Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Tu adicionaste um spare. Tenta remover o disco como spare, e depois deve ter uma opção nesse menu de fazer mirror do disco que está na pool.

Mas existe a opção de fazer raid, estando já um disco com os dados?

Uma opção era extender o disco e ficar com a capacidade de ambos, outra era adicionar cachê, outra era adicionar disco suplente (escolhi está), e havia outra que também não me parecia ser
 
Mostra um print com as opções que tens. Mas devias ter a opção de attach.

Essa opção não tinha (ou estava no sítio errado, mas de tudo o que vi não encontrei).

Consegui tirar os dados todos para outro disco que tenho no servidor, e já refiz a pool com os dois discos.

Agora é só refazer as permissões e voltar a copiar!

No geral, está “concluído” para já, sem perca de dados nenhuns. Serviu também para aprender mais um pouco.

Obrigado a todos por toda a ajuda, foi importante
 
Ainda vou precisar da vossa ajuda :)

Para refazer o raid (raid1) com os 2 discos, copiei os dados para outro raid (raid2) de 2 discos também.
Já eliminei as pastas do raid2, mas o espaço continua a estar ocupado.

Sei que há um processo que se faz, para resolver, mas já não estou certo! Já o fiz a uns tempos atrás.

Se alguém me puder ajudar como é agradeço
 
Ainda vou precisar da vossa ajuda :)

Para refazer o raid (raid1) com os 2 discos, copiei os dados para outro raid (raid2) de 2 discos também.
Já eliminei as pastas do raid2, mas o espaço continua a estar ocupado.

Sei que há um processo que se faz, para resolver, mas já não estou certo! Já o fiz a uns tempos atrás.

Se alguém me puder ajudar como é agradeço

De tanto ver e ler, já percebi o que era.

Era um snapshot que fez com os dados.

Resolvido :)
 
Segundo percebi o teu dilema inicial, podes fazer isto ( não vi se também foi sugerido ):


No meu caso tenho um microSD com o freeNAS e uma PEN com um mirror. E isso não invalida que tenhas ainda tudo clonado algures, enviado para um outro local, etc.
 
Já alguem actualizou o firmware da bios?

EDIT:
já agora pessoal que usa o Freenas pode dar o feedback de algum destes pontos?
- Como se porta o freenas com máquinas virtuais a correr?
- Há algum software para backup automatico de maquinas virtuais (exmplo: unitrends)?
- O time Machine do freenas funciona bem?
 
Última edição:
Já alguem actualizou o firmware da bios?

EDIT:
já agora pessoal que usa o Freenas pode dar o feedback de algum destes pontos?
- Como se porta o freenas com máquinas virtuais a correr?
- Há algum software para backup automatico de maquinas virtuais (exmplo: unitrends)?
- O time Machine do freenas funciona bem?

- Como se porta o freenas com máquinas virtuais a correr?
Funciona perfeitamente bem.

- Há algum software para backup automatico de maquinas virtuais (exmplo: unitrends)?
Com isto refereste a snapshots? Se sim, tem nativamente.

- O time Machine do freenas funciona bem?
Funciona perfeitamente bem.
 
- Há algum software para backup automatico de maquinas virtuais (exmplo: unitrends)?
Com isto refereste a snapshots? Se sim, tem nativamente.

Sim ter snapshots diários e com retenção do tipo 1 semana.

Será que consigo ter uma VM com o pfsense para gerir a minha rede? consigo-lhe passar as placas de rede para a vm controlar?
 
Eu actualmente tenho o vmware mas estou com ideias de mudar para freenas e estava a ver se consegui fazer o mesmo ou não.

Sem testar diria que sim... Mas, FreeNAS é uma NAS / Storage, a funcionalidade é armazenamento e não, virtualização.
Levanta um VM com FreeNAS no VMware e testa se funciona.

Eu mantinha as coisas separadas. VMware -> Hypervisor | Storage -> FreeNAS

Cumps
 
Sem testar diria que sim... Mas, FreeNAS é uma NAS / Storage, a funcionalidade é armazenamento e não, virtualização.
Levanta um VM com FreeNAS no VMware e testa se funciona.

Eu mantinha as coisas separadas. VMware -> Hypervisor | Storage -> FreeNAS

Cumps

è que eu tenho o vmware 5.5 e estou a ter problemas com ele, não me reconhece uma placa de rede que tenho e o boot está com algum problema que ora dá tudo ok ora da erro :S
Dai estar a ponderar mudar para o freenas
 
Sim ter snapshots diários e com retenção do tipo 1 semana.

Será que consigo ter uma VM com o pfsense para gerir a minha rede? consigo-lhe passar as placas de rede para a vm controlar?
Sim consegues... até mais que isso. Eu tenho snapshots na minha VM e jails e funciona tudo perfeitamente. A minha VM não tem grandes coisas a não ser uma apps. Mas sim, como falaram, o FreeNAS serve mais para Storage e não tanto para virtualização. Sendo que estou a usar a virtualização nele e não tenho problemas alguns. Funciona às mil maravilhas. Para as minhas necessidades, está perfeito e é um relógio suíço.
 
Back
Topo