Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Ok agora vem a pior parte...

Que preciso para montar um server nextcloud? Computar + ubuntu + nextcloud? algum tutorial por aí?
 
Já instalei em ubuntu e já está a funcionar via "localhost" mas já percebi que isto requer conhecimentos a mais para mim para depois configurar os acessos exteriores à rede interna...estou errado?

edit: isto acaba por requer domínio, ou ip fixo ou outro tipo de configuração que não tenho conhecimentos suficientes...preciso duma solução mais básica e "out-of-the-box"....alguma sugestão?
 
Última edição:
Nesse caso tens mesmo de adquirir um serviço, se não queres ser tu a configurar.

Ou optas por adquirir dropbox e mantens a logica já implementada, ou optas por um equipamento em que forneçam tambem os serviços para acederes do exterior, tipo nas, seja synology, qnap.....

Xpenology, OpenMediaVault, Freenas, ubuntu, windows server, seja o que for vais precisar de configurar varias coisas.
 
Já instalei em ubuntu e já está a funcionar via "localhost" mas já percebi que isto requer conhecimentos a mais para mim para depois configurar os acessos exteriores à rede interna...estou errado?

edit: isto acaba por requer domínio, ou ip fixo ou outro tipo de configuração que não tenho conhecimentos suficientes...preciso duma solução mais básica e "out-of-the-box"....alguma sugestão?
Então compra um Qnap ou similar lolol
Não se fazem milagres.
 
Por acaso tive o dia a investir algum tempo nisto e julgo que consegui uma solução "out-of-the-box"...deixo aqui o link:

https://syncthing.net/

Consigo sincronizar ficheiros entre diversos computadores...também dá conflito qd por ex os ficheiros estão abertos em simultâneo em ambos os terminais como a dropbox.

Basicamente basta-me deixar um server a correr isto e desde que esteja sempre ligado tenho uma dropbox ilimitada... :D :D :D



Que vos parece?
 
Se configuras isso, configuras um Nextcloud (uma vez que estavas a levantar dúvidas sobre o tema). Irás ter exatamente os mesmos ‘problemas’. Agora cabe a ti perceber o que queres e fazeres o trabalho ou usar soluções existentes no mercado.
 
Se configuras isso, configuras um Nextcloud (uma vez que estavas a levantar dúvidas sobre o tema). Irás ter exatamente os mesmos ‘problemas’. Agora cabe a ti perceber o que queres e fazeres o trabalho ou usar soluções existentes no mercado.

A configuração é isto:


Não é propriamente complicada com configs de portas no router entre outras coisas com que não estou habituado...

Ainda assim, talvez venha a considerar adquirir uma synology de 1 baía só para este efeito...
 
syncthing é tão out-of-the-box como as já indicadas atrás... Usei e deixei de usar porque usa (demasiados) recursos SÓ para fazer sync de ficheiros (no hp ProLiant). E falo em cliente e servidor.
Preferi nextcloud que é + abrangente e funciona melhor.
 
Pessoalmente uso o Nextcloud e acho-o bastante bom. Já usei o Owncloud e era muito lento (na altura). Esse que falam, tenho disponível para instalar no FreeNAS mas nunca o fiz por já ter o Nextcloud e não ver necessidade de o ter. Vou analisar por curiosidade.
 
Nextcloud não consegui meter a funcionar...não é assim tão out-of-the-box...

Já estive a ver e se conseguir vou comprar uma synology de 1 baía para fazer o que quero mas precisava que me confirmassem o seguinte:

- synology sincroniza mesmo os ficheiros entre dispositivos ou só faz ligação directa ao server? consigo usar os ficheiros offline e qd me ligar à net ele sincroniza como faço com a dropbox?
 
Nextcloud não consegui meter a funcionar...não é assim tão out-of-the-box...

Já estive a ver e se conseguir vou comprar uma synology de 1 baía para fazer o que quero mas precisava que me confirmassem o seguinte:

- synology sincroniza mesmo os ficheiros entre dispositivos ou só faz ligação directa ao server? consigo usar os ficheiros offline e qd me ligar à net ele sincroniza como faço com a dropbox?
acho que tens aplicações que fazem o que pretendes. Experimenta o live demo disponível e Verifica o que te oferecem. Vê também aqui no fórum sobre o tema. Mas sim, têm apps semelhantes ao que pretendes.
 
A live demo não suporta cloud sync... :lol:
Logicamente que não. Mas podes ver que tipo de configurações permitem e consequentemente tirar conclusões sobre o que deixa fazer e se isso permite tudo aquilo que necessitas. Da mesma forma que fizeste com os vídeos que viste no YouTube que também não te permitiu cloud sync e percebeste como funciona.
 
Pessoal, o que acham Gen10 Plus?
Parece ser a evolução perfeita do nosso Gen8.

Preciso de fazer transcode 4k do Plex, e o Gen8 ja fica curto.
 
Pessoal, o que acham Gen10 Plus?
Parece ser a evolução perfeita do nosso Gen8.

Preciso de fazer transcode 4k do Plex, e o Gen8 ja fica curto.

Sinceramente, pelo preço, faz tu o teu servidor.

Em relação ao plex, eu estou a procura de uma solução para a minha biblioteca de series e filmes.
Pelo que li à uma maneira de evitar que o plex faça transcoding e nesse caso não interessa a potencia do cpu.
Só é preciso saber se o client pode ler os files (codecs e afins)
 
Sinceramente, pelo preço, faz tu o teu servidor.

Em relação ao plex, eu estou a procura de uma solução para a minha biblioteca de series e filmes.
Pelo que li à uma maneira de evitar que o plex faça transcoding e nesse caso não interessa a potencia do cpu.
Só é preciso saber se o client pode ler os files (codecs e afins)

Por acaso recentemente comprei uma TV nova e tem a aplicação do plex.
Agora estou a pensar instalar um VM com o plex para ver se cosigo ver filmes na tv ligado ao gen8.
 
Back
Topo