por piso, para a eventualidade de o wireless ficar com sinal fraco (do sótão até RC).
    O sistema 5.1 é para TV. Qual a distancia do tubo, que sai na parede, ao tecto.
    Tb vou deixar um tubo para colocar projector no tecto da sala. qual o diametro desse tubopara puder passar um cabo HDMI e alimentação?

Obrigado pela ajuda

Tigra

5. Protex

Protex Power Member

olá!
    ja me deparei com varios casos e é cd vez maior o nº d pessoas que requerem a pre-instalaçao de sistemas informaticos em casa. Uma soluçao no seu caso poderia colocar estrategicamente antenas wireless pela casa.o nº d antenas e a sua altura depende do tamanho d cs e da sua arquitectura o que deveria ser analisada p alguem entendido na materia. Basta levar um tubo (recomendo um tubo de 16 ou 20 mm anelado) da parte central d sistema (modem,router) ate cada antena.porem nunca niguem abdicou das tomadas d redes nos quartos.estas podem-se fazer d varias maneiras, dependendo d electrecista. o ideal era um tubo para cada tomada vindo directamente do bastidor, mas ha quem utilize o tubo que traz o cabo da antena da tv (nao recomendo), etc...Se o projecto da sua vivenda for o ITED, nao haverá problemas, um dia aproveitar as tomadas de tv ou tlf para uso informatico...se for o antigo RITA, tera de se intercalar as caixas (principais) d telefone com as de tv e, porque nao, tb com as do alarme, podendo um dia + tarde poder comandar td a distancia.
    quanto ao projector no tecto da sala (k presumo ser em pladur) tinha no minimo k colocar 2 tubos: um + fino p alimentaçao (220V) e um mais grosso p passar os cabos, cujo diametro devera corresponder em relaçao aos cabos k la irao passar. no meu entender nao poderá ser inferior a 32 mm. (tubo de 32, na giria)
    espero ter ajudado e boa sorte.

6. jpsfs

jpsfs Power Member

Eu comprei recentemente um apartamento ainda em construção, vou deixar aqui as alterações que introduzi.

No escritório que fica +/- no centro do apartamento defini o sítio onde vou colocar o meu router. Desse ponto saí um cabo de rede para cada compartimento. (ou seja, sala de jantar, sala de estar, 3 quartos, cozinha e hall de entrada.)
    Muita gente me disse que eram tomadas a mais, mas pensei, afinal agora é barato por cabos de rede, por mais 10€ fico com cabos em todo lado. Posso não precisar, mas assim já fica.
    Por sorte, arranjei um bom electricista, ele mostrou-me uma placa que se põe à entrada do apartamento, e permite mandar o sinal de IPTV(o mesmo da SMART TV da Clix) para todos os compartimentos. Nunca tinha ouvido falar, ainda não sei se funciona, mas o construtor é que vai pagar, por isso no problems.
    Quanto ao sistema de som, hoje em dia, não se perde nada em usar o sistema de som por Wireless, até porque no máximo as colunas estão a 10m sem nenhuma parede pelo meio, por isso, eu não meti cabos na parede, porque qualquer dia mudo para um sistema de 7.1 e não ficam os antigos cabos à mostra. (Quanto a isto visita http://www.techzonept.com/showthread.php?t=126051)

Espero ter ajudado. Vai por mim, cabos de rede em todo lado não se perde nada. A única coisa que deves ter em atenção é que os cabos não podem exceder os 100m porque se não perdes qualidade. (No meu apartamento o maior tem 40m)

Cumpz jpsfs

7. Protex

Protex Power Member

e essa placa k falas, é posta dentro ou fora do apartamento? está incluida no orçamento do predio, ou é exclusivo (porque pediu) para si? esse predio vai ficar a receber sinal tv por ip tv? seja como for, isso pode mt bem ser feito posteriormente, pois pode utilizar as mesmas tubagens...mas nao tenho conhecimento pessoal de nenhuma casa com tv por ip, dizem k poderá oferecer mts canais, mas acho k actualmente nao é boa opçao, mas posso estar enganado...

8. Tigra

Tigra Power Member

Sim, ajudou.
    Obrigado

Acho que vou segui a tua sugestão.

Obrigado a todos.
    Mais sugestões são bem-vindas.

Tigra

9. Morto

Morto Power Member

wifi em casa nova é desperdicio... se podes ter tudo por cabo seria excelente... começando pelas taxas de transferencia 1GB e acabando nas dores de cabeça a configurar os aparelhos novos wifi..
    mas como em tudo não há nada como ter uma parte da casa com wifi ou até duas e ai sim arranjas 1 router que tenha opções de uma segunda antena e meter 1 na sala de estar e outra no tal sotão.

quanto ao resto penso que se podes meter de raiz os cabos separa de vez os cabos de rede e tambem os de som dos cabos de power(rede há blindados para o caso, mas de som não estou dentro do assunto e não sei se há blindados.), ai evitar muitos problemas futuros.

de resto é so boa sorte com a casinha nova :)

10. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

Sou Eng.º Civil e tive agora um amigo q me colocou o mesmo problema.

O q o aconselhei é simples e é o q te aconselho.
    Nesta fase da obra, tubagem e cabos são 5 tostões. Se estás a construir uma moradia não são 50 ou 100 contos q vão fazer falta.

Wireless é porreiro, mas n há nada como ter cabos.
    Assim sugiro q coloques em todos os quartos/salas uma tomada de rede, e q arranjes um local (talvez escondido ou no sitio onde farás o escritório) onde todas todas essas tomadas de rede irão ligar.
    Nesse local colocas tb uma tomada de telefone e uma de tv.
    Assim poderás ligar toda a casa com um router+switch quer com adsl, quer com net por cabo.

Se mesmo assim queres deixar a porta aberta para a solução wireless, deixas mais 1 tomada de rede num sitio central por piso.

Assim cobres tudo.

Depois podes tb deixar passagens para o sistema 5.1 na sala.

São as minhas dicas :)

11. jpsfs

jpsfs Power Member

A placa que falo fica dentro do meu apartamento, fica mesmo por cima da caixa da luz. Neste caso vai ser o construtor a pagá-la porque a arranja +/- ao mesmo preço da outra (caixa normal) que agora é obrigatório meter segundo o electricista.

O que me disse o electricista é que aquela caixa tem uma entrada d telefone e um espaço para colocar uma pequena box. Logo o sinal é logo recebido ali espalhado para o resto da casa pelas tomadas. (Não m perguntes s é pelas da tv normal ou por RJ45. Lamento não saber explicar melhor, até porque não me interessei muito pelo aquilo, visto que a IPTV em Portugal só daqui a muito tempo.

Cumpz jpsfs

Partilhar esta Página