Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Já há uma primeira análise no servethehome.

- Mantem o DP como video output, o que pode dizer que tem o iGPU activo, o que pode fazer diferença para quem tem Plex.
Confirma-se que não dá.

A minha primeira analise... é uma banhada. Aumentaram demasiado preço.

- Volta a ter iLO, NOICE. Se bem que apesar de ter o iLO onboard, falam num enablement kit por isso vai ficar caro ter iLO.
Tem iLO, mas tem de pagar um extra para realmente o ter. É fixe voltar a ter, mas o preço da placa extra...

Resumindo, boa sorte nas vendas.
 
Para os interessados há um Gen8 à venda no OLX por 200€ com 12Gb de RAM. É um preço decente :)

Mais um a 260€, mas negociáveis :P

Also, lembram-se disto?

Alguém está interessado em comprar o dissipador de 65w da HP genuíno? É que encontrei um sitio que os vende a 30/35€ cada.
Como havia malta com CPUs com TDP alto, pode ser que estejam interessados e fazemos a compra junta para se poupar nos portes.

Eu usei o Bhiner como intermediário para comprar no taobao. O taobao não envia directamente para PT, por isso tem de ser por intermediários.
O link para o cooler no taobao é este. No bhiner é este.
Não sei se o Bhiner é o melhor intermediário, dos que vi era o que cobrava as taxas mais baixas. Mas como podem ver, do preço original de 30$ (por cada, ou seja 60$) já gastei 80€ e ainda tenho de pagar portes do Bhiner para PT.

Entretanto o cooler de 30$ esgotou e nunca mais apareceu outro. Até agora.... o problema é que custa 117$ sem contar com taxas do bhiner e envio para PT, ou seja está a um preço ridiculo.

EDIT: Outra nota importante, os Gen10 (normais, não a nova versão) estão a descer de preço, já estão abaixo dos 300€.
 
Última edição:
Mais um a 260€, mas negociáveis :P

Also, lembram-se disto?





Entretanto o cooler de 30$ esgotou e nunca mais apareceu outro. Até agora.... o problema é que custa 117$ sem contar com taxas do bhiner e envio para PT, ou seja está a um preço ridiculo.

EDIT: Outra nota importante, os Gen10 (normais, não a nova versão) estão a descer de preço, já estão abaixo dos 300€.

Feliz por ter feito negócio contigo :D

Ainda não activei o turbo do meu CPU depois de ter este cooler para ver as temperaturas, mas ainda não precisei.
O que precisava era mais ram :D
12gb já é muito a justa lol

O meu próximo projecto é deixar o Gen8 para pfsense, Home Assistant e com OMV para backup offline (vm sem acesso à net).
Construir um servidor custom para FreeNAS com zfs e aí sim, vou ter RAM "à vontade" para as minhas VMs de teste etc...
Mas material para isto ainda é carote, por isso não é para o imediato :D
 
Eu arrependi-me de não ter feito mais uma ou duas encomendas com mais coolers. Acho que os vendia facilmente por 100€ no eBay.

Neste momento o meu MicroServer está com:

- Xeon 1265L V2
- Cooler 65w
- 16Gb de RAM
- LSI 9207-8i
- 4 Toshiba 3Tb 3.5" -> pool storage
- 6 Samsung 860 Evo 250Gb -> pool para jails, VMs e guardar ficheiros temporários
- Upgrade da fonte de 200W para uma de Seasonic SS-250SU (250w 80 plus bronze)
- SMD 3.0 (bracket para montar 4 discos 2.5" do lado da fonte)
- Noctua NF-A4x10 PWM para arrefecer o chipset da placa da LSI.

Ficam a faltar:
- mods ao heatisnk do chipset, iLO e placa de rede.
- Imprimir uma "cage" para segurar os discos no dvd tray
- Arranjar a porta da HPE em vez da HP

E acho que quando terminar tenho o "ultimate" Gen8 :D
 
Eu arrependi-me de não ter feito mais uma ou duas encomendas com mais coolers. Acho que os vendia facilmente por 100€ no eBay.

Neste momento o meu MicroServer está com:

- Xeon 1265L V2
- Cooler 65w
- 16Gb de RAM
- LSI 9207-8i
- 4 Toshiba 3Tb 3.5" -> pool storage
- 6 Samsung 860 Evo 250Gb -> pool para jails, VMs e guardar ficheiros temporários
- Upgrade da fonte de 200W para uma de Seasonic SS-250SU (250w 80 plus bronze)
- SMD 3.0 (bracket para montar 4 discos 2.5" do lado da fonte)
- Noctua NF-A4x10 PWM para arrefecer o chipset da placa da LSI.

Ficam a faltar:
- mods ao heatisnk do chipset, iLO e placa de rede.
- Imprimir uma "cage" para segurar os discos no dvd tray
- Arranjar a porta da HPE em vez da HP

E acho que quando terminar tenho o "ultimate" Gen8 :D

8|8|8| isso já não é um gen8.
como é que consegues ter mais 6 discos a tua placa LSI 9207-8i tem 6 saidas?

Tira foto para ver a tua versão do gen8 5.0 :-D
 
A placa dá para ligar 8 discos, 4 por porta. O Gen8 já tem suporte para 4 discos, mas tem duas portas SATA 3 e duas SATA 2. Por isso para ligar todos os discos em portas SATA 3 tenho 8 discos ligados à placa e mais dois ao Gen 8.
Como liguei o backplane do Gen8 à placa, até posso colocar discos SAS nas baías do Gen8, visto que o backplane é SAS.

Outra coisa, a placa não foi o que ficou caro no Gen8, aliás elas ficam por 30/40€ no ebay.
O "problema" foi o CPU e as tentativas de ligar os 6 discos de 2.5" internamente.
Antes de ter os SSDs, tentei com discos mecânicos de 2.5" e foi um desastre. Um dos discos "morreu" em 6 meses.

Tenho de ver se tiro umas fotos decentes.
 
Aproveitando esta thread:

Procuro algo simples para aceder remotamente para trabalhar e sincronizar como dropbox...que aconselham?

Owncloud, Nextcloud ou outro no mercado? Preciso de ter acesso em diferentes PC's remotamente a 200-300GB de ficheiros...o ideal era dropbox mas quero algo privado e sem custos mensais.

(FreeNAS requer hardware a sério...não pode ser)

Já tentei Xpenology mas não funciona no hardware que tenho destinado para o efeito...
 
SMB Linux Server. Depois é uma questão de personalizares a instalação, grupos, users, privilegios, share internos / externos. Ssugiro acesso sempre através de uma VPN, até podes utilizar a mesma máquina para VPN Server.

Para sync, utilizas uma cliente para sincronizar os ficheiros com o servidor.

Cumps
 
Que queres fazer concretamente?

O que quero fazer é "simples" mas já andei a pesquisar e não é fácil:

- Quero uma dropbox caseira...sincronização automática de ficheiros entre diferentes computadores;

Tenho cerca de 200-300GB de info que trabalho em diferentes locais e estou um bocado farto de dropbox pela limitação dos 3GB...pagar tb não se justifica o valor.

Ou seja, ter algo que me sincronize ficheiros entre diferentes computadores mas que esteja integrado no sistema de ficheiros tal como a dropbox funciona: teria sempre 1 computador em casa ligado para ir sincronizando com todos os outros conforme os ficheiros iam sendo alterados.

Basicamente seria uma pasta que sincronizava tipo dropbox entre diferentes computadores...alguma sugestão?
 
Back
Topo