Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Porreta. Vou tentar e ver se corre tudo bem. Prefiro ubuntu pois posso personalizar mais que uma solução aio.
 
Boas

Estou a pensar comprar um bicho destes para me fazer de plex server, backup de fotos videos e personal cloud.

Se quiser fazer transcoding 4k quais as minimum specs?

Se quiser alterar o processador, posso colocar qualquer um com socket 1155 ou estou limitado? A minha ideia era ir até um i5.

Qual o melhor OS e qual a melhor forma de o instalar? Pen, SSD?

Quanto aos discos, e para ficar seguro com os meus backups, qual o melhor sistema de ficheiros?

Desde já obrigado pela vossa ajuda
 
Boas

Estou a pensar comprar um bicho destes para me fazer de plex server, backup de fotos videos e personal cloud.

Se quiser fazer transcoding 4k quais as minimum specs?

Se quiser alterar o processador, posso colocar qualquer um com socket 1155 ou estou limitado? A minha ideia era ir até um i5.

Qual o melhor OS e qual a melhor forma de o instalar? Pen, SSD?

Quanto aos discos, e para ficar seguro com os meus backups, qual o melhor sistema de ficheiros?

Desde já obrigado pela vossa ajuda


Moas @mittch,

em relação a plex não te sei ajudar pois não utiliso, quanto aos processadores estás limitado procura pelo google mas até agr o maximo que vi foi um i3 3240.

Quanto ao OS é uma questão de gostos. vê no primeiro post o meu setup (OS discos etc...)

Se precisares d outra coisa apita ;)
 
É melhor porque ..... ?

Um sistema que é um port de uma solução de uma marca para os seus equipamentos para correr em equipamentos não oficiais contra um com todo o suporte que tem e capaz de correr em milhentas configuraçoes.
Alem de ZFS etc .. sim não é fácil de configurar mas as vantagens são mais que muitas.
 
Sabem qual a referencia do de alta performance? Eu com o 3220T nao tenho tido temps altas, mas gostava de meter um activo.
 
Microserver G8 i3:
http://partsurfer.hpe.com/Search.aspx?SearchText=P9B70A
http://partsurfer.hpe.com/ShowPhoto.aspx?partnumber=832667-001

832667-001.jpg


832667-001
 
Existe alguma trick para disco SSD com SO na controladora integrada (porta ODD) e arrays de storage na B120i?
 
Existe alguma trick para disco SSD com SO na controladora integrada (porta ODD) e arrays de storage na B120i?

@N3RO eu consegui metento o grub numa pen (ligada na slot usb no interior) porque eu não quero usar o fakeraid da HP
Mas se para ti não há problema de usar o fakeraid, podes criar um array hp só com o ssd assim podes bootar atraves dele ;)

É bonito mas não vale o dinheiro,
Eu tenho um xeon e3-1240 v2 no meu e estou a usar o dissipador de origem, as temperaturas do cpu mantém-se nos 40 graus... :)

@vgoncalves o I3 é melhor que esse XEON? se não onde compraste o XEON? estou para adquirir um processador mais potente mas só instalo depois da garantia acabar.
 
@luckypt, não tive dificuldades em arrancar pelo SSD.

Assim que o instalei defini no setup que deveria fazer boot pelo controlador integrado em AHCI sem pensar em mais nada.
Só entretanto é que me lembrei que iria precisar de criar dois arrays RAID1 na B120i pelo que não sei se deveria ter considerado outra configuração.

Edit:
corrigido, unidade adicionada à controladora B120i.
 
Última edição:
@vgoncalves o I3 é melhor que esse XEON? se não onde compraste o XEON? estou para adquirir um processador mais potente mas só instalo depois da garantia acabar.

O xeon é melhor, tem 4 cores, 8 threats e 8mb de cache.

Comprei no ebay, mas andei uns meses à "caça" até encontrar com um preço jeitoso uma vez que são processadores raros e caros...
 
@vgoncalves estou a ver no ***** a 125$, consigo encontrar mais barato?
Os preços mais baixos andam por volta dos 100e, depois os mais vulgares são a partir dos 150e.

Se não tiveres pressa, crias um alerta de pesquisa no site para receberes diariamente o que aparece por lá e quando achares um pelo preço que tiveres disposto a dar compras... :)

Atenção a esses 125$, é que se vem de fora da Europa corres grandes probabilidades de ficar retido na alfândega e teres que pagar taxas...
 
Que feedback dás atualmente @luckypt ?
Sempre te mantiveste pelo CentOS? e Raid ?
Satisfeito com a máquina?

Eu tenho um N40L e base já experimentei freenas, openmediavault, xpe, e outros já decidi.
Vou usar Debian9 (headless), será instalado num SSD (na tray, bios hacked), depois vou adicionar em raid5 3 HDD WD RED e mais 1 WD Green para backups, usando ext4 ou xfs. Ando a ver também a questão do cache ao raid.
 
Back
Topo