Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Que feedback dás atualmente @luckypt ?
Sempre te mantiveste pelo CentOS? e Raid ?
Satisfeito com a máquina?

Eu tenho um N40L e base já experimentei freenas, openmediavault, xpe, e outros já decidi.
Vou usar Debian9 (headless), será instalado num SSD (na tray, bios hacked), depois vou adicionar em raid5 3 HDD WD RED e mais 1 WD Green para backups, usando ext4 ou xfs. Ando a ver também a questão do cache ao raid.

Estou super satisfeito para a minha utilização. Serviços neste momento com o server:
  1. Webmin
  2. Ssh
  3. Rdp
  4. Nfs share
  5. Smb share
  6. Ftp
  7. Httpd
  8. OpenVPN
  9. Emby ( em testes :))
  10. Minecraft server privado
  11. TS server
  12. Ark survival server privado (nunca testei mais de 4 pessoas, mas para já corre maravilha)
  13. Deluge daemon
  14. Backups de smartphones
Em geral acho que é tudo.
Em relação ao raid estou bastante contente, estou já a pensar em meter mais 2 discos de 4tb porque já começo a ficar sem espaço ^^

Depois tb fiz (tirei ideias de alguns da net) scripts para backups (dados e sistema) em 2discos externos que só se montam para o backup e depois desmontam logo, ficando assim "escondidos".

Até ver, foi uma boa decisão em não comprar um NAS e sim investir num servidor destes.
 
Que raid usas?
Dos scripts vai partilhando; eu estou mais a compilar guias para server secure como isto, isto e isto.
Estou a ver que vamos usar quase os mesmos serviços heheh
  1. Webmin
  2. Ssh
  3. Rdp
  4. Nfs share
  5. Smb share
  6. ftps/sftp
  7. Httpd
  8. OpenVPN
  9. Deluge deadmon / web
  10. MiniDLNA
  11. Backups (Rede, PEN ou BT)
 
Que raid usas?
Dos scripts vai partilhando; eu estou mais a compilar guias para server secure como isto, isto e isto.
Estou a ver que vamos usar quase os mesmos serviços heheh
  1. Webmin
  2. Ssh
  3. Rdp
  4. Nfs share
  5. Smb share
  6. ftps/sftp
  7. Httpd
  8. OpenVPN
  9. Deluge deadmon / web
  10. MiniDLNA
  11. Backups (Rede, PEN ou BT)


Uso raid 1. Penso que para a minha utilização é mais que suficiente.

Quanto á segurança, até aqui tinha alguns serviços disponíveis (portas abertas no router), mas agora vou só deixar o webmin ( pass + google autenticador) e openvpn. Vou fazer drop à conexão de root fora da rede local e talvez msm todas as conexões. Abrindo só num caso em que não possa usar o vpn. Nunca pensei muito na questão da segurança, mas agr começo a pensar um pouco mais.
 
Se tiveres acesso externo (como eu tenho com DDns), segurança nunca é demais :)
Mas se não tiver exposto direto (estiver atrás de um router) tb não é grave.
 
BRTFS ainda está muito verde para confiar os meus dados além e problemas conhecidos em raid5. Mas está a melhorar: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Linux-4.12-Btrfs-RAID-Mostly-OK

ZFS tem grandes funcionalidades (deduplicate, compress-on-fly, snapshot...) mas além de ser um pouco overkill e ser externo a gnu/linux, não me permite adicionar mais drives à pool ás criadas inicialmente e tenciono a longo prazo alargar a pool (adicionar unidades na mesma pool RaidZ).
 
Só perguntei para perceber se havia algum problema com ZFS on Linux que eu não soubesse. E ainda não percebi porque não permitem aumentar o espaço da pool mais tarde :S
 
Não é o espaço da pool é acrescentar mais unidades à pool, é diferente...
Com a pool atual raidz, tens 3 discos de 1 tera e queres fazer upgrade: ou fazes uma nova pool e vais trocando um a um por 2 Tera ou fazes uma pool nova com os novos discos. Não permite chegar como a um Raid5 e simplesmente acrescentar um.
 
Quando adicionas discos é geralmente para adicionar espaço à pool :P
Daí ter dito "aumentar o espaço da pool mais tarde", tal como falaste em adicionar mais um disco ao RAID5 para ter mais espaço.
Não percebo com tantos anos no mercado, o ZFS ainda não resolveu o "problema". Se calhar é porque no mercado on é mais usado é para fazer setup uma vez e deixar ficar. Se calhar só mesmo utilizadores caseiros é que mais precisavam da features. Também já sei que se quiser aumentar o espaço, o processo involve fazer upgrade de todos discos e ter de fazer resilver um a um e que é uma seca de todo o tamanho :P

Quando falei em problema, queria dizer algo grave em termos de suporte e/ou bugs. As limitações já vou conhecendo :P

O problema com o RAID5, em uso doméstico, é que ficas susceptível ao problema "write hole".
 
Boas, mais um com o Hp Microserver Gen 8, e até agora bastante satisfeito com a máquina. :)

Estive em testes com o freeNas, rockstor, fedora server mas atualmente estou com Xpenology 6.1.1.

Como instalaste o xpenology? Bare metal ou esxi? Tentei instalar o 5.2 mas assim que faz boot fico sem teclado e não há maneira de fazer login para configurar o ip manualmente porque não detecta dhcp sei lá porquê. Tentei também instalar o 6.1 com o jun loader 1.02b seguindo todos os passos na preparação da pen com serial, vid/pid, etc e como não dá qualquer feedback ao contrário do xpenoboot nem sequer sei se está a funcionar mas mais uma vez não consigo detetar fazendo scan á rede por isso sei que também não apanha dhcp.

Todas as outras distribuições de linux não tem esse problema mas como o servidor não é meu nem para meu uso o xpenology é mesmo a solução mais fácil de configurar e usar para quem não entende nada do assunto.

Se não o conseguir instalar vou ter que utilizar rockstor ou openmediavault se for necessário print server.

O uso de freenas está fora de questão pois o servidor só tem 4GB de ram que não é suficiente para isso nem posso gastar mais dinheiro a expandir a memória.
 
Última edição:
Como instalaste o xpenology? Bare metal ou esxi? Tentei instalar o 5.2 mas assim que faz boot fico sem teclado e não há maneira de fazer login para configurar o ip manualmente porque não detecta dhcp sei lá porquê. Tentei também instalar o 6.1 com o jun loader 1.02b seguindo todos os passos na preparação da pen com serial, vid/pid, etc e como não dá qualquer feedback ao contrário do xpenoboot nem sequer sei se está a funcionar mas mais uma vez não consigo detetar fazendo scan á rede por isso sei que também não apanha dhcp.

Todas as outras distribuições de linux não tem esse problema mas como o servidor não é meu nem para meu uso o xpenology é mesmo a solução mais fácil de configurar e usar para quem não entende nada do assunto.

Se não o conseguir instalar vou ter que utilizar rockstor ou openmediavault se for necessário print server.

O uso de freenas está fora de questão pois o servidor só tem 4GB de ram que não é suficiente para isso nem posso gastar mais dinheiro a expandir a memória.

Baremetal aqui.
Apenas a pen com o loader do jun e pimba. Nem mexi nos VID e PID da pen.

E já fiz varios updates pelo webgui sem qualquer complicação.
 
Back
Topo